Nome da Atividade
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
CÓDIGO
11260028
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A constituição da Educação Matemática no Brasil. Tendências teórico-metodológicas atuais da Educação Matemática no Brasil e suas implicações para a formação de professores e suas práticas.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) Geral(ais):

Entender a Educação Matemática enquanto área de atuação profissional e de pesquisa e suas diferentes tendências teórico-metodológicas.

Objetivo(s) Específico(s):

–Compreender os processos históricos de constituição da Educação Matemática enquanto área de atuação profissional e de pesquisa;
–Compreender as diferentes tendências teórico-metodológicas em Educação Matemática;
–Desenvolver propostas de ensino e textos acadêmicos relacionados às tendências estudadas.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALRO, H. Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática. São Paulo: Autêntica. ISBN 9788582179000 [Livro eletrônico]
  • FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. São Paulo: Autores Associados (Coleção Formação de professores). ISBN 9788574961477
  • PAIS, L.C. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. Belo Horizonte: Autêntica (Coleção Tendências em Educação Matemática). ISBN9788575260203[Livro eletrônico]

Bibliografia Complementar:

  • BORBA, M. C. Tendências Internacionais em Formação de Professores de Matemática. São Paulo: Autêntica.ISBN 9788582179376[Livro eletrônico]
  • PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações Matemáticas na Sala de Aula. Belo Horizonte: Autêntica. (Coleção Tendências em Educação Matemática). ISBN 9788575261033[Livro eletrônico].
  • SEVERINO, A.J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez. ISBN 9788524913112

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA I Matemática (Licenciatura - Noturno)
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA I Matemática (Licenciatura)

Página gerada em 28/05/2022 03:47:50 (consulta levou 0.426496s)