Nome da Atividade
NARRATIVAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (EAD)
CÓDIGO
11260070
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CRÉDITOS
5
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Trata do estudo das narrativas digitais para ensinar Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, considerando conceitos matemáticos e recursos didático-metodológicos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Reconhecer a importância das narrativas digitais para ensinar Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
• Estudar sobre narrativas digitais e narrativas digitais para ensinar Matemática;
• Discutir as narrativas digitais como uma ferramenta para ensinar Matemática;
• Produzir narrativas digitais para ensinar Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ASSUNÇÃO, M. S. H. Narrativas Digitais: uma proposta para leitura e produção de textos multimodais. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetras, UFAL, 2018. Disponível em
  • SILVA, R. S. R. Narrativas Multimodais: a imagem dos matemáticos em performances matemáticas digitais. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 28, p. 950-973, 2014. Disponível em https://www.scielo.br/j/bolema/a/vZrDKmSr3rqbwxXFykPDBZD/?lang=pt&format=pdf.
  • VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E. B. Narrativas Digitais e o estudo de contextos de aprendizagem. Revista de Educação a Distância Em Rede, 2014, v.1, n.1, p. 32-50. Disponível em .

Bibliografia Complementar:

  • ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J. A. Integração Currículo e Tecnologias e a produção de Narrativas Digitais. Revista Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 3, p. 57-82, Set/Dez 2012. Disponível em
  • BORBA, M. C. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática. São Paulo Autêntica. [Livro Eletrônico]
  • RODRIGUES, A. O Potencial das Narrativas Digitais na aproximação / apropriação da Tecnologia: reflexões sobre dois contextos de formação de professores. Revista Observatório, 2019, Vol.5(1), p.336-358. Disponível em .
  • RODRIGUES, A.; ALMEIDA, M. E. B. A construção de currículos narrativos mediados pelas tecnologias: um olhar para a formação de professores e as narrativas digitais de aprendizagem. Educar em Revista, v. 37, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/4rDjVdg9j7xd8gjhHgVdyxt/
  • TAJRA, Sanmya Feitosa. Desenvolvimento de projetos educacionais mídias e tecnologias. São Paulo: Erica. [Livro Eletrônico]

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
NARRATIVAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Matemática (Licenciatura)

Página gerada em 25/05/2025 13:10:09 (consulta levou 0.147410s)