Nome da Atividade
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
CÓDIGO
11260054
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA EAD
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CRÉDITOS
5
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Tendências teórico-metodológicas atuais da Educação Matemática no Brasil e suas implicações para a formação de professores e suas práticas.
Objetivos
Objetivo Geral:
Compreender a Educação Matemática enquanto área de atuação profissional e de pesquisa e suas diferentes tendências teórico-metodológicas.• Entender a constituição da Educação Matemática enquanto área de atuação profissional e de pesquisa;
• Compreender o papel do professor de Matemática e de outros profissionais da escola, como a gestão escolar, na construção e no desenvolvimento da Educação Matemática.
• Estudar as diferentes tendências teórico-metodológicas em Educação Matemática;
• Analisar e elaborar propostas de ensino envolvendo as tendências estudadas.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- Miguel, Antônio. GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. IGLIORI, Sonia Barbosa Camargo. D’Ambrósio, Ubiratan. A Educação Matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre sua disciplinarização. Revista Brasileira de Educação. N. 27. Dez 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/qHNhYPrDsjNSbGwhWHKPywt/?format=pdf&lang=pt
- FELCHER, Carla Denize Ott; NACHTIGALL, Cícero. Eu quero ser professor de matemática?! Algumas reflexões. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 38, p. e230044, 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/rBqz9zTdjB4qNQ4kSgZJcWF/abstract/?lang=pt
- SANTOS, Lucas Rocha; MATOS, Mariana Lima; SANT’ANA, Irani Parolin. Tendências em Educação Matemática na percepção de professores de matemática. Revista De Educação Matemática, v. 18, p. e021005-e021005, 2021. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/140
Bibliografia Complementar:
- MAFRA, José Ricardo e Souza; SÁ, Pedro Franco de. Abordagens na pesquisa em educação Matemática: algumas reflexões e perspectivas epistemológicas. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 13, n. 32, p. 1–21, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13465
- MEYER, João Frederico da Costa de Azevedo et al. Modelagem em educação matemática. São Paulo: Autêntica, 2011.
- SMOLE, Kátia Stocco. Resolução de problemas nas aulas de matemática. Porto Alegre: Penso, 2016.
- VALENTE, Wagner Rodrigues. Quem somos nós, professores de matemática?. Cadernos Cedes, v. 28, p. 11-23, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/3PnDyZfGYnvPtwVMwRgNJMx/?format=pdf&lang=pt
- VALENTE, Wagner Rodrigues. Do engenheiro ao licenciado: subsídios para a história da profissionalização do professor de Matemática no Brasil. Revista Diálogo Educacional, v. 5, n. 16, p. 1-20, 2005. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189116175006.pdf
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA I | Matemática (Licenciatura) |