Nome da Atividade
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL
CÓDIGO
11260071
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA EAD
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CRÉDITOS
5
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Constituição da Matemática como disciplina escolar, mais particularmente no Brasil. Estudo das principais correntes educacionais no Brasil e a relação com o ensino de Matemática.

Objetivos

Objetivo Geral:

Compreender a constituição histórica da Matemática enquanto disciplina escolar, algumas correntes educacionais e a relação com o ensino.
• Compreender a constituição histórica da Matemática como disciplina escolar a partir de pesquisa em acervos históricos escolares;
• Entender as principais correntes educacionais da Matemática e a influência para o ensino de Matemática no Brasil;
• Problematizar as diferentes práticas pedagógicas vinculadas ao ensino de matemática no Brasil situando-as no contexto histórico.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Bolema - Boletim de Educação Matemática, (Temático em História da Educação Matemática), v. 23 n. 35A (2010). https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/issue/view/1011
  • Bolema - Boletim de Educação Matemática, (Temático em História da Educação Matemática), v. 23 n. 35B (2010). https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/issue/view/820
  • RIOS, D. F. Contribuições dos Lugares de Memória para a Formação de Professores de Matemática. Acta Scientiae, v.17, p.5-23, Ed. Especial 2015. http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/1452

Bibliografia Complementar:

  • MIGUEL, Antonio et al. A Educação Matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre sua disciplinarização. Revista brasileira de educação, p. 70-93, 2004. https://repositorio.unesp.br/handle/11449/212856
  • VALENTE, Wagner Rodrigues (Org.). Educadoras matemáticas: memórias, docência e profissão. São Paulo: Ed. Livraria da Física. (Coleção História da Matemática para Professores).
  • GARNICA, Antonio Vicente Marafioti; SOUZA, Luzia Aparecida de. Elementos de História da Educação Matemática. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579832932. Disponível em: .
  • BÚRIGO, E. Z. (et al.). Saberes matemáticos nas escolas normais do Rio Grande do Sul (1889-1970). São Leopoldo, Oikos, 2020. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/217049
  • SILVA, Clovis Pereira da. Início e consolidação da pesquisa em Matemática no Brasil. São Paulo Blucher. [Livro Eletrônico]

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL Matemática (Licenciatura)

Página gerada em 25/05/2025 12:32:49 (consulta levou 0.129866s)