Nome do Curso / Conceitos (*)
Agronomia
Enade (2019)4CPC (2019)4
Nível / Grau
Graduação / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL (MATUTINO+VESPERTINO)
Código UFPel
100
Código e-MEC
14970
Unidade
Coordenador
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QVRTotal
PAVE 2025/123141313119
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QVRTotal
SISU 2025/13972101721078
SISU 2025/2397210821078
Criação e Reconhecimento
Curso reconhecido pelo Decreto nº 7.970 de 19/09/1945. Publicado no D.O.U. de 21/09/1945.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 111 de 04/02/2021. Publicada na Seção 1, página 136 do D.O.U. de 05/02/2021.

Contextualização

O Curso de Agronomia da FAEM tem como objetivo: “a formação acadêmica plena de um Engenheiro-Agrônomo de sólida cultura e visão holística da atividade agrícola, sendo capaz de desenvolver trabalho técnico e economicamente viável, ecologicamente apropriado, socialmente justo e solidário, credenciando-se assim para atuar e ser sujeito do processo agrícola, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento rural sustentável.” Os princípios definidos pelo planejamento estratégico e aprovados pelo Conselho Departamental da Faculdade de Agronomia são: formação profissional de qualidade; integração e compromisso com a comunidade; desenvolvimento e inovação, resguardando e respeitando a pluralidade e a natureza; promoção da atividade integrada, resguardando o potencial; busca constante da qualidade e da eficiência, fundamentada na conduta ética e rigor científico; O currículo do Curso de Agronomia deverá possibilitar ao profissional Engenheiro Agrônomo ter competência e habilidades para : conhecer e compreender os fatores de produção e combiná-los com eficiência técnica e econômica, com visão social e ambiental; aplicar conhecimentos científicos e tecnológicos na resolução dos problemas vinculados à sua área de atuação; projetar e conduzir pesquisas, interpretando e difundindo seus resultados; conceber, projetar e analisar sistemas, processos e produtos; planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços; identificar problemas e propor soluções; desenvolver, adequar e utilizar novas tecnologias; gerenciar, operar e manter sistemas e processos; comunicar-se correta e eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica; avaliar o impacto das atividades profissionais no contexto social, econômico e ambiental; conhecer e atuar em mercados do complexo agroindustrial; compreender e atuar na organização e gerenciamento empresarial e comunitário; conhecer, interagir e influenciar nos processos decisórios de agentes e instituições, na gestão de políticas setoriais do seu campo de atuação; atuar com espírito empreendedor; atuar em atividades docentes no ensino superior.

Objetivos

- Desenvolver uma base de conhecimentos nas ciências biológicas, exatas e humanas e consciência ética e ecológica aplicada à conservação do ambiente;
- Proporcionar amplo conhecimento dos diferentes processos de produção vegetal e animal;
- Estimular liderança para trabalho em equipe e aptidão para o desempenho de atividades ligadas ao meio rural;
- Proporcionar visão empreendedora e ética dos múltiplos aspectos da sustentabilidade social, econômica, cultural e ambiental;
- Garantir a formação e a conduta ética que sejam base para o estabelecimento de um comportamento profissional correto perante a sociedade;
- Promover a divulgação de conhecimentos técnicos, científicos e culturais que constituem patrimônio da humanidade;
- Incentivar o trabalho de iniciação científica;
- Capacitar o egresso às pesquisas ligadas às ciências agropecuárias, sociais e ambientais.

Perfil do Egresso

O Engenheiro Agrônomo formado pela FAEM, deve ser um profissional eclético, proativo, criativo, crítico e ético, com visão holística e empreendedora, fundamentada em conhecimentos humanísticos, científicos e tecnológicos, contemplando aspectos de sustentabilidade social, econômica, cultural e ambiental, dentro das atribuições que a legislação profissional lhe confere.

Competências e habilidades

Espera-se que o egresso tenha competências e habilidades profissionais para:

- compreender, conceber, projetar, implantar, operar, supervisionar e gerenciar as variáveis envolvidas nos sistemas de produção agrícola, em seus diversos aspectos, abrangendo atividades que vão da pequena escala ou produção familiar à produção em média e grande escala ou empresarial, com as interações ambientais, econômicas e sociais;
- atuar em todos os segmentos das cadeias produtivas da agropecuária, em seus diversos aspectos do manejo agronômico de produção vegetal e animal, abrangendo insumos, matrizes, implantação, criação, tratos culturais e sanitários, colheita, logística e transporte dos produtos, e agroindustrialização e comercialização, com a perspectiva de sustentabilidade desses sistemas;
- conhecer e atuar em mercados do complexo agroindustrial, na organização e gerenciamento empresarial e comunitário;
- projetar, coordenar, analisar, fiscalizar, assessorar, supervisionar e especificar técnica e economicamente projetos agroindustriais e do agronegócio, aplicando padrões, medidas e controle de qualidade em todos os segmentos das cadeias produtivas;
- desenvolver, adequar, utilizar e colaborar para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de tecnologias de produção e de transformação de produtos agropecuários e agroenergética, buscando a conservação e a preservação dos recursos naturais;
- realizar vistorias, auditorias, perícias, avaliações, arbitramentos, laudos e pareceres técnicos, com condutas, atitudes e responsabilidade técnica e social, respeitando a fauna e a flora, promovendo a conservação e a recuperação da qualidade do solo, do ar e da água, com uso de tecnologias integradas e sustentáveis do ambiente;
- identificar e gerenciar zoneamento econômico, ambiental e ecológico de culturas agrícolas e criações, empresas do agronegócio, inteligência e segurança de mercado, gestão de risco e elaborar políticas setoriais;
- planejar, elaborar e analisar o manejo e a conservação do solo, dos recursos hídricos de bacias hidrográficas;
- entender e utilizar os sistemas de informação geográfica bem como os sistemas de posicionamento por satélite e recursos acessórios;
- planejar e desenvolver construções rurais, ambiência, edificações, sistemas de infraestrutura, estradas e instalações complementares para fins agro-silvo-pastoris e agroindustriais;
- desenvolver processos e técnicas de biotecnologia agrícola, produção de energia, açúcar, álcool, bebidas e biocombustíveis;
- diagnosticar problemas e propor soluções, com auxílio da pesquisa científica, ambientalmente corretas e socialmente justas, considerando a realidade socioeconômica e ambiental dos produtores e do espaço analisado;
- tomar iniciativa técnica e administrativa nas diferentes formas de organização, solucionando dúvidas e problemas do exercício profissional;
- demonstrar espírito crítico e empreendedor;
- participar de trabalhos em equipe, valorizar a atuação multidisciplinar, capacitando-se para exercer liderança e colaboração com outros profissionais e equipes, ensejando a superação de conflitos;
- analisar, compreender, elaborar e executar projetos agrícolas e ambientais;
- projetar, conduzir, acessar pesquisas e interpretar informações técnicas e expressar-se de maneira adequada;
- comunicar-se correta e eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
- manter-se atualizado e em processo contínuo de formação;
- atuar como gerador, decodificador, difusor e agente de adequação de informações e novas tecnologias que beneficiem a sociedade;
- supervisionar, coordenar, orientar, assistir, assessorar, dirigir, periciar e instalar qualquer projeto de caráter agrícola, de infraestrutura rural e ambiental;
- conhecer, criticar, elaborar propostas e sua execução, posicionando-se em relação às políticas públicas no campo do espaço agrícola e ambiental;
- atuar na organização e no gerenciamento empresarial e comunitário, interagindo nos processos decisórios de agentes, entidades e instituições na gestão de políticas setoriais do seu campo de atuação;
- capacitação profissional de adaptação de modo flexível, crítico e criativo às novas situações e enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade e do mercado de trabalho, adaptando-se às situações novas e emergentes;
- agir com ética e rigor profissional.

Organização Curricular

O Curso de Agronomia da FAEM se desenvolverá com um total de 3400 horas em disciplinas obrigatórias nos primeiros oito semestres e 425 horas em disciplinas eletivas no nono ou décimo semestre. Além das disciplinas o discente deverá realizar estágio curricular supervisionado de 680 horas no nono ou décimo semestre, sendo 520 horas de estágio efetivo e 160 horas para os procedimentos de organização do relatório e defesa do referido estágio. Assim, a carga horária total do curso será de 4505 horas.

Procedimentos e metodologias de ensino

As metodologias adotarão, prioritariamente, o estudo das inter-relações, o caráter multi e interdisciplinar das ações, preconizando o enfoque por situações problema, núcleos de estudo e pesquisa, utilizando, ainda, o trabalho em equipe como instrumento essencial para a consecução dos objetivos. Tais objetivos serão balizados por orientações metodológicas da modalidade de pesquisa participativa. Esta propõe a prática pedagógica de organização da comunidade no processo de construção de conhecimentos necessários à transformação da realidade social e a solução concreta de seus problemas.

Avaliação do ensino e da aprendizagem

A avaliação dos discentes é orientada pelo perfil que se espera e tenha o profissional formado pelo curso, alem de respeitar os objetivos gerais e específicos de cada disciplina. Quando da elaboração do plano de ensino periódico, os professores responsáveis detalharão seus objetivos, formas e critérios de avaliação.Nessa perspectiva, propõe-se que o professor possa considerar as múltiplas formas de avaliação, por meio de instrumentos diversificados, os quais lhe possibilitem observar melhor o desempenho do estudante nas atividades desenvolvidas, dentre eles:

- A autoavaliação;
- Realização de exercícios avaliativos de diferentes formatos;
- Participação e interação em atividades de grupo;
- Frequência e assiduidade do estudante;
- Participação em atividades de culminância (projetos, monografias, seminários, exposições, feira de ciências, coletâneas de trabalhos).

Os procedimentos e os critérios de avaliação serão acompanhados pelo Colegiado de Curso, com base nos dispositivos legais da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (\cite{LEI939496}) e nas Resoluções do COCEPE da UFPel.

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação


A organização curricular considera que a atuação em projetos de extensão e pesquisa, são componentes do processo educativo, enquadando-as como Atividades Complementares, com peso específico na formatação final do histórico escolar do estudante sendo, portanto, instrumentos complementares do processo de ensino e  aprendizagem.

A pesquisa tem sido alavancada pelos seus oito programas de pós-graduação, consolidados e atuantes nos níveis de especialização, mestrado e doutorado e pelos programas de iniciação científica implantados pela UFPel e por agências de fomento. As linhas de pesquisa são estabelecidas principalmente de acordo com as demandas da comunidade e do setor produtivo, com a massa crítica existente, com a infraestrutura e com os recursos financeiros disponibilizados pelas agencias de fomento à pesquisa. A UFPel também mantém convênio com a Embrapa Terras Baixas e Embrapa Clima Temperado que oportuniza muitos estágios em diferentes áreas do conhecimento.

Acompanhamento de Egressos

O acompanhamento de egressos é realizado pelo Núcleo de Estágios da UFPel, via o Portal de Egressos da UFPel. O acompanhamento terá por objetivos:

- Avaliar o desempenho institucional, por meio do acompanhamento da situação profissional dos ex-alunos;
- Manter registros de alunos egressos;
- Divulgar a inserção dos alunos formados no mercado de trabalho;
- Avaliar o desempenho da instituição, através da pesquisa de satisfação do formando e do acompanhamento do desenvolvimento profissional dos egressos.

(*) Conceitos de curso:

(**) Formas de ingresso:

ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
VRVaga reservada
ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
VRVaga reservada

Localização e contatos

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