Nome da Disciplina
SOCIOLINGÜÍSTICA EDUCACIONAL
CÓDIGO
20000277
Carga Horária
75 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Análise das interações linguísticas na escola.

Objetivos

Objetivo Geral:

Oferecer aos alunos condições que lhes permitam:
• compreender a importância da Sociolinguística como elemento de valorização do aluno, de seu dialeto materno e de seu meio cultural.
• compreender como a sociolinguística pode auxiliar no ensino de língua.

Conteúdo Programático

• Unidade 1: Revisão de conceitos sociolinguísticos aplicáveis à educação - O aprimoramento Linguístico e intelectual e sua relação com o dialeto materno; Linguagem como meio de sobrevivência e sua relação com a identidade linguística e com as atitudes linguísticas; Preconceito linguístico e sua relação com a repetência e a evasão escolar.
• Unidade 2: Relação entre dialeto e comunidade - Papel internacional da linguagem em sala de aula; Orientação linguística da comunidade; Atitudes linguísticas nas escolas locais; Grupos sociais e grupos linguísticos na comunidade.
• Unidade 3: Perspectivas educacionais da sociolinguística - O Conceito de Competência Comunicativa; O Currículo Bidialetal: etnografia da sala de aula; descrição das estratégias linguísticas dos alunos; análise sociolinguística quantitativa dos traços linguísticos usados por professores e alunos; A Pedagogia Culturalmente Sensível; Propostas de objetivos e conteúdos linguísticos para o ensino da língua materna.
• Unidade 4: Estudo de material didático - Itens a considerar: adequação à valorização das diferenças dialetais, culturais, étnico-raciais etc. dos alunos; adequação às condições sociais da comunidade; adequação às reais necessidades linguísticas dos alunos; aptidão a priorizar o ensino de língua escrita padrão (LEP) através da leitura, o ensino da(s) variedade(s) prestigiada(s) na comunidade através da exposição a situações formais; aptidão a discutir a importância da manutenção de todas as variedades dialetais, ainda que estigmatizadas, para a preservação da identidade e da autoestima; Catalogação e produção de material escrito em outros registros, que não LEP (e.g., cartas a amigos).

Bibliografia

Bibliografia Básica:

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
SOCIOLINGÜÍSTICA EDUCACIONAL Letras - Português e Francês (Licenciatura)
SOCIOLINGÜÍSTICA EDUCACIONAL Letras - Português e Inglês (Licenciatura)
SOCIOLINGÜÍSTICA EDUCACIONAL Letras - Português (Licenciatura - Noturno)
SOCIOLINGÜÍSTICA EDUCACIONAL Letras - Português e Espanhol (Licenciatura)
SOCIOLINGÜÍSTICA EDUCACIONAL Letras - Português e Alemão (Licenciatura)

Página gerada em 21/07/2019 14:15:07 (consulta levou 0.146419s)