Nome da Atividade
LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA II
CÓDIGO
20000362
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A evolução das correntes metodológicas no ensino de línguas.
Objetivos
Objetivo Geral:
•Dominar uma metodologia especifica de ensino de língua estrangeira, admitindo-se diferentes interpretações do "fato" didático, bem como confrontá-la com as diferentes opções metodológicas hoje oferecidasConteúdo Programático
• Ensino das destrezas orais e escritas
• Ensino do léxico
• Ensino da gramática
• Ensino da cultura
• Correção de erros e retro-alimentação
• Avaliação
• Ensino do léxico
• Ensino da gramática
• Ensino da cultura
• Correção de erros e retro-alimentação
• Avaliação
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ARAGONÉS, J. P. Didáctica de la lengua y la literatura para educar en el siglo XXI. Madrid: La Muralla. 2004.
- BELLO, Pilar & et alii. Didáctica de las segundas lenguas. Madrid: Santillana, 1990.
- GARGALLO, Isabel Santos. Lingüística aplicada a la enseñanza/aprendizaje del español como lengua extranjera. Madrid: Ed. Arcos/Libros 1999.
- GIOVANNI, A. & et alii. Profesor en acción, colección, investigación, didáctica, vol. I, II, III. Madrid: Ed. Edelsa, 1996.
- LOBATO, Jesús Sánchez; GARGALLO, Isabel Santos (org). Vademécum para la formación de profesores. Enseñar español como segunda lengua (L2)/ lengua extranjera (LE). Madrid: SGEL, 2004.
Bibliografia Complementar:
- KOCH, Ingedore G. Villaça. Os gêneros do discurso e a produção textual na escola. Campinas: UNICAMP.
- JOUVE, Vicent. A Leitura. São Paulo: Editora Unesp, 2002.
- LITTLEWOOD, William, La enseñanza comunicativa de idiomas. Madrid: Cambridge University Press, 1996.
- LOBATO, Jesús Sánchez; GARGALLO, Isabel Santos (org). Vademécum para la formación de profesores. Enseñar español como segunda lengua (L2)/ lengua extranjera (LE). Madrid: SGEL, 2004.
- RICHARDS, J.C. & RODGERS T. S. Enfoques y métodos en la enseñanza de idiomas. Traducción Española. Madrid: Cambridge University Press,1998.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
LINGÜÍSTICA APLICADA ENSINO LÍNGUA ESPANHOLA II | Letras - Português e Espanhol (Licenciatura) |