Nome do Curso / Conceitos (*)
Engenharia Agrícola
Enade (2014)3CPC (2014)3CC (2014)4
Nível / Grau
GRADUAÇÃO / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL
Código UFPel
700
Código e-MEC
14976
Unidade
Coordenador
A0L1L2L5L6L9L10L13L14Total
PAVE 2019/121111111110
SISU 2019/1204444111140
Criação e Reconhecimento
Criado pela portaria nº 243/72 de 27/10/1972
Curso reconhecido pelo Decreto nº 81.295 de 02/02/1978. Publicado no D.O.U. de 03/02/1978.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 688 de 07/07/2017. Publicada no D.O.U. de 10/07/2017.

Contextualização

O Curso de Engenharia Agrícola da UFPel tem por objetivo geral formar profissionais capazes de solucionar problemas de engenharia, relacionados com o setor agrícola, nas áreas de Mecânica Agrícola, de Energização Rural, de Engenharia de Água e Solo, de Construções Rurais e Ambiência e de Processamento de Produtos Agrícolas.

Objetivos

O Curso de Engenharia Agrícola tem como objetivo geral formar profissionais ENGENHEIROS AGRÍCOLAS com sólidos conhecimentos para atuar no mercado de trabalho e absorver e desenvolver ciência e tecnologia, com capacidade crítica e criativa, identificando e solucionando problemas nas áreas de Mecânica Agrícola, de Energização Rural, de Engenharia de Água e Solos, de Construções Rurais e Ambiência e de Processamento de Produtos Agrícolas, de modo a ampliar e unificar de forma sistêmica e integrada a formação acadêmica, tornando-a compatível com as necessidades de desenvolvimento econômico e social do país.

Os objetivos específicos do Curso de Engenharia Agrícola são:
- formar profissionais competentes, responsáveis e éticos;
- contribuir na formação de um cidadão crítico, comprometido com as transformações sociais, capaz de se atualizar constantemente e que possa estabelecer mecanismos para interação com a comunidade;
- articular as atividades de ensino com pesquisa e extensão, com a interação entre a graduação e a pós-graduação;
- articular conhecimentos dos diferentes núcleos de formação com o propósito de aumentar a sinergia que deve existir entre eles, de forma que o estudante venha a pensar e agir sobre o ambiente em que vive de forma sistêmica e global. 

Perfil do Egresso

O Engenheiro Agrícola é o profissional que possui uma visão integrada do desenvolvimento da cadeia sistêmica agrícola e que aplica as Ciências Exatas e a Tecnologia à Agricultura, levando em consideração os fatores ambientais, econômicos e sociais. Assim, o Engenheiro Agrícola se vale de uma sólida formação em Física e Matemática para atuar na interface entre a Engenharia e a Agricultura, buscando a solução de problemas nos sistemas produtivos.

Competências e habilidades

A formação generalista em várias áreas das engenharias, direcionadas ao meio rural, permite que o Engenheiro Agrícola atue na área técnica, pesquisando, executando, coordenando projetos, como também treinando e supervisionando pessoal, fiscalizando serviços e tarefas em obras rurais ou de cunho agrícola, na produção, no manejo e na conservação de produtos agrícolas, dentre outras atividades.

Também possibilita que atue nos campos da pesquisa científica relacionada à área agrária, bem como no ensino técnico ou de nível superior. Além disto, o Engenheiro Agrícola é capaz de atuar na área social agrária, pois tem formação necessária para liderança, orientação e coordenação de equipes ou do trabalhador rural, em atividades de extensão, atuando como difusor de conhecimentos no meio rural, em diversas tarefas inerentes a estas habilidades.

Atribuições e atividades do profissional engenheiro estão previstas no texto da Lei 5194/66 e, de acordo com a Resolução no 1.010 do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, de 22 de agosto de 2005, são:

- gestão, supervisão, coordenação, orientação técnica;
- coleta de dados, estudo, planejamento, projeto, especificação;
- estudo de viabilidade técnico-econômica e ambiental;
- assistência, assessoria, consultoria;
- direção de obra ou serviço técnico;
- vistoria, perícia, avaliação, monitoramento, laudo, parecer técnico, auditoria, arbitragem;
- desempenho de cargo ou função técnica;
- treinamento, ensino, pesquisa, desenvolvimento, análise, experimentação, ensaio, divulgação técnica, extensão;
- elaboração de orçamento;
- padronização, mensuração, controle de qualidade;
- execução de obra ou serviço técnico;
- fiscalização de obra ou serviço técnico;
- produção técnica especializada;
- condução de serviço técnico;
- condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção;
- execução de instalação, montagem, reparo ou manutenção;
- operação, manutenção de equipamento ou instalação;
- execução de desenho técnico. 

Organização Curricular

http://wp.ufpel.edu.br/cea/curso/curriculo/

Procedimentos e metodologias de ensino

A fim de alcançar os objetivos do curso e formar as competências e habilidades propostas, o Colegiado de Curso continuará propondo e estimulando o desenvolvimento de projetos de ensino, de pesquisa e de extensão de natureza multidisciplinar e intergrupal, envolvendo simultaneamente alunos de diferentes semestres e/ou diferentes disciplinas do mesmo semestre. Além disto, a busca constante pela implantação de um curso de pós- graduação persistirá, pois é fundamental para a interação dos conhecimentos em diferentes níveis e para formação do Engenheiro Agrícola. 

Avaliação do ensino e da aprendizagem

A avaliação do processo de ensino-aprendizagem focará no currículo e no próprio Projeto Pedagógico, através de processos avaliativos dos alunos, dos egressos, dos professores e das disciplinas. Pode ainda ser submetida a alguma forma de avaliação externa, a ser definida pelo Colegiado de Curso e do Núcleo Docente Estruturante.

A avaliação será feita continuamente, por semestre, focando o andamento de disciplinas, a integração entre elas, os professores e suas metodologias de ensino, empregando questionários como instrumento, cujos dados levantados serão interpretados de forma crítica, buscando a constante reconstrução do processo ensino-aprendizagem. Para isso, a participação e o engajamento dos professores serão fundamentais, visto seu papel na identificação do crescimento intelectual do aluno.

Além disso, a fim de identificar as práticas pedagógicas e a constante atualização da estrutura curricular, o Colegiado manterá constante troca de informações com os professores que atuam no Curso. Todas estas ações são possíveis se existir um comprometimento entre coordenação, comissão e professores; para tanto, são propostas reuniões periódicas, visando criar um espaço frequente de discussão das questões do dia a dia do Curso. Todas estas ações, de maneira conjunta, deverão ser instrumentos úteis para o aperfeiçoamento das disciplinas, do crescimento dos alunos e do ajuste da proposta pedagógica do Curso.

A Universidade Federal de Pelotas possui de um instrumento de avaliação on line, para avaliar o processo de ensino-aprendizagem, observando que há a manutenção da impessoalidade e do sigilo, pois professor ou Colegiado não identifica a avaliação individualmente. 

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Além do discente ser exposto a atividade de pesquisa na integralização curricular através das horas complementares, temos no Centro de Engenharias o Programa de Pós graduação em Ciências Ambientais com professores e alunos participantes. Fora do Centro de Engenharias há professores que participam de Programas MACSA, CTS, Hídrica e também em projetos com parceiros como a Embrapa.

Acompanhamento de Egressos

Nas primeiras décadas, o Curso de Engenharia Agrícola da UFPel destacou-se por colocar profissionais qualificados no mercado, principalmente nas áreas de Processamento de Produtos Agrícolas e de Mecânica Agrícola, em empresas locais, estaduais e de outros estados.

Com o passar do tempo e com o sucesso obtido por esses profissionais pioneiros, outras áreas começaram a se abrir para este profissional, de forma que, atualmente, os Engenheiros Agrícolas atuam nas mais diversas áreas relacionadas ao setor agropecuário, em órgãos governamentais, prefeituras, empresas privadas e públicas, além de se lançarem como empresários, empreendendo seus próprios negócios.

Visando a atualização de dados, a Prof. Maria Laura Gomes Silva da Luz possui um projeto de acompanhamento dos egressos, registrado no Cobalto, coletando informações sobre as suas atividades profissionais desde a formatura. Este procedimento esta sendo desenvolvido por meio de questionário encaminhado por e- mails e mídia social aos ex-alunos. Após foi traçado um perfil do egresso e a atualização desse Projeto foi uma das bases nesse perfil profissional. 

Além disso, a Universidade Federal de Pelotas possui o Portal do egresso (http://wp.ufpel.edu.br/egresso/) do qual será vinculado os nossos levantamentos.

Matriz Curricular

1º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000393ÁLGEBRA LINEARObrigatória460
15000341CÁLCULO AObrigatória690
15000095GEOLOGIA APLICADA IObrigatória460
15000394GEOMETRIA DESCRITIVAObrigatória460
15000001INTRODUÇÃO ENGENHARIA AGRÍCOLAObrigatória230
15000059MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTOObrigatória230
12000017QUÍMICA GERALObrigatória460

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
22000294ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃOObrigatória460
15000346CÁLCULO B15000341 - CÁLCULO AObrigatória690
15000395DESENHO TÉCNICO15000394 - GEOMETRIA DESCRITIVAObrigatória460
15000396METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E PRODUÇÃO DE TEXTOObrigatória230
01230015PRINCÍPIO DE CIÊNCIA DO SOLO15000095 - GEOLOGIA APLICADA IObrigatória460
12000001QUÍMICA ANALÍTICA12000017 - QUÍMICA GERALObrigatória460

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000397COMPUTAÇÃO GRÁFICA15000395 - DESENHO TÉCNICOObrigatória460
15000348EQUAÇÕES DIFERENCIAIS A15000346 - CÁLCULO BObrigatória460
15000447ESTATÍSTICA BÁSICA15000346 - CÁLCULO BObrigatória460
15000455FUNDAMENTOS DE CULTIVOS AGRÍCOLAS15000059 - MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO01230015 - PRINCÍPIO DE CIÊNCIA DO SOLOObrigatória460
11090014MECÂNICA I15000346 - CÁLCULO BObrigatória575
01190004TOPOGRAFIA IMínimo de 35 créditosObrigatória575

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000391CÁLCULO NUMÉRICO E APLICAÇÕES15000348 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS AObrigatória460
11090012FÍSICA I11090014 - MECÂNICA IObrigatória460
15000094ISOSTÁTICA11090014 - MECÂNICA I15000346 - CÁLCULO BObrigatória460
15000399MECÂNICA GERAL II11090014 - MECÂNICA IObrigatória460
15000554SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHOMínimo de 30 créditosObrigatória230
01190005TOPOGRAFIA II15000341 - CÁLCULO A01190004 - TOPOGRAFIA IObrigatória575

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000030AGRICULTURA DE PRECISÃOMínimo de 90 créditosObrigatória345
15000420CLIMATOLOGIA AGRÍCOLA15000455 - FUNDAMENTOS DE CULTIVOS AGRÍCOLAS11090012 - FÍSICA IObrigatória345
11090013FÍSICA II11090014 - MECÂNICA IObrigatória460
15000007MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO15000095 - GEOLOGIA APLICADA IObrigatória575
15000020MECÂNICA DOS FLUÍDOS15000348 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS A15000399 - MECÂNICA GERAL IIObrigatória460
15000103RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I15000094 - ISOSTÁTICA15000348 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS AObrigatória460
15000019TERMODINÂMICA E TRANSFERÊNCIA DE CALOR11090012 - FÍSICA IObrigatória690

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000006HIDRÁULICA APLICADA15000020 - MECÂNICA DOS FLUÍDOSObrigatória460
01240009INSTAL.E MANEJO DE ANIMAIS DOMÉSTICOSMínimo de 80 créditosObrigatória460
15000536MÁQUINAS AGRÍCOLAS I15000455 - FUNDAMENTOS DE CULTIVOS AGRÍCOLASObrigatória460
15000021OPERAÇÕES AGROINDUSTRIAIS I15000019 - TERMODINÂMICA E TRANSFERÊNCIA DE CALOR15000020 - MECÂNICA DOS FLUÍDOSObrigatória460
01230007RELAÇÃO SOLO ÁGUA PLANTA01230015 - PRINCÍPIO DE CIÊNCIA DO SOLO15000420 - CLIMATOLOGIA AGRÍCOLAObrigatória460
15000106RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II15000103 - RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS IObrigatória460
15000478TECNOLOGIA MECÂNICA15000397 - COMPUTAÇÃO GRÁFICA15000103 - RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS IObrigatória460

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000028CONFORTO AMBIENTAL PARA EDIF.AGRÍCOLAS15000020 - MECÂNICA DOS FLUÍDOS15000420 - CLIMATOLOGIA AGRÍCOLA15000019 - TERMODINÂMICA E TRANSFERÊNCIA DE CALOR01240009 - INSTAL.E MANEJO DE ANIMAIS DOMÉSTICOSObrigatória460
15000009ELETROTÉCNICA GERAL11090013 - FÍSICA IIObrigatória460
15000549ENGENHARIA DE PROCESSAMENTO AGROINDUSTRIAL I15000395 - DESENHO TÉCNICO15000021 - OPERAÇÕES AGROINDUSTRIAIS I15000106 - RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS IIObrigatória460
15000011ESTRUTURAS CONCRETO ARMADO I15000106 - RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS IIObrigatória460
15000015HIDROLOGIA15000020 - MECÂNICA DOS FLUÍDOS01190005 - TOPOGRAFIA II15000447 - ESTATÍSTICA BÁSICAObrigatória345
15000008MÁQUINAS AGRÍCOLAS II15000536 - MÁQUINAS AGRÍCOLAS I15000019 - TERMODINÂMICA E TRANSFERÊNCIA DE CALORObrigatória460
15000022OPERAÇÕES AGROINDUSTRIAIS II15000019 - TERMODINÂMICA E TRANSFERÊNCIA DE CALOR15000020 - MECÂNICA DOS FLUÍDOSObrigatória460
15000016PROJETO DE ELEMENTOS DE MÁQUINAS15000478 - TECNOLOGIA MECÂNICAObrigatória460
01180002SOCIOLOGIA RURALMínimo de 168 créditosObrigatória230

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000040CONTROLE E AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL15000009 - ELETROTÉCNICA GERAL15000016 - PROJETO DE ELEMENTOS DE MÁQUINASObrigatória230
15000024ENGENHARIA DE PROCESS.AGROINDUSTRIAL II15000395 - DESENHO TÉCNICO15000022 - OPERAÇÕES AGROINDUSTRIAIS II15000106 - RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS IIObrigatória460
15000012ESTRUTURAS CONCRETO ARMADO II15000011 - ESTRUTURAS CONCRETO ARMADO IObrigatória460
15000071FONTES DE ENERGIA15000019 - TERMODINÂMICA E TRANSFERÊNCIA DE CALOR15000015 - HIDROLOGIAObrigatória460
15000013IRRIGAÇÃO15000455 - FUNDAMENTOS DE CULTIVOS AGRÍCOLAS01230007 - RELAÇÃO SOLO ÁGUA PLANTA15000015 - HIDROLOGIA15000006 - HIDRÁULICA APLICADAObrigatória460
15000480MÁQUINAS AGRÍCOLAS III15000478 - TECNOLOGIA MECÂNICAObrigatória460
15000014MÁQUINAS E TRANSFORMADORES ELÉTRICOS15000009 - ELETROTÉCNICA GERALObrigatória460
15000054SANEAMENTO RURAL E GESTÃO AMBIENTAL15000059 - MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO15000006 - HIDRÁULICA APLICADAObrigatória460
15000029SENSORIAMENTO REMOTO01230015 - PRINCÍPIO DE CIÊNCIA DO SOLO01190005 - TOPOGRAFIA IIObrigatória230

9º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
01180025ADMINISTRAÇÃO RURAL E EMPREENDEDORISMOMínimo de 198 créditosObrigatória345
15000306CONSTRUÇÃO CIVIL I15000007 - MATERIAIS DE CONSTRUÇÃOObrigatória460
15000017DRENAGEM15000029 - SENSORIAMENTO REMOTO15000015 - HIDROLOGIAObrigatória460
01180004ECONOMIA AGRÍCOLA01180002 - SOCIOLOGIA RURAL15000346 - CÁLCULO BObrigatória460
15000421ESTÁGIO CURRICULAR PROFISSIONALIZANTEMínimo de 198 créditosObrigatória12180
15000005MECÂNICA DOS SOLOS15000103 - RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS IObrigatória460
15000625PROJETO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS15000536 - MÁQUINAS AGRÍCOLAS I15000008 - MÁQUINAS AGRÍCOLAS II15000480 - MÁQUINAS AGRÍCOLAS III15000016 - PROJETO DE ELEMENTOS DE MÁQUINASObrigatória460
15000419TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IMínimo de 230 créditosObrigatória230

10º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
01180005ANÁLISE ECONÔMICA DE PROJETOS AGRÍCOLAS01180004 - ECONOMIA AGRÍCOLAObrigatória345
15000627ENERGIZAÇÃO RURAL15000397 - COMPUTAÇÃO GRÁFICA15000014 - MÁQUINAS E TRANSFORMADORES ELÉTRICOSObrigatória460
01180035EXTENSÃO RURAL01180004 - ECONOMIA AGRÍCOLAObrigatória230
15000045LEGISLAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONALMínimo de 250 créditosObrigatória345
15000018OBRAS EM TERRA15000015 - HIDROLOGIA15000005 - MECÂNICA DOS SOLOSObrigatória460
15000629PERÍCIAS E AVALIAÇÕES RURAISMínimo de 250 créditosObrigatória230
15000025PROJETO AGROINDUSTRIAL 15000397 - COMPUTAÇÃO GRÁFICA15000028 - CONFORTO AMBIENTAL PARA EDIF.AGRÍCOLAS15000024 - ENGENHARIA DE PROCESS.AGROINDUSTRIAL II15000549 - ENGENHARIA DE PROCESSAMENTO AGROINDUSTRIAL I01180025 - ADMINISTRAÇÃO RURAL E EMPREENDEDORISMOObrigatória345
15000628PROJETO DE EDIFICAÇÕES AGRÍCOLAS15000397 - COMPUTAÇÃO GRÁFICA15000028 - CONFORTO AMBIENTAL PARA EDIF.AGRÍCOLAS15000012 - ESTRUTURAS CONCRETO ARMADO II15000054 - SANEAMENTO RURAL E GESTÃO AMBIENTAL15000306 - CONSTRUÇÃO CIVIL IObrigatória345
15000626TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 215000419 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IObrigatória230

Complementares

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000617ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar170

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000630AGROENERGIAOptativa230
09010002BOTÂNICA AGRÍCOLAOptativa460
15000182CARTOGRAFIA15000394 - GEOMETRIA DESCRITIVAOptativa460
01190018CARTOGRAFIA MATEMÁTICA01190033 - GEODÉSIA 1Optativa345
15000027ENGENHARIA ECONÔMICA E DE PRODUÇÃOOptativa690
11100035ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL IOptativa460
15000026ESTRUTURAS AGRÍCOLASOptativa460
15000386ESTRUTURAS EM AÇOOptativa345
15000387ESTRUTURAS EM MADEIRAOptativa230
01220003FUNDAMENTOS DE TECNOLOGIA AGROINDUSTRIALOptativa575
15000181GEODÉSIA01190004 - TOPOGRAFIA IOptativa460
01190033GEODÉSIA 101190005 - TOPOGRAFIA IIOptativa460
01190034GEODÉSIA 201190033 - GEODÉSIA 1Optativa460
15000056GESTÃO AMBIENTALOptativa460
15000382GESTÃO DA MANUTENÇÃOOptativa230
15000417INTERPRETAÇÃO DE IMAGEM15000029 - SENSORIAMENTO REMOTOOptativa230
22000213INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃOOptativa460
01190019INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO AJUSTAMENTO DE OBS. GEODÉSICAS01190033 - GEODÉSIA 1Optativa460
15000355INTRODUÇÃO À SIMULAÇÃO DE SISTEMASOptativa230
20000084LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Optativa460
01190003MÉT. DE POSIC. GLOBAL E PROJ. CARTOGRÁFICASOptativa460
15000102METODOLOGIA DE PROJETO DE PRODUTOOptativa345
01190020MÉTODOS DE POSICIONAMENTO POR SATÉLITES01190033 - GEODÉSIA 101190019 - INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO AJUSTAMENTO DE OBS. GEODÉSICASOptativa460
15000261METROLOGIA E ENSAIOSOptativa460
15000418PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGEM15000417 - INTERPRETAÇÃO DE IMAGEMOptativa460
22000221PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORESOptativa460
15000550SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS I15000182 - CARTOGRAFIAOptativa460
15000120SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEORREFERENCIADAS IOptativa460

Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres

Nome
ALAN GREGORY JENISCHCentro de Engenharias
ALEJANDRO MARTINS RODRIGUEZCentro de Engenharias
ALEXSANDER VASCONCELOS CANEZCentro de Engenharias
ALINE RIBEIRO PALIGACentro de Engenharias
AMAURI CRUZ ESPIRITO SANTOCentro de Engenharias
ANDRE FRANCISCO PIVATO BIAJOLICentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
ANELISE MARIA HAMMES PIMENTELFaculdade de Agronomia Eliseu Maciel
ANGELA AZEVEDO DE AZEVEDOCentro de Engenharias
ANTONIO JORGE AMARAL BEZERRAFaculdade de Agronomia Eliseu Maciel
ARLAN DA SILVA FERREIRAInstituto de Física e Matemática
BIBIANA PORTO DA SILVACentro de Engenharias
BRUNO DE ALMEIDA GOETZECentro de Engenharias
BRUNO MULLER VIEIRACentro de Engenharias
CARLOS ALBERTO SILVEIRA DA LUZCentro de Engenharias
CARLOS ANTONIO DA COSTA TILLMANNCentro de Engenharias
CARLOS EDUARDO ESPINOSACentro de Engenharias
CARLOS GUILHERME DA COSTA NEVESCentro de Engenharias
CIBELE APARECIDA LADEIACentro de Engenharias
CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA TEIXEIRA GANDRACentro de Engenharias
CLAUDIA FERNANDA LEMONS E SILVACentro de Engenharias
CLAUDIA LIANE RODRIGUES DE LIMAFaculdade de Agronomia Eliseu Maciel
DANIELA ARNOLD TISOTCentro de Engenharias
DANIEL SILVA GUIMARAESCentro de Engenharias
DECIO SOUZA COTRIMFaculdade de Agronomia Eliseu Maciel
EDUARDO COSTA COUTOCentro de Engenharias
EDUARDO DA SILVA SCHNEIDERCentro de Engenharias
EDUARDO FONTES HENRIQUESInstituto de Física e Matemática
ERIKA DA SILVA FERREIRACentro de Engenharias
FERNANDA NOVO DA SILVA
FIORAVANTE JAEKEL DOS SANTOSFaculdade de Agronomia Eliseu Maciel
FLAVIO SACCO DOS ANJOSFaculdade de Agronomia Eliseu Maciel
FRANCISCO AMARAL VILLELAInstituto de Física e Matemática
GABRIELITO RAUTER MENEZESFaculdade de Agronomia Eliseu Maciel
GERMAN RAMON CANAHUALPA SUAZOCentro de Engenharias
GILSON SIMOES PORCIUNCULACentro de Engenharias
GIUSEPE STEFANELLOCentro de Desenvolvimento Tecnológico
GIZELE INGRID GADOTTICentro de Engenharias
GUILHERME HOEHR TRINDADECentro de Engenharias
GUILHERME JAHNECKE WEYMARCentro de Engenharias
HELVIO DEBLI CASALINHOFaculdade de Agronomia Eliseu Maciel
HENRIQUE OTTO COELHOCentro de Engenharias
ISABELA FERNANDES ANDRADECentro de Engenharias
JONATHAN AIRES IACKSCentro de Engenharias
JORGE MANUEL VIEIRA BORGES LOURENCO RODRIGUESCentro de Engenharias
JÚLIA KRÜGER VIEIRACentro de Desenvolvimento Tecnológico
Juliana Brito da Silva Teixeira
KARIN LUCIANO BRIZOLA SIMONATOCentro de Engenharias
KARLA XAVIER DE FIGUEIREDOCentro de Engenharias
KLAUS MACHADO THEISENCentro de Engenharias
LAUREN FRANCINE IRIGOITE FARIASCentro de Engenharias
LEANDRO SANZI AQUINOCentro de Engenharias
LUCIANA MARINI KOPPFaculdade de Agronomia Eliseu Maciel
LUIS EDUARDO SILVEIRA DA MOTA NOVAESCentro de Engenharias
MARCELO SCHRAMMCentro de Engenharias
MARCIA ROSALES RIBEIRO SIMCHCentro de Engenharias
MARIA LAURA GOMES SILVA DA LUZCentro de Engenharias
MARIA TEREZA FERNANDES POUEYCentro de Engenharias
MARIO CONILL GOMESFaculdade de Agronomia Eliseu Maciel
MARIO DUARTE CANEVERFaculdade de Agronomia Eliseu Maciel
MARIVAN DA SILVA PINHOCentro de Engenharias
MAURIZIO SILVEIRA QUADROCentro de Engenharias
NADIA VELLEDA CALDASFaculdade de Agronomia Eliseu Maciel
PAULO RIGATTOFaculdade de Agronomia Eliseu Maciel
RAFAELA BARROS DE PINHOCentro de Engenharias
RENATA AGUIRRE TRINDADECentro de Engenharias
RITA DE CASSIA FRAGA DAMECentro de Engenharias
RODRIGO RIZZIFaculdade de Agronomia Eliseu Maciel
ROGERS ADEMIR DRUNN PEREIRAFaculdade de Agronomia Eliseu Maciel
ROGER TOSCAN SPAGNOLOCentro de Engenharias
RUL MARTINS ANTUNESCentro de Engenharias
SERGIO LEAL FERNANDESFaculdade de Agronomia Eliseu Maciel
SUELEN CRISTINA MOVIO HUINCAFaculdade de Agronomia Eliseu Maciel
TIAGO THOMPSEN PRIMOCentro de Engenharias
TIRZAH MOREIRA SIQUEIRACentro de Engenharias
VOLNEI KRAUSE KOHLSFaculdade de Agronomia Eliseu Maciel
WOLMER BROD PERESCentro de Engenharias

Turmas ofertadas em 2019 / 1

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000393 - ÁLGEBRA LINEAR
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M16037
15000341 - CÁLCULO A
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
SEX10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M16036
15000095 - GEOLOGIA APLICADA I
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M16037
15000394 - GEOMETRIA DESCRITIVA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M101525
15000394 - GEOMETRIA DESCRITIVA
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M24521
15000001 - INTRODUÇÃO ENGENHARIA AGRÍCOLAProfessor responsável pela turma: CARLOS ALBERTO SILVEIRA DA LUZ
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M16036
15000059 - MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M25536
12000017 - QUÍMICA GERAL
Horários
ManhãTardeNoite
QUI14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
M53030
12000017 - QUÍMICA GERAL
Horários
ManhãTardeNoite
QUI14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
17:40 - 18:30
M6306

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
22000294 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1650
15000346 - CÁLCULO B
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
M1130
15000395 - DESENHO TÉCNICO
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M1100
15000396 - METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M2150

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000397 - COMPUTAÇÃO GRÁFICA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M2250
15000348 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS A
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M3200
15000447 - ESTATÍSTICA BÁSICA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M1200
15000455 - FUNDAMENTOS DE CULTIVOS AGRÍCOLAS
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1500
11090014 - MECÂNICA IProfessor responsável pela turma: FRANCISCO AMARAL VILLELA
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
M1350
01190004 - TOPOGRAFIA IProfessor responsável pela turma: ROGERS ADEMIR DRUNN PEREIRA
Horários
ManhãTardeNoite
TER14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
17:40 - 18:30
M1400

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000391 - CÁLCULO NUMÉRICO E APLICAÇÕES
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1200
15000094 - ISOSTÁTICA
Horários
ManhãTardeNoite
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1220
15000399 - MECÂNICA GERAL II
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1180
15000554 - SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Horários
ManhãTardeNoite
QUI18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
T2110

5º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000030 - AGRICULTURA DE PRECISÃO
Horários
ManhãTardeNoite
TER14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
T1240
15000420 - CLIMATOLOGIA AGRÍCOLA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
M1170
11090013 - FÍSICA IIProfessor responsável pela turma: FRANCISCO AMARAL VILLELA
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1250
15000007 - MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M2200
15000020 - MECÂNICA DOS FLUÍDOS
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1200
15000103 - RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS IProfessor responsável pela turma: ALINE RIBEIRO PALIGA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
M1160
15000019 - TERMODINÂMICA E TRANSFERÊNCIA DE CALOR
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1190

6º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000006 - HIDRÁULICA APLICADA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M190
15000021 - OPERAÇÕES AGROINDUSTRIAIS I
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M170
15000106 - RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS IIProfessor responsável pela turma: ALINE RIBEIRO PALIGA
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M170
15000478 - TECNOLOGIA MECÂNICA
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M170

7º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000028 - CONFORTO AMBIENTAL PARA EDIF.AGRÍCOLAS
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1150
15000009 - ELETROTÉCNICA GERAL
Horários
ManhãTardeNoite
SEX18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M1100
15000549 - ENGENHARIA DE PROCESSAMENTO AGROINDUSTRIAL I
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M1180
15000011 - ESTRUTURAS CONCRETO ARMADO I
Horários
ManhãTardeNoite
QUI18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M1150
15000015 - HIDROLOGIA
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
T140
15000015 - HIDROLOGIA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
T250
15000008 - MÁQUINAS AGRÍCOLAS II
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1150
15000022 - OPERAÇÕES AGROINDUSTRIAIS II
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M170
15000016 - PROJETO DE ELEMENTOS DE MÁQUINAS
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M190
01180002 - SOCIOLOGIA RURAL
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
T1200

8º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000040 - CONTROLE E AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M170
15000024 - ENGENHARIA DE PROCESS.AGROINDUSTRIAL II
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1100
15000012 - ESTRUTURAS CONCRETO ARMADO II
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1100
15000071 - FONTES DE ENERGIA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1100
15000013 - IRRIGAÇÃO
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M170
15000480 - MÁQUINAS AGRÍCOLAS III
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1100
15000014 - MÁQUINAS E TRANSFORMADORES ELÉTRICOS
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1200

9º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
01180025 - ADMINISTRAÇÃO RURAL E EMPREENDEDORISMO
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
M1200
15000306 - CONSTRUÇÃO CIVIL I
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1100
15000017 - DRENAGEM
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1200
01180004 - ECONOMIA AGRÍCOLA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1150
15000421 - ESTÁGIO CURRICULAR PROFISSIONALIZANTEP180
15000005 - MECÂNICA DOS SOLOS
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1150
15000625 - PROJETO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS
Horários
ManhãTardeNoite
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M1150
15000419 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
Horários
ManhãTardeNoite
SEG18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
M150

10º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
01180005 - ANÁLISE ECONÔMICA DE PROJETOS AGRÍCOLAS
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
M1100
15000627 - ENERGIZAÇÃO RURAL
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1150
15000045 - LEGISLAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONAL
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
T2100
15000018 - OBRAS EM TERRA
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1100
15000629 - PERÍCIAS E AVALIAÇÕES RURAIS
Horários
ManhãTardeNoite
QUA10:50 - 11:40
11:40 - 12:30
M1100
15000025 - PROJETO AGROINDUSTRIAL
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
M1100
15000626 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2
Horários
ManhãTardeNoite
QUI10:50 - 11:40
11:40 - 12:30
P150

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
01190033 - GEODÉSIA 1Professor responsável pela turma: SERGIO LEAL FERNANDES
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M150
15000382 - GESTÃO DA MANUTENÇÃOProfessor responsável pela turma: ALEJANDRO MARTINS RODRIGUEZ
Horários
ManhãTardeNoite
QUA17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
T1100
20000084 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T350
15000261 - METROLOGIA E ENSAIOS
Horários
ManhãTardeNoite
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M150
15000418 - PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGEM
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1100

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
ADRIA SUELLEN PAULINO DE OLIVEIRA20191
AMANDA CAROLINE ALBERT20191
Anderson Hatano de Oliveira20191
ANDRE MOTTA HARTWIG20191
ANDRIO LUTIERRE HAVERMANN BARCELLOS20191
ARTHUR WEYMAR GARCIA20191
BRUNO GABRIEL MIRITZ BIERHALS20191
BRUNO TEIXEIRA PADILHA20191
EDUARDO HENRIQUE SILVA ARAUJO20191
FRANKLIN KASTER GARCEZ20191
GABRIEL LUCERO RODRIGUES20191
GABRIEL MELLO PORTO20191
ISABELLE DA SILVEIRA LOPES20191
ISRAEL MATIAS COUTINHO20191
JOAO VICTOR MEDEIROS20191
JULIANO JANUKOWICZ20191
LUAN MARTIN AREJANO20191
LUCAS FERRAZ BRAATZ20191
Lucas Schellin Maltzahn20191
LUCAS SILVEIRA LOPES20191
Mariano Berwanger Wille20191
MATEUS RIBEIRO MACEDO20191
MURILO AUGUSTO DE SOUSA CANAIS20191
PAULO VINICIUS ROSILHO20191
RAFAELA BEIERSDORF SEYFFERT20191
RAFAEL SCHMECHEL SELL20191
RENATA KICHKOFEL KICKHOFEL20191
RODRIGO DOS SANTOS CORREA20191
ROGER ADRIANO BACH DE MATTOS20191
SAMARA BAHR BIERHALS20191
SAMUEL WACHHOLZ REICHOW20191
SOPHIA CAROLINE RIBEIRO NERES DE JESUS20191
SUZANA BUENO VETROMILE20191
TALISSON BERGMANN HARTWIG20191
VALENTIM RUFINO DA COSTA20191
VICENTE QUEIJO LUCAS20191
VINICIUS NOLASCO20191
VINICIUS PEROBA ROSINHA20191
VITOR HUGO BRAGA KOSCHIER20191
WENDEL SCHULZ KLUG20191
WESLEY RODRIGUES NEUGEBAUER20191

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
JOSE MARIA BARBAT PARFITT19751979
JESUS GERLACH ALVES19761983
CARLOS A COSTA TILLMANN19791989
DENISE SANTOS PASSOS19851989
JULIO CESAR V. CASTILLO19811989
ALEXANDRE LOUREIRO MARQUES19831990
ELMO DA ROSA KRAUSE19851990
ESLLY COIMBRA FERNANDES JR19851990
FLAVIO AURELIO S DA SILVA19851990
JAIRE JUNIOR PEREIRA19841990
JOSE FRANCISCO DIAS COSTA19831990
JULIO REGIO VALENTE19821990
LUIS CARLOS TIMM19861990
ROBERLAINE RIBEIRO JORGE19851990
SAGRARIO EVANGELINA M GARCIA19851990
SERGIO LUIS CLASSEN SIAS19851990
SYLVIA SEDREZ AMARAL19841990
ANGEL MARTIN ACEVEDO PINTO19831991
CARLOS AUGUSTO C DA SILVA19831991
CLAUDIO SANTOS D DA SILVA19861991
DENISE VALENTE KARAM19861991
EDSON JOSE BONIATTI19861991
GILMAR ANTONIO CORREA19871991
JONAS CELSO CESCA19861991
MARCELO DA SILVA LEAL19861991
MARCUS BAINY CURI19861991
SERGIO ELMAR BENDER19871991
AILTON NICOLETTI BACELO19861992
ALESSANDRO PINTO COSTA19881992
ANDRE BONAT HIRSCH19781992
ANDRE LUIZ MACHADO DOS SANTOS19851992
ERNST OLIVER F VON LEDEBUR19881992
FRANCO MULLER MARTINS19871992
RICARDO FRANCISCO ZAMBRANO19871992
SONIA SALETTE HUBER19861992
WALTER MAURICIO ROCA STEINBACH19881992
CARLOS WERNER SIKERLE LANDIVAR19881993
CLAUDIO DOS SANTOS LOPES19881993
EDUARDO DOS SANTOS SOFFIONI19871993
ERENICE LIANA PAGEL19871993
GEVERSON LESSA DOS SANTOS19891993
JAVIER RODOLFO ALBORTA GONCALVES19881993
JORGE LUIZ VALENTE KARAM19821993
JOSE ALTAIR DOS SANTOS PADILHA19881993
LEILA FERREIRA DE SOUZA19891993
LUIZ ROBERTO DA SILVA BOEMEKE19881993
MARIO LUIZ FONSECA ROCHA19861993
SERGIO LUIS HANSEL19891993
ANDRE ALMEIDA HECKTHEUER19861994
CARLOS MAURICIO HANSEL19901994
CLARICE LAMAS VEIGA19831994
CLAUDENIR ANTONIO DUZ19891994
CLAUDIO RENE GARCIA DE SOUZA19891994
EDSON LAMBRECHT19881994
FLAVIO HADLER TROGER19891994
FRANCISCO ZANATTA19891994
GLAUCO SCHULTZ19891994
JOAO GERALDO TELIS19901994
JURLESSI PIERRE D COLOMBY19881994
LEOMAR MOLIN19901994
MAURO FERNANDO FERREIRA19881994
MERY VIJAGRAN SOUTO19861994
NUCIA MARGOT GONCALVES MOREIRA19891994
ROBERTO CARLOS PRIESNITZ19881994
SERGIO HAX19891994
SIMONE PINHO DE OLIVEIRA19901994
ANTONIO AUGUSTO PAIVA FACIN19901995
CLAUDIA F A TEIXEIRA19881995
DANIEL CHAGAS CARRICONDE19901995
GERARDO RODRIGUES DIAZ19841995
IRACEMA DUVAL DA SILVA19921995
IVANO ALESSANDRO DEVILLA19911995
JOICE PONTES FONSECA19901995
MARCIO GIL MELLO SILVA19901995
RAUL EUGENIO LEITAO19861995
RODRIGO FOLLE19911995
EDUARDO CESAR SCHRODER19891996
FABRICIO SCHWANZ DA SILVA19921996
GUSTAVO OLLE XAVIER19911996
JOELMA DE FATIMA RODRIGUES DA SILVA19901996
RICARDO LUIS SCHONS19921996
SANDRO GIOVANI PEREIRA VIEGAS19911996
ANA CLAUDIA RODRIGUES DE LIMA19931997
ANIELCA IRIBARREM MATTOS19901997
CARLOS DIOGO BOTELHO NIEMEYER19911997
CLAUDIA LIANE RODRIGUES DE LIMA19931997
EDUARDO SCHOLANTE AREJANO19931997
JULIANO GONZALEZ19921997
MARCELO RYCHECKI HECKTHEUER19911997
RAFAEL MULLER BOHM19891997
ROGERIO CICHOTA19931997
ALEXANDRE GONCALVES PORTO19921998
ARTUR ERNESTO GOWERT NETO19921998
BRUNO CARLOS RAUBER19941998
DARLEI HAEFLIGER19941998
DENIS DANELON PEREIRA19921998
ERVANDA TIMM19901998
FLAVIA FEIJÓ CALDEIRA19921998
HORACIO SARAVIA AGUIAR19921998
ISMAEL CARLOS TREVISAN19941998
JORGE ALBERTO RUSCHEL19921998
JOSE IGNACIO BALHEGO COSTA19891998
LEONARDO CHEQUINI ESPÍRITO SANTO19921998
LUCIANO RECART ROMANO19941998
MARCOS DE OLIVEIRA NOTARI19921998
MARIA ANTONIA DOMINGUES RAMOS PIRES19861998
MAURICIO CARDOSO BARCELLOS19911998
OBERTO VOGEL19941998
VALBERTO MULLER19911998
VANDERLEI ROBERTO CAVALLI19911998
VINICIUS HACHLER19921998
ZAQUEU ALDRIGHI GALARZ19921998
ADILSON SENA RODRIGUES19931999
CARLOS EUGENIO FORTES TEIXEIRA19941999
CLAÚDIO LUÍS ELIAS HESSEL19941999
CRISTINE OLIVEIRA THOMAZ19931999
DEBORA MAIA GONCALVES19931999
EDIO MATIAS RAUCH19931999
ELIAS RICARDO FISCHER19931999
GILSON SIMOES PORCIUNCULA19951999
HUMBERTO LOUREIRO MARQUES19911999
JAIRO DE FARIAS NETTO19911999
JOAO OTAVIO S. BAPTISTA DA SILVA19941999
JOCELITO SACCOL DE SA19931999
JOSANE ROCHA LIMA19941999
MANOEL FERNANDO SCOTTO GOMES19871999
MARIA CANDIDA DUARTE NUNES19941999
RAFAEL BROD STORCH19951999
RICARDO LEMOS SAINZ19931999
ALISSON HOFSTATTER ZIEMER19972000
ALISSON LUIS BACH FERREIRA19962000
ANA PAULA RIOS DE ÁVILA19932000
JULIANO SILVEIRA DE OLIVEIRA19942000
LUIS ROBERTO RODRIGUES FERREIRA19932000
MARCELINO JOAO KNOB19962000
MARCIA DENISE MULLER19972000
MARCIO KOETZ19962000
RAFAEL LEAL STURBELLE19942000
RODRIGO BARCELOS STANISCI19952000
TIAGO LESSA MENDES19962000
ANDREA FISCHER19962001
ANDRE ANIBAL BRANDT19942001
ANDREA SOUZA CASTRO19972001
CÁCIO DORVAL CAMPÃO DELABARI19922001
CASSIANO BENEDETI19972001
CLOVIS MOISES PRIEBE BERVALD19962001
DANILO FRANCHINI19942001
DINORVAN ROZIN19962001
FERNANDO ANTUNES DIAS19942001
GABRIEL RODRIGUES BRUNO19922001
JOSENEI PALADINI ZAMPRONIO19962001
JUCEMIR FRIZON19942001
JULIANA DA SILVA QUEIROGA19962001
LUÍS EDUARDO TORMA BURGUEÑO19972001
MARCELO PESKE HARTWIG19952001
MAURIZIO SILVEIRA QUADRO19972001
MICHEL ACOSTA BORGES19952001
RONIE PETERSON19962001
SANDRO PEDROTTI ACOSTA19962001
ALBERTO RÖPKE BARASSUOL19972002
ALESSANDRO MARTINS19972002
ÂNDREA MACHADO PEREIRA FRANCO19982002
CLOVIS AIRTON PORTO GAYER19942002
DANIEL SUAYA GODINHO NETTO19962002
EDER PEDROZA ISQUIERDO19982002
EDSON ALVES PEREIRA JUNIOR19922002
FLAVIO LUIS DIAS DE DIAS19962002
FRANCISCO CORRÊA KRÜGER19962002
GETULIO DA SILVA GODINHO19952002
JOSIANE FIALHO GONÇALVES GOMES19962002
LUCIANO TOMAS BIZZI19982002
MARCELO DIEL19942002
MARCELO ROSSO BETIM19962002
RAFAEL DE SOUZA LUCHE19962002
RODRIGO MENNA BARRETO PENTEADO19942002
RUDIMAR LOREGIAN19982002
VAGNER FERREIRA DA SILVA19972002
VANDERLEIA TREVISAN19962002
ALANO DOS SANTOS NEUTZLING19972003
ANGÉLICA SIGNOR MENDES19992003
CATIANE KNOPP KERSTNER19972003
CÉSAR LÜDTKE FALCK19982003
CRISTINA RAMALHO RIBEIRO19992003
DANIEL BEIERSDORF MEDINA19972003
DANIEL FACCIOLI MADRUGA19982003
DIEGO DA COSTA MACIEL19962003
GIZELE INGRID GADOTTI19982003
LEANDRO DA SILVA ROZISKY19972003
LUÍS EDUARDO JENSEN LOPES19962003
LUIZ FERNANDO DA SILVEIRA19952003
MÁRCIO DA CUNHA BALLINHAS19952003
MARCIO SOARES DE BRITTO19972003
MARCOS BALSAN19972003
MARTA SUELI VAZ DE ÁVILA19962003
MATEUS ZANCAN COPETTI20012003
MAURI GASPAR VERZELETTI19952003
MICHELE MORO19992003
PLINIO CORRAL DE FREITAS19972003
RODRIGO GONÇALVES BRUM19972003
SANDRO DA SILVA MADRUGA19992003
TAIRONE DIAS URRUTH19972003
UMBERTO JOSÉ GALLINA19912003
ADILSON LUIS BAMBERG20002004
ALESSANDRO FELIPE VIEIRA SARMENTO19992004
CLEVERSON JEARIN RODRIGUES VARGAS19992004
CRISTIANO REBESCHINI19982004
DAVID PERES DA ROSA20002004
DIOGO CANEZ BRAUNER19992004
DIONI GLEI BONINI BITENCOURT20002004
ERACILDA FONTANELA19992004
FABIO LUIZ ZANATTA20002004
FABRICIO DA SILVA TERRA20002004
MARCIA BEATRIZ SILVA VASCONCELOS20002004
MILSON RENATO SANTANA SOLONET20002004
PAULO CARTERI CORADI20012004
ROGÉRIO IRIBARREM GOMES20002004
SAMUEL BESKOW20002004
TOMÁS BECKER DA SILVEIRA19972004
VIANEI ANTONIO DICK CONRAD20002004
VICENTE RIBEIRO DO AMARAL19992004
VOLNEI LUIZ MENEGHETTI20002004
ALINE CAMPELO CARVALHO20002005
ANDERSON PIRES BEGNIS19992005
ANDRÉA LIZIANE COELHO MACHADO20012005
ANITA TEIXEIRA RODRIGUES19992005
FERNANDO OLIVEIRA DA SILVA19992005
GRASSIANI ELIAS FORNARI20012005
HIRIO GREGÓRIO FROS UBAL19992005
JOACIR MARCELO BAMBERG20002005
LEONARDO COSTA GARCIA20012005
LESSANDRO COLL FARIA20002005
LÚCIO DE ARAUJO NEVES20002005
RAFAEL BARROS BRASIL19992005
RAFAEL DITTGEN DE OLIVEIRA20012005
RAQUEL PAULA LORENSI20002005
RENAN BACELO DOS SANTOS20002005
RODRIGO VOLPATO20012005
ROGÉRIO RICARDO MARIN20012005
ROSSANO DA FEIRA FAGUNDES20002005
VIVIANE SANTOS SILVA TERRA19982005
WILSON VALENTE DA COSTA NETO19992005
ANDRINO MORALES BOTELHO20002006
ÉDIMO FREDDO20012006
EDUARDO MEUS MARTINI20012006
EZEQUIEL DUMMER20012006
FÁBIO PERES PEREZ20002006
FELIPE CARLOS LUCKOW20022006
GUSTAVO CELLA20022006
HERMES FACIN KRZYZANIAK20022006
HUMBERTO DIAS VIANNA20022006
IVAN HORTA DAVID20002006
JAISON DOUGLAS RUOSO20012006
LIAMARA STRELOW FERREIRA19982006
LUCIMARA MOHNSAM ROSSO20012006
MARCELO BAREÑO ORLANDI19992006
MICHELE BECKER WACHHOLZ19992006
MILA CAROLINA PEREIRA NORONHA20022006
RAFAEL EDIR DESCONSI20012006
RAITANNI SIMÕES ROSSI20002006
RODRIGO RODRIGUES GLUFKE20002006
SERGIO TOSHIO YOKOO20012006
ALBERTO CONCEIÇÃO DA CUNHA NETO20022007
ALEXANDRA DA SILVA20002007
ANATALIA POSTAL20022007
ANTOVER PANAZZOLO SARMENTO20032007
CLÉO JOSÉ TIBOLA20022007
DANIEL SIEFERT KRUGER20032007
DIEGO BATISTA ZENI20022007
EMERSON MARCOS TEODORO19992007
FLAVIO TOMIELLO20012007
JULIANO SUTTILI20012007
MARCELO DA SILVA MACHADO20032007
MARCELO MENON LOVATEL20022007
MARIVAN DA SILVA PINHO20032007
RODRIGO NEUMANN REDÚ20032007
VAGNER HENSE20022007
ALEXANDRE DIAS DUTRA20012008
ANDRÉ BISOGNIN20042008
ANDRÉ OLDONI20052008
AUGUSTO LUIZ PEREIRA DE OLIVEIRA20032008
EDINILSON ECKERT20022008
FABRICIO DA SILVA BARBOZA20042008
GIAN CARLO CARVALHO20022008
GISELE APARECIDA VIVAN20042008
HENDRIGO ALBERTO TORCHELSEN DA SILVEIRA20042008
KLEBER LUIS COELHO SCHMIDT20012008
LEONARDO REIXACH LIMA20012008
LUIZ FERNANDO ROESSLER20042008
MAICON BOTELHO ALVES20042008
MARCELO ROCHA DE SOUZA20022008
RITA MARIA PUCINELLI FAGONDE20012008
ROGÉRIO VAZ RIBEIRO20042008
ROGER TOSCAN SPAGNOLO20032008
TELMO LENA GARCEZ20012008
TIAGO ARAUJO DE LEMOS20022008
TONISMAR DOS SANTOS PEREIRA20042008
ALESSANDRO RIVERO20002009
ALEX SANDRO BASSI PORTELINHA20022009
CLARISSA ANA ZAMBIASI20052009
CLÁUDIO ROBERTO SILVEIRA AIRES20042009
DIEGO DE MELLO DA SILVA20002009
FABRICIO GOULART LUCAS20042009
FELIPE DE FREITAS LEÃO20032009
GISLAINE GONÇALVES SOARES20032009
JOSÉ ALEXANDRE CARDOSO PEDROSO20042009
KEIDER RODRIGUES BARBOSA20052009
LIANDRO LEITE RODRIGUES20052009
LUÍS OTAVIO LEDEBUHR WINKE20052009
RAFAEL LUDWIG20052009
RAFAEL SILVA DA COSTA20042009
RICARDO SCHERER POHNDORF20052009
TIAGO LOPES BERTOLDI20032009
TIAGO VEGA CUSTODIO20022009
VAGNER COLETTI DA SILVEIRA20042009
VANESSA DUMMER MARQUES20052009
ADAMO DE SOUSA ARAÚJO20052010
ALESSANDRO DO NASCIMENTO MENDES19982010
CHARLES DOS SANTOS AMARAL20042010
DANIEL BAPTISTA DE MEDEIROS20052010
DIEGO MACHADO DE PAIVA20052010
EDIMILSON DAGAGNY BERCHET20012010
FABIO FERRER DE ANDRADE20032010
FELIPE ARGILES SILVEIRA20052010
FELIPE BERBIGIER REIS20052010
GEISON FARIAS PEREIRA20032010
GILIARDI DO AMARAL SIQUEIRA20052010
GIUSEPE STEFANELLO20052010
JOEL RISSO20052010
JULIANO MELO19992010
LUCAS CAMARGO FOSTER20062010
PABLO FARIAS CARDOZO20052010
PAOLA SOARES CERONI20052010
PAULO EDUARDO MARTINS MARTINEZ20022010
PEDRO AUGUSTO ZANELLA20062010
PEDRO BOEIRA BASSI20052010
RICARDO SOARES MUNHOZ20052010
SAMANDA SILVA DA ROSA20052010
TIAGO LAGES CAMPELO20042010
ANTONIONY SEVERO WINKLER20042011
CLAUDIONIR COUTINHO FERRO20052011
CRISTIAN JOSUÉ FRANCK20072011
DANIEL PADOIN CHIELLE20072011
DIEGO MOREIRA PAIVA20062011
GABRIEL CZERMAINSKI CORRÊA20062011
GERUSA PORTANTIOLO SCHMIDT20072011
IURI E SILVA ULGUIM20072011
LAURÍCIO MARTINI MADALOZ20052011
MAICO DANÚBIO DUARTE ABREU20042011
MARCELO CRESTANI MOTA20072011
MAURÍCIO BRUM DE PAIVA20012011
ANDRÉ SCHILLER DA SILVA20042012
DOUGLAS SILVA DA ROSA20062012
EDSON JÚNIOR SEIBT20062012
FÁBIO BRONGAR MILECH20072012
GIULIAN RUBIRA GAUTÉRIO20062012
GREICE NEITZEL20072012
LUCIANO CORRÊA RODRIGUES20052012
MATHEUS LEMOS CARDOSO20082012
RAFAEL BLÖDORN20082012
RICARDO MOREIRA CABREIRA20062012
SAULO DE OLIVEIRA GARRÉ20072012
SUÉLEN BRAGA DE ANDRADE20062012
TIAGO MATIESKI20082012
GUSTAVO MIQUELARENA STOSCH20062013
HENRIQUE OLDONI20082013
JONATAN LARROSA CARRASCO20082013
JORGE TIAGO SCHWANZ GÖEBEL20092013
LUIS CARLOS NUNES WEYMAR JÚNIOR20072013
RAFAEL WESTPHAL CONRAD20082013
TICIANI CHAVES GONÇALVES20082013
ADÃO JESUS ULGUIM DUTRA JÚNIOR20082014
BRUNO CAETANO NASCIMENTO20062014
CLAITON JOÉL EICHHOLZ20082014
CRISTIANE DEUNER20062014
EDUARDO DA SILVA DE CASTRO20092014
EVERTON FARIAS XAVIER20062014
GILBERTO STRIEDER20082014
LUIZ EVERTON MARINS ALVAREZ20082014
MARCOS VALLE BUENO20062014
MIGUEL BORGES MACHADO20072014
RAFAEL JUNIOR FOGUESATTO20092014
RAQUEL SOARES LOPES20062014
RETIELE VELLAR20112014
SAMUEL ALVES CALDEIRA20092014
Sandra Mattos da Silva20142014
TIAGO HELING20082014
CHARLES ZANOVELLO BALDI20112015
GIOVANI CASTRO FUENTES20072015
GUSTAVO HEINRICH LANG20112015
HENRIQUE VIGHI SCHILLER20072015
JAIME DA ROSA DOMINGUES NETO20062015
LEANDRO BORGES AGUIAR20022015
MARCO ANTONIO ZANELLA20092015
MAURÍCIO ZIEMANN LOPES20032015
NANDER FERRAZ HORNKE20082015
RENAN BERNARDY20082015
VINÍCIUS SALDANHA SCHERER20102015
Wagner Alexandre Silveira da Cruz20112015
ALEXANDRE CHEROBINI DALMOLIN20122016
ALINE DUARTE GOMES20112016
AMAURI GRAVA BRAZIL JUNIOR20122016
CÉSAR AUGUSTO GAIOSO FILHO20102016
CÉSAR SILVA DE MORAIS20082016
FABIANE GALVÃO DA SILVA20102016
GUILHERME HEIDEN20102016
LAURO SOARES RIBEIRO20122016
LETÍCIA BURKERT MÉLLO20112016
LUCAS MALHEIROS VILLANI20102016
MARCEL DORNELLES BRIM DA SILVA20092016
RÉRITON MEDEIROS PATRICIO20102016
RIHAN CARDOSO CENTENO20102016
RODRIGO HERRERO MACEDO20112016
AMANDA BENTO JORGE CURI20112017
BERNARDO RODRIGUES PEREIRA20132017
GEAN NASCIMENTO ROCHA20102017
GÉLSON RODRIGO NEITZKE20072017
GUSTAVO BUBOLZ KLUMB20132017
LUCIANA DA SILVA CORREA LIMA20102017
MARCOS VINÍCIUS HENRIQUES DOS SANTOS20112017
NEWITON DA SILVA TIMM20132017
PATRICK MORAIS VEBER20122017
PHILIPPE BRAGA MORAES20132017
VINÍCIUS DIAS CHAGAS20102017
CAMILLE BOCK20132018
ELVIS PATRIKE AURELIO20122018
JOÃO MARCO BARBOSA DE MORAES20162018
RAFAEL RODRIGUES CORRÊA20132018
SAMOEL GIEHL20132018

(*) Conceitos de curso:

(**) Vagas e formas de ingresso:

  • A0 - Ampla concorrência;
  • L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
  • L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)

Localização e contatos

Página gerada em 24/02/2019 00:57:48 (consulta levou 1.208955s)