Nome da Atividade
ESTÁGIO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
CÓDIGO
11260061
Carga Horária
90 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CRÉDITOS
6
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
2

Ementa

Discussões da docência com a Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Trata de conhecer, acompanhar e colaborar com as rotinas escolares (pesquisas sobre temas matemáticos e os processos de ensino; planejamento de aulas e outras atividades direcionadas à sala de aula,…) dos professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. Possibilita a problematização, a análise e a proposição de outras práticas pedagógicas com o ensino de Matemática. Produção e vivência de uma ação de extensão, vinculada ao Programa de integralização da Extensão dos cursos de Graduação do IFM (421).

Objetivos

Objetivo Geral:

Discutir, compreender e colaborar com as rotinas escolares envolvendo a docência compartilhada com a Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental.
● Conhecer, observar e colaborar com as rotinas escolares dos professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental;
● Planejar ações matemáticas para os anos finais do Ensino Fundamental;
● Compartilhar aulas com um professor de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental;
● Vivenciar práticas pedagógicas com o ensino da Matemática;
● Refletir, analisar e registrar as ações desenvolvidas com a Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRANDT, CF., and MORETTI, MT. orgs. Ensinar e aprender Matemática: possibilidades para a prática educativa [online]. Ponta Grossa: Editora UEPG. Available from SciELO Books. [Livro Eletrônico] Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/dj9m9/pdf/brandt-9788577982158.pdf
  • FIORENTINI, DARIO, Mapeamento da Pesquisa Acadêmica Brasileira sobre o professor que ensina Matemática. [livro eletrônico] Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/pf/subportais/biblioteca/fev-2017/e-book-mapeamento -pesquisa-pem.pdf
  • SANTOS, Lucíola Licínio de C. P. Entrevista com o prof. Antonio Nóvoa. Educação & Sociedade [online]. 2012, v. 33, n. 119, pp. 633-645. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/sktfPc74D4HJTcsMcL6r6Bc/?lang=pt#

Bibliografia Complementar:

  • CYRINO, M.C.T. (Org.) Temáticas emergentes de pesquisas sobre a formação de professores que ensinam Matemática: desafios e perspectivas. Brasília, DF: SBEM, p. 194-214. [livro eletrônico]. Disponível em: http://sbembrasil.org.br/files/tematicas_emergentes.pdf
  • LOPES, A. R. L. V.; PAIVA, M. A. V.; PEREIRA, P. S.; POZEBON, S.; CEDRO, W. L. Estágio Curricular Supervisionado nas licenciaturas em Matemática: reflexões sobre as pesquisas brasileiras. Zetetike, Campinas, SP, v. 25, n. 1, p. 75–93, 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647637
  • KRAUSE, Ester Vellar. O Estágio Curricular Supervisionado na Licenciatura de Matemática: um estudo sobre a formação de futuros professores. Repositório Guaiaca. http://guaiaca.ufpel.edu.br/browse?type=author&value=Krause%2C+Ester+Vellar
  • NÖRNBERG, Marta (org.). Formação em contextos de estágio e desenvolvimento profissional. São Leopoldo: Oikos. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6311.
  • SMOLE, Kátia Stocco. Cadernos do Mathema ensino fundamental: jogos de matemática de 6º a 9º ano, v.2. Porto Alegre ArtMed. [Livro eletrônico]

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
TRABALHO DE CAMPO I Matemática (Licenciatura)

Página gerada em 25/05/2025 12:27:08 (consulta levou 0.129452s)