Nome do Curso / Conceitos (*)
Matemática
Enade (2017)4CPC (2017)4
Nível / Grau
GRADUAÇÃO / Licenciatura
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL
Código UFPel
3800
Código e-MEC
15000
Unidade
Coordenador
A0L1L2L5L6L9L10L13L14Total
Edital 005/2019 - Processo Seletivo Especial - Vagas Remanescentes 33
PAVE 2019/121111111110
SISU 2019/1205555141
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 406 de 16 de julho de 1991.
Curso Reconhecido pela Portaria nº 546 de 24/04/2000. Publicada no D.O.U. de 25/04/2000.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 921 de 27/12/2018. Publicada no D.O.U. de 28/12/2018.

Contextualização

O Curso de Licenciatura em Matemática visa formar professores de Matemática que tenham conhecimento, habilidades e atitudes que o tornem capaz para atuar nas séries finais do Ensino de Fundamental e no Ensino Médio e preparado para dar continuidade a seus estudos em nível de Pós-graduação em Educação, em Matemática ou em áreas afins.

Objetivos

Objetivo Geral

O Curso de Licenciatura em Matemática visa formar professores de Matemática com conhecimentos, habilidades e atitudes condizentes com um profissional capacitado para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio e, preparado para dar continuidade aos estudos em nível de Pós-graduação em Matemática, Educação ou em áreas afins. 

Objetivos Específicos

a) Promover a formação de profissionais com consciência crítica da realidade, sólidos conhecimentos científicos e metodológicos (conhecimentos matemáticos e de ensino de matemática, conhecimentos pedagógicos dirigidos ao trabalho do professor e conhecimentos gerais complementares necessários ao exercício do magistério) que, no seu trabalho nos anos finais do Ensino de Fundamental e no Ensino Médio, sejam capazes de: 
  • Promover nos seus alunos o desenvolvimento do conhecimento e compreensão de conceitos matemáticos;
  • Fazer com que seus alunos saibam aplicar os conhecimentos matemáticos obtidos nas situações da vida em geral;
  • Desenvolver em seus alunos a habilidade de calcular, generalizar, analisar, induzir, deduzir, sistematizar, esboçar gráficos e usar a linguagem matemática;
  • Desenvolver a habilidade de empregar o pensamento lógico;
  • Despertar em seus alunos o interesse pela resolução de problemas, leituras de revistas e livros de matemática. 
b) Oportunizar aos alunos do curso, através de disciplinas de Didática Geral, Laboratório de Ensino de Matemática, e Trabalho de Campo, da utilização do Laboratório do Ensino de Matemática e da execução de trabalhos de ensino e extensão, uma formação que possibilite tanto a vivência crítica da realidade do ensino básico, como também a experimentação de novas propostas que considere a evolução dos estudos da educação matemática.

c) Possibilitar que haja um maior número de docentes na área de Matemática contribuindo para a formação de novos quadros de professores nas escolas de Ensino Fundamental e no Ensino Médio, contribuindo para a transformação da atual situação do ensino e da aprendizagem da matemática.

d) Possibilitar aos docentes egressos do curso uma base psico-social-cultural para a formação de futuros pesquisadores e professores universitários.

Perfil do Egresso

O curso de Licenciatura em Matemática tem por objetivo formar um professor de Matemática para a segunda fase do ensino fundamental e para o ensino médio, que seja um profissional, detentor das seguintes características: Domínio do conhecimento matemático específico e não trivial, tendo consciência do modo de produção próprio desta ciência - origens, processo de criação, inserção cultural - tendo também conhecimento das suas aplicações em outras áreas. Percepção do quanto o domínio de certos conteúdos, habilidades e competências próprias à matemática importam para o exercício pleno da cidadania. Capacidade de trabalhar de forma integrada com os professores da sua área e de outras áreas, no sentido de conseguir contribuir efetivamente com a proposta pedagógica da sua Escola e favorecer uma aprendizagem multidisciplinar e significativa para os seus alunos. Maturidade para utilizar adequadamente ou perceber o significado da precisão dedutiva num processo de demonstração, assim como para empregar procedimentos indutivos ou analógicos na criação de matemática, entendida como uma atividade de resolução de problemas, tanto na sua relação pessoal com a ciência matemática, quanto na dinâmica de ensino-aprendizagem. Compreensão as características peculiares a cada um dos raciocínios típicos da matemática: o raciocínio lógico-algébrico, o combinatório e o geométrico. Domínio da forma lógica, característica do pensamento matemático, e conhecimentos dos pressupostos da Psicologia Cognitiva de modo a compreender as potencialidades de raciocínio em cada faixa etária. Em outras palavras, capacidade de, por um lado, favorecer o desenvolvimento de raciocínio de seus alunos e, por outro lado, não extrapolar as exigências de rigor a ponto de gerar insegurança nos seus alunos em relação à matemática. Familiaridade e reflexão sobre metodologias e materiais de apoio ao ensino diversificado de modo a poder decidir, diante de cada conteúdo específico e cada classe particular de alunos, qual o melhor procedimento pedagógico para favorecer a aprendizagem significativa de matemática, estando preparado para avaliar os resultados de suas ações por diferentes caminhos e de forma continuada. Capacidade de observar cada aluno, procurando rotas alternativas de ação para levar seus alunos a se desenvolverem plenamente, com base nos resultados de suas avaliações, sendo assim motivador e visando o desenvolvimento da autonomia no seu aluno. Engajamento num processo de contínuo aprimoramento profissional, procurando sempre atualizar seus conhecimentos com abertura para a incorporação do uso de novas tecnologias e para adaptar o seu trabalho às novas demandas sócio-culturais e dos seus alunos.

Competências e habilidades

Para formar profissionais com o perfil desejado, o curso de Licenciatura em Matemática deve ter como objetivo desenvolver nos seus alunos as seguintes habilidades ou competências:
a) Pensamento heurístico competente: capacidade de encaminhar solução de problemas e explorar situações, fazer relações, conjecturar, argumentar e avaliar. Capacidade de formular problemas.
b) Domínio dos raciocínios algébrico, geométrico e combinatório de modo a poder argumentar com clareza a objetividade dentro destes contextos congnitivos. Ou seja, os alunos devem desenvolver capacidade dedutiva com sistemas axiomáticos, percepção geométrico-espacial, capacidade de empregar ensaio e erro como procedimento de busca de soluções e segurança na abordagem de problemas de contagem.
c) Capacidade de contextualizar e inter-relacionar conceitos e propriedades matemáticas, bem como de utilizá-los em outras áreas do conhecimento e em aplicações variadas. Em especial, poder interpretar matematicamente situações ou fenômenos que emergem de outras áreas do conhecimento ou de situações reais.
d) Visão histórica e crítica da Matemática, tanto no seu estado atual como nas várias fases da sua evolução que lhe permita tomar decisões sobre a importância relativa dos vários tópicos tanto no interior da ciência matemática como para a aprendizagem significativa do estudante da escola fundamental e média.
e) Domínio dos conteúdos básicos de estatística, informática e física, constantes no rol de conteúdos currículares mínimos. É importante ressaltar que estes foram pensados de modo a garantir, não só os objeitvos já relacionados, como também propiciar o necessário distanciamento e visão abrangente de conteúdos além daqueles que deverão ser ministrados na escola fundamental e média.
f) Capacidade de utilização em sala de aula de novas tecnologias como vídeo, áudio, computador, internet, entre outros.
g) Capacidade de compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias.
h) Capacidade de desenvolver projetos, avaliar livros textos, softwares educacionais e outros materiais didáticos. Capacidade de organizar cursos, planejar ações de ensino e aprendizagem de matemática.
i) Conhecimento dos processos de construção do conhecimento matemático próprios da criança e do adolescente.
j) Conhecimento das propostas ou parâmetros currículares, bem como das diversas visões pedagógicas vigentes. Poder formular sua própria concepção diante das correntes existentes.
k) Capacidade de aprendizagem continuada, sendo sua prática também fonte de produção de conhecimento.
l) Realização de estudos de pós-graduação.

Organização Curricular

O currículo deste curso procura desenvolver-se em 5 eixos relacionado/articulados, explicitados como:
  • Atividades Científicas Acadêmicas (ACA): São aquelas destinadas à formação do profissional nas áreas da matemática e das áreas afins, bem como as da educação e correspondem tanto às disciplinas básicas, quanto às profissionais;
  • Estágio Curricular Supervisionado (ECS): É entendido como o tempo de aprendizagem da prática da docência. Ele deve se constituir no pólo articulador das relações entre os elementos teóricos (conteúdos disciplinares/conhecimentos) desenvolvidos durante o Curso e às análises e ações desenvolvidas junto às escolas;
  • Prática como Componente Curricular (PCC): tem como objetivo proporcionar a integração entre as atividades de ACA e ECS, concorrendo conjuntamente para a formação da identidade do professor como educador. Esta correlação teoria e prática é um movimento contínuo entre saber e fazer na busca por significar e re-significar a gestão, a administração e a resolução de situações próprias do ambiente da educação escolar;
  • Atividades Complementares (AC): Têm o objetivo de proporcionarem, aos alunos, uma participação mais ampla em atividades de ensino, de extensão e de pesquisa, desenvolvendo, dessa maneira, um profissional responsável e competente, fazendo com que o professor em formação participe da melhoria da qualidade de ensino de sua região;
  • Disciplinas Optativas (DO): Têm por objetivo permitir ao educando a liberdade para escolher os conteúdos que deseja aprender ou aprofundar, mas que visem a sua formação como professor de matemática, pesquisador da área de matemática ou áreas afins, ou educação matemática.
O Curso de Licenciatura em Matemática se desenvolve com uma carga horária mínima de 3538 horas/aulas, sendo 2958 horas/aula em disciplinas obrigatórias, 340 horas/aulas em disciplinas optativas e 240 horas/aula (200 horas relógio) em atividades complementares.   

Procedimentos e metodologias de ensino

O curso está estruturado de modo a permitir o desenvolvimento de atividades importantes para a formação de professores de matemática tendo como base os princípios delineados:
- Os alunos serão requisitados para o uso freqüente da biblioteca e o desenvolvimento de pesquisas.
- Os alunos serão requisitados a fazerem leituras e a produzirem textos.
- Os alunos serão requisitados a participarem da vida das escolas.
- Os alunos serão incentivados ao uso do computador e, principalmente, de softwares de ensino de matemática.
- Em laboratório, os alunos serão requisitados a realizarem experiências individualmente ou em pequenos grupos, o que lhes permitirá obter o domínio de material didático-pedagógico e de métodos de ensino de matemática.
- Em todas as disciplinas, os professores devem ter claros os objetivos do curso e o perfil dos alunos e conseqüentemente devem dar o enfoque adequado aos assuntos ensinados, possibilitando que cada disciplina do curso seja uma peça importante na formação do licenciado em matemática. 

A execução do Curso será na modalidade presencial. As disciplinas serão oferecidas no período diurno. Excepcionalmente poderão ser oferecidas disciplinas no período noturno, desde que os alunos que pretendem cursar a disciplina concordem ou a solicitem.

As disciplinas que compõe o Estágio Obrigatório deverão ser ministradas por no mínimo dois professores, de forma compartilhada e cooperativa entre professores do Departamento de Matemática e Estatística e o Departamento de Ensino. Além disso, as disciplinas: Trabalho de Campo I (ministrada em semestres ímpares) e Estágio de Matemática I (ministrada em semestres pares) terão horários idênticos para facilitar sua execução já que a segunda depende de projeto elaborado na primeira, que, dentro do possível, deverá ser executado na mesma escola onde foi realizada a disciplina de Trabalho de Campo I. O mesmo procedimento será realizado para as disciplinas Trabalho de Campo II (ministradas em semestres ímpares) e Estágio de Matemática II (ministradas em semestres pares). Também, na medida do possível, as disciplinas que compõem o grupo de Estágios Obrigatórios deverão ser ofertadas em turno diferente do turno em que as outras disciplinas do mesmo semestre serão ofertadas.

Os alunos deverão ser orientados na escolhas das Disciplinas Optativas e na realização das Atividades Complementares de modo que possam ampliar seus conhecimentos, visando desenvolver estudos mais avançados em cursos de Pós-graduação na área de Educação ou estudos mais avançados, em Matemática, visando uma pós-graduação em Matemática Pura ou Aplicada.  O aluno pode incluir na sua formação um percurso curricular que lhe possibilite trabalhar também em outras áreas relacionadas ao ensino de matemática. Dentre essas áreas, podem-se citar, como exemplo, a área editorial voltada a livros didáticos ou a área de produção de softwares educacionais. O aluno pode, também, trabalhar em outros campos que envolvam a Matemática, como na área de Matemática Financeira. 

A prática de ensino perpassará o currículo com disciplinas obrigatórias, disciplinas optativas, atividades complementares e de pesquisa e extensão, que permitirão a formação de um profissional comprometido com a melhoria do ensino.

Os projetos de extensão envolverão alunos em ações que beneficiarão a sociedade em que estão inseridos. Os alunos poderão propor projetos de extensão, participando assim da discussão, elaboração e avaliação dos mesmos.

A partir dos projetos de extensão e do trabalho no Curso, os alunos terão oportunidade de participar de projetos de pesquisa sobre o processo de ensinar e aprender matemática, sobre o uso de tecnologias no ensino de matemática e também em projetos de pesquisa que visam um maior aprofundamento de conteúdos matemáticos ou de áreas afins.

As atividades de prática de ensino, projetos de pesquisa, ensino e extensão poderão ser atividades do Curso de Licenciatura em Matemática (professores e alunos) para oferecer oportunidades de formação continuada aos professores das escolas de Ensino Médio e Fundamental.

Os alunos devem ser motivados a utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Também deverão ser incentivados a aplicar e avaliar as diversas tecnologias e a criar metodologias de ensino-aprendizagem de matemática usando estas tecnologias. Pretende-se oferecer cursos, através de projetos de ensino e de extensão, aos alunos interessados em aumentar seu conhecimento no domínio das tecnologias existentes.

Para tentar sanar as deficiências de conteúdos de matemática do Ensino Básico dos alunos ingressantes, pretende-se oferecer cursos através de projetos de ensino/extensão. Estes também terão a finalidade de retomada dos fundamentos da Matemática que alicerçam e/ou emergem no ensino nos Níveis Básicos de Ensino, em abordagens adequadas ao ensino superior, mas que explorem, discutam e mesmo redefinam sua inserção na formação matemática de crianças, adolescentes, jovens e adultos, alunos do Ensino Fundamental, Médio ou Profissional.

Avaliação do ensino e da aprendizagem

Para cumprir com os propósitos de uma avaliação ampla, abrangente e, ao mesmo tempo objetiva, embora complexa, entende-se que o curso deve optar por instrumentos que subsidiem uma avaliação a partir dos seguintes princípios norteadores:

Permanente: a avaliação não pode se transformar em instrumento de preocupação para o aluno, levando-o, muitas vezes, a diminuir seu rendimento devido a fatores psicológicos. Quando a avaliação é permanente, em vez de criar um constante medo, o ambiente escolar passa a ser todo valorizado. Desta forma, não há supervalorização de conteúdos ou momentos, nem ações ou palavras valem mais que outras. O aluno passa a ter mais oportunidade de mostrar seu potencial e habilidades em diferentes momentos. Nessa perspectiva, todo o trabalho realizado ao longo do processo de aprendizagem é igualmente importante.

Continuada: a avaliação deve ser capaz de verificar o desenvolvimento do processo de aprendizagem. Como tal, também só pode acontecer em forma de processo. Assim, não pode haver lacunas avaliativas, e toda a ação e manifestação do aprendiz deve fazer parte dos critérios a subsidiar uma avaliação continuada. Deverá haver um acompanhamento ao processo de estudo realizado pelo aluno, que deverá permitir aos orientadores acadêmicos e professores analisarem como cada um deles consegue acompanhar as abordagens propostas no material didático; como desenvolve as atividades propostas; como busca ampliar seus conhecimentos através das leituras propostas; se busca apoio e interlocução com seus orientadores e professores; que dificuldades ele está encontrando em seus estudos, pesquisas e em outras tarefas; como está estabelecendo relações entre o conhecimento trabalhado e sua prática como professor; enfim, como realiza seu processo de aprendizagem como um todo.

Abrangente: o professor deve levar em conta os mais diversos aspectos que compõem a formação do professor e explicitá-los em seus instrumentos de avaliação. Não pode pontuar, em nenhuma hipótese, aspectos que o aluno não saiba de antemão que estarão sendo levados em conta em seu desempenho acadêmico. A avaliação abrangente pode ser complexa, porém não pode ser somente subjetiva, pois deste aspecto à arbitrariedade o caminho é curto.

Dinâmica: o aluno não pode ser visto fora de seu contexto de vida, seja ele social, particular, escolar ou intelectual. Uma avaliação dinâmica evita que se reduza à momentos específicos, muitas vezes isolados assepticamente, a análise do domínio que o aluno tem dos conhecimentos e habilidades trabalhadas ao longo de períodos escolares.

Pedagógica: o mais importante de todo o processo avaliativo assumido é sair de mero dever burocrático e servir de instrumento de apoio para o próprio estudante para melhorar seu desempenho. Desta forma, os resultados devem retornar sempre ao aluno, não se reduzindo meramente a notas ou conceitos, mas especialmente em forma de pareceres e sugestões para que possa melhorar seu desempenho.

Critérios:
Para obter aprovação nas disciplinas que o aluno está matriculado, a nota final é obtida a partir da média aritmética de no mínimo duas avaliações, de acordo com as normas gerais da universidade, sendo considerado aprovado o aluno que obtiver média igual ou superior a 7,0 e frequência mínima de 75%.
Sugere-se que sejam realizadas recuperações parciais de conteúdo e de nota para os alunos com graus parciais inferiores a 7,0.
Médias finais inferiores a 7,0 e superiores a 3,0 permitem a realização de exame. A nota do exame é somada à média das notas anteriores e o resultado dividido por dois. Serão aprovados os alunos que obtiverem essa média final maior ou igual a 5,0.

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

O Curso está vinculado ao Instituto de Física e Matemática desta universidade, o qual dispõe de três pós- graduações a nível de mestrado:
  • Pós-Graduação em Educação Matemática;
  • Pós-Graduação em Física;
  • Pós-Graduação em Modelagem Matemática,
Uma pós-graduação a nível de especialização:
  • Pós-Graduação em Estudos Matemáticos
E uma pós-graduação a nível de doutorado:
  • Doutorado em Física.
Os discentes são constantemente incentivados a participarem de projetos de iniciação científica tendo como orientadores os docentes atuantes no Curso. Ao se formarem, muitos dos nossos alunos ingressam tanto nos cursos citados acima, como também em outras pós-graduações da UFPel e pós-graduações de outras universidades.

Acompanhamento de Egressos

O oferecimento de cursos de pós-graduação a um significativo número de alunos egressos do curso tem permitido, em alguma medida, o acompanhamento desses sujeitos no que se refere a sua colocação no mercado de trabalho bem como aos seus estudos posteriores a conclusão da Licenciatura em Matemática. Diferentes projetos dos professores do curso também dão conta desse acompanhamento.

Matriz Curricular

1º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
17360022FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS EDUCAÇÃOObrigatória460
11100030GEOMETRIA PLANAObrigatória460
11100027INTRODUÇÃO À LÓGICAObrigatória460
11260003LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IObrigatória460
11100029PRÉ-CÁLCULOObrigatória690

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11100036ARITMÉTICA11100027 - INTRODUÇÃO À LÓGICAObrigatória690
11100001CÁLCULO I11100029 - PRÉ-CÁLCULOObrigatória690
17350028EDUCAÇÃO BRASILEIRA:ORGANIZ. E POLÍT.PÚBLICASObrigatória460
11100009GEOMETRIA ANALÍTICAObrigatória460
11100020GEOMETRIA ESPACIALObrigatória460

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11100017ÁLGEBRA LINEAR I11100009 - GEOMETRIA ANALÍTICAObrigatória460
11100002CÁLCULO II11100001 - CÁLCULO IObrigatória690
11090032FÍSICA BÁSICA IObrigatória460
17360021FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃOObrigatória460
11260004LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA II11260003 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IObrigatória460
11100033MATEMÁTICA DISCRETA AObrigatória460

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11100003CÁLCULO III11100002 - CÁLCULO II11100017 - ÁLGEBRA LINEAR IObrigatória690
11090033FÍSICA BÁSICA II11090032 - FÍSICA BÁSICA I11100002 - CÁLCULO IIObrigatória460
11260010INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA IObrigatória460
11100039PROGRAMAÇÃO EM SOFTWARE DE MATEMÁTICAObrigatória460
17350029TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICAObrigatória460

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11100041EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS11100003 - CÁLCULO IIIObrigatória460
11090034FÍSICA BÁSICA III11090033 - FÍSICA BÁSICA IIObrigatória460
11100032INTRODUÇÃO À ÁLGEBRA11100036 - ARITMÉTICAObrigatória690
11260005LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA III11260003 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IObrigatória460
11260006TRABALHO DE CAMPO I11260004 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA II11260010 - INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA IObrigatória575

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11100043ÁLGEBRA PARA LICENCIATURA11100032 - INTRODUÇÃO À ÁLGEBRAObrigatória690
11100044CÁLCULO NUMÉRICO11100003 - CÁLCULO III11100039 - PROGRAMAÇÃO EM SOFTWARE DE MATEMÁTICAObrigatória460
11260012ESTÁGIO DE MATEMÁTICA I11260006 - TRABALHO DE CAMPO I17350029 - TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICAObrigatória8120
11260011INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA II11260010 - INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA IObrigatória460

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11100014ANÁLISE REAL I11100003 - CÁLCULO IIIObrigatória690
11260007HISTÓRIA DA MATEMÁTICA11100036 - ARITMÉTICAObrigatória460
11260008TECNOLOGIAS AVANÇADAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA11100039 - PROGRAMAÇÃO EM SOFTWARE DE MATEMÁTICAObrigatória460
11260009TRABALHO DE CAMPO II11260005 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IIIObrigatória575

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11260014ESTÁGIO DE MATEMÁTICA II17350029 - TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA11260009 - TRABALHO DE CAMPO IIObrigatória8120
11260013INICIAÇÃO À PESQUISA NO ENSINO DE MATEMÁTICAObrigatória460
20000084LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Obrigatória460

Complementares

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11260001ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar200

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11100023ÁLGEBRA A11100032 - INTRODUÇÃO À ÁLGEBRAOptativa460
11100024ÁLGEBRA B11100043 - ÁLGEBRA PARA LICENCIATURAOptativa460
11100018ÁLGEBRA LINEAR II11100017 - ÁLGEBRA LINEAR IOptativa460
22000179ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃOOptativa690
11100015ANÁLISE REAL II11100014 - ANÁLISE REAL IOptativa460
17360020APRENDIZAGENS CONTEMPORÂNEAS17360021 - FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃOOptativa460
22000187COMPUTAÇÃO GRÁFICA11100017 - ÁLGEBRA LINEAR I11100039 - PROGRAMAÇÃO EM SOFTWARE DE MATEMÁTICAOptativa460
11100051CONJUNTOS DIFUSOS11100027 - INTRODUÇÃO À LÓGICAOptativa460
05000001DESENHO GEOMÉTRICOOptativa460
11260015EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASILOptativa460
11090035FÍSICA BÁSICA IV11090034 - FÍSICA BÁSICA IIIOptativa460
05000002GEOMETRIA DESCRITIVAOptativa460
11100019GEOMETRIA DIFERENCIAL I11100017 - ÁLGEBRA LINEAR I11100041 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIASOptativa460
11100022GEOMETRIA EUCLIDIANA11100027 - INTRODUÇÃO À LÓGICAOptativa460
11260016INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃOOptativa460
22000194INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL I0100225 - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO11100027 - INTRODUÇÃO À LÓGICAOptativa460
22000195INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL II22000194 - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL IOptativa460
11100065INTRODUÇÃO A PROBABILIDADE E A ESTATÍSTICA11100002 - CÁLCULO II11100033 - MATEMÁTICA DISCRETA AOptativa460
11260017LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IVOptativa460
20000262LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS Optativa460
20000121LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS II ( LIBRAS II )Optativa460
20000127LÍNGUA ESTRANGEIRA INSTRUMENTAL - INGLÊSOptativa460
11100012MATEMÁTICA COMERCIAL E FINANCEIRAOptativa460
11090050MECÂNICA I11090033 - FÍSICA BÁSICA II11100002 - CÁLCULO II11100017 - ÁLGEBRA LINEAR IOptativa690
17360023PENSANDO A EDUCAÇÃO BRASILEIRAOptativa460
17350027PROFISSÃO DOCENTEOptativa460
22000200PROGRAMAÇÃO I22000179 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃOOptativa460
11100010PROGRAMAÇÃO MATEMÁTICA I11100017 - ÁLGEBRA LINEAR IOptativa460
11100021SEQÜÊNCIAS E SÉRIES11100003 - CÁLCULO IIIOptativa460
11090037TERMODINÂMICA11090034 - FÍSICA BÁSICA III11100003 - CÁLCULO IIIOptativa460
11100016TOPOLOGIA I11100014 - ANÁLISE REAL IOptativa460
11100013TRIGONOMETRIAOptativa460
11100007VARIÁVEIS COMPLEXAS11100003 - CÁLCULO IIIOptativa460

Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres

Nome
ALEXANDRE MOLTERInstituto de Física e Matemática
ALEXANDRE SACCO DE ATHAYDEInstituto de Física e Matemática
ALVARO LEONARDI AYALA FILHOInstituto de Física e Matemática
ANDREA MORGADOInstituto de Física e Matemática
ANDREI BOURCHTEINInstituto de Física e Matemática
ANDRE LUIS ANDREJEW FERREIRAInstituto de Física e Matemática
ANGELA NEDIANE DOS SANTOSCentro de Letras e Comunicação
ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVESInstituto de Física e Matemática
ARLAN DA SILVA FERREIRAInstituto de Física e Matemática
BRUNA DA SILVA LEITZKEInstituto de Física e Matemática
CARLA DENIZE OTT FELCHERInstituto de Física e Matemática
CARLOS ANTONIO PEREIRA CAMPANIInstituto de Física e Matemática
CICERO NACHTIGALLInstituto de Física e Matemática
CLAUDIO ZEN PETERSENInstituto de Física e Matemática
DANIELA BUSKEInstituto de Física e Matemática
DANIELA STEVANIN HOFFMANNInstituto de Física e Matemática
DANIEL TAVARES DA SILVAInstituto de Física e Matemática
DENISE MARCOS BUSSOLETTIFaculdade de Educação
DENISE NASCIMENTO SILVEIRAInstituto de Física e Matemática
DIOGO FRANCO RIOSInstituto de Física e Matemática
DOUGLAS LANGIE DA SILVAInstituto de Física e Matemática
EDUARDO FONTES HENRIQUESInstituto de Física e Matemática
FERNANDO JAQUES RUIZ SIMOES JUNIORInstituto de Física e Matemática
GIOVANNI DA SILVA NUNESInstituto de Física e Matemática
JAIRO VALOES DE ALENCAR RAMALHOInstituto de Física e Matemática
JOEL PAVANInstituto de Física e Matemática
JOSEANE DA SILVA PORTOInstituto de Física e Matemática
LESLIE DARIEN PEREZ FERNANDEZInstituto de Física e Matemática
LISANDRA DE OLIVEIRA SAUERInstituto de Física e Matemática
LUCIANA CHIMENDES CABRERAInstituto de Física e Matemática
MARCIA SOUZA DA FONSECAInstituto de Física e Matemática
MARISTEL CARRILHO DA ROCHAInstituto de Física e Matemática
MATHEUS LEMOS DE PERESInstituto de Física e Matemática
MAURICIO BRAGA DE PAULAInstituto de Física e Matemática
MAURICIO ZAHNInstituto de Física e Matemática
NEIDE PIZZOLATO ANGELOInstituto de Física e Matemática
PATRICIA DA CONCEICAO FANTINELInstituto de Física e Matemática
PAULO SERGIO KUHNInstituto de Física e Matemática
REGIS SPEROTTO DE QUADROSInstituto de Física e Matemática
RITA DE CASSIA DE SOUZA SOARES RAMOSInstituto de Física e Matemática
ROZANE DA SILVEIRA ALVESInstituto de Física e Matemática
RUTH DA SILVA BRUMInstituto de Física e Matemática
SERGIO LUIZ CARDOSO DE OLIVEIRAInstituto de Física e Matemática
SILVIA PRIETSCH WENDT Instituto de Física e Matemática
THAIS PHILIPSEN GRUTZMANNInstituto de Física e Matemática
VALDEMAR DAS NEVES VIEIRAInstituto de Física e Matemática
VIRGINIA MELLO ALVESInstituto de Física e Matemática
WILLIAN SILVA BARROSInstituto de Física e Matemática

Turmas ofertadas em 2019 / 1

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11100030 - GEOMETRIA PLANAProfessor responsável pela turma: LISANDRA DE OLIVEIRA SAUER
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M16358
11100027 - INTRODUÇÃO À LÓGICAProfessor responsável pela turma: CARLOS ANTONIO PEREIRA CAMPANI
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M15754
11100027 - INTRODUÇÃO À LÓGICAProfessor responsável pela turma: NEIDE PIZZOLATO ANGELO
Horários
ManhãTardeNoite
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
SEX20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M2558
11260003 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IProfessor responsável pela turma: THAIS PHILIPSEN GRUTZMANN
Horários
ManhãTardeNoite
QUA14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
P12727
11260003 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IProfessor responsável pela turma: ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES
Horários
ManhãTardeNoite
SEX14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
P22721
11100029 - PRÉ-CÁLCULOProfessor responsável pela turma: MAURICIO ZAHN
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M15853

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11100036 - ARITMÉTICAProfessor responsável pela turma: JAIRO VALOES DE ALENCAR RAMALHO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
QUI18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
M11521
11100001 - CÁLCULO IProfessor responsável pela turma: CICERO NACHTIGALL
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M11513
11100009 - GEOMETRIA ANALÍTICAProfessor responsável pela turma: ALEXANDRE SACCO DE ATHAYDE
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
QUI20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M22541

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11100017 - ÁLGEBRA LINEAR IProfessor responsável pela turma: RUTH DA SILVA BRUM
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M11516
11100017 - ÁLGEBRA LINEAR IProfessor responsável pela turma: PATRICIA DA CONCEICAO FANTINEL
Horários
ManhãTardeNoite
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
SEX20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M2510
11100002 - CÁLCULO IIProfessor responsável pela turma: ALEXANDRE MOLTER
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M11716
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: FERNANDO JAQUES RUIZ SIMOES JUNIOR
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T1544
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: DANIEL TAVARES DA SILVA
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T21749
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: DOUGLAS LANGIE DA SILVA
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T3248
11260004 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IIProfessor responsável pela turma: MARISTEL CARRILHO DA ROCHA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
P12726
11100033 - MATEMÁTICA DISCRETA AProfessor responsável pela turma: ANDREA MORGADO
Horários
ManhãTardeNoite
SEX14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
M13031
11100033 - MATEMÁTICA DISCRETA AProfessor responsável pela turma: NEIDE PIZZOLATO ANGELO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
QUA20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M2545

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11100003 - CÁLCULO IIIProfessor responsável pela turma: CLAUDIO ZEN PETERSEN
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M1158
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: EDUARDO FONTES HENRIQUES
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T11072
11100039 - PROGRAMAÇÃO EM SOFTWARE DE MATEMÁTICAProfessor responsável pela turma: JAIRO VALOES DE ALENCAR RAMALHO
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M1521

5º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11100041 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIASProfessor responsável pela turma: LESLIE DARIEN PEREZ FERNANDEZ
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M11511
11100041 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIASProfessor responsável pela turma: LESLIE DARIEN PEREZ FERNANDEZ
Horários
ManhãTardeNoite
SEG18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
QUA20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M259
11090034 - FÍSICA BÁSICA IIIProfessor responsável pela turma: VALDEMAR DAS NEVES VIEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T11031
11100032 - INTRODUÇÃO À ÁLGEBRAProfessor responsável pela turma: ANDREA MORGADO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
SEX10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M11322
11100032 - INTRODUÇÃO À ÁLGEBRAProfessor responsável pela turma: SERGIO LUIZ CARDOSO DE OLIVEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
SEX18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
M2521
11260005 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IIIProfessor responsável pela turma: MARISTEL CARRILHO DA ROCHA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
P12523
11260006 - TRABALHO DE CAMPO IProfessor responsável pela turma: DENISE NASCIMENTO SILVEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
17:40 - 18:30
P1916

6º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11100043 - ÁLGEBRA PARA LICENCIATURAProfessor responsável pela turma: SERGIO LUIZ CARDOSO DE OLIVEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
QUI20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M152
11100044 - CÁLCULO NUMÉRICOProfessor responsável pela turma: REGIS SPEROTTO DE QUADROS
Horários
ManhãTardeNoite
TER14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
QUI14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
T1621
11100044 - CÁLCULO NUMÉRICOProfessor responsável pela turma: ANDREI BOURCHTEIN
Horários
ManhãTardeNoite
SEG20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
T255

7º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11100014 - ANÁLISE REAL IProfessor responsável pela turma: CICERO NACHTIGALL
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
SEX10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M179
11100014 - ANÁLISE REAL I
Horários
ManhãTardeNoite
SEG20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
SEX20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M257
11260007 - HISTÓRIA DA MATEMÁTICAProfessor responsável pela turma: DIOGO FRANCO RIOS
Horários
ManhãTardeNoite
QUA14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
T12019
11260008 - TECNOLOGIAS AVANÇADAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICAProfessor responsável pela turma: MARISTEL CARRILHO DA ROCHA
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T11010
11260009 - TRABALHO DE CAMPO IIProfessor responsável pela turma: SILVIA PRIETSCH WENDT
Horários
ManhãTardeNoite
QUI14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
17:40 - 18:30
P178
11260009 - TRABALHO DE CAMPO IIProfessor responsável pela turma: SILVIA PRIETSCH WENDT
Horários
ManhãTardeNoite
QUI18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
22:10 - 23:00
P2513

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11100022 - GEOMETRIA EUCLIDIANAProfessor responsável pela turma: LISANDRA DE OLIVEIRA SAUER
Horários
ManhãTardeNoite
QUA14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
M12020
11100016 - TOPOLOGIA IProfessor responsável pela turma: GIOVANNI DA SILVA NUNES
Horários
ManhãTardeNoite
SEX18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M11010
11100013 - TRIGONOMETRIAProfessor responsável pela turma: NEIDE PIZZOLATO ANGELO
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M1530

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
ADRIAN HEIMBERG AIRES20191
ALISSON TONIN20191
ANDERSON BALINHAS DOS SANTOS20191
ANDRIELI EBLING FANKA DA CUNHA20191
ANIELE MORAES FURTADO20191
BETANIA DOMINGUES FURTADO20191
CARLA GIOVANA GONCALVES MALGUEIRO20191
CHEIRLI DOS SANTOS MATOS OLIVEIRA20191
CLAYTON MARCELO FREITAS DE AVILA20191
DANIEL NAZARIO DA SILVA20191
DAVID RUAN SILVA DA LUZ20191
EDUARDA GARCIA ANTOARTE20191
ELIARA RODRIGUES DORNELES BRISOLARA20191
GABRIELA DOS SANTOS ISLABAO20191
GEILSON DE ALMEIDA SOARES20191
GISELE ALVES DA SILVA20191
GRAZIELE ROSA DE MELO20191
GUILHERME LUBKE QUEVEDO20191
GUSTAVO GREENHALGH DA SILVA20191
GUSTAVO NUNES DE ALMEIDA20191
HILLARY MACHADO MALHEIRO DA ROSA20191
JEAN DORNELLES CHAGAS20191
JEAN RAMON DAS NEVES CARPE20191
JOAO CARLOS ALMEIDA BRASIL20191
JOAO LUCAS CRUZ FICK20191
JULCIEL DUARTE DA ROCHA20191
KAMILA BIERHALS FERNANDES20191
KEROLYN OLIVEIRA DOS SANTOS20191
LARISSA DE SOUZA FERNANDES20191
LUANA SOUZA RODRIGUES20191
LUAN DA SILVA CASTRO20191
LUCAS PORTO MARTINS20191
MAURICIO ALVES RAMOS20191
MELISSA DE LIMA BACH20191
MORGANA BONOW20191
NICOLE KETRY LEIVAS PEREIRA20191
PRISCILA INDIAN CONCEICAO RANGEL20191
RICARDO LUDTKE BRAGA20191
SHELDA MENDES RIBEIRO COSTA20191
STEPHANIE OLIVEIRA HERRMANN20191
TALINE ARAUJO DOS PASSOS20191
THALES IOHAN FERRARI20191
THIAGO FRANCISCO CALDAS20191
TIFFANNI ROSA GUERREIRO20191
VITORIA MEDEIROS DIAS20191
WILLIAM ANDRADE MARTINEZ20191
ALINE SIQUEIRA DOS SANTOS SILVA20181
ANA MARIA BERSCH DOMINGUES20181
ANA NATIELE ISLABAO FURTADO20181
ANDRE LEITE DA SILVA20181
ANDRE RICKES20181
AQUILES ALMEIDA RIBEIRO20181
BRUNA VINHOLES LOPES20181
BRUNO DIAS SILVA20181
CAMILA EHLERT LINDEMANN20181
CAROLINE MARQUES JORGE20181
CHRISTIAN BERNY VOLZ20181
CRISTIAN TORRES AMARAL20181
EDUARDO DE SÁ BUENO NÓBREGA20182
GEOVANA GONCALVES PORTO ROCHA20181
GLEISSON COUTO DE OLIVEIRA20182
GUSTAVO BRAZ KURZ20182
JOSIANE KONRADT20181
JULIANA PEIL KRUGER20181
KAUA DOS SANTOS BARCELOS20181
KELLY ROMANO HUCKEMBECK20181
KERMELIN DE BITTENCOURT DIAS20181
LARA DILELIO ALVES20181
LEDA MARIA DE ASSIS DA SILVA20181
LETICIA ALTENBURG STALLBAUM20181
LUCAS DA SILVEIRA NASCIMENTO20181
MARCELLY SOARES CONCEICAO20181
MARCELO DA SILVA RIBEIRO20181
MARILIA KASTER PORTELINHA20181
MATEUS ARGUELHO DA CUNHA20181
MILENE FOSTER DOS SANTOS20181
MIRELA ADAMI BRANCO20181
RODRIGO CAVALHEIRO BIALVA20181
TAMIRES FONSECA DE ALMEIDA20181
VILIAM CARDOSO DA SILVEIRA20182
VITORIA ROSARIO ROSA20181
ANDRIELE MENDES LAROQUE20171
AXEL COUTINHO ROSA20171
BEATRIZ MEDEIROS PEREIRA20171
BETINA ROMER VOLZ20171
BRUNO PAULINO DA SILVA20171
CARINA NEITZKE IVEN20171
DOUGLAS MACHADO DA SILVA20171
FABIANO COSTA D AVILA20171
FELIPE MATHEUS MENDES BARBOSA20171
FRANCISCO DIAS FRANCO20171
HELOISA TAVARES DA SILVEIRA SCHRAMM20171
HENRIQUE DAVID CAMPELO20171
HENRIQUE DOS SANTOS ROMEL20171
IAGO HENRIQUE TEIXEIRA MARCOLINO20171
JACKSON DE OLIVEIRA BERWALDT20171
KATHERIN CRISTINA BLODORN HIRDES20171
LARISSA PEREIRA RIEMER20171
LUANA DE OLIVEIRA KURZ20171
NATÁLIA VIEGAS RODRIGUES20171
PAULA ANDRIELLE AMARAL DA COSTA20171
RAQUEL DE QUADROS KRÜGER20171
RENATA KONRADT GUTHS20171
TAINA BUENO LEMKE20171
DOUGLAS WENDLER DE ANDRADE20161
FREDERICO DA ROSA BLANK20161
GREGORY SCHUMACHER SOARES20161
JESSICA GARCIA FUHRMANN20161
JONATHAN RIBEIRO DA COSTA20161
LARISSA TESTOLIN SCHMIESCKI DOS SANTOS20161
RAFAEL TORRES TEIXEIRA20161
CARLOS AUGUSTO PELUFO JURGINA20151
MARCIO FOUCHY DOMINGUES20151
QUELEN CORREA FURTADO20151
ANDREIA SELL QUANDT20141
MARIANA DA ROCHA MANKE20141
PIERRE TEIXEIRA DA SILVA20141
TAVANA IVEN HARTWIG20141

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
ADRIANA DA SILVA BASILIO19931996
CLAUDIA ANTUNES DUARTE19931996
CLAUDIO OTT19921996
DANIELA NEITZEL BIERHALS19931996
EDEVONIR SANTOS19921996
ELIANA RIBEIRO PIMENTEL19931996
ESTER VELLAR KRAUSE19921996
FABRICIA RABASSA BRAHM19921996
HENRIQUE KOSBY CORREA19921996
KARLA GIUSTI DE BELLI19931996
MARA GEOVANE NEUTZLING19921996
MARIZA SILVA DA COSTA19921996
ROSANA DA SILVEIRA MANETTI19921996
VALQUIRIA THIEL KICKHOFEL19931996
ADRIANA DA COSTA SCHEER19941997
CARMEM ALICE ZIEBEL WEBER19931997
ELISANGELA FOUCHY SCHONS19941997
ELIZABETE KONRADT PERES19931997
IARA CRISTINA BAZAN DA ROCHA19931997
IVANI BIERHALS HARTER19941997
JOSE CARLOS DITTGEN MIRITZ19921997
KARLIUZA FONSECA BITENCOURT19941997
OZELIA GUILHERME TEIXEIRA19941997
PAULINO DONATO AMARAL IGANSI19931997
ROSEANE NUNES GARCIA19941997
SIMONE ANDRE DA COSTA19941997
SIMONE COSTA DA CUNHA19931997
ADRIANE RODRIGUES COITINHO19921998
ANDRÉA RUBIRA DOS SANTOS19941998
CHRISTIANE GOMES SANTOS19921998
CRISTINE STURBELLE OLEIRO19921998
DEBORA MULLER OLIVEIRA19961998
ELISABETE ROSANGELA M. TUCHTENHAGEN19951998
ENIRA GUTERRES DE FREITAS SCHWANZ19961998
GIOVANNI FUCULO MACHADO19921998
ISABEL CRISTINA DUARTE DOS SANTOS19951998
LUIZ EDUARDO SILVEIRA DE AZEVEDO19921998
QUELEN CRISTIANE DA CUNHA GARCIA19951998
RUI CESAR DE AVILA VILELA19931998
SIMONE DA SILVA BASTOS19951998
SIMONE DE AVILA VILELA19941998
ALESSANDRA FERNANDES LEITE19961999
ANDREIA BRAGA DE OLIVEIRA19961999
CARLA REJANE FICK PINZ19961999
CATIA ANGELO VOIGT19951999
CRISTINA LOPES FERREIRA19961999
DANIELA NUNES SCHIMMELPFENNING19951999
DANIEL DA SILVA ACOSTA19961999
DILSON FERREIRA RIBEIRO19951999
JULIO JORGE SINOTT DA SILVA19961999
LETICIA BUTTOW MILECH19961999
LUCIANE GOVEIA RODEGHIERO19951999
LUCIANO SCHIAVON STONE19951999
MARANLAINI PATRICIA A. SCHEMMFELNNIG19961999
MARCIA ELAINE BENDER19951999
MARCOS LUCIANO BAST CRUZ19951999
MARTA COSTA GARCIA19941999
PATRICIA PEDROSO MORAES19941999
ROSA HELENA BRANCAO CHAVES19961999
SERGIO LUIS GORIS DE OLIVEIRA19941999
SILVIA PRIETSCH WENDT 19961999
SIMONE OLIVEIRA MELO19961999
VALERIA DAS NEVES VIEIRA19961999
VALERIA MACEDO CARDOSO19961999
VANDERLICE DA PORCIUNCULA MACIEL19961999
VERA LUCIA GEISS DOS REIS19961999
ANA PAULA SOARES SACRAMENTO19952000
ANDREA ALVES DA SILVEIRA19972000
CARMEN IVETTE SCHOLL19972000
CRISTINA CENTENO DA SILVA19972000
FABIANE VALENTE HARTER19972000
MARCELO PAULA DE CASTRO19972000
MARCO ANTÔNIO NUNES LOURO19952000
MARLENE BRUM GUAZINA19952000
MAURICIO ZAHN19972000
NEUSA MARIA CADAVAL FERREIRA19922000
VAGNER EUZEBIO BASTOS19962000
ANA LUCIA LOURO DE MELO19972001
ANA PAULA COSTA BARCELOS19982001
CARLOS ALFREDO BARCELLOS BELLINASO19942001
CECILIA ALAYDE MEDEIROS MANO19962001
ELISMAR DA ROSA OLIVEIRA19972001
ELIZANGELA VARGAS BITENCOURT19972001
ETIENE DE AZEVEDO PERLEBERG19962001
FABIANO MORAES DOS SANTOS19982001
JAFÉ ELIASIBE VIEIRA19982001
JANAINA DA SILVA ZSCHORNACK19972001
LUCIANO DE SOUZA VIEIRA19972001
MARISTEL CARRILHO DA ROCHA19972001
MAURA CRISTINA RICKES DOS SANTOS19982001
MICHELE FRANZ DA SILVA19972001
PATRÍCIA DE OLIVEIRA PARENTE19982001
PAULA PERCEU DE SIQUEIRA19962001
RAFAEL MONTOITO TEIXEIRA19982001
ROBERTO MAURICIO BOKOWSKI SOBRINHO19982001
ROSIMERI LOPES CORRÊA19942001
SIMONE BASSI MACHADO19982001
TEDIA MARIZA ZENKER COLOMBY19952001
ANA PAULA FERREIRA19992002
CARLOS FERNANDO DA SILVA SCHUCH19982002
CATIA SIMONE CRISPA PEREIRA19962002
CICERO NACHTIGALL19992002
CRISTINA VOSS WEEGE19992002
FABIANE RODRIGUES VIANA19992002
FRANCISCO CARLOS ASCONAVIETA DA SILVA19962002
GEANI BEATRIZ TESSMANN RUSCH19992002
ISABEL CASTRO BONOW19982002
JOSIE MORAES MOTA19992002
LETÍCIA NEUMANN MARON19972002
LUCAS VANINI19992002
MÁRCIA MASKE BÖHM19992002
MARIA DA GRACA TEIXEIRA PERACA19992002
NADIA REGINA BARCELOS MARTINS19992002
RITA CATERINE DUARTE CORDEIRO19962002
ROGERIO SACRAMENTO BURKERT19992002
SÍLVIA RAQUEL ISLABÃO DA SILVEIRA19982002
CARLA ROSANE CARRET MACHADO19982003
CLEBER VAZ GARCIA20002003
ERICA MIRANDA RUTZ19992003
FABIANO GARCEZ DOS SANTOS19992003
IVAN BRITTO BARRETO20002003
LIANE BEATRIZ BEHLING20002003
LUCIANA AVILA DE SOUZA20002003
LUCILENE SILVEIRA BARBOSA20002003
LUÍS ROGÉRIO WAISS DIAS19982003
PAULO ROBERTO MARTINS BERNDT20002003
SELDOMAR JESKE EHLERT20002003
SIMONE CARDOSO DE OLIVEIRA20002003
SINÁRA MARTINS NUNES19982003
ADRIANA NEUMANN DE OLIVEIRA20012004
BIANCA ESPINOSA HERREIRA20012004
DIANA SCHEIN BARTZ20012004
ALINE DUMMER20022005
ANA CRISTINA SPECHT SIMONI20022005
ANA MARIA SIMÕES NETTO COSTA20012005
BETÂNIA LOPES BALLADARES20002005
CARLA TATIANE UHLMANN BACK20002005
CHERON SILVEIRA NEVES20022005
CLARISSA ALVES PEREIRA20012005
CRISTIANO PERES OLIVEIRA19972005
ELIEZER ANDRE VELLAR20012005
ELIZÂNGELA TAVARES NUNES20012005
FERNANDA LINK GARCIA20022005
IVAN FABRÍCIO BRAUM EINHARDT20012005
JANETE VIEGAS VIEIRA20002005
JOSEANE DA SILVA PORTO20022005
LETÍCIA DE AVILA HÖNNICKE20032005
LETÍCIA RODRIGUES COSTA20022005
LILIANA HARTWIG MULLER20022005
LILIAN BASILIO VARGAS20012005
LISANDRA DUARTE LANGE20002005
MAGDA REJANE DE ALMEIDA ALVES19972005
MAGDA SIEVERT20002005
MÁRCIA DA SILVA DUARTE20012005
NÁRA ELIZA ANDREINE MARCOWICH PISKE19982005
REGINALDO FABIANO DA SILVA AFONSO20022005
RENATA DE LIMA PERES20012005
ROSA ELENA GONCALVES BILHARVA20022005
SAMANTA SANTOS DA VARA VANINI20012005
SHEILA TATIANE STUDZINSKI IRIGON20022005
SILVANA LETICIA PIRES IAHNKE20002005
THAIS PHILIPSEN GRUTZMANN20022005
TIAGO DA SILVA GONCALVES20022005
VANESSA MATTOSO CARDOSO20022005
ALEXANDRE MORAIS BERNART20002006
ANA CAROLINA OLIVEIRA NOGUEIRA20052006
ANA ELISA DE SOUZA20032006
CHARLENE PIMENTA PORTO20032006
CÍNTIA SCHLEICH NACHTIGALL20032006
EBERSON LUIS DE SOUZA MORAES20032006
JANAINA BRANDÃO RICKES20012006
LÚCIA ANDRÉIA DE SOUZA ROCHA20012006
LUPI SCHEER DOS SANTOS20032006
MARCELE ROJAHN20032006
MARIA ANGÉLICA LUCAS LESSA20002006
NORIS ROMANO KRAUSE20032006
PÂMELA DOLESKI WINKEL20032006
PRISCILA OREQUES ROSINHA20012006
RUBIA FABIANE DA SILVA FERREIRA20032006
SUZEL MAGALI BARTELLT DE SÁ20012006
ALINE ANDRADE NUNES20042007
ANNANDA DILÉIA JABLONSKI20042007
ARUANA DA ROSA SEDRES20042007
CARLA INÊS RABUSCKE20042007
EVELINE ESPINELI CRIZEL20032007
GABRIELA PEREIRA DE PEREIRA20042007
GABRIELE GRANADA VELEDA20042007
GABRIEL MONTEBLANCO LEAL20022007
JOAO CARLOS ROEDEL HIRDES20042007
JOEL MARTINS RODRIGUES20032007
LETÍCIA DE QUEIROZ MAFFEI20042007
LETÍCIAN DE MORAES CARVALHO20012007
LUCIANA DE MATOS DOS SANTOS19992007
MATEUS DAS NEVES GOMES20042007
PAULO MOACIR GALEÃO DA ROSA JÚNIOR20022007
RAQUEL MARTINS ARAUJO20022007
ROBERTA DE LIMA CORRÊA20042007
THIAGO DA SILVA E SILVA20042007
VANIA CARLA ANTUNES LOUREIRO20032007
ALINE SANTOS DE ARAÚJO20052008
CAREN BOSENBECKER GRELLERT20042008
CARLA KRÜGER20052008
CATIA ANDREA CAMPELO ARAUJO19992008
CRISTIANE DOS SANTOS SILVEIRA20052008
DANUBIA DE ARAUJO MACHADO20052008
DARLÉIA WULFF STORCH20032008
EDI MÜLLER DOS SANTOS20012008
ELISA BENDER COSWIG20052008
IURI BARCELOS PEREIRA ROCHA20052008
JANAINA KRÜGER BARTELS20022008
JOCIANE CORREA FONSECA20052008
JULIANA COUTINHO GUEDES20012008
LILIAN MACKEDANZ SCHULZ20052008
LISANDRA BUBOLZ VIEIRA20052008
LISIANE JAQUES RODRIGUES SCHERWENSKE20052008
LUIZ RENATO GODINHO20012008
NESLEI NOGUEZ NOGUEIRA20052008
PATRICIA SANTOS FURTADO DE MENDONÇA20012008
TATIANE DOS SANTOS MACÊDO20032008
ADRIANI MELLO FÉLIX20062009
DENISE FRANÇA DE ALMEIDA20032009
FERNANDA KRÜGER TOMASCHEWSKI20062009
ISMAEL BATISTA MAIDANA SILVESTRE20052009
JOICE DAIANE BURGERT DUARTE20032009
MÁRCIA TORCHELSEN CASARIN20012009
NATHALIA DA ROSA LOPES20062009
ROSANA DOS SANTOS20062009
THAISE THUROW SCHAUN20062009
VINICIUS CARVALHO BECK20062009
AMANDA PRANKE20072010
CAMILA KROLOW RETZLAFF20062010
DANIELA RENATA JACOBSEN20062010
GABRIELA IVEN HELING20072010
GABRIELE MACHADO20062010
GUILHERME JAHNECKE WEYMAR20072010
ÍGOR DA CUNHA FURTADO20072010
JORGE LUÍS BRAGA RIBES20062010
JULIANA BATISTA PEREIRA20062010
KÁTIA MARTINS ROCHA20072010
KAUÊ DA ROSA CARDOSO20072010
LUIS FELIPE KIESOW DE MACEDO20062010
MARCELO SANTOS DA SILVA20062010
MAUREN SILVA DOS SANTOS19952010
RICARDO LEITE DOS SANTOS20062010
STEPHANIE LOI BRIÃO20062010
ANALECIA DOMINGUES MACIEL20072011
BÁRBARA PADILHA HAX20072011
CRISTIANE SCHWARTZ VENZKE20082011
GABRIELA GIMENES PEREIRA20082011
GABRIELLE SALLER NÖRNBERG20082011
GILSE DUARTE MOTA20052011
GLAUCIA POTENZA SOARES20062011
IZABEL MORAES CALDEIRA20082011
JOSIANE DE MORAES BRIGNOL20062011
LILIANE DAS NEVES BOTELHO20042011
MARCIA LICHTNOW NICKEL20072011
RENATA ENGRACIO DE OLIVEIRA20082011
TATIANE DO AMARAL ORTIZ20062011
FERNANDA FELIX GARCIA20082012
KELLY LOPES GRIEBLER DA SILVA20072012
LUCAS DE SOUZA BARBOSA20092012
ROSMAIDI ANDRÉIA DIRINGS20072012
THIAGO TAVARES BORCHARDT20072012
ADRIANA LUCHE ATHAIDE DA SILVA20082013
ELICIANA SIAS ALDRIGHI20092013
Iaslei Castro Ferrão20112013
ÍNGRID DA ROSA MATHIAS20112013
KARINE RUI20102013
LARRI SILVEIRA PEREIRA20102013
LÉIA LIZIANE GARCIA SCHWANZ20082013
LEONARDO DUARTE SILVA20102013
BRUNA DA SILVA LEITZKE20102014
BRUNA DE FARIAS XAVIER20102014
ANA PAULA PEIL LUDWIG20112015
CRISTIANE WROBLEWSKI20122015
EDUARDO VARGAS PEREIRA20142015
FRANCINE FERNANDES ARAUJO20112015
JÉSSICA CAMILA SALDIVIA BUENO20142015
JONATHAN BRUM LAUZ20122015
LAURA LEAL MOREIRA20112015
LUCAS SOARES PRIEBE20122015
MICHELE GIEHL DE OLIVEIRA20102015
MICHEL HALLAL MARQUES20132015
NATÁLIA SCHMIELE SCHMECHEL20142015
RAMAIRA JACIRA FAGUNDES RAMOS20112015
SAMARA MELO GAI20112015
VANUSA MOREIRA DYLEWSKI20122015
WELLINGTON SIQUEIRA BARROS20102015
AMANDA MALLÜE FERREIRA20122016
ANA PAULA MADEIRA VIEIRA20092016
ANDREZA KARAM FERREIRA20122016
CHRISTIAN MICHEL DA CUNHA GARCIA20132016
CHRISTIAN RÓGER VILELA PIEPER20122016
JARDEL MOREIRA DYLEWSKI20132016
LIDIANE MACIEL PEREIRA20122016
LUANA LEAL ALVES20122016
MAKELE VERÔNICA HEIDT20132016
MARCIA ESTELA ARGUELLES LUPI20142016
MÉLANY SILVA DOS SANTOS20132016
VERONICA DE ALMEIDA CHAVES20122016
JULIANA BOANOVA SOUZA20132017
LARISSA NUNES MEIRELLES DA LUZ20142017
LETICIA KLEIN PARNOFF20132017
GESIÉLE SANTOS DA ROSA20142018
JAINE PROTZEN CASSAIS20142018
LUCAS VIDARTE HERGER20112018
MARCIANO GASPARETO CASANOVA20142018
NATÁLIA BARROS SCHAUN20152018
PATRÍCIA CASARIN PEIL20132018
ROSELAINE MARIA TRENS20112018

(*) Conceitos de curso:

(**) Vagas e formas de ingresso:

  • A0 - Ampla concorrência;
  • L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
  • L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)

Localização e contatos

  • Campus Universitário, s/n° sala 335 - prédio 05
    96010-900 Capão do Leão, Rio Grande do Sul
  • Horário de Atendimento:
    Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
  • (53) 3275-7375
  • clique para ver o e-mail

Página gerada em 26/03/2019 03:42:29 (consulta levou 0.742324s)