Nome da Atividade
ESTÁGIO DO ENSINO FUNDAMENTAL II
CÓDIGO
11260064
Carga Horária
105 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
7
CRÉDITOS
7
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
3
Ementa
Envolve o planejamento, a regência, a socialização, a reflexão e a avaliação das práticas com o ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Proporciona a vivência de práticas de ensino em colaboração entre a Escola e a Universidade, principalmente em relação à disciplina de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. Produção e vivência de uma ação de extensão, vinculada ao Programa de integralização da Extensão dos cursos de Graduação do IFM (421).
Objetivos
Objetivo Geral:
Compreender a complexidade da docência com o ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, a partir do planejamento, da regência, da socialização, da reflexão e da avaliação das práticas de ensino.● Observar e planejar aulas de Matemática para uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental, considerando os Documentos Oficiais, as orientações da Escola e as discussões didático-metodológicas para o ensino da disciplina;
● Exercer a docência em uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental;
● Planejar e vivenciar ações de extensão;
● Socializar, refletir, analisar e avaliar as práticas de ensino desenvolvidas no estágio dos anos finais do Ensino Fundamental.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- NÖRNBERG, Marta (org.). Formação em contextos de estágio e desenvolvimento profissional. São Leopoldo: Oikos, 2017. 161 p. ISBN 9788578437107. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6311.
- ALMEIDA, Maria Isabel de. PIMENTA, Selma Garrido. Fusari, José Cerchi. Socialização, profissionalização e trabalho de professores iniciantes. Educar em Revista [online]. 2019, v. 35, n. 78, pp. 187-206. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/RVf6F5s9DNwybqcZsVvdX5D/?lang=pt#ModalArticles
- VAN DE WALLE, John A. Matemática no ensino fundamental formação de professores e aplicação em sala de aula. Porto Alegre Penso. [Livro eletrônico]
Bibliografia Complementar:
- BOTO, Carlota. António Nóvoa: uma vida para a educação. Educação e Pesquisa [online]. 2018, v. 44. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/KJRqxNkmd9TpR5KH6g3fZhD/?lang=pt#
- ALMEIDA, Maria Isabel de. PIMENTA, Selma Garrido. Estágios supervisionados na formação docente educação básica e educação de jovens e adultos. São Paulo: Cortez. 2014. [Livro eletrônico]
- GARCIA, Walter E. Bernardete A. Gatti educadora e pesquisadora. São Paulo Autêntica. [Livro eletrônico]
- PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágios supervisionados e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: duas faces da mesma moeda. Revista Brasileira de Educação [online]. 2019, v. 24. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/kZwPLnkwb7yJS9hJwdFfLDf/?lang=pt#
- SILVA, Ulisses Dias da e, OLIVEIRA, Ana Teresa de Carvalho Correa de. Relações e Habilidades Desenvolvidas no Estágio Supervisionado e sua Importância para Professores de Matemática em Início de Carreira. Bolema: Boletim de Educação Matemática [online]. 2022, v. 36, n. 72, pp. 431-449. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/twRvDnHJ8swLxQ7Q3tjXvCb/?lang=pt#
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
ESTÁGIO DE MATEMÁTICA I | Matemática (Licenciatura) |