Nome da Disciplina
SEMINÁRIO INTEGRADOR V
CÓDIGO
07960036
Carga Horária
30 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Discussão interdisciplinar, com base nos temas trabalhados nas demais disciplinas do semestre, potencializadas pelos movimentos de integração e atualização dos conteúdos programáticos constituidores do quinto semestre letivo.

Objetivos

Objetivo Geral:

Discutir de maneira interdisciplinar conteúdos ministrados nas diferentes disciplinas
que compõem do quinto semestre letivo.

 

Objetivos Específicos:

Integrar conhecimentos ministrados nas diferentes disciplinas do quinto semestre letivo.
Atualizar conhecimentos ministrados nas diferentes disciplinas que integram o quinto
semestre letivo.
Refletir o papel do psicólogo em diferentes contextos de atuação.

Conteúdo Programático

1. Análise da escola e das organizações: instituições produtoras de subjetividade.
2. A queixa e a avaliação psicológica na instituição escolar: análise crítica.
3. Medicalização na sociedade atual.
4. Papel do psicólogo na escola, nas organizações e na saúde: diferentes olhares.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GUARIDO, Renata. A medicalização do sofrimento psíquico: considerações sobre o discurso psiquiátrico e seus efeitos na Educação. Educ. Pesquisa, São Paulo, v. 33, n. 1, Abr. 2007 .
  • MEIRA, Marisa Eugênia M.; FACCI, Marilda G.D (org.). Psicologia histórico-cultural: contribuições para o encontro entre a subjetividade e a educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.
  • SILVA, Regina Coeli Araujo da; FRANCISCO, Ana Lúcia. Cultura, subjetividade e as organizações na contemporaneidade. Rev. MalEstar Subj., Fortaleza, v. 10, n. 3, set. 2010.

Bibliografia Complementar:

  • PATTO, Maria Helena S. Exercícios de indignação: escritos de educação e psicologia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.
  • TACCA, Maria Carmen Villela Rosa; GONZALEZ REY, Fernando Luis. Produção de sentido subjetivo: as singularidades dos alunos no processo de aprender. Psicol. Ciênc. Prof., Brasília, v. 28, n. 1, mar. 2008.
  • TANAMACHI, Marilene P.; ROCHA, Marisa L. (org.). Psicologia e Educação: desafios teóricopráticos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
SEMINÁRIO INTEGRADOR V Psicologia (Bacharelado - Noturno)

Página gerada em 25/01/2020 03:47:26 (consulta levou 0.169353s)