Nome da Atividade
PSICOLINGUÍSTICA
CÓDIGO
20000270
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
O processamento da linguagem no cérebro humano.
Objetivos
Objetivo Geral:
Análise de diferentes teorias da aquisição da linguagem; Abordar questões de metodologia em aquisição da linguagem; Examinar o desenvolvimento da linguagem na criança nos vários níveis de linguagem.Conteúdo Programático
Psicolinguística: raízes e evolução do campo. A aquisição da linguagem. Teorias de aquisição - O empirismo: O behaviorismo. O racionalismo: O inatismo – modelos de estratégias de processamento; O interacionismo. Processamento dos sinais linguísticos – percepção do sinal acústico da fala; embasamento teórico acerca da percepção do sinal acústico da fala. A fala e a linguagem. A linguagem escrita e sua natureza: a fala e a escrita – a natureza do estímulo; a fala e a escrita – diferenças formais; a fala e a escrita – diferenças funcionais. Leitura e escritura O reconhecimento de palavras. Processamento textual. Uma teoria de representação de textos e discursos: A teoria dos Esquemas: Esquema e Compreensão; O Acionamento de Esquemas Diferentes; Esquemas e Inferência. Metacognição: Cognitivo versus metacognitivo; estratégias metacognitivas.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BALIEIRO Jr., Ari Pedro. Psicolingüística. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna C. (Orgs.). Introdução à lingüística: domínios e fronteiras, v. 2. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2001. p. 171-201.
- FINGER, Ingrid; QUADROS, Ronice M. Teorias da aquisição da linguagem. Florianópolis: Editora da UFSC, 2008.
- PIAGET, Jean. A psicogênese do conhecimento. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
Bibliografia Complementar:
- ITARD, Jean. Da educação de um homem selvagem ou dos primeiros desenvolvimentos físicos e morais do jovem Selvagem do Aveyron. In: A educação de um selvagem. São Paulo: Cortez, 2000.
- RÉ, Alessandra Del (Org.). Aquisição da linguagem. São Paulo: Contexto, 2006.
- SCLIAR-CABRAL, Leonor. Introdução à psicolingüística. São Paulo: Ática, 1991.
- SCARPA, Ester M. Aquisição da linguagem. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna C. (Orgs.). Introdução à lingüística: domínios e fronteiras, v. 2. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2001, p. 203-232.
- VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 40 | 31 |
Letras - Português e Alemão (Licenciatura) Letras - Português e Espanhol (Licenciatura) Letras - Português e Francês (Licenciatura) Letras - Português e Inglês (Licenciatura) Horários
|
TAIS BOPP DA SILVA Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
PSICOLINGUÍSTICA | Letras - Português e Inglês (Licenciatura) |
PSICOLINGUÍSTICA | Letras - Português e Espanhol (Licenciatura) |