Nome da Atividade
CURRÍCULO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
CÓDIGO
11260055
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA EAD
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CRÉDITOS
5
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Conceitos básicos relativos ao currículo (teorias/currículo escolar), ao ensino de Matemática para a Educação Básica, às perspectivas contemporâneas de currículo de Matemática, à gestão democrática e às abordagens de planejamentos escolar.

Objetivos

Objetivo Geral:

Discutir e explorar conceitos e perspectivas relativas ao Currículo, ao ensino de Matemática, ao planejamento e gestão democrática da escola.
● Discutir teorias e perspectivas curriculares;
● Entender os diferentes tempos e modos de organização do currículo de Matemática da Educação Básica;
● Considerar a gestão democrática da escola como princípio organizador do currículo e das ações escolares;
● Conhecer as diferentes naturezas, formas e etapas do planejamento escolar (curso, unidade, ano, aula etc.).;
● Analisar e propor planos de aula para o ensino de Matemática DA Educação Básica.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Penso. [Livro Eletrônico]
  • SANTOS, Pablo Silva Bispo dos. As dimensões do planejamento educacional: o que os educadores precisam saber. São Paulo: Cengage Learning. [Livro Eletrônico]
  • PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. 3. ed. São Paulo: Ática, 2017. 119 p.

Bibliografia Complementar:

  • FREIRE, Rogéria Alves. Diversidade, currículo escolar e projeto pedagógico a relação família, escola e comunidade. São Paulo Cengage Learning. [Livro Eletrônico]
  • BES et al. Currículo e desafios contemporâneos. Porto Alegre SAGAH. [Livro Eletrônico]
  • PONTE, J. P., QUARESMA, M.; MATA-PEREIRA, J. É mesmo necessário fazer planos de aula? Educação e Matemática, n. 133, p. 26-35, maio/jun., 2015.
  • SANT'ANNA, Geraldo José. Planejamento, gestão e legislação escolar. São Paulo: Erica, 2014.
  • SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica. [Livro Eletrônico]

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática (Licenciatura)

Página gerada em 25/05/2025 13:16:34 (consulta levou 0.142641s)