Nome da Disciplina
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL
CÓDIGO
11260015
Carga Horária
60 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo das principais correntes educacionais no Brasil e sua relação com o ensino de Matemática. Tendências temáticas e metodológicas da pesquisa em Educação Matemática no Brasil e suas implicações pedagógicas.

Objetivos

Objetivo Geral:

Discutir o campo da educação matemática e analisar as tendências das pesquisas em educação matemática. Analisar as teorias contemporâneas que fundamentam a educação matemática e discutir suas implicações nas práticas pedagógicas.

Conteúdo Programático

Conhecimento matemático: destacando e explorando diferentes aspectos das concepções de matemática e seu desenvolvimento histórico.
Crise de fundamentos: o que foi, como surgiu, como se resolveu, conseqüências.
Pensadores matemáticos.
Relação da Matemática com outras áreas: Artes, Música, Biologia, a Física, Astronomia e a Economia, dentre outras.
O processo de produção do conhecimento matemático: Axiomatização, Linguagem matemática e objetos matemáticos, Lógica Moderna;
A intuição e a lógica. A intuição e a formalização na construção matemática. O matemático como geômetra, analista e algebrista.
Matemática, Linguagem e Comunicação Escrita: símbolos e significados no contexto da construção matemática.
Filosofia da matemática: Formalismo, Logicismo e Intuicionismo.
Geometria não euclidiana. Axiomatização da geometria, quinto axioma e a construção das geometrias não euclidianas;
Fractais e teoria do Caos; Fractais primitivos e aleatórios;
Surgimento de uma nova maneira de conceber a geometria da natureza.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL Matemática (Licenciatura)
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL Matemática (Licenciatura - Noturno)

Página gerada em 16/07/2019 07:29:51 (consulta levou 0.153582s)