Nome da Atividade
MATEMÁTICA SOCIOCULTURAL
CÓDIGO
11260067
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA EAD
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CRÉDITOS
5
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
2
Ementa
Estudo de conceitos relativos aos aspectos socioculturais da Educação e da Educação Matemática. Problematização sobre as implicações desses aspectos nas práticas matemáticas e no ensino de Matemática da Educação Básica. Discussões sobre Direitos Humanos, Direitos Educacionais de Adolescentes e Jovens, Diversidade Étnico Racial, História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, História e Cultura dos Povos Originários Brasileiros, Educação Ambiental e Diferença e Igualdade de Gênero, Sexual, Religiosa e de Faixa Geracional. Produção e vivência de uma ação de extensão, vinculada ao Programa de integralização da Extensão dos cursos de Graduação do IFM (421).
Objetivos
Objetivo Geral:
Problematizar os aspectos socioculturais da Educação Matemática considerando os diferentes grupos sociais, étnicos e culturais inseridos na Educação Básica.● Discutir aspectos sociais, étnicos e culturais dos diversos grupos inseridos na Educação Básica à luz de referências socioculturais da Educação Matemática;
● Problematizar a relação entre Direitos Humanos, Direitos Educacionais de Adolescentes e Jovens, Diversidade Étnico Racial, História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, História e Cultura dos Povos Originários Brasileiros, Educação Ambiental e Diferença e Igualdade de Gênero, Sexual, Religiosa e de Faixa Geracional e a prática matemática sociocultural.
● Considerar os aspectos socioculturais que envolvem diferentes práticas matemáticas escolares e não-escolares;
● Analisar e planejar intervenções para ensinar e aprender matemática na perspectiva sociocultural em diferentes espaços educativos.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. 2005. Em: Educação e Pesquisa, São Paulo, v.31, n.1, p. 99-120, jan/abr. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/TgJbqssD83ytTNyxnPGBTcw/?lang=pt
- KNIJNIK, Gelsa. et al. Etnomatemática em Movimento. São Paulo: Autêntica, 2019. [Livro eletrônico]
- ROSA, Milton; OREY, Daniel. Etnomatemática: o aspecto sociocultural do ensino e aprendizagem em matemática. REMATEC, Belém, v. 7, n. 11, 2012. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/365
Bibliografia Complementar:
- FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Relações de Gênero Educação Matemática e Discurso: enunciados sobre mulheres, homens e matemática. 2. Ed. São Paulo: Autêntica, 2024
- PINTO, Thiago Pedro. O que os desenhos ejiwajegi/kadiwéu têm a ensinar à educação matemática? REVEMAT Revista Eletrônica de Educação Matemática. Edição Especial: Antropologias e Educações Matemáticas: diálogos (im)pertinentes. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/97927
- PIOVESAN, Caliandra. Jogos de Linguagem matemáticos produzidos por uma família de agricultores orgânicos: da lavoura à feira. 2019. 103f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. Disponível em: https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6558
- ROSA, Milton; CLARK OREY, Daniel. Conectando a Etnomatemática e a Pedagogia Culturalmente Relevante na Educação Matemática para a Promoção da Justiça Social. REMATEC, Belém, v. 13, n. 29, 2018. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/195.
- SOUZA, Jheferson Feitosa. PINHEIRO, José Milton Lopes; As pessoas idosas sob a perspectiva da matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática. RPEM, Campo Mourão, PR, Brasil, v.11, n.26, p.402-421, set.-dez. 2022. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/5138/5074
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA II | Matemática (Licenciatura) |