Nome da Atividade
LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL
CÓDIGO
11260056
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA EAD
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CRÉDITOS
5
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
2
Ementa
Discussões metodológicas (material manipulável, jogos, situações-problemas, investigações matemáticas, Modelagem Matemática, História da Matemática) da Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, considerando os diferentes campos da área (Aritmética, Álgebra, Geometria e Estatística). Envolve o planejamento articulado aos recursos didático-metodológicos, à vivência e à avaliação de situações de ensino de conteúdos matemáticos dos anos finais do Ensino Fundamental. Produção e vivência de uma ação de extensão, vinculada ao Programa de integralização da Extensão dos cursos de Graduação do IFM (421).
Objetivos
Objetivo Geral:
Compreender, explorar e propor ações para o ensino da Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, contemplando os diferentes campos da área.• Discutir possibilidades didático-metodológicas para o ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental;
• Explorar conceitos matemáticos dos diferentes campos da área;
• Planejar, vivenciar e avaliar situações de ensino para os anos finais do ensino fundamental, envolvendo recursos didático-metodológicos.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- LORENZATO, S. (Org.) O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas: Autores Associados. (Formação de professores).
- SMOLE, Kátia Stocco; Diniz, Maria Ignez; Milani, Estela. Cadernos do Mathema ensino fundamental: jogos de matemática de 6º a 9º ano, v.2. Porto Alegre Artmed [Livro eletrônico].
- VAN DE WALLE, John A. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Porto Alegre: Penso. [Livro eletrônico].
Bibliografia Complementar:
- AMADO, Nélia. Afeto em competições matemáticas inclusivas. São Paulo Autêntica. [Livro eletrônico].
- BOALER, Jo; MUNSON, Jen; WILLIAMS, Cathy. Mentalidades matemáticas na sala de aula: ensino fundamental. Porto Alegre: Penso Editora. (Desafios da educação). [Livro eletrônico].
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA I | Matemática (Licenciatura) |