Nome do Curso / Conceitos (*)
Psicologia
Enade (2015)4CPC (2015)4CC (2014)3
Nível / Grau
GRADUAÇÃO / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
NOTURNO
Código UFPel
6600
Código e-MEC
1102064
Unidade
Coordenador
Criação e Reconhecimento
Curso reconhecido pela Portaria nº 306 de 23/04/2015. Publicada no D.O.U de 24/04/2015.
Renovação do reconhecimento Portaria nº 272 de 03/04/2017. Publicada no D.O.U. de 04/04/2017.

Contextualização

Estrutura-se em um núcleo comum com três ênfases que se organizam nas características de demandas da região: Psicologia e processos de gestão que abarca a concentração em competências definidas no núcleo comum da formação para o diagnóstico, planejamento e uso de procedimentos e técnicas específicas voltadas para analisar criticamente e aprimorar os processos de gestão organizacional, em distintas organizações e instituições; Psicologia e processos de prevenção e promoção da saúde que consiste na concentração em competências que garantam ações de caráter preventivo, em nível individual e coletivo, voltadas a capacitação de indivíduos, grupos, instituições e comunidades para protegerem e promoverem a saúde e qualidade de vida, em diferentes contextos em que tais ações possam ser demandadas; Psicologia e processos clínicos que envolve a concentração em competências para atuar, de forma ética e coerente com referenciais teóricos, valendo-se de processos psicodiagnósticos, de aconselhamento, psicoterapia e outras estratégias clínicas, frente a questões e demandas de ordem psicológica apresentadas por indivíduos ou grupos em distintos contextos.

Objetivos

A formação em Psicologia tem por objetivos gerais dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais segundo artigo 4 da resolução no8, de 07 de maio de 2004:

a) Atenção à saúde: os profissionais devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica epsicossocial, tanto em nível individual quanto coletivo, bem como a realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética;

b) Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais deve estar fundamentado na capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;

c) Comunicação: os profissionais devem ser acessíveis e devem manter os princípios éticos no uso das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral;

d) Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade;

e) Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou líderes nas equipes de trabalho;

f) Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática, e de ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento das futuras gerações de profissionais, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmica e profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.

Ainda como objetivos específicos: consolidar e desenvolver habilidades e competências básicas para atuação profissional, conforme diretrizes curriculares; desenvolver atividades integradas que contemplem níveis de intervenção em processos individuais e coletivos, considerando três eixos: diagnóstico, planejamento e intervenção; fornecer capacitação legal para o exercício profissional da Psicologia; proporcionar uma sólida formação generalista e pluralista em psicologia, conforme diretrizes curriculares para os cursos de Psicologia (Resolução no 08 do CNE de 07 de maio de 2004) e Políticas Públicas para a formação dos profissionais da área; desenvolver competências para compreender, analisar e intervir reflexiva e criticamente nos fenômenos psicossociais fundamentais à promoção da saúde e cidadania; desenvolver habilidades para lidar com o conhecimento de maneira crítica, criativa e diversificada, focalizada na dimensão investigativa como elemento central para o exercício profissional; promover uma ação alicerçada em princípios éticos e em acordo com as diretrizes dos órgãos de classe; estimular a autonomia intelectual e profissional do estudante de psicologia.

Perfil do Egresso

A formação de psicólogo pretendida pela Universidade Federal de Pelotas possibilita ao egresso a aquisição das competências e habilidades previstas no núcleo comum de formação do profissional brasileiro, conforme descritas nas Diretrizes Curriculares Nacionais. A preocupação em oferecer maior qualidade na formação em Psicologia somada à necessidade e à demanda de buscar novas áreas de atuação para o psicólogo, conforme descrito no Art. 11, parágrafo 1o das Diretrizes Curriculares para o curso de graduação em Psicologia (2004), a UFPEL

.estimula a busca por uma formação mais generalista e pluralista, garantindo a esse profissional o domínio de conhecimentos psicológicos e a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos que demandam a análise, avaliação , prevenção e intervenção em processos psicológicos e psicossociais, na promoção da qualidade de vida.

Entretanto a UFPEL busca formar um profissional comprometido com a educação integral e a formação do cidadão, com a promoção da saúde nos diversos níveis de atuação, capaz de compreender e intervir na estrutura e funcionamento da sociedade, numa abordagem pluridisciplinar e numa visão histórica, ética e política, bem como um profissional atento à constituição e estruturação do sujeito psíquico, seus padecimentos e meios de conquista da saúde. Um profissional atento à pesquisa e desenvolvimento dos vetores teóricos de que se utiliza na prática profissional. 

Competências e habilidades

A formação em Psicologia tem por objetivos gerais dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais, conforme Resolução CNE/CES No 8, de 7 de maio de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Psicologia. Brasília, 2004:

a) Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos;

b) Analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais;

c) Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo;

d) Identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, coleta, e análise de dados em projetos de pesquisa; 

e) Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia, tendo em vista a sua pertinência;

f) Avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos;

g) Realizar diagnóstico e avaliação de processos psicológicos de indivíduos, de grupos e de organizações;

h) Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e sócio-culturais dos seus membros;

i) Atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar;

j) Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional;

k) Atuar profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo ou terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara;

l) Realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia;

m) Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação;

n) Apresentar trabalhos e discutir idéias em público;

o) Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional.


As competências, básicas, devem se apoiar nas habilidades de:

a) Levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos;

b) Ler e interpretar comunicações científicas e relatórios na área da Psicologia;

c) Utilizar o método experimental, de observação e outros métodos de investigação científica;

d) Planejar e realizar várias formas de entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos;

e) Analisar, descrever e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais; 

f) Descrever, analisar e interpretar manifestações verbais e não verbais como fontes primárias de acesso a estados subjetivos;

g) Utilizar os recursos da matemática, da estatística e da informática para a análise e apresentação de dados e para a preparação das atividades profissionais em Psicologia. 

Organização Curricular

http://wp.ufpel.edu.br/psicologia/files/2012/08/Grade-Curricular2.pdf

Procedimentos e metodologias de ensino

O curso apresenta meultiplas metodologias, incluindo Ambiente Virtual de Aprendizagem, apresentação de seminários, palestras, provas tradicionais, autoavaliações, resenhas, trabalhos em grupo, grupos de discussão, utilização de multimídia e aulas expositivas, supervisões individuais e em grupo. 

Avaliação do ensino e da aprendizagem

A avaliação, enquanto relação dialógica, vai conceber o conhecimento como apropriação do saber pelo aluno e também pelo professor, como ação- reflexão-ação que se passa na sala de aula em direção a um saber aprimorado, enriquecido, carregado de significados, de compreensão. Dessa forma, a avaliação passa a exigir do professor uma relação epistemológica com o aluno - uma conexão entendida como reflexão aprofundada a respeito das formas como se dá a compreensão do educando sobre o objeto do conhecimento ( HOFFMANN, 1991).

Cada professor poderá optar por procedimentos e critérios de avaliação, considerando objetivos da atividade e competências a serem desenvolvidas. Sugere-se avaliações processuais e dialógicas, com espaços para auto-avaliação do aluno. Avaliações compartilhadas entre diferentes disciplinas do mesmo semestre podem permitir maior investimento do aluno e ainda a integração de atividades.

A avaliação é ampla, contínua, gradual, cumulativa e cooperativa.

Conforme Regimento Geral da Universidade Federal de Pelotas, artigos 183 a 188, a verificação do aproveitamento do aluno será realizada por disciplina, abrangendo aspectos de assiduidade e avaliação de conhecimentos. A aprovação em cada disciplina é apurada semestralmente e fica condicionada a 

freqüência do aluno pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) das aulas teóricas e 75% (setenta e cinco por cento) das aulas práticas, vedado o abono de faltas. O aproveitamento será aferido em cada disciplina mediante a realização de pelo menos 2 (duas) verificações com o mesmo peso, distribuídas ao longo do período, sem prejuízo de outras verificações de aula e trabalhos previstos no plano de ensino da disciplina. A média aritmética das verificações constitui a nota semestral, considerando-se aprovado o aluno que obtiver nota semestral igual ou superior a 7 (sete).

Parágrafo Único - Os graus atribuídos aos trabalhos escolares serão em número de O (zero) a 10 (dez), admitida a primeira decimal. Considerar-se-á definitivamente reprovado o aluno que obtiver, média semestral inferior a 3 (três). O aluno que obtiver média semestral inferior a 7,0 (sete) e igual ou superior a 3,0 (três), submeter-se-á a um exame, versando sobre toda a matéria lecionada no período.

Considerar-se-á aprovado o aluno que, feito o referido exame, obtiver média igual ou superior a 5 (cinco), resultante da divisão por 2 (dois) da soma da nota semestral com a do exame. O não comparecimento ao exame importará em atribuição ao aluno, de nota O (zero).

Concebe-se que a avaliação dos processos de ensino e de aprendizagem se caracterizará também pelas seguintes dimensões:

a) Reflexiva:

A avaliação pressupõe que os sujeitos envolvidos nos processos de ensino e de aprendizagem questionem se o nível de conhecimento adquirido, as competências, habilidades requeridas e metodologias de ensino estão adequados para que o processo seja exitoso, considerando como referência os objetivos e metas propostos para o curso e/ou componente curricular.

b) Recíproca:

O processo de avaliação não se restringe à mensuração de conhecimentos adquiridos pelos acadêmicos, requer ainda, a observância acerca dos conhecimentos docentes de modo a favorecer que a socialização dos mesmos contribua para qualificar os processos de ensino e de aprendizagem.

c) Contínua:

Entender a avaliação como um continuum no qual as reformulações ou manutenções das estratégias de ensino pressuponham o aprimoramento de um processo que se quer diverso e flexível.

d) Singular:

Busca-se uma avaliação que se pautará pelo respeito às diferenças dos sujeitos envolvidos nos processos de ensino e de aprendizagem. Tal opção pressupõe considerá-los como sujeitos coletivos e singulares em relação à troca/produção/aquisição e difusão de conhecimento.

A avaliação do desempenho dos estudantes dos cursos de graduação será realizada mediante aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE.

O ENADE aferirá o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento. 

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

O curso ainda não apresenta Programa de Pós-Graduação e a pesquisa é integrada ao currículo por meio de horas de formação livre. 

Acompanhamento de Egressos

O programa de acompanhamento de egressos se encontra em elaboração pelo Nucleo Docente Estruturante. 

Matriz Curricular

1º Semestre

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
07960021ÉTICA PROFISSIONAL EM PSICOLOGIAObrigatória230
09020027PSICOFISIOLOGIAObrigatória230
07960010PSICOLOGIA DA PERSONALIDADEObrigatória460
07960009PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO IIObrigatória230
07960015PSICOLOGIA EXPERIMENTALObrigatória460
07960011PSICOLOGIA SOCIALObrigatória460
07960013SEMINÁRIO INTEGRADOR IIObrigatória230

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
07960028ESTÁGIO BÁSICO II07960020 - ESTÁGIO BÁSICO IObrigatória575
07960008NEUROCIÊNCIASObrigatória230
07960016PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEMObrigatória230
07960026PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICASObrigatória230
07960025PSICOLOGIA INSTITUCIONALObrigatória230
07960024PSICOPATOLOGIA IIObrigatória460
07960027SEMINÁRIO INTEGRADOR IVObrigatória230
07960038TEORIAS HUMANISTASObrigatória460

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
07960037ESTÁGIO BÁSICO III07960028 - ESTÁGIO BÁSICO IIObrigatória575
07960018PROCESSOS GRUPAIS IObrigatória230
09020030PSICOFARMACOLOGIAObrigatória230
07960032PSICOLOGIA DA SAÚDE: PROMOÇÃO E PREVENÇÃOObrigatória230
07960034PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES IObrigatória460
07960035PSICOLOGIA EM AMBIENTES EDUCATIVOSObrigatória460
07960036SEMINÁRIO INTEGRADOR VObrigatória230
07960033TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA IObrigatória230

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
07960041AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA07960033 - TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA IObrigatória460
07960047ESTÁGIO BÁSICO IV07960037 - ESTÁGIO BÁSICO IIIObrigatória575
07960045PROCESSOS GRUPAIS II07960018 - PROCESSOS GRUPAIS IObrigatória460
07960044PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES IIObrigatória460
07960046SEMINÁRIO INTEGRADOR VIObrigatória230
07960043TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA II07960033 - TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA IObrigatória690
07960042TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS IObrigatória460

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
07960052ESTÁGIO ESPECÍFICO I07960020 - ESTÁGIO BÁSICO I07960028 - ESTÁGIO BÁSICO IIObrigatória12180
07960056PSICODIAGNÓSTICO07960043 - TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA IIObrigatória230
07960051SEMINÁRIO DE MÉTODOS E PRÁTICAS PROFISSIONAIS I07960028 - ESTÁGIO BÁSICO IIObrigatória460
07960060SUBJETIVIDADE E TRABALHOObrigatória460
07960057TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS II07960042 - TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS IObrigatória460

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
07960054ESTÁGIO ESPECÍFICO II07960052 - ESTÁGIO ESPECÍFICO IObrigatória12180
07960063PSICOLOGIA HOSPITALARObrigatória230
07960067SAÚDE E TRABALHOObrigatória230
07960053SEMINÁRIO DE MÉTODOS E PRÁTICAS PROFISSIONAIS II07960051 - SEMINÁRIO DE MÉTODOS E PRÁTICAS PROFISSIONAIS IObrigatória460
07960064TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS III07960057 - TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS IIObrigatória460

9º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
07960072ESTÁGIO ESPECÍFICO III: PSICOLOGIA E PROCESSOS CLÍNICOS07960064 - TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS IIIObrigatória12180
07960070PESQUISA EM PSICOLOGIA I07960063 - PSICOLOGIA HOSPITALAR07960067 - SAÚDE E TRABALHO07960064 - TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS III07960053 - SEMINÁRIO DE MÉTODOS E PRÁTICAS PROFISSIONAIS II07960054 - ESTÁGIO ESPECÍFICO IIObrigatória690
07960071SEMINÁRIO DE MÉTODOS E PRÁTICAS PROFISSIONAIS I: PSICOLOGIA E PROCESSOS CLÍNICOS07960064 - TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS IIIObrigatória460

10º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
07960075ESTÁGIO ESPECÍFICO IV: PSICOLOGIA E PROCESSOS CLÍNICOS07960072 - ESTÁGIO ESPECÍFICO III: PSICOLOGIA E PROCESSOS CLÍNICOSObrigatória12180
07960073PESQUISA EM PSICOLOGIA II07960070 - PESQUISA EM PSICOLOGIA IObrigatória690
07960074SEMINÁRIO DE MÉTODOS E PRÁTICAS PROFISSIONAIS II: PSICOLOGIA E PROCESSOS CLÍNICOS07960071 - SEMINÁRIO DE MÉTODOS E PRÁTICAS PROFISSIONAIS I: PSICOLOGIA E PROCESSOS CLÍNICOSObrigatória460

Complementares

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
07960055ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar340340

Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres

Nome
ADRIANA LOURENCO DA SILVAInstituto de Biologia
AIRI MACIAS SACCOFaculdade de Medicina
ANA LAURA SICA CRUZEIRO SZORTYKAFaculdade de Medicina
CAMILA PEIXOTO FARIASFaculdade de Medicina
CARLOS ALBERTO ALVES TAVARESInstituto de Biologia
EDIO RANIERE DA SILVAFaculdade de Medicina
GIOVANA FAGUNDES LUCZINSKIFaculdade de Medicina
GIOVANNA DEL GRANDE DA SILVA ALVESFaculdade de Medicina
JANDILSON AVELINO DA SILVAFaculdade de Medicina
JOSE RICARDO KREUTZFaculdade de Medicina
JULIANO SANTOS DO CARMOInstituto de Filosofia, Sociologia e Política
KAROL VEIGA CABRALFaculdade de Medicina
LEONARDO MARTINS COSTA GARAVELOFaculdade de Medicina
MARCO ANTONIO TONUS MARINHOInstituto de Biologia
MARIANGELA HEPPE LOPESInstituto de Biologia
MARIA TERESA DUARTE NOGUEIRAFaculdade de Medicina
MARIO FRANCIS PETRY LONDEROFaculdade de Medicina
MARISANGELA SPOLAOR LENAFaculdade de Medicina
MARTA SOLANGE STREICHER JANELLI DA SILVAFaculdade de Medicina
MATEUS CASANOVA DOS SANTOSInstituto de Biologia
MATEUS LUZ LEVANDOWSKIFaculdade de Medicina
MEIRIDIANE DOMINGUES DE DEUSFaculdade de Medicina
MIRIAM CRISTIANE ALVESFaculdade de Medicina
PAULO CAVALHEIRO SCHENKELInstituto de Biologia
PRISCILA FRANCOISE VITACA RODRIGUESFaculdade de Medicina
REGIS DE AZEVEDO GARCIAFaculdade de Medicina
RENATA CRISTINA ROCHA DA SILVAFaculdade de Medicina
ROBERTA SALVADOR SILVAFaculdade de Medicina
SILVIA NARA SIQUEIRA PINHEIROFaculdade de Medicina
THAISE CAMPOS MONDINFaculdade de Medicina
TIAGO NEUENFELD MUNHOZFaculdade de Medicina

Turmas ofertadas em 2019 / 1

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
07960021 - ÉTICA PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA
Horários
ManhãTardeNoite
TER20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T2600
09020027 - PSICOFISIOLOGIA
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
M2650
07960010 - PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
Horários
ManhãTardeNoite
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T2600
07960009 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO II
Horários
ManhãTardeNoite
SEG18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
T2600
07960015 - PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Horários
ManhãTardeNoite
QUI18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M2600
07960011 - PSICOLOGIA SOCIAL
Horários
ManhãTardeNoite
SEX18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T2600
07960013 - SEMINÁRIO INTEGRADOR II
Horários
ManhãTardeNoite
SEG20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T2600

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
07960028 - ESTÁGIO BÁSICO IIP4600
07960008 - NEUROCIÊNCIAS
Horários
ManhãTardeNoite
QUA20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T4600
07960016 - PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
Horários
ManhãTardeNoite
SEG20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T4600
07960026 - PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
T4600
07960025 - PSICOLOGIA INSTITUCIONAL
Horários
ManhãTardeNoite
SEG18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
T4600
07960024 - PSICOPATOLOGIA II
Horários
ManhãTardeNoite
QUI18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T4600
07960027 - SEMINÁRIO INTEGRADOR IV
Horários
ManhãTardeNoite
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
T4600
07960038 - TEORIAS HUMANISTAS
Horários
ManhãTardeNoite
SEX18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T4600

6º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
07960041 - AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
Horários
ManhãTardeNoite
TER20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
QUA22:10 - 23:00
QUI22:10 - 23:00
M6600
07960047 - ESTÁGIO BÁSICO IVP6600
07960045 - PROCESSOS GRUPAIS II
Horários
ManhãTardeNoite
SAB08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
M6600
07960044 - PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES II
Horários
ManhãTardeNoite
QUI18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T6600
07960046 - SEMINÁRIO INTEGRADOR VI
Horários
ManhãTardeNoite
QUA20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T6600
07960043 - TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA II
Horários
ManhãTardeNoite
SEG18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
22:10 - 23:00
TER22:10 - 23:00
M6600
07960042 - TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS I
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
SEX18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
T6600

8º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
07960054 - ESTÁGIO ESPECÍFICO IIP81600
07960054 - ESTÁGIO ESPECÍFICO IIP82600
07960063 - PSICOLOGIA HOSPITALAR
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
T8600
07960067 - SAÚDE E TRABALHO
Horários
ManhãTardeNoite
SEX18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
T8600
07960053 - SEMINÁRIO DE MÉTODOS E PRÁTICAS PROFISSIONAIS II
Horários
ManhãTardeNoite
SEG18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T81600
07960053 - SEMINÁRIO DE MÉTODOS E PRÁTICAS PROFISSIONAIS II
Horários
ManhãTardeNoite
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T82600
07960064 - TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS III
Horários
ManhãTardeNoite
QUI18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T8600

10º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
07960075 - ESTÁGIO ESPECÍFICO IV: PSICOLOGIA E PROCESSOS CLÍNICOSP1600
07960073 - PESQUISA EM PSICOLOGIA II
Horários
ManhãTardeNoite
SAB14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
SEG18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
M10600
07960074 - SEMINÁRIO DE MÉTODOS E PRÁTICAS PROFISSIONAIS II: PSICOLOGIA E PROCESSOS CLÍNICOS
Horários
ManhãTardeNoite
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T10600

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
07960087 - ESCALAS DE AVALIAÇÃO EM PSICOLOGIA
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
11:40 - 12:30
SAB12:30 - 13:20
M300
07960050 - SAÚDE MENTAL COLETIVA
Horários
ManhãTardeNoite
TER14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
T300

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
LISIA DE ALMEIDA LAWSON20172

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
ANDRESSA RAMM KNABACH20112016
ANNA RAFFAELLA BORGES KRAMER20132016
CLARISSA BERDETE BILHALVA20112016
CLITÍNIA DIAS RIBEIRO20112016
ERIKA SCHEIDT GÖRGEN20112016
GUILHERME GONÇALVES VOTTO20112016
ISADORA ALBRECHT PELLEGRINI20112016
JACQUELINE LIMA SIEFERT COIMBRA20112016
LAÍS VARGAS RAMM20112016
LUMA LORRANA TEIXEIRA FIGUEIREDO DO NASCIMENTO20132016
MAIARA BARCELOS SOARES20112016
MARCIANE BRAUN PRIEBE20112016
MARCOS VARGAS MARTINS20112016
MARIA CRISTINA MIRITZ SILVA20112016
MARIA LAURA DE OLIVEIRA COUTO20112016
MARIANA POZZI JUNGES20112016
MOISÉS JOSÉ DE MELO ALVES20112016
PAOLLA CECHET20112016
PATRÍCIA CARVALHO SILVEIRA20112016
PATRICIA MORAIS FELIX LOBO20122016
RAYSHA THEREZA NERY20112016
ROBERTA FONSECA BRUM CARDOSO20112016
SABRINA NIZOLLI DA SILVA20112016
THAMIRES SCHELLIN DE MATTOS DOS SANTOS20112016
VANESSA DE GUSMÃO SANTOS20112016
VANESSA DOS SANTOS SILVEIRA20112016
AMANDA FERNANDEZ DANTAS DOS SANTOS20122017
BRUNA APARECIDA KAPPER20142017
CAMILA DO CANTO PEREZ20122017
CID PINHEIRO FARIAS20132017
DANIELA MARQUES DE OLIVEIRA20122017
FRANCIELE ELY DAS NEVES20122017
HELENA STRELOW RIET20122017
ÍNGRID MOURA DIAS20122017
ISABELLA MACIEL HEEMANN20122017
JÉSSICA RODRIGUES GOMES20122017
JULIANA CORRÊA HERTZBERG20122017
LARISSA LOPES ZIMMERMANN20122017
RAFAELA MORTÁGUA GUERRA20122017
RAFAELLA MASSERON LAVIAGUERRE DA SILVA20122017
ROSEMÉRI VÖLZ WILLE20122017
RÔSMARI LISBOA LOPES20152017
STEPHANIE DUARTE BRESOLIN20122017
TAÍS SEVERO DE SEVERO20122017
TALITA GONÇALVES MONTEIRO20122017
TATIANE COELHO AMARAL20112017
WILLIAM SPERB ESBER20122017
ALEXIA JULIANE IAHNKE STEIM20132018
AMANDA DE ALMEIDA SCHIAVON20132018
ANDREA BASILIO DIAS20132018
ANDRÉ LUIZ JOUSSEF CARVALHO20132018
CATIANE PINHEIRO MORALES20132018
DANISE MIRAPALHETA MACIEL20132018
FLORA BEATRIZ PROIETTE SANTOS20122018
FRANCIELE DA SILVA RUSCH20132018
GELCI DE LIMA NUNES MILECH20142018
JANINE PESTANA CARVALHO20132018
JÉSSICA SANTOS DE SOUZA20122018
JESSICA SOUZA OLIVEIRA20112018
JESSICA THUROW GRIEP20112018
JOSIANE DA COSTA MOREIRA20132018
KEILA SAMPAIO ORTIZ20142018
LARISSA DE OLIVEIRA PEDRA20132018
LAUREN LUIZA CASSOL PRESTES20132018
LEILA DA SILVA RODRIGUES20122018
LUCAS GONÇALVES DE OLIVEIRA20132018
MARIANA PEREIRA DE BRITTO20132018
MORGANA CARDOSO RODRIGUES20132018
NATÁLIA SILVEIRA NALÉRIO20142018
RENATA DA SILVA NUNES20122018
RENICE EISFELD MACHADO20132018
RITA DE CÁSSIA AZEVEDO DA SILVA20162018
SIMONE BORGES ZANETTI20142018
SUELEN LEMONS CLASEN20132018
THAIS PEREIRA SILVEIRA20132018
THIAGO PINTO MOREIRA20132018
UELQUER GUEDES DE SOUZA20132018

(*) Conceitos de curso:

(**) Vagas e formas de ingresso:

  • A0 - Ampla concorrência;
  • L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
  • L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)

Localização e contatos

  • Av. Duque de Caxias, 250 Bairro Fragata
    96030-001 Pelotas, Rio Grande do Sul
  • Horário de Atendimento:
    Segunda, Terça e Quarta-feira - 15h15min às 21h15min, Quinta e Sexta-feira - 12h45min às 18h45min
  • (53) 3921-6992
  • clique para ver o e-mail

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