Nome da Atividade
LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO
CÓDIGO
11260058
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA EAD
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CRÉDITOS
5
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
2

Ementa

Discussões metodológicas (material manipulável, jogos, situações-problemas, investigações matemáticas, Modelagem Matemática, História da Matemática) da Matemática do Ensino Médio, considerando os diferentes campos da área (Aritmética, Álgebra, Geometria e Estatística). Envolve o planejamento articulado aos recursos didático-metodológicos, à vivência e à avaliação de situações de ensino de conteúdos matemáticos do Ensino Médio. Produção e vivência de uma ação de extensão, vinculada ao Programa de integralização da Extensão dos cursos de Graduação do IFM (421).

Objetivos

Objetivo Geral:

Compreender, explorar e propor ações didático-metodológicas para o ensino da Matemática no Ensino Médio, nos diferentes campos da área.
• Discutir possibilidades didático-metodológicas para o ensino de Matemática no Ensino Médio;
• Explorar conceitos matemáticos necessários para o desenvolvimento das ações de ensino;
• Planejar, vivenciar e avaliar situações de ensino para o ensino médio envolvendo os recursos didático-metodológicos.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BARBOSA, R. M.. Descobrindo a geometria fractal para a sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica. (Tendências em Educação Matemática). [Livro eletrônico]
  • FAINGUELERNT, Estela Kaufman. Matemática: práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Penso. [Livro eletrônico]
  • SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; PESSOA, Neide; ISHIHARA, Cristiane. Cadernos do Mathema ensino médio: jogos de matemática de 1º a 3º ano. Porto Alegre: Penso. [Livro eletrônico]

Bibliografia Complementar:

  • BARBOSA, R. M. Geoplanos e redes de pontos: conexões e Educação Matemática. São Paulo: Autêntica. [Livro eletrônico]
  • LIMA, Elon Lages et al. A matemática do Ensino Médio. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de MATEMÁTICA. (Coleção do Professor de Matemática).
  • LOYO. Tiago. Metodologia do Ensino de Matemática. Porto Alegre SER – SAGAH. [Livro eletrônico]
  • POSAMENTIER, Alfred S.; Krulik, Stephen. A arte de motivar os estudantes do Ensino Médio para a Matemática. Porto Alegre: AMGH. [Livro eletrônico]
  • SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez. Materiais Manipulativos para o Ensino de Sólidos Geométricos - Vol.5. Porto Alegre: Penso. [Livro eletrônico]

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA III Matemática (Licenciatura)

Página gerada em 25/05/2025 13:59:26 (consulta levou 0.129000s)