Nome do Curso / Conceitos (*)
Matemática
Enade (2021)3CPC (2021)3
Nível / Grau
Graduação / Licenciatura
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL (MATUTINO+VESPERTINO)
Código UFPel
3800
Código e-MEC
15000
Unidade
Coordenador
AC | LB_EP | LB_PCD | LB_PPI | LB_Q | LI_EP | LI_PCD | LI_PPI | LI_Q | VR | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
NOTA DO ENEM 2024/1 | 18 | 3 | 1 | 5 | 1 | 3 | 1 | 5 | 37 |
AC | L01 | L02 | L05 | L06 | L09 | L10 | L13 | L14 | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
PAVE 2024/1 | 1 | 1 | 2 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 10 |
AC | LB_EP | LB_PCD | LB_PPI | LB_Q | LI_EP | LI_PCD | LI_PPI | LI_Q | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
SISU 2024/1 | 20 | 3 | 1 | 5 | 1 | 4 | 1 | 5 | 40 |
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 406 de 16 de julho de 1991.
Curso Reconhecido pela Portaria nº 546 de 24/04/2000. Publicada no D.O.U. de 25/04/2000.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 921 de 27/12/2018. Publicada na Seção 1, página 264 do D.O.U. de 28/12/2018.
Curso Reconhecido pela Portaria nº 546 de 24/04/2000. Publicada no D.O.U. de 25/04/2000.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 921 de 27/12/2018. Publicada na Seção 1, página 264 do D.O.U. de 28/12/2018.
Contextualização
O Curso de Licenciatura em Matemática visa formar professores de Matemática que tenham conhecimento, habilidades e atitudes que o tornem capaz para atuar nas séries finais do Ensino de Fundamental e no Ensino Médio e preparado para dar continuidade a seus estudos em nível de Pós-graduação em Educação, em Matemática ou em áreas afins.
Objetivos
Objetivo Geral
O Curso de Licenciatura em Matemática visa formar professores de Matemática com conhecimentos, habilidades e atitudes condizentes com um profissional capacitado para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio e, preparado para dar continuidade aos estudos em nível de Pós-graduação em Matemática, Educação ou em áreas afins.Objetivos Específicos
a) Promover a formação de profissionais com consciência crítica da realidade, sólidos conhecimentos científicos e metodológicos (conhecimentos matemáticos e de ensino de matemática, conhecimentos pedagógicos dirigidos ao trabalho do professor e conhecimentos gerais complementares necessários ao exercício do magistério) que, no seu trabalho nos anos finais do Ensino de Fundamental e no Ensino Médio, sejam capazes de:- Promover nos seus alunos o desenvolvimento do conhecimento e compreensão de conceitos matemáticos;
- Fazer com que seus alunos saibam aplicar os conhecimentos matemáticos obtidos nas situações da vida em geral;
- Desenvolver em seus alunos a habilidade de calcular, generalizar, analisar, induzir, deduzir, sistematizar, esboçar gráficos e usar a linguagem matemática;
- Desenvolver a habilidade de empregar o pensamento lógico;
- Despertar em seus alunos o interesse pela resolução de problemas, leituras de revistas e livros de matemática.
c) Possibilitar que haja um maior número de docentes na área de Matemática contribuindo para a formação de novos quadros de professores nas escolas de Ensino Fundamental e no Ensino Médio, contribuindo para a transformação da atual situação do ensino e da aprendizagem da matemática.
d) Possibilitar aos docentes egressos do curso uma base psico-social-cultural para a formação de futuros pesquisadores e professores universitários.
Perfil do Egresso
O curso de Licenciatura em Matemática tem por objetivo formar um professor de Matemática para a segunda fase do ensino fundamental e para o ensino médio, que seja um profissional, detentor das seguintes características: Domínio do conhecimento matemático específico e não trivial, tendo consciência do modo de produção próprio desta ciência - origens, processo de criação, inserção cultural - tendo também conhecimento das suas aplicações em outras áreas. Percepção do quanto o domínio de certos conteúdos, habilidades e competências próprias à matemática importam para o exercício pleno da cidadania. Capacidade de trabalhar de forma integrada com os professores da sua área e de outras áreas, no sentido de conseguir contribuir efetivamente com a proposta pedagógica da sua Escola e favorecer uma aprendizagem multidisciplinar e significativa para os seus alunos. Maturidade para utilizar adequadamente ou perceber o significado da precisão dedutiva num processo de demonstração, assim como para empregar procedimentos indutivos ou analógicos na criação de matemática, entendida como uma atividade de resolução de problemas, tanto na sua relação pessoal com a ciência matemática, quanto na dinâmica de ensino-aprendizagem. Compreensão as características peculiares a cada um dos raciocínios típicos da matemática: o raciocínio lógico-algébrico, o combinatório e o geométrico. Domínio da forma lógica, característica do pensamento matemático, e conhecimentos dos pressupostos da Psicologia Cognitiva de modo a compreender as potencialidades de raciocínio em cada faixa etária. Em outras palavras, capacidade de, por um lado, favorecer o desenvolvimento de raciocínio de seus alunos e, por outro lado, não extrapolar as exigências de rigor a ponto de gerar insegurança nos seus alunos em relação à matemática. Familiaridade e reflexão sobre metodologias e materiais de apoio ao ensino diversificado de modo a poder decidir, diante de cada conteúdo específico e cada classe particular de alunos, qual o melhor procedimento pedagógico para favorecer a aprendizagem significativa de matemática, estando preparado para avaliar os resultados de suas ações por diferentes caminhos e de forma continuada. Capacidade de observar cada aluno, procurando rotas alternativas de ação para levar seus alunos a se desenvolverem plenamente, com base nos resultados de suas avaliações, sendo assim motivador e visando o desenvolvimento da autonomia no seu aluno. Engajamento num processo de contínuo aprimoramento profissional, procurando sempre atualizar seus conhecimentos com abertura para a incorporação do uso de novas tecnologias e para adaptar o seu trabalho às novas demandas sócio-culturais e dos seus alunos.
Competências e habilidades
Para formar profissionais com o perfil desejado, o curso de Licenciatura em Matemática deve ter como objetivo desenvolver nos seus alunos as seguintes habilidades ou competências:
a) Pensamento heurístico competente: capacidade de encaminhar solução de problemas e explorar situações, fazer relações, conjecturar, argumentar e avaliar. Capacidade de formular problemas.
b) Domínio dos raciocínios algébrico, geométrico e combinatório de modo a poder argumentar com clareza a objetividade dentro destes contextos congnitivos. Ou seja, os alunos devem desenvolver capacidade dedutiva com sistemas axiomáticos, percepção geométrico-espacial, capacidade de empregar ensaio e erro como procedimento de busca de soluções e segurança na abordagem de problemas de contagem.
c) Capacidade de contextualizar e inter-relacionar conceitos e propriedades matemáticas, bem como de utilizá-los em outras áreas do conhecimento e em aplicações variadas. Em especial, poder interpretar matematicamente situações ou fenômenos que emergem de outras áreas do conhecimento ou de situações reais.
d) Visão histórica e crítica da Matemática, tanto no seu estado atual como nas várias fases da sua evolução que lhe permita tomar decisões sobre a importância relativa dos vários tópicos tanto no interior da ciência matemática como para a aprendizagem significativa do estudante da escola fundamental e média.
e) Domínio dos conteúdos básicos de estatística, informática e física, constantes no rol de conteúdos currículares mínimos. É importante ressaltar que estes foram pensados de modo a garantir, não só os objeitvos já relacionados, como também propiciar o necessário distanciamento e visão abrangente de conteúdos além daqueles que deverão ser ministrados na escola fundamental e média.
f) Capacidade de utilização em sala de aula de novas tecnologias como vídeo, áudio, computador, internet, entre outros.
g) Capacidade de compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias.
h) Capacidade de desenvolver projetos, avaliar livros textos, softwares educacionais e outros materiais didáticos. Capacidade de organizar cursos, planejar ações de ensino e aprendizagem de matemática.
i) Conhecimento dos processos de construção do conhecimento matemático próprios da criança e do adolescente.
j) Conhecimento das propostas ou parâmetros currículares, bem como das diversas visões pedagógicas vigentes. Poder formular sua própria concepção diante das correntes existentes.
k) Capacidade de aprendizagem continuada, sendo sua prática também fonte de produção de conhecimento.
l) Realização de estudos de pós-graduação.
a) Pensamento heurístico competente: capacidade de encaminhar solução de problemas e explorar situações, fazer relações, conjecturar, argumentar e avaliar. Capacidade de formular problemas.
b) Domínio dos raciocínios algébrico, geométrico e combinatório de modo a poder argumentar com clareza a objetividade dentro destes contextos congnitivos. Ou seja, os alunos devem desenvolver capacidade dedutiva com sistemas axiomáticos, percepção geométrico-espacial, capacidade de empregar ensaio e erro como procedimento de busca de soluções e segurança na abordagem de problemas de contagem.
c) Capacidade de contextualizar e inter-relacionar conceitos e propriedades matemáticas, bem como de utilizá-los em outras áreas do conhecimento e em aplicações variadas. Em especial, poder interpretar matematicamente situações ou fenômenos que emergem de outras áreas do conhecimento ou de situações reais.
d) Visão histórica e crítica da Matemática, tanto no seu estado atual como nas várias fases da sua evolução que lhe permita tomar decisões sobre a importância relativa dos vários tópicos tanto no interior da ciência matemática como para a aprendizagem significativa do estudante da escola fundamental e média.
e) Domínio dos conteúdos básicos de estatística, informática e física, constantes no rol de conteúdos currículares mínimos. É importante ressaltar que estes foram pensados de modo a garantir, não só os objeitvos já relacionados, como também propiciar o necessário distanciamento e visão abrangente de conteúdos além daqueles que deverão ser ministrados na escola fundamental e média.
f) Capacidade de utilização em sala de aula de novas tecnologias como vídeo, áudio, computador, internet, entre outros.
g) Capacidade de compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias.
h) Capacidade de desenvolver projetos, avaliar livros textos, softwares educacionais e outros materiais didáticos. Capacidade de organizar cursos, planejar ações de ensino e aprendizagem de matemática.
i) Conhecimento dos processos de construção do conhecimento matemático próprios da criança e do adolescente.
j) Conhecimento das propostas ou parâmetros currículares, bem como das diversas visões pedagógicas vigentes. Poder formular sua própria concepção diante das correntes existentes.
k) Capacidade de aprendizagem continuada, sendo sua prática também fonte de produção de conhecimento.
l) Realização de estudos de pós-graduação.
Organização Curricular
O currículo deste curso procura desenvolver-se em 5 eixos relacionado/articulados, explicitados como:
- Atividades Científicas Acadêmicas (ACA): São aquelas destinadas à formação do profissional nas áreas da matemática e das áreas afins, bem como as da educação e correspondem tanto às disciplinas básicas, quanto às profissionais;
- Estágio Curricular Supervisionado (ECS): É entendido como o tempo de aprendizagem da prática da docência. Ele deve se constituir no pólo articulador das relações entre os elementos teóricos (conteúdos disciplinares/conhecimentos) desenvolvidos durante o Curso e às análises e ações desenvolvidas junto às escolas;
- Prática como Componente Curricular (PCC): tem como objetivo proporcionar a integração entre as atividades de ACA e ECS, concorrendo conjuntamente para a formação da identidade do professor como educador. Esta correlação teoria e prática é um movimento contínuo entre saber e fazer na busca por significar e re-significar a gestão, a administração e a resolução de situações próprias do ambiente da educação escolar;
- Atividades Complementares (AC): Têm o objetivo de proporcionarem, aos alunos, uma participação mais ampla em atividades de ensino, de extensão e de pesquisa, desenvolvendo, dessa maneira, um profissional responsável e competente, fazendo com que o professor em formação participe da melhoria da qualidade de ensino de sua região;
- Disciplinas Optativas (DO): Têm por objetivo permitir ao educando a liberdade para escolher os conteúdos que deseja aprender ou aprofundar, mas que visem a sua formação como professor de matemática, pesquisador da área de matemática ou áreas afins, ou educação matemática.
Procedimentos e metodologias de ensino
O curso está estruturado de modo a permitir o desenvolvimento de atividades importantes para a formação de professores de matemática tendo como base os princípios delineados:
- Os alunos serão requisitados para o uso freqüente da biblioteca e o desenvolvimento de pesquisas.
- Os alunos serão requisitados a fazerem leituras e a produzirem textos.
- Os alunos serão requisitados a participarem da vida das escolas.
- Os alunos serão incentivados ao uso do computador e, principalmente, de softwares de ensino de matemática.
- Em laboratório, os alunos serão requisitados a realizarem experiências individualmente ou em pequenos grupos, o que lhes permitirá obter o domínio de material didático-pedagógico e de métodos de ensino de matemática.
- Em todas as disciplinas, os professores devem ter claros os objetivos do curso e o perfil dos alunos e conseqüentemente devem dar o enfoque adequado aos assuntos ensinados, possibilitando que cada disciplina do curso seja uma peça importante na formação do licenciado em matemática.
A execução do Curso será na modalidade presencial. As disciplinas serão oferecidas no período diurno. Excepcionalmente poderão ser oferecidas disciplinas no período noturno, desde que os alunos que pretendem cursar a disciplina concordem ou a solicitem.
As disciplinas que compõe o Estágio Obrigatório deverão ser ministradas por no mínimo dois professores, de forma compartilhada e cooperativa entre professores do Departamento de Matemática e Estatística e o Departamento de Ensino. Além disso, as disciplinas: Trabalho de Campo I (ministrada em semestres ímpares) e Estágio de Matemática I (ministrada em semestres pares) terão horários idênticos para facilitar sua execução já que a segunda depende de projeto elaborado na primeira, que, dentro do possível, deverá ser executado na mesma escola onde foi realizada a disciplina de Trabalho de Campo I. O mesmo procedimento será realizado para as disciplinas Trabalho de Campo II (ministradas em semestres ímpares) e Estágio de Matemática II (ministradas em semestres pares). Também, na medida do possível, as disciplinas que compõem o grupo de Estágios Obrigatórios deverão ser ofertadas em turno diferente do turno em que as outras disciplinas do mesmo semestre serão ofertadas.
Os alunos deverão ser orientados na escolhas das Disciplinas Optativas e na realização das Atividades Complementares de modo que possam ampliar seus conhecimentos, visando desenvolver estudos mais avançados em cursos de Pós-graduação na área de Educação ou estudos mais avançados, em Matemática, visando uma pós-graduação em Matemática Pura ou Aplicada. O aluno pode incluir na sua formação um percurso curricular que lhe possibilite trabalhar também em outras áreas relacionadas ao ensino de matemática. Dentre essas áreas, podem-se citar, como exemplo, a área editorial voltada a livros didáticos ou a área de produção de softwares educacionais. O aluno pode, também, trabalhar em outros campos que envolvam a Matemática, como na área de Matemática Financeira.
A prática de ensino perpassará o currículo com disciplinas obrigatórias, disciplinas optativas, atividades complementares e de pesquisa e extensão, que permitirão a formação de um profissional comprometido com a melhoria do ensino.
Os projetos de extensão envolverão alunos em ações que beneficiarão a sociedade em que estão inseridos. Os alunos poderão propor projetos de extensão, participando assim da discussão, elaboração e avaliação dos mesmos.
A partir dos projetos de extensão e do trabalho no Curso, os alunos terão oportunidade de participar de projetos de pesquisa sobre o processo de ensinar e aprender matemática, sobre o uso de tecnologias no ensino de matemática e também em projetos de pesquisa que visam um maior aprofundamento de conteúdos matemáticos ou de áreas afins.
As atividades de prática de ensino, projetos de pesquisa, ensino e extensão poderão ser atividades do Curso de Licenciatura em Matemática (professores e alunos) para oferecer oportunidades de formação continuada aos professores das escolas de Ensino Médio e Fundamental.
Os alunos devem ser motivados a utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Também deverão ser incentivados a aplicar e avaliar as diversas tecnologias e a criar metodologias de ensino-aprendizagem de matemática usando estas tecnologias. Pretende-se oferecer cursos, através de projetos de ensino e de extensão, aos alunos interessados em aumentar seu conhecimento no domínio das tecnologias existentes.
Para tentar sanar as deficiências de conteúdos de matemática do Ensino Básico dos alunos ingressantes, pretende-se oferecer cursos através de projetos de ensino/extensão. Estes também terão a finalidade de retomada dos fundamentos da Matemática que alicerçam e/ou emergem no ensino nos Níveis Básicos de Ensino, em abordagens adequadas ao ensino superior, mas que explorem, discutam e mesmo redefinam sua inserção na formação matemática de crianças, adolescentes, jovens e adultos, alunos do Ensino Fundamental, Médio ou Profissional.
- Os alunos serão requisitados para o uso freqüente da biblioteca e o desenvolvimento de pesquisas.
- Os alunos serão requisitados a fazerem leituras e a produzirem textos.
- Os alunos serão requisitados a participarem da vida das escolas.
- Os alunos serão incentivados ao uso do computador e, principalmente, de softwares de ensino de matemática.
- Em laboratório, os alunos serão requisitados a realizarem experiências individualmente ou em pequenos grupos, o que lhes permitirá obter o domínio de material didático-pedagógico e de métodos de ensino de matemática.
- Em todas as disciplinas, os professores devem ter claros os objetivos do curso e o perfil dos alunos e conseqüentemente devem dar o enfoque adequado aos assuntos ensinados, possibilitando que cada disciplina do curso seja uma peça importante na formação do licenciado em matemática.
A execução do Curso será na modalidade presencial. As disciplinas serão oferecidas no período diurno. Excepcionalmente poderão ser oferecidas disciplinas no período noturno, desde que os alunos que pretendem cursar a disciplina concordem ou a solicitem.
As disciplinas que compõe o Estágio Obrigatório deverão ser ministradas por no mínimo dois professores, de forma compartilhada e cooperativa entre professores do Departamento de Matemática e Estatística e o Departamento de Ensino. Além disso, as disciplinas: Trabalho de Campo I (ministrada em semestres ímpares) e Estágio de Matemática I (ministrada em semestres pares) terão horários idênticos para facilitar sua execução já que a segunda depende de projeto elaborado na primeira, que, dentro do possível, deverá ser executado na mesma escola onde foi realizada a disciplina de Trabalho de Campo I. O mesmo procedimento será realizado para as disciplinas Trabalho de Campo II (ministradas em semestres ímpares) e Estágio de Matemática II (ministradas em semestres pares). Também, na medida do possível, as disciplinas que compõem o grupo de Estágios Obrigatórios deverão ser ofertadas em turno diferente do turno em que as outras disciplinas do mesmo semestre serão ofertadas.
Os alunos deverão ser orientados na escolhas das Disciplinas Optativas e na realização das Atividades Complementares de modo que possam ampliar seus conhecimentos, visando desenvolver estudos mais avançados em cursos de Pós-graduação na área de Educação ou estudos mais avançados, em Matemática, visando uma pós-graduação em Matemática Pura ou Aplicada. O aluno pode incluir na sua formação um percurso curricular que lhe possibilite trabalhar também em outras áreas relacionadas ao ensino de matemática. Dentre essas áreas, podem-se citar, como exemplo, a área editorial voltada a livros didáticos ou a área de produção de softwares educacionais. O aluno pode, também, trabalhar em outros campos que envolvam a Matemática, como na área de Matemática Financeira.
A prática de ensino perpassará o currículo com disciplinas obrigatórias, disciplinas optativas, atividades complementares e de pesquisa e extensão, que permitirão a formação de um profissional comprometido com a melhoria do ensino.
Os projetos de extensão envolverão alunos em ações que beneficiarão a sociedade em que estão inseridos. Os alunos poderão propor projetos de extensão, participando assim da discussão, elaboração e avaliação dos mesmos.
A partir dos projetos de extensão e do trabalho no Curso, os alunos terão oportunidade de participar de projetos de pesquisa sobre o processo de ensinar e aprender matemática, sobre o uso de tecnologias no ensino de matemática e também em projetos de pesquisa que visam um maior aprofundamento de conteúdos matemáticos ou de áreas afins.
As atividades de prática de ensino, projetos de pesquisa, ensino e extensão poderão ser atividades do Curso de Licenciatura em Matemática (professores e alunos) para oferecer oportunidades de formação continuada aos professores das escolas de Ensino Médio e Fundamental.
Os alunos devem ser motivados a utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Também deverão ser incentivados a aplicar e avaliar as diversas tecnologias e a criar metodologias de ensino-aprendizagem de matemática usando estas tecnologias. Pretende-se oferecer cursos, através de projetos de ensino e de extensão, aos alunos interessados em aumentar seu conhecimento no domínio das tecnologias existentes.
Para tentar sanar as deficiências de conteúdos de matemática do Ensino Básico dos alunos ingressantes, pretende-se oferecer cursos através de projetos de ensino/extensão. Estes também terão a finalidade de retomada dos fundamentos da Matemática que alicerçam e/ou emergem no ensino nos Níveis Básicos de Ensino, em abordagens adequadas ao ensino superior, mas que explorem, discutam e mesmo redefinam sua inserção na formação matemática de crianças, adolescentes, jovens e adultos, alunos do Ensino Fundamental, Médio ou Profissional.
Avaliação do ensino e da aprendizagem
Para cumprir com os propósitos de uma avaliação ampla, abrangente e, ao mesmo tempo objetiva, embora complexa, entende-se que o curso deve optar por instrumentos que subsidiem uma avaliação a partir dos seguintes princípios norteadores:
Permanente: a avaliação não pode se transformar em instrumento de preocupação para o aluno, levando-o, muitas vezes, a diminuir seu rendimento devido a fatores psicológicos. Quando a avaliação é permanente, em vez de criar um constante medo, o ambiente escolar passa a ser todo valorizado. Desta forma, não há supervalorização de conteúdos ou momentos, nem ações ou palavras valem mais que outras. O aluno passa a ter mais oportunidade de mostrar seu potencial e habilidades em diferentes momentos. Nessa perspectiva, todo o trabalho realizado ao longo do processo de aprendizagem é igualmente importante.
Continuada: a avaliação deve ser capaz de verificar o desenvolvimento do processo de aprendizagem. Como tal, também só pode acontecer em forma de processo. Assim, não pode haver lacunas avaliativas, e toda a ação e manifestação do aprendiz deve fazer parte dos critérios a subsidiar uma avaliação continuada. Deverá haver um acompanhamento ao processo de estudo realizado pelo aluno, que deverá permitir aos orientadores acadêmicos e professores analisarem como cada um deles consegue acompanhar as abordagens propostas no material didático; como desenvolve as atividades propostas; como busca ampliar seus conhecimentos através das leituras propostas; se busca apoio e interlocução com seus orientadores e professores; que dificuldades ele está encontrando em seus estudos, pesquisas e em outras tarefas; como está estabelecendo relações entre o conhecimento trabalhado e sua prática como professor; enfim, como realiza seu processo de aprendizagem como um todo.
Abrangente: o professor deve levar em conta os mais diversos aspectos que compõem a formação do professor e explicitá-los em seus instrumentos de avaliação. Não pode pontuar, em nenhuma hipótese, aspectos que o aluno não saiba de antemão que estarão sendo levados em conta em seu desempenho acadêmico. A avaliação abrangente pode ser complexa, porém não pode ser somente subjetiva, pois deste aspecto à arbitrariedade o caminho é curto.
Dinâmica: o aluno não pode ser visto fora de seu contexto de vida, seja ele social, particular, escolar ou intelectual. Uma avaliação dinâmica evita que se reduza à momentos específicos, muitas vezes isolados assepticamente, a análise do domínio que o aluno tem dos conhecimentos e habilidades trabalhadas ao longo de períodos escolares.
Pedagógica: o mais importante de todo o processo avaliativo assumido é sair de mero dever burocrático e servir de instrumento de apoio para o próprio estudante para melhorar seu desempenho. Desta forma, os resultados devem retornar sempre ao aluno, não se reduzindo meramente a notas ou conceitos, mas especialmente em forma de pareceres e sugestões para que possa melhorar seu desempenho.
Critérios:
Para obter aprovação nas disciplinas que o aluno está matriculado, a nota final é obtida a partir da média aritmética de no mínimo duas avaliações, de acordo com as normas gerais da universidade, sendo considerado aprovado o aluno que obtiver média igual ou superior a 7,0 e frequência mínima de 75%.
Sugere-se que sejam realizadas recuperações parciais de conteúdo e de nota para os alunos com graus parciais inferiores a 7,0.
Médias finais inferiores a 7,0 e superiores a 3,0 permitem a realização de exame. A nota do exame é somada à média das notas anteriores e o resultado dividido por dois. Serão aprovados os alunos que obtiverem essa média final maior ou igual a 5,0.
Permanente: a avaliação não pode se transformar em instrumento de preocupação para o aluno, levando-o, muitas vezes, a diminuir seu rendimento devido a fatores psicológicos. Quando a avaliação é permanente, em vez de criar um constante medo, o ambiente escolar passa a ser todo valorizado. Desta forma, não há supervalorização de conteúdos ou momentos, nem ações ou palavras valem mais que outras. O aluno passa a ter mais oportunidade de mostrar seu potencial e habilidades em diferentes momentos. Nessa perspectiva, todo o trabalho realizado ao longo do processo de aprendizagem é igualmente importante.
Continuada: a avaliação deve ser capaz de verificar o desenvolvimento do processo de aprendizagem. Como tal, também só pode acontecer em forma de processo. Assim, não pode haver lacunas avaliativas, e toda a ação e manifestação do aprendiz deve fazer parte dos critérios a subsidiar uma avaliação continuada. Deverá haver um acompanhamento ao processo de estudo realizado pelo aluno, que deverá permitir aos orientadores acadêmicos e professores analisarem como cada um deles consegue acompanhar as abordagens propostas no material didático; como desenvolve as atividades propostas; como busca ampliar seus conhecimentos através das leituras propostas; se busca apoio e interlocução com seus orientadores e professores; que dificuldades ele está encontrando em seus estudos, pesquisas e em outras tarefas; como está estabelecendo relações entre o conhecimento trabalhado e sua prática como professor; enfim, como realiza seu processo de aprendizagem como um todo.
Abrangente: o professor deve levar em conta os mais diversos aspectos que compõem a formação do professor e explicitá-los em seus instrumentos de avaliação. Não pode pontuar, em nenhuma hipótese, aspectos que o aluno não saiba de antemão que estarão sendo levados em conta em seu desempenho acadêmico. A avaliação abrangente pode ser complexa, porém não pode ser somente subjetiva, pois deste aspecto à arbitrariedade o caminho é curto.
Dinâmica: o aluno não pode ser visto fora de seu contexto de vida, seja ele social, particular, escolar ou intelectual. Uma avaliação dinâmica evita que se reduza à momentos específicos, muitas vezes isolados assepticamente, a análise do domínio que o aluno tem dos conhecimentos e habilidades trabalhadas ao longo de períodos escolares.
Pedagógica: o mais importante de todo o processo avaliativo assumido é sair de mero dever burocrático e servir de instrumento de apoio para o próprio estudante para melhorar seu desempenho. Desta forma, os resultados devem retornar sempre ao aluno, não se reduzindo meramente a notas ou conceitos, mas especialmente em forma de pareceres e sugestões para que possa melhorar seu desempenho.
Critérios:
Para obter aprovação nas disciplinas que o aluno está matriculado, a nota final é obtida a partir da média aritmética de no mínimo duas avaliações, de acordo com as normas gerais da universidade, sendo considerado aprovado o aluno que obtiver média igual ou superior a 7,0 e frequência mínima de 75%.
Sugere-se que sejam realizadas recuperações parciais de conteúdo e de nota para os alunos com graus parciais inferiores a 7,0.
Médias finais inferiores a 7,0 e superiores a 3,0 permitem a realização de exame. A nota do exame é somada à média das notas anteriores e o resultado dividido por dois. Serão aprovados os alunos que obtiverem essa média final maior ou igual a 5,0.
Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação
O Curso está vinculado ao Instituto de Física e Matemática desta universidade, o qual dispõe de três pós- graduações a nível de mestrado:
- Pós-Graduação em Educação Matemática;
- Pós-Graduação em Física;
- Pós-Graduação em Modelagem Matemática,
- Pós-Graduação em Estudos Matemáticos
- Doutorado em Física.
Acompanhamento de Egressos
O oferecimento de cursos de pós-graduação a um significativo número de alunos egressos do curso tem permitido, em alguma medida, o acompanhamento desses sujeitos no que se refere a sua colocação no mercado de trabalho bem como aos seus estudos posteriores a conclusão da Licenciatura em Matemática. Diferentes projetos dos professores do curso também dão conta desse acompanhamento.
Matriz Curricular
1º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
11260028 | INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | Obrigatória | 4 | 60 |
11260029 | LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
11100077 | MATEMÁTICA ELEMENTAR: FUNÇÕES | Obrigatória | 4 | 60 |
11100076 | MATEMÁTICA ELEMENTAR: FUNÇÕES TRANSCENDENTAIS | Obrigatória | 4 | 60 |
11100078 | MATEMÁTICA ELEMENTAR: MEDIDA E FORMA EM GEOMETRIA | Obrigatória | 4 | 60 |
17350231 | PROFISSÃO DOCENTE | Obrigatória | 4 | 60 |
2º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
11100080 | CÁLCULO I11100077 - MATEMÁTICA ELEMENTAR: FUNÇÕES | Obrigatória | 6 | 90 |
11100079 | ESTRUTURAS LÓGICO-DEDUTIVAS | Obrigatória | 4 | 60 |
17360022 | FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
11100009 | GEOMETRIA ANALÍTICA | Obrigatória | 4 | 60 |
11260030 | LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA II11100078 - MATEMÁTICA ELEMENTAR: MEDIDA E FORMA EM GEOMETRIA | Obrigatória | 4 | 60 |
11100081 | PROGRAMAÇÃO EM SOFTWARE DE MATEMÁTICA | Obrigatória | 4 | 60 |
3º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
11100017 | ÁLGEBRA LINEAR I11100009 - GEOMETRIA ANALÍTICA | Obrigatória | 4 | 60 |
11100082 | ARITMÉTICA11100079 - ESTRUTURAS LÓGICO-DEDUTIVAS11260029 - LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
11100083 | CÁLCULO II11100080 - CÁLCULO I | Obrigatória | 4 | 60 |
17360021 | FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
11260034 | HISTÓRIA DA MATEMÁTICA I11260028 - INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | Obrigatória | 4 | 60 |
11260032 | SOFTWARE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | Obrigatória | 4 | 60 |
4º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
11100084 | CÁLCULO III11100017 - ÁLGEBRA LINEAR I11100083 - CÁLCULO II | Obrigatória | 4 | 60 |
11260031 | CURRÍCULO E ENSINO DE MATEMÁTICA | Obrigatória | 4 | 60 |
17350230 | EDUCAÇÃO BRASILEIRA: ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS (EBOPP) | Obrigatória | 4 | 60 |
11260035 | HISTÓRIA DA MATEMÁTICA II11260034 - HISTÓRIA DA MATEMÁTICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
11260033 | LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA III11100077 - MATEMÁTICA ELEMENTAR: FUNÇÕES | Obrigatória | 4 | 60 |
20000084 | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I ) | Obrigatória | 4 | 60 |
5º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
11100085 | ÁLGEBRA A11100082 - ARITMÉTICA11260033 - LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA III | Obrigatória | 4 | 60 |
11100086 | CÁLCULO IV11100084 - CÁLCULO III | Obrigatória | 4 | 60 |
11260038 | ESTÁGIO IMínimo de créditos | Obrigatória | 6 | 90 |
11100088 | GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANA11260030 - LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA II | Obrigatória | 4 | 60 |
11260036 | LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA IV11260030 - LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA II | Obrigatória | 4 | 60 |
11260037 | MATEMÁTICA SOCIOCULTURAL | Obrigatória | 4 | 60 |
6º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
11100087 | ÁLGEBRA B 11100085 - ÁLGEBRA A | Obrigatória | 4 | 60 |
11100050 | EQUAÇÕES DIFERENCIAIS11100084 - CÁLCULO III | Obrigatória | 4 | 60 |
11260039 | ESTÁGIO II11260038 - ESTÁGIO I | Obrigatória | 7 | 105 |
11090032 | FÍSICA BÁSICA I11100080 - CÁLCULO I | Obrigatória | 4 | 60 |
11100090 | GEOMETRIA EUCLIDIANA NO ESPAÇO11100088 - GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANA | Obrigatória | 4 | 60 |
11260040 | INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DA MATEMÁTICA E DO SEU ENSINO | Obrigatória | 4 | 60 |
7º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
11100014 | ANÁLISE REAL I11100079 - ESTRUTURAS LÓGICO-DEDUTIVAS11100083 - CÁLCULO II | Obrigatória | 6 | 90 |
11260041 | ESTÁGIO IIIMínimo de créditos | Obrigatória | 7 | 105 |
11090033 | FÍSICA BÁSICA II11100083 - CÁLCULO II11090032 - FÍSICA BÁSICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
11100033 | MATEMÁTICA DISCRETA A | Obrigatória | 4 | 60 |
11260042 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IMínimo de créditos | Obrigatória | 4 | 60 |
8º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
11100089 | CÁLCULO NUMÉRICO11100050 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS | Obrigatória | 4 | 60 |
11260043 | ESTÁGIO IV11260041 - ESTÁGIO III | Obrigatória | 7 | 105 |
11100026 | ESTATÍSTICA BÁSICA11100083 - CÁLCULO II | Obrigatória | 4 | 60 |
11260044 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II11260042 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I | Obrigatória | 2 | 30 |
Complementares
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
11260048 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES | Atividade complementar | 14 | 210 |
Optativas
Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres
Turmas ofertadas em 2024 / 2
Versão do Currículo: 1025
2º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11100009 - GEOMETRIA ANALÍTICAProfessor responsável pela turma: LISANDRA DE OLIVEIRA SAUER Horários
| M2 | 15 | 12 |
3º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11100017 - ÁLGEBRA LINEAR IProfessor responsável pela turma: GIOVANNI DA SILVA NUNES Horários
| M1 | 8 | 21 | ||||||
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: ALVARO LEONARDI AYALA FILHO Horários
| T1 | 15 | 42 |
4º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: ARLAN DA SILVA FERREIRA Horários
| T1 | 5 | 24 | ||||||
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: DANIEL TAVARES DA SILVA Horários
| T5 | 5 | 28 |
7º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11100014 - ANÁLISE REAL IProfessor responsável pela turma: ANDREI BOURCHTEIN Horários
| M1 | 5 | 2 | ||||||
11100014 - ANÁLISE REAL IProfessor responsável pela turma: CÍCERO NACHTIGALL Horários
| M2 | 22 | 26 |
8º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000084 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Professor responsável pela turma: FRANCIELLE CANTARELLI MARTINS Horários
| T10 | 15 | 28 |
Optativas
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000121 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS II ( LIBRAS II ) Horários
| T12 | 0 | 0 |
Versão do Currículo: 1166 (ATUAL)
1º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11100077 - MATEMÁTICA ELEMENTAR: FUNÇÕESProfessor responsável pela turma: PATRICIA DA CONCEICAO FANTINEL Horários
| T1 | 6 | 26 | ||||||
11100076 - MATEMÁTICA ELEMENTAR: FUNÇÕES TRANSCENDENTAISProfessor responsável pela turma: ANDREI BOURCHTEIN Horários
| T1 | 7 | 11 |
2º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11100080 - CÁLCULO IProfessor responsável pela turma: NEIDE PIZZOLATO ANGELO Horários
| T1 | 5 | 17 | ||||||
11100080 - CÁLCULO IProfessor responsável pela turma: MAURICIO ZAHN Horários
| T2 | 15 | 12 | ||||||
11100079 - ESTRUTURAS LÓGICO-DEDUTIVASProfessor responsável pela turma: FERNANDA KRÜGER TOMASCHEWSKI Horários
| T1 | 5 | 33 | ||||||
11100079 - ESTRUTURAS LÓGICO-DEDUTIVASProfessor responsável pela turma: ANDREA MORGADO Horários
| T2 | 15 | 12 | ||||||
11100009 - GEOMETRIA ANALÍTICAProfessor responsável pela turma: LISANDRA DE OLIVEIRA SAUER Horários
| M2 | 15 | 12 | ||||||
11260030 - LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA IIProfessor responsável pela turma: Rita de Cássia de Souza Soares Ramos Horários
| M1 | 13 | 12 | ||||||
11100081 - PROGRAMAÇÃO EM SOFTWARE DE MATEMÁTICAProfessor responsável pela turma: MAURICIO BRAGA DE PAULA Horários
| T1 | 20 | 16 |
3º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11100017 - ÁLGEBRA LINEAR IProfessor responsável pela turma: GIOVANNI DA SILVA NUNES Horários
| M1 | 8 | 21 | ||||||
11100082 - ARITMÉTICAProfessor responsável pela turma: MAURICIO ZAHN Horários
| T1 | 9 | 9 | ||||||
11100082 - ARITMÉTICAProfessor responsável pela turma: PATRICIA DA CONCEICAO FANTINEL Horários
| T2 | 7 | 20 | ||||||
11100083 - CÁLCULO IIProfessor responsável pela turma: LUCIANA CHIMENDES CABRERA Horários
| T1 | 5 | 7 | ||||||
11260034 - HISTÓRIA DA MATEMÁTICA IProfessor responsável pela turma: RAQUEL SILVEIRA DA SILVA Horários
| T1 | 8 | 22 | ||||||
11260032 - SOFTWARE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICAProfessor responsável pela turma: ANDRE LUIS ANDREJEW FERREIRA Horários
| M1 | 5 | 12 |
4º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11100084 - CÁLCULO IIIProfessor responsável pela turma: CÍCERO NACHTIGALL Horários
| T1 | 12 | 15 | ||||||
11260031 - CURRÍCULO E ENSINO DE MATEMÁTICA Professor responsável pela turma: LUANA LEAL ALVES Horários
| M1 | 11 | 17 | ||||||
11260035 - HISTÓRIA DA MATEMÁTICA IIProfessor responsável pela turma: LUANA LEAL ALVES Horários
| T1 | 8 | 9 | ||||||
11260033 - LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA IIIProfessor responsável pela turma: Rita de Cássia de Souza Soares Ramos Horários
| M1 | 12 | 14 | ||||||
20000084 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Professor responsável pela turma: FRANCIELLE CANTARELLI MARTINS Horários
| T10 | 15 | 28 |
5º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11100085 - ÁLGEBRA AProfessor responsável pela turma: FERNANDA KRÜGER TOMASCHEWSKI Horários
| T1 | 5 | 8 | ||||||
11100086 - CÁLCULO IVProfessor responsável pela turma: CLAUDIO ZEN PETERSEN Horários
| T1 | 5 | 3 | ||||||
11100086 - CÁLCULO IVProfessor responsável pela turma: GIOVANNI DA SILVA NUNES Horários
| T2 | 13 | 15 | ||||||
11260037 - MATEMÁTICA SOCIOCULTURALProfessor responsável pela turma: DIOGO FRANCO RIOS Professor Regente: DANIELA STEVANIN HOFFMANN Horários
| M15 | 2 | 10 |
6º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11100087 - ÁLGEBRA B Professor responsável pela turma: SABRINA BOBSIN SALAZAR Horários
| T1 | 8 | 3 | ||||||
11100087 - ÁLGEBRA B Professor responsável pela turma: LUCIANA CHIMENDES CABRERA Horários
| T2 | 5 | 18 | ||||||
11100050 - EQUAÇÕES DIFERENCIAISProfessor responsável pela turma: ALEXANDRE SACCO DE ATHAYDE Horários
| T1 | 8 | 16 | ||||||
11100050 - EQUAÇÕES DIFERENCIAISProfessor responsável pela turma: DANIELA BUSKE Horários
| T3 | 5 | 42 | ||||||
11260039 - ESTÁGIO IIProfessor responsável pela turma: CARLA DENIZE OTT FELCHER Professor Regente: ROZANE DA SILVEIRA ALVES | M1 | 8 | 14 | ||||||
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: ALVARO LEONARDI AYALA FILHO Horários
| T1 | 15 | 42 | ||||||
11100090 - GEOMETRIA EUCLIDIANA NO ESPAÇOProfessor responsável pela turma: LISANDRA DE OLIVEIRA SAUER Horários
| T1 | 5 | 7 | ||||||
11100090 - GEOMETRIA EUCLIDIANA NO ESPAÇOProfessor responsável pela turma: LISANDRA DE OLIVEIRA SAUER Horários
| T2 | 8 | 6 | ||||||
11260040 - INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DA MATEMÁTICA E DO SEU ENSINOProfessor responsável pela turma: DANIELA STEVANIN HOFFMANN Horários
| T1 | 10 | 7 |
7º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11100014 - ANÁLISE REAL IProfessor responsável pela turma: ANDREI BOURCHTEIN Horários
| M1 | 5 | 2 | ||||||
11100014 - ANÁLISE REAL IProfessor responsável pela turma: CÍCERO NACHTIGALL Horários
| M2 | 22 | 26 | ||||||
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: ARLAN DA SILVA FERREIRA Horários
| T1 | 5 | 24 | ||||||
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: DANIEL TAVARES DA SILVA Horários
| T5 | 5 | 28 | ||||||
11260042 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IProfessor responsável pela turma: ROZANE DA SILVEIRA ALVES Professor Regente: DENISE NASCIMENTO SILVEIRA Horários
| T1 | 2 | 3 |
8º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11100089 - CÁLCULO NUMÉRICOProfessor responsável pela turma: MAURICIO BRAGA DE PAULA Horários
| T1 | 3 | 6 | ||||||
11100089 - CÁLCULO NUMÉRICOProfessor responsável pela turma: REGIS SPEROTTO DE QUADROS Horários
| T2 | 5 | 2 | ||||||
11260043 - ESTÁGIO IVProfessor responsável pela turma: DENISE NASCIMENTO SILVEIRA | M1 | 1 | 2 | ||||||
11100026 - ESTATÍSTICA BÁSICAProfessor responsável pela turma: ANA RITA DE ASSUMPCAO MAZZINI Horários
| T3 | 8 | 26 | ||||||
11100026 - ESTATÍSTICA BÁSICAProfessor responsável pela turma: ANA RITA DE ASSUMPCAO MAZZINI Horários
| T4 | 2 | 28 | ||||||
11100026 - ESTATÍSTICA BÁSICAProfessor responsável pela turma: POLLYANE VIEIRA DA SILVA Horários
| T6 | 3 | 26 | ||||||
11260044 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IIProfessor responsável pela turma: DENISE NASCIMENTO SILVEIRA Horários
| T1 | 6 | 8 |
Optativas
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11100093 - GEOMETRIA DIFERENCIALProfessor responsável pela turma: GIOVANNI DA SILVA NUNES Horários
| T1 | 10 | 5 | ||||||
20000121 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS II ( LIBRAS II ) Horários
| T12 | 0 | 0 |
Alunos Matriculados
Nome | Ano de ingresso | Semestre de ingresso |
---|---|---|
THAIS MOREIRA DA SILVA DE MEDEIROS | 2024 | 2 |
DANIELA CABANA HENDLER | 2024 | 1 |
DANIELA ROCHA INOKI | 2024 | 1 |
DEBORA XAVIER DA SILVA | 2024 | 1 |
GEZIEL PACHECO DE MEDEIROS | 2024 | 1 |
JESSICA RUBIRA DA SILVA | 2024 | 1 |
RAFAEL ROSSLER RECH | 2024 | 1 |
RAPHAEL RAMOS DOS SANTOS | 2024 | 1 |
SARAH BATISTA OLIVEIRA | 2024 | 1 |
VALENTINA HEPP SILVA DE QUADROS | 2024 | 1 |
VITOR HUGO ANTUNES DAS NEVES | 2024 | 1 |
WILLIAM BRUM DOS SANTOS | 2024 | 1 |
Daniele Nascimento Cavalheiro | 2023 | 2 |
JOÃO VITOR DIAS CAMPANI | 2023 | 2 |
BRENDA RICARDO DA FONSECA | 2023 | 1 |
CAROLINA ESTEVES DOS SANTOS | 2023 | 1 |
DIONATAN GARCIA SIQUEIRA DA SILVA | 2023 | 1 |
ESTEFANIA CANEZ MIELKE | 2023 | 1 |
JOAO VITOR RADDATZ TIMM | 2023 | 1 |
José Fernando Ugoski Silveira | 2023 | 1 |
KATHLYN ALVES COSTA | 2023 | 1 |
Leandro Ewald Treptow Adam | 2023 | 1 |
CYNTIA BORGES SPERLING | 2022 | 2 |
TIAGO SOARES CORREA | 2022 | 2 |
DANIELLE BARTZ SODRE | 2022 | 1 |
Ellen Shaiane Treichel Muller | 2022 | 1 |
ESTEFANI RODEGHIERO ALDRIGHI | 2022 | 1 |
JEAN CARLOS RAMOS PORTO | 2022 | 1 |
LAUANDA DA SILVA FURTADO | 2022 | 1 |
LUANA DE VARGAS CAVALHEIRO | 2022 | 1 |
MARIA HELENA LOPES AFONSO | 2022 | 1 |
OTAVIO TREICHA DUARTE | 2022 | 1 |
VICTOR CEZAR DIAS RECONDO | 2022 | 1 |
ALEXANDRE OLIVEIRA JORGE | 2021 | 1 |
CAIO LEANDRO COSTA DA SILVA | 2021 | 1 |
FELIPE GONCALVES DE SOUZA | 2021 | 1 |
HELENA DUARTE VILELA | 2021 | 1 |
GUSTAVO WEIRICH CORREA | 2020 | 1 |
LETICIA BARROS DIAS SOARES | 2020 | 1 |
RODRIGO OLIVEIRA MOREIRA | 2020 | 1 |
SUELEN VIEIRA DA ROSA | 2020 | 1 |
Natalia Alencar da Silva Macedo | 2019 | 2 |
BETANIA DOMINGUES FURTADO | 2019 | 1 |
LUCAS PORTO MARTINS | 2019 | 1 |
WILLIAM ANDRADE MARTINEZ | 2019 | 1 |
CRISTIAN TORRES AMARAL | 2018 | 1 |
LARA DILELIO ALVES | 2018 | 1 |
MARILIA KASTER PORTELINHA | 2018 | 1 |
FELIPE MATHEUS MENDES BARBOSA | 2017 | 1 |
Alunos Egressos
Nome | Ano de ingresso | Ano de conclusão |
---|---|---|
ADRIANA DA SILVA BASILIO | 1993 | 1996 |
CLAUDIA ANTUNES DUARTE | 1993 | 1996 |
CLAUDIO OTT | 1992 | 1996 |
DANIELA NEITZEL BIERHALS | 1993 | 1996 |
EDEVONIR SANTOS | 1992 | 1996 |
ELIANA RIBEIRO PIMENTEL | 1993 | 1996 |
ESTER VELLAR KRAUSE | 1992 | 1996 |
FABRICIA RABASSA BRAHM | 1992 | 1996 |
HENRIQUE KOSBY CORREA | 1992 | 1996 |
KARLA GIUSTI DE BELLI | 1993 | 1996 |
MARA GEOVANE NEUTZLING | 1992 | 1996 |
MARIZA SILVA DA COSTA | 1992 | 1996 |
ROSANA DA SILVEIRA MANETTI | 1992 | 1996 |
VALQUIRIA THIEL KICKHOFEL | 1993 | 1996 |
ADRIANA DA COSTA SCHEER | 1994 | 1997 |
CARMEM ALICE ZIEBEL WEBER | 1993 | 1997 |
ELISANGELA FOUCHY SCHONS | 1994 | 1997 |
ELIZABETE KONRADT PERES | 1993 | 1997 |
IARA CRISTINA BAZAN DA ROCHA | 1993 | 1997 |
IVANI BIERHALS HARTER | 1994 | 1997 |
JOSE CARLOS DITTGEN MIRITZ | 1992 | 1997 |
KARLIUZA FONSECA BITENCOURT | 1994 | 1997 |
OZELIA GUILHERME TEIXEIRA | 1994 | 1997 |
PAULINO DONATO AMARAL IGANSI | 1993 | 1997 |
ROSEANE NUNES GARCIA | 1994 | 1997 |
SIMONE ANDRE DA COSTA | 1994 | 1997 |
SIMONE COSTA DA CUNHA | 1993 | 1997 |
ADRIANE RODRIGUES COITINHO | 1992 | 1998 |
ANDRÉA RUBIRA DOS SANTOS | 1994 | 1998 |
CHRISTIANE GOMES SANTOS | 1992 | 1998 |
CRISTINE STURBELLE OLEIRO | 1992 | 1998 |
DEBORA MULLER OLIVEIRA | 1996 | 1998 |
ELISABETE ROSANGELA M. TUCHTENHAGEN | 1995 | 1998 |
ENIRA GUTERRES DE FREITAS SCHWANZ | 1996 | 1998 |
GIOVANNI FUCULO MACHADO | 1992 | 1998 |
ISABEL CRISTINA DUARTE DOS SANTOS | 1995 | 1998 |
LUIZ EDUARDO SILVEIRA DE AZEVEDO | 1992 | 1998 |
QUELEN CRISTIANE DA CUNHA GARCIA | 1995 | 1998 |
RUI CESAR DE AVILA VILELA | 1993 | 1998 |
SIMONE DA SILVA BASTOS | 1995 | 1998 |
SIMONE DE AVILA VILELA | 1994 | 1998 |
ALESSANDRA FERNANDES LEITE | 1996 | 1999 |
ANDREIA BRAGA DE OLIVEIRA | 1996 | 1999 |
CARLA REJANE FICK PINZ | 1996 | 1999 |
CATIA ANGELO VOIGT | 1995 | 1999 |
CRISTINA LOPES FERREIRA | 1996 | 1999 |
DANIELA NUNES SCHIMMELPFENNING | 1995 | 1999 |
DANIEL DA SILVA ACOSTA | 1996 | 1999 |
DILSON FERREIRA RIBEIRO | 1995 | 1999 |
JULIO JORGE SINOTT DA SILVA | 1996 | 1999 |
LETICIA BUTTOW MILECH | 1996 | 1999 |
LUCIANE GOVEIA RODEGHIERO | 1995 | 1999 |
LUCIANO SCHIAVON STONE | 1995 | 1999 |
MARANLAINI PATRICIA A. SCHEMMFELNNIG | 1996 | 1999 |
MARCIA ELAINE BENDER | 1995 | 1999 |
MARCOS LUCIANO BAST CRUZ | 1995 | 1999 |
MARTA COSTA GARCIA | 1994 | 1999 |
PATRICIA PEDROSO MORAES | 1994 | 1999 |
ROSA HELENA BRANCAO CHAVES | 1996 | 1999 |
SERGIO LUIS GORIS DE OLIVEIRA | 1994 | 1999 |
SILVIA PRIETSCH WENDT | 1996 | 1999 |
SIMONE OLIVEIRA MELO | 1996 | 1999 |
VALERIA DAS NEVES VIEIRA | 1996 | 1999 |
VALERIA MACEDO CARDOSO | 1996 | 1999 |
VANDERLICE DA PORCIUNCULA MACIEL | 1996 | 1999 |
VERA LUCIA GEISS DOS REIS | 1996 | 1999 |
ANA PAULA SOARES SACRAMENTO | 1995 | 2000 |
ANDREA ALVES DA SILVEIRA | 1997 | 2000 |
CARMEN IVETTE SCHOLL | 1997 | 2000 |
CRISTINA CENTENO DA SILVA | 1997 | 2000 |
FABIANE VALENTE HARTER | 1997 | 2000 |
MARCELO PAULA DE CASTRO | 1997 | 2000 |
MARCO ANTÔNIO NUNES LOURO | 1995 | 2000 |
MARLENE BRUM GUAZINA | 1995 | 2000 |
MAURICIO ZAHN | 1997 | 2000 |
NEUSA MARIA CADAVAL FERREIRA | 1992 | 2000 |
VAGNER EUZEBIO BASTOS | 1996 | 2000 |
ANA LUCIA LOURO DE MELO | 1997 | 2001 |
ANA PAULA COSTA BARCELOS | 1998 | 2001 |
CARLOS ALFREDO BARCELLOS BELLINASO | 1994 | 2001 |
CECILIA ALAYDE MEDEIROS MANO | 1996 | 2001 |
ELISMAR DA ROSA OLIVEIRA | 1997 | 2001 |
ELIZANGELA VARGAS BITENCOURT | 1997 | 2001 |
ETIENE DE AZEVEDO PERLEBERG | 1996 | 2001 |
FABIANO MORAES DOS SANTOS | 1998 | 2001 |
JAFÉ ELIASIBE VIEIRA | 1998 | 2001 |
JANAINA DA SILVA ZSCHORNACK | 1997 | 2001 |
LUCIANO DE SOUZA VIEIRA | 1997 | 2001 |
MARISTEL CARRILHO DA ROCHA | 1997 | 2001 |
MAURA CRISTINA RICKES DOS SANTOS | 1998 | 2001 |
MICHELE FRANZ DA SILVA | 1997 | 2001 |
PATRÍCIA DE OLIVEIRA PARENTE | 1998 | 2001 |
PAULA PERCEU DE SIQUEIRA | 1996 | 2001 |
RAFAEL MONTOITO TEIXEIRA | 1998 | 2001 |
ROBERTO MAURICIO BOKOWSKI SOBRINHO | 1998 | 2001 |
ROSIMERI LOPES CORRÊA | 1994 | 2001 |
SIMONE BASSI MACHADO | 1998 | 2001 |
TEDIA MARIZA ZENKER COLOMBY | 1995 | 2001 |
ANA PAULA FERREIRA | 1999 | 2002 |
CARLOS FERNANDO DA SILVA SCHUCH | 1998 | 2002 |
CATIA SIMONE CRISPA PEREIRA | 1996 | 2002 |
CÍCERO NACHTIGALL | 1999 | 2002 |
CRISTINA VOSS WEEGE | 1999 | 2002 |
FABIANE RODRIGUES VIANA | 1999 | 2002 |
FRANCISCO CARLOS ASCONAVIETA DA SILVA | 1996 | 2002 |
GEANI BEATRIZ TESSMANN RUSCH | 1999 | 2002 |
ISABEL CASTRO BONOW | 1998 | 2002 |
JOSIE MORAES MOTA | 1999 | 2002 |
LETÍCIA NEUMANN MARON | 1997 | 2002 |
LUCAS VANINI | 1999 | 2002 |
MÁRCIA MASKE BÖHM | 1999 | 2002 |
MARIA DA GRACA TEIXEIRA PERACA | 1999 | 2002 |
NADIA REGINA BARCELOS MARTINS | 1999 | 2002 |
RITA CATERINE DUARTE CORDEIRO | 1996 | 2002 |
ROGERIO SACRAMENTO BURKERT | 1999 | 2002 |
SÍLVIA RAQUEL ISLABÃO DA SILVEIRA | 1998 | 2002 |
CARLA ROSANE CARRET MACHADO | 1998 | 2003 |
CLEBER VAZ GARCIA | 2000 | 2003 |
ERICA MIRANDA RUTZ | 1999 | 2003 |
FABIANO GARCEZ DOS SANTOS | 1999 | 2003 |
IVAN BRITTO BARRETO | 2000 | 2003 |
LIANE BEATRIZ BEHLING | 2000 | 2003 |
LUCIANA AVILA DE SOUZA | 2000 | 2003 |
LUCILENE SILVEIRA BARBOSA | 2000 | 2003 |
LUÍS ROGÉRIO WAISS DIAS | 1998 | 2003 |
PAULO ROBERTO MARTINS BERNDT | 2000 | 2003 |
SELDOMAR JESKE EHLERT | 2000 | 2003 |
SIMONE CARDOSO DE OLIVEIRA | 2000 | 2003 |
SINÁRA MARTINS NUNES | 1998 | 2003 |
ADRIANA NEUMANN DE OLIVEIRA | 2001 | 2004 |
BIANCA HERREIRA CAPILHEIRA | 2001 | 2004 |
DIANA SCHEIN BARTZ | 2001 | 2004 |
ALINE DUMMER | 2002 | 2005 |
ANA CRISTINA SPECHT SIMONI | 2002 | 2005 |
ANA MARIA SIMÕES NETTO COSTA | 2001 | 2005 |
BETÂNIA LOPES BALLADARES | 2000 | 2005 |
CARLA TATIANE UHLMANN BACK | 2000 | 2005 |
CHERON SILVEIRA NEVES | 2002 | 2005 |
CLARISSA ALVES PEREIRA | 2001 | 2005 |
CRISTIANO PERES OLIVEIRA | 1997 | 2005 |
ELIEZER ANDRE VELLAR | 2001 | 2005 |
ELIZÂNGELA TAVARES NUNES | 2001 | 2005 |
FERNANDA BICHET LINK | 2002 | 2005 |
IVAN FABRÍCIO BRAUM EINHARDT | 2001 | 2005 |
JANETE VIEGAS VIEIRA | 2000 | 2005 |
JOSEANE DA SILVA PORTO | 2002 | 2005 |
LETÍCIA DE AVILA HÖNNICKE | 2003 | 2005 |
LETÍCIA RODRIGUES COSTA | 2002 | 2005 |
LILIANA HARTWIG MULLER | 2002 | 2005 |
LILIAN BASILIO VARGAS | 2001 | 2005 |
LISANDRA DUARTE LANGE | 2000 | 2005 |
MAGDA REJANE DE ALMEIDA ALVES | 1997 | 2005 |
MAGDA SIEVERT | 2000 | 2005 |
MÁRCIA DA SILVA DUARTE | 2001 | 2005 |
NÁRA ELIZA ANDREINE MARCOWICH PISKE | 1998 | 2005 |
REGINALDO FABIANO DA SILVA AFONSO | 2002 | 2005 |
RENATA DE LIMA PERES | 2001 | 2005 |
ROSA ELENA GONCALVES BILHARVA | 2002 | 2005 |
SAMANTA SANTOS DA VARA VANINI | 2001 | 2005 |
SHEILA TATIANE STUDZINSKI IRIGON | 2002 | 2005 |
SILVANA LETICIA PIRES IAHNKE | 2000 | 2005 |
Thais Philipsen Grutzmann | 2002 | 2005 |
TIAGO DA SILVA GONCALVES | 2002 | 2005 |
VANESSA MATTOSO CARDOSO | 2002 | 2005 |
ALEXANDRE MORAIS BERNART | 2000 | 2006 |
ANA CAROLINA OLIVEIRA NOGUEIRA | 2005 | 2006 |
ANA ELISA DE SOUZA | 2003 | 2006 |
CHARLENE PIMENTA PORTO | 2003 | 2006 |
CÍNTIA SCHLEICH NACHTIGALL | 2003 | 2006 |
EBERSON LUIS DE SOUZA MORAES | 2003 | 2006 |
JANAINA BRANDÃO RICKES | 2001 | 2006 |
LÚCIA ANDRÉIA DE SOUZA ROCHA | 2001 | 2006 |
LUPI SCHEER DOS SANTOS | 2003 | 2006 |
MARCELE ROJAHN | 2003 | 2006 |
MARIA ANGÉLICA LUCAS LESSA | 2000 | 2006 |
NORIS ROMANO KRAUSE | 2003 | 2006 |
PÂMELA DOLESKI WINKEL | 2003 | 2006 |
PRISCILA OREQUES ROSINHA | 2001 | 2006 |
RÚBIA FABIANE DA SILVA FERREIRA | 2003 | 2006 |
SUZEL MAGALI BARTELLT DE SÁ | 2001 | 2006 |
ALINE ANDRADE NUNES | 2004 | 2007 |
ANNANDA DILÉIA JABLONSKI | 2004 | 2007 |
ARUANA DA ROSA SEDRES | 2004 | 2007 |
CARLA INÊS RABUSCKE | 2004 | 2007 |
EVELINE ESPINELI CRIZEL | 2003 | 2007 |
GABRIELA PEREIRA DE PEREIRA | 2004 | 2007 |
GABRIELE GRANADA VELEDA | 2004 | 2007 |
GABRIEL MONTEBLANCO LEAL | 2002 | 2007 |
JOAO CARLOS ROEDEL HIRDES | 2004 | 2007 |
JOEL MARTINS RODRIGUES | 2003 | 2007 |
LETÍCIA DE QUEIROZ MAFFEI | 2004 | 2007 |
LETÍCIAN DE MORAES CARVALHO | 2001 | 2007 |
LUCIANA DE MATOS DOS SANTOS | 1999 | 2007 |
MATEUS DAS NEVES GOMES | 2004 | 2007 |
PAULO MOACIR GALEÃO DA ROSA JÚNIOR | 2002 | 2007 |
RAQUEL MARTINS ARAUJO | 2002 | 2007 |
ROBERTA DE LIMA CORRÊA | 2004 | 2007 |
THIAGO DA SILVA E SILVA | 2004 | 2007 |
VANIA CARLA ANTUNES LOUREIRO | 2003 | 2007 |
ALINE SANTOS DE ARAÚJO | 2005 | 2008 |
CAREN BOSENBECKER GRELLERT | 2004 | 2008 |
CARLA KRÜGER | 2005 | 2008 |
CATIA ANDREA CAMPELO ARAUJO | 1999 | 2008 |
CRISTIANE DOS SANTOS SILVEIRA | 2005 | 2008 |
DANUBIA DE ARAUJO MACHADO | 2005 | 2008 |
DARLÉIA WULFF STORCH | 2003 | 2008 |
EDI MÜLLER DOS SANTOS | 2001 | 2008 |
ELISA BENDER COSWIG | 2005 | 2008 |
IURI BARCELOS PEREIRA ROCHA | 2005 | 2008 |
JANAINA KRÜGER BARTELS | 2002 | 2008 |
JOCIANE CORREA FONSECA | 2005 | 2008 |
JULIANA COUTINHO GUEDES | 2001 | 2008 |
LILIAN MACKEDANZ SCHULZ | 2005 | 2008 |
LISANDRA BUBOLZ VIEIRA | 2005 | 2008 |
LISIANE JAQUES RODRIGUES SCHERWENSKE | 2005 | 2008 |
LUIZ RENATO GODINHO | 2001 | 2008 |
NESLEI NOGUEZ NOGUEIRA | 2005 | 2008 |
PATRICIA SANTOS FURTADO DE MENDONÇA | 2001 | 2008 |
TATIANE DOS SANTOS MACÊDO | 2003 | 2008 |
ADRIANI MELLO FÉLIX | 2006 | 2009 |
DENISE FRANÇA DE ALMEIDA | 2003 | 2009 |
FERNANDA KRÜGER TOMASCHEWSKI | 2006 | 2009 |
ISMAEL BATISTA MAIDANA SILVESTRE | 2005 | 2009 |
JOICE DAIANE BURGERT DUARTE | 2003 | 2009 |
MÁRCIA TORCHELSEN CASARIN | 2001 | 2009 |
NATHALIA DA ROSA LOPES | 2006 | 2009 |
ROSANA DOS SANTOS | 2006 | 2009 |
THAISE THUROW SCHAUN | 2006 | 2009 |
VINICIUS CARVALHO BECK | 2006 | 2009 |
AMANDA PRANKE | 2007 | 2010 |
CAMILA KROLOW RETZLAFF | 2006 | 2010 |
DANIELA RENATA JACOBSEN | 2006 | 2010 |
GABRIELA IVEN HELING | 2007 | 2010 |
GABRIELE MACHADO | 2006 | 2010 |
GUILHERME JAHNECKE WEYMAR | 2007 | 2010 |
ÍGOR DA CUNHA FURTADO | 2007 | 2010 |
JORGE LUÍS BRAGA RIBES | 2006 | 2010 |
JULIANA BATISTA PEREIRA | 2006 | 2010 |
KÁTIA MARTINS ROCHA | 2007 | 2010 |
KAUÊ DA ROSA CARDOSO | 2007 | 2010 |
LUIS FELIPE KIESOW DE MACEDO | 2006 | 2010 |
MARCELO SANTOS DA SILVA | 2006 | 2010 |
MAUREN SILVA DOS SANTOS | 1995 | 2010 |
RICARDO LEITE DOS SANTOS | 2006 | 2010 |
STEPHANIE LOI BRIÃO | 2006 | 2010 |
ANALECIA DOMINGUES MACIEL | 2007 | 2011 |
BÁRBARA PADILHA HAX | 2007 | 2011 |
CRISTIANE SCHWARTZ VENZKE | 2008 | 2011 |
GABRIELA GIMENES PEREIRA | 2008 | 2011 |
GABRIELLE SALLER NÖRNBERG | 2008 | 2011 |
GILSE DUARTE MOTA | 2005 | 2011 |
GLAUCIA POTENZA SOARES | 2006 | 2011 |
IZABEL MORAES CALDEIRA | 2008 | 2011 |
JOSIANE PEREIRA DE MORAES | 2006 | 2011 |
LILIANE DAS NEVES BOTELHO | 2004 | 2011 |
MARCIA LICHTNOW NICKEL | 2007 | 2011 |
RENATA ENGRACIO DE OLIVEIRA | 2008 | 2011 |
TATIANE DO AMARAL ORTIZ | 2006 | 2011 |
FERNANDA FELIX GARCIA | 2008 | 2012 |
KELLY LOPES GRIEBLER DA SILVA | 2007 | 2012 |
LUCAS DE SOUZA BARBOSA | 2009 | 2012 |
ROSMAIDI ANDRÉIA DIRINGS | 2007 | 2012 |
THIAGO TAVARES BORCHARDT | 2007 | 2012 |
ADRIANA LUCHE ATHAIDE DA SILVA | 2008 | 2013 |
ELICIANA SIAS ALDRIGHI | 2009 | 2013 |
Iaslei Castro Ferrão | 2011 | 2013 |
ÍNGRID DA ROSA MATHIAS | 2011 | 2013 |
KARINE RUI | 2010 | 2013 |
LARRI SILVEIRA PEREIRA | 2010 | 2013 |
LÉIA LIZIANE GARCIA SCHWANZ | 2008 | 2013 |
LEONARDO DUARTE SILVA | 2010 | 2013 |
BRUNA DA SILVA LEITZKE | 2010 | 2014 |
BRUNA DE FARIAS XAVIER | 2010 | 2014 |
ANA PAULA PEIL LUDWIG | 2011 | 2015 |
CRISTIANE WROBLEWSKI | 2012 | 2015 |
EDUARDO VARGAS PEREIRA | 2014 | 2015 |
FRANCINE FERNANDES ARAUJO | 2011 | 2015 |
JÉSSICA CAMILA SALDIVIA BUENO | 2014 | 2015 |
JONATHAN BRUM LAUZ | 2012 | 2015 |
LAURA LEAL MOREIRA | 2011 | 2015 |
LUCAS SOARES PRIEBE | 2012 | 2015 |
MICHELE GIEHL DE OLIVEIRA | 2010 | 2015 |
MICHEL HALLAL MARQUES | 2013 | 2015 |
NATÁLIA SCHMIELE SCHMECHEL | 2014 | 2015 |
RAMAIRA JACIRA FAGUNDES RAMOS | 2011 | 2015 |
SAMARA MELO GAI | 2011 | 2015 |
VANUSA MOREIRA DYLEWSKI | 2012 | 2015 |
WELLINGTON SIQUEIRA BARROS | 2010 | 2015 |
AMANDA MALLÜE FERREIRA | 2012 | 2016 |
ANA PAULA MADEIRA VIEIRA | 2009 | 2016 |
ANDREZA KARAM FERREIRA | 2012 | 2016 |
CHRISTIAN MICHEL DA CUNHA GARCIA | 2013 | 2016 |
CHRISTIAN RÓGER VILELA PIEPER | 2012 | 2016 |
JARDEL MOREIRA DYLEWSKI | 2013 | 2016 |
LIDIANE MACIEL PEREIRA | 2012 | 2016 |
LUANA LEAL ALVES | 2012 | 2016 |
MAKELE VERÔNICA HEIDT | 2013 | 2016 |
MARCIA ESTELA ARGUELLES LUPI | 2014 | 2016 |
MÉLANY SILVA DOS SANTOS | 2013 | 2016 |
VERONICA DE ALMEIDA CHAVES | 2012 | 2016 |
JULIANA BOANOVA SOUZA | 2013 | 2017 |
LARISSA NUNES MEIRELLES DA LUZ | 2014 | 2017 |
LETICIA KLEIN PARNOFF | 2013 | 2017 |
GESIÉLE SANTOS DA ROSA | 2014 | 2018 |
JAÍNE PROTZEN CASSAIS | 2014 | 2018 |
LUCAS VIDARTE HERGER | 2011 | 2018 |
MARCIANO GASPARETO CASANOVA | 2014 | 2018 |
NATÁLIA BARROS SCHAUN | 2015 | 2018 |
PATRÍCIA CASARIN PEIL | 2013 | 2018 |
ROSELAINE MARIA TRENS | 2011 | 2018 |
ANDRÉIA SELL QUANDT | 2014 | 2019 |
CARLOS AUGUSTO PELUFO JURGINA | 2015 | 2019 |
DOUGLAS WENDLER DE ANDRADE | 2016 | 2019 |
GREGORY SCHUMACHER SOARES | 2016 | 2019 |
JONATHAN RIBEIRO DA COSTA | 2016 | 2019 |
LARISSA TESTOLIN SCHMIESCKI DOS SANTOS | 2016 | 2019 |
MÁRCIO FOUCHY DOMINGUES | 2015 | 2019 |
PIERRE TEIXEIRA DA SILVA | 2014 | 2019 |
RAFAEL TORRES TEIXEIRA | 2016 | 2019 |
TAVANA IVEN HARTWIG | 2014 | 2019 |
BETINA RÖMER VÖLZ | 2017 | 2020 |
CARINA NEITZKE IVEN | 2017 | 2020 |
GUSTAVO BRAZ KURZ | 2018 | 2020 |
HELOISA TAVARES DA SILVEIRA SCHRAMM | 2017 | 2020 |
HENRIQUE DAVID CAMPELO | 2017 | 2020 |
LUANA DE OLIVEIRA KURZ | 2017 | 2020 |
PAULA ANDRIELLE AMARAL DA COSTA | 2017 | 2020 |
ANDRÉ RICKES | 2018 | 2021 |
CAMILA EHLERT LINDEMANN | 2018 | 2021 |
DOUGLAS MACHADO DA SILVA | 2017 | 2021 |
FABIANO COSTA D'AVILA | 2017 | 2021 |
FRANCISCO DIAS FRANCO | 2017 | 2021 |
FREDERICO DA ROSA BLANK | 2016 | 2021 |
JOSIANE KONRADT | 2018 | 2021 |
LETÍCIA ALTENBURG STALLBAUM | 2018 | 2021 |
MATEUS ARGUELHO DA CUNHA | 2018 | 2021 |
NATÁLIA VIEGAS RODRIGUES | 2017 | 2021 |
TAMIRES FONSECA DE ALMEIDA | 2018 | 2021 |
VILIAM CARDOSO DA SILVEIRA | 2018 | 2021 |
ANA MARIA BERSCH DOMINGUES | 2018 | 2022 |
AQUILES ALMEIDA RIBEIRO | 2018 | 2022 |
GUILHERME LUBKE QUEVEDO | 2019 | 2022 |
IAGO HENRIQUE TEIXEIRA MARCOLINO | 2017 | 2022 |
JÉSSICA GARCIA FUHRMANN | 2016 | 2022 |
KATHERIN CRISTINA BLÖDORN HIRDES | 2017 | 2022 |
LÊDA MARIA DE ASSIS DA SILVA | 2018 | 2022 |
MARIANA DA ROCHA MANKE | 2014 | 2022 |
RENATA KONRADT GÜTHS | 2017 | 2022 |
ALISSON TONIN | 2019 | 2023 |
BRUNA VINHOLES LOPES | 2018 | 2023 |
GLEISSON COUTO DE OLIVEIRA | 2018 | 2023 |
ANDRIELI EBLING FANKA DA CUNHA | 2019 | 2024 |
CAROLINE RODRIGUES SOARES | 2021 | 2024 |
GEILSON DE ALMEIDA SOARES | 2019 | 2024 |
JOICE BEATRIZ DA ROCHA VENZKE | 2022 | 2024 |
(*) Conceitos de curso:
(**) Formas de ingresso:
AC | Ampla concorrência |
LB_EP | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PCD | Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_EP | Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PCD | Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
VR | Vaga reservada |
AC | Ampla concorrência |
L01 | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L02 | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L05 | Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L06 | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L09 | Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L10 | Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012) |
L13 | Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L14 | Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
AC | Ampla concorrência |
LB_EP | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PCD | Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_EP | Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PCD | Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
Localização e contatos
- Campus Universitário, s/n° sala 335 - prédio 05
96010-900 Capão do Leão, Rio Grande do Sul - Horário de Atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h; das 13h às 17h - (53) 3275-7375
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