Nome da Atividade
LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO E TECNOLOGIAS DIGITAIS
CÓDIGO
11260059
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA EAD
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CRÉDITOS
5
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
2

Ementa

Discussões metodológicas envolvendo as tecnologias digitais (vídeos, aplicativos, softwares, redes sociais, simuladores, plataformas, planilhas, jogos digitais,...) da Matemática do Ensino Médio, considerando os diferentes campos da área (Aritmética, Álgebra, Geometria e Estatística). Envolve o planejamento articulado às tecnologias digitais, à vivência e à avaliação de situações de ensino de conteúdos matemáticos do Ensino Médio. Produção e vivência de uma ação de extensão, vinculada ao Programa de integralização da Extensão dos cursos de Graduação do IFM (421).

Objetivos

Objetivo Geral:

Compreender, explorar e propor ações didático-metodológicas com tecnologias digitais para o ensino da Matemática no Ensino Médio, contemplando os diferentes campos da área.
● Discutir possibilidades didático-metodológicas digitais para o ensino de Matemática no Ensino Médio;
● Explorar conceitos matemáticos necessários para o desenvolvimento das ações de ensino;
● Planejar, vivenciar e avaliar situações para o ensino médio envolvendo recursos didático-metodológicos com tecnologias digitais.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BORBA, Marcelo de Carvalho. Vídeos na Educação Matemática Paulo Freire e a quinta fase das tecnologias digitais. São Paulo: Autêntica. [Livro eletrônico].
  • CERIGATTO, Mariana Pícaro. Tecnologias digitais na prática pedagógica. Porto Alegre: SAGAH. [Livro eletrônico]
  • JAVARONI, Sueli Liberatti; ZAMPIERI, Maria Teresa. O Uso das TIC nas Práticas dos Professores de Matemática da Rede Básica de Ensino: o projeto Mapeamento e seus desdobramentos. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 29, p. 998-1022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/RVsdSzYqRdpNLx8Vht3mcMS/?format=html&lang=pt

Bibliografia Complementar:

  • BACICH, Lilian. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso. [Livro eletrônico]
  • BORBA, M. C. Marcelo de Carvalho. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática. São Paulo Autêntica. [Livro eletrônico]
  • COMER, Douglas E. Redes de computadores e internet. 6. Porto Alegre Bookman. [Livro eletrônico].
  • SOUZA, Andiara Cristina de; SILVA, Guilherme Henrique Gomes da. Incluir não é Apenas Socializar: as contribuições das tecnologias digitais educacionais para a aprendizagem matemática de estudantes com transtorno do espectro autista. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 33, p. 1305-1330, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/WXbRNkkncggMBx8F5xLzSKv/abstract/?lang=pt
  • TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na Educação: o uso de tecnologias digitais na aplicação das metodologias ativas. São Paulo: Erica. [Livro eletrônico].

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IV Matemática (Licenciatura)

Página gerada em 25/05/2025 13:10:09 (consulta levou 0.146846s)