Nome da Atividade
ESTÁGIO DO ENSINO MÉDIO I
CÓDIGO
11260066
Carga Horária
105 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
7
CRÉDITOS
7
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
2

Ementa

Discussões da docência com a Matemática no Ensino Médio. Trata de conhecer, acompanhar e colaborar com as rotinas escolares (pesquisas sobre temas matemáticos e os processos de ensino; planejamento de aulas e outras atividades direcionadas à sala de aula) dos professores de Matemática do Ensino Médio. Produção e vivência de uma ação de extensão, vinculada ao Programa de integralização da Extensão dos cursos de Graduação do IFM (421).

Objetivos

Objetivo Geral:

Discutir, compreender e colaborar com as rotinas escolares envolvendo a docência compartilhada com a Matemática do Ensino Médio.
● Conhecer, observar e colaborar com as rotinas escolares dos professores de Matemática do Ensino Médio;
● Planejar ações matemáticas para o Ensino Médio;
● Compartilhar aulas com um professor de Matemática do Ensino Médio;
● Vivenciar práticas pedagógicas com o ensino da Matemática;
● Refletir, analisar e registrar as ações desenvolvidas com a Matemática do Ensino Médio.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FAINGUELERNT, Estela Kaufman. Matemática práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre Penso [Livro eletrônico].
  • MILANI, Raquel. “Sim, Eu Ouvi o que Eles Disseram”: o Diálogo como Movimento de Ir até Onde o Outro Está. Bolema: Boletim de Educação Matemática [online]. 2017, v. 31, n. 57, pp. 35-52. Disponível em: . ISSN 1980-4415.
  • COSTA, M. dos S., Ericeira, T. B., & Nunes, C. B. (2021). O currículo de Matemática do Ensino Médio sob a luz da BNCC: reflexões acerca das competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos. Pesquisa E Debate Em Educação, 11(1), 1–19, e31896. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31896

Bibliografia Complementar:

  • BIANCHI, Anna Cecilia de Moraes. Orientação para estágio em licenciatura. São Paulo Cengage Learning [Livro eletrônico].
  • NACARATO, Adair Mendes. Escritas e leituras na Educação Matemática. São Paulo: Autêntica. [Livro eletrônico].
  • NÖRNBERG, Marta (org.). Formação em contextos de estágio e desenvolvimento profissional. São Leopoldo: Oikos. [Livro eletrônico].
  • OLIVEIRA, Rosane Machado de. Estágio supervisionado ensino médio: planejamento e docência. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 05, Vol. 06, pp. 243-272. Maio de 2019. ISSN: 2448-0959 [Livro eletrônico].
  • CHAMBERS, Paul. TIMLIN, Robert. Ensinando Matemática para Adolescentes. Porto Alegre: Penso. [Livro eletrônico].

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
TRABALHO DE CAMPO II Matemática (Licenciatura)

Página gerada em 25/05/2025 12:46:37 (consulta levou 0.128398s)