Nome da Atividade
PRINCÍPIOS DE AGROECOLOGIA
CÓDIGO
01180034
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A disciplina de Princípios de Agroecologia pretende revisitar os principais aspectos da revolução verde e seus impactos sociais, econômicos e ambientais, a partir do contexto dos novos paradigmas da agricultura, notadamente aqueles fundamentados na ecologia, na economia, na agronomia e na sociologia, entre outras ciências. Para isso é fundamental o estudo dos agroecossistemas a partir da teoria sistêmica e do processo de coevolução do homem com a natureza, bases da formação da atividade agrícola na perspectiva ecológica. Dessa forma, identificar e compreender os vários estilos de agricultura de base ecológica (ABE), considerando o manejo integrado do sistema solo-água-planta e as dimensões social, ecológica e econômica da agricultura é um dos caminhos para a construção de agroecossistemas mais sustentáveis.
Objetivos
Objetivo Geral:
Construir um processo de ensino - aprendizagem capaz de aplicar e desenvolver saberes e práticas agrícolas que permitam compreender e resolver alguns dos complexos problemas socioambientais de nosso tempo, assim como construir uma nova racionalidade para transitar pelos caminhos de uma agricultura de base ecológica, considerando esta um importante instrumento na construção de agroecossistemas mais sustentáveis.Conteúdo Programático
1. Apresentação da disciplina; discussão conteúdo programático; planejamento aulas; critérios de avaliação; Trabalho de motivação e interação alunos x professores
2. A prática dos agricultores em transição agroecológica
3. A abordagem sistêmica na ABE
4. Origem e evolução do pensamento ecológico
5. O agroecossistema como unidade básica de análise na ABE e processo de transição agroecológica
6. Agroecologia: instrumento para o desenvolvimento de uma agricultura mais sustentável
7. Estilos de ABE
8. A concepção sistêmica da Qualidade do solo e a sustentabilidade de ABE
9. Princípios de manejo do sistema solo-água-planta em ABE
10. Sistemas de produção base ecológica (ênfase horticultura)
11. Economia ecológica
12. Análise da Sustentabilidade de Agroecossistemas de BE
13. Visitas Orientadas
14. Seminários
15. Fichas Agroecológicas (MAPA)
O conteúdo programático proposto será desenvolvido fomentando, propiciando, possibilitando e/ou induzindo:
Atividades de busca, seleção e análise de informações através investigação bibliográfica;
Atividades de grupos que propiciem a comunicação e intercâmbio de ideias, reflexão e a integração e a colaboração de e entre estudantes;
Observação e análise de fenômenos e problemas próprios do campo ocupacional;
Relacionar os conteúdos da disciplina com as dimensões social, econômica e ambiental de uma agricultura mais sustentável
O uso de novas tecnologias de informação para o desenvolvimento integral da disciplina;
A participação em campanhas de consciência agroecológica;
O conhecimento e analise de casos exitosos de manejo agroecológico para valorizar os alcances da agroecologia;
Fundamentação de temas relacionados com o ambiente para compreender as causas dos problemas ambientais atuais;
Reflexão acerca do contexto local para analisar as práticas e tecnologias empregadas na produção agroecológica;
Formação de equipes de trabalho operativo que fomentem o entusiasmo pelo que fazer profissional multidisciplinar;
Desenho de agroecossistemas baseados no conhecimento local para apreciar suas origens e cultura.
2. A prática dos agricultores em transição agroecológica
3. A abordagem sistêmica na ABE
4. Origem e evolução do pensamento ecológico
5. O agroecossistema como unidade básica de análise na ABE e processo de transição agroecológica
6. Agroecologia: instrumento para o desenvolvimento de uma agricultura mais sustentável
7. Estilos de ABE
8. A concepção sistêmica da Qualidade do solo e a sustentabilidade de ABE
9. Princípios de manejo do sistema solo-água-planta em ABE
10. Sistemas de produção base ecológica (ênfase horticultura)
11. Economia ecológica
12. Análise da Sustentabilidade de Agroecossistemas de BE
13. Visitas Orientadas
14. Seminários
15. Fichas Agroecológicas (MAPA)
O conteúdo programático proposto será desenvolvido fomentando, propiciando, possibilitando e/ou induzindo:
Atividades de busca, seleção e análise de informações através investigação bibliográfica;
Atividades de grupos que propiciem a comunicação e intercâmbio de ideias, reflexão e a integração e a colaboração de e entre estudantes;
Observação e análise de fenômenos e problemas próprios do campo ocupacional;
Relacionar os conteúdos da disciplina com as dimensões social, econômica e ambiental de uma agricultura mais sustentável
O uso de novas tecnologias de informação para o desenvolvimento integral da disciplina;
A participação em campanhas de consciência agroecológica;
O conhecimento e analise de casos exitosos de manejo agroecológico para valorizar os alcances da agroecologia;
Fundamentação de temas relacionados com o ambiente para compreender as causas dos problemas ambientais atuais;
Reflexão acerca do contexto local para analisar as práticas e tecnologias empregadas na produção agroecológica;
Formação de equipes de trabalho operativo que fomentem o entusiasmo pelo que fazer profissional multidisciplinar;
Desenho de agroecossistemas baseados no conhecimento local para apreciar suas origens e cultura.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ALTIERI, M. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. Guaíba: Agropecuária, 2002. 592 p.
- GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS. 2000. 654 p.
- GOMES, J. C. C. & ASSIS, W. S. de. Agroecologia: princípios e reflexões conceituais (ed). Brasília, DF: EMBRAPA, 2013. 245P. (Coleção Transição Agroecológica: V1)
Bibliografia Complementar:
- CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia e a extensão rural: contribuições para a promoção do desenvolvimento rural sustentável. Brasília: MDA/SAF/DATER-IICA, 2004. 166 p.
- CAPRA, F. A teia da vida. São Paulo, Cultrix, 1996. 256 p.
- REIJNTJES, C., HAVERKORT, B., BAYER, A. N. Cultivando para el futuro: introducion a la agricultura sustentable de bajos insumos externos. Montevideo: Editorial Nordan-Comunidad, 1995. 274.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 1 | 45 | 40 |
Agronomia (Bacharelado) Horários
|
PATRÍCIA MARTINS DA SILVA Professor responsável pela turma CARLOS ROGERIO MAUCH Professor Regente LUCIO ANDRE DE OLIVEIRA FERNANDES Professor Regente DECIO SOUZA COTRIM Professor Regente |
||||||
M2 | 2024 / 1 | 45 | 41 |
Agronomia (Bacharelado) Horários
|
PATRÍCIA MARTINS DA SILVA Professor responsável pela turma CARLOS ROGERIO MAUCH Professor Regente LUCIO ANDRE DE OLIVEIRA FERNANDES Professor Regente DECIO SOUZA COTRIM Professor Regente |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
PRINCÍPIOS DE AGROECOLOGIA | Agronomia (Bacharelado) |