Nome da Disciplina
ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA INSTRUMENTAL
CÓDIGO
20000136
Carga Horária
75 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Prática docente da leitura em Língua Espanhola: aspectos teóricos e aplicados.

Objetivos

Objetivo Geral:

Proceder a leituras selecionadas e reflexões críticas sobre o ensino de leitura para fins acadêmicos.
Ministrar aulas de Espanhol instrumental para a leitura.

 

Objetivos Específicos:

• A competência leitora
• Propósitos variados de leitura e diferentes formas de ler
• Os gêneros e tipos de textos
• Pré-leitura
• Compreensão
• Organização e estrutura textual
• Scanning
• Skimming
• Leitura acadêmica
• Leitura de índices
• Sondagem e avaliação
• Vocabulário
• Dicionários
• Coesão
• Micro-habilidades de leitura:
• A importância do texto literário no ensino de E/LE
• Orientações metodológicas para a utilização didática dos textos literários na aula de língua estrangeira.
• Integração da língua e da literatura na aula de E/LE.
• Textos literários x textos didáticos no E/LE.
• Critérios para a escolha dos textos Literários na aula de E/LE.

Conteúdo Programático

• A competência leitora

• Propósitos variados de leitura e diferentes formas de ler • Os gêneros e tipos de textos
• Pré-leitura
• Compreensão
• Organização e estrutura textual
• Scanning
• Skimming
• Leitura acadêmica
• Leitura de índices
• Sondagem e avaliação
• Vocabulário
• Dicionários
• Coesão
• Micro-habilidades de leitura:
• A importância do texto literário no ensino de E/LE

• Orientações metodológicas para a utilização didática dos textos literários na aula de língua estrangeira.

• Integração da língua e da literatura na aula de E/LE. • Textos literários x textos didáticos no E/LE.
• Critérios para a escolha dos textos Literários na aula de E/LE.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ASENCIO, G. J. & LOBATO, S.J. (org) Estrategias en el aprendizaje de E/LE. Madrid:SGEL. Nº 7. 2004.
  • CORACINI, M.J.R.F. O jogo discursivo na aula de leitura língua materna e língua estrangeira. A Aula de Leitura: um Jogo de Ilusões. Campinas, SP: Pontes, 1995.
  • GIOVANNINI et al. Profesor en acción Volumen 3. Madrid: Edelsa, 1996 JOUVE, Vincent. A leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
  • KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: Aspectos Cognitivos da Leitura. Campinas: Editora Pontes, 2ª edição, 1992.

Bibliografia Complementar:

  • BON, Matte. Gramática comunicativa del español. Volumes I e II. España: Edelsa, 1995.
  • BRANDÃO, Eduardo. Trad..SEÑAS: diccionario para la enseñanza de la lengua española para brasileños. Universidad de Alcalá de Henares. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
  • DAY, R. R.(ed). New Ways in Teaching Reading. Virginia: Teachers of English to Speakers of Other Languages, 1993.
  • GRELLET. F. Developing Reading skills. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
  • LOBATO, Jesús Sánchez; GARGALLO, Isabel Santos (org). Vademécum para la formación de profesores. Enseñar español como segunda lengua (L2)/ lengua extranjera (LE). Madrid: SGEL, 2004.
  • NUTAL, C. Teaching Reading Skills in a Foreign Language. London: Heinemann, 1988.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2019 / 2 25 18 Letras - Português e Espanhol (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
ANA LUCIA PEDERZOLLI CAVALHEIRO RECUERO
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA INSTRUMENTAL Letras - Português e Espanhol (Licenciatura)

Página gerada em 10/12/2019 00:43:17 (consulta levou 0.172691s)