Nome do Curso / Conceitos (*)
História
Enade (2021)4CPC (2021)3
Nível / Grau
Graduação / Licenciatura
Modalidade
Presencial
Turno
NOTURNO
Código UFPel
3000
Código e-MEC
14993
Unidade
Coordenador
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QVRTotal
Nota do ENEM 2025/1111115
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QVRTotal
PAVE 2025/111121112111
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QVRTotal
SISU 2025/122316141644
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 12 de 20 de julho de 1990.
Curso reconhecido pela Portaria nº 171 de 07/03/1986. Publicada no D.O.U. de 10/03/1986.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 921 de 27/12/2018. Publicada na Seção 1, página 264 do D.O.U. de 28/12/2018.

Contextualização

O Curso de Licenciatura Plena em História da UFPel surgiu em dezembro de 1980. Tinha duração de dois anos e era complementar à Licenciatura em Estudos Sociais, também com duração de dois anos (Licenciatura Curta). Esta estrutura do curso entrou em extinção a partir de 1990, dando lugar à modalidade de Curso de Licenciatura em História, com duração de quatro anos. A necessidade de adequar-se às determinações da Resolução CNE/CP 1/2002, de 18 de fevereiro de 2002, e da Resolução CNE/CP 2/2002, de 19 de fevereiro de 2002, levou a uma reestruturação curricular que estabeleceu, a partir de março de 2004, a duração de cinco anos para o Curso. Apesar do ganho qualitativo resultante da adoção daquela estrutura curricular, com o tempo a duração de cinco anos apresentou sinais de constituir-se em um fator capaz de desestimular a permanência de alguns alunos no curso. Frente a isso, e após intensos debates dos quais participaram docentes e discentes, optou-se pela elaboração deste novo Projeto  Pedagógico, que consolida ajustes anteriormente feitos e estabelece nova organização curricular para o Curso de Licenciatura em História, que passará a ter a duração de quatro anos.
O profissional da área de Historia é, em princípio, alguém habilitado a atuar no processo definição, preservação e difusão dos conteúdos históricos da cultura. A importância atribuída a esses conteúdos implica na eleição das instituições escolares como ambiente privilegiado para o desenvolvimento desse processo. Daí a necessidade do cuidado na constante formação do profissional que vai assumir a condição de professor de História.
A necessidade de formação de professores em nível superior em nosso país pode ser medida a partir dos dados do Censo Escolar 2009, que apontam que apenas 68% dos docentes da Educação Básica no país têm curso superior (no RS, 78%). No que se refere aos anos finais do Ensino Fundamental, cerca de 10% dos professores gaúchos carecem, ainda, de formação superior. No Ensino Médio, esse índice é de cerca de 7%. Há que se considerar, ainda, as necessidades de substituição dos docentes retirados e ampliação de quadros nas redes públicas, bem como o expressivo número de docentes que atuam na área de História, mas têm formação em outras áreas. 

Objetivos

Formar professores habilitados para o trabalho em equipe (interação entre pessoas) e inter/transdisciplinar (interação entre saberes), buscando a maior aproximação possível com o universo do exercício profissional, colocando os licenciandos em contato direto com as escolas - no intuito de aprimorar sua formação como docentes - e com as fontes de informações históricas (documentos, pessoas, objetos) necessárias à produção do conhecimento histórico – no intuito de aprimorar sua formação como pesquisadores. 

Perfil do Egresso

O licenciado em História formado pelo Curso de Licenciatura em História da UFPel deverá caracterizar-se pelas seguintes competências e habilidades: a) ser capaz de aliar o saber-fazer da docência ao domínio dos fundamentos teóricos e metodológicos específicos do historiador; b) ser criativo para se apropriar de seus aprendizados ao longo do curso e para conseguir traduzi-los aos seus futuros alunos; c) ter domínio da utilização de recursos audio-visuais e outros recursos tecnológicos e artísticos disponíveis; d) saber trabalhar em equipe; e) ser sensível às distintas realidades sociais em que deverá atuar como professor; f) estar apto a lidar com as diversidades de ordem sócio-econômica, cultural e de personalidade do conjunto dos alunos, atuando de forma a garantir a inclusão e integração dos mesmos; g) ser comprometido com a liberdade intelectual e científica, entendendo que o conhecimento não pode ser subordinado por convicções obscurantistas e preconceitos; h) ser comprometido com a liberdade de pensamento, devendo sempre lutar contra o cerceamento ideológico sob qualquer forma e manifestação. i) ser incentivador da consciência social e comprometido com a valorização da preservação da memória e patrimônio cultural coletivos; j) saber estimular o interesse pela compreensão do processo histórico e a capacidade de refletir sobre questões atuais na história, fazendo o vínculo entre passado e presente; k) deverá ser capaz de agir e refletir de forma interdisciplinar, enriquecendo a reflexão sobre a História, para incentivar os seus alunos a acharem no conhecimento histórico um instrumental para alimentar uma visão crítica da realidade social e uma postura cidadã diante da sociedade.

Competências e habilidades

O licenciado em História formado pelo Curso de Licenciatura em História da UFPel deverá caracterizar-se pelas seguintes competências e habilidades:
a) ser capaz de aliar o saber-fazer da docência ao domínio dos fundamentos teóricos e metodológicos específicos do historiador;
b) ser criativo para se apropriar de seus aprendizados ao longo do curso e para conseguir traduzi-los aos seus futuros alunos;
c) ter domínio da utilização de recursos audio-visuais e outros recursos tecnológicos e artísticos disponíveis;
d) saber trabalhar em equipe;
e) ser sensível às distintas realidades sociais em que deverá atuar como professor;
f) estar apto a lidar com as diversidades de ordem sócio-econômica, cultural e de personalidade do conjunto dos alunos, atuando de forma a garantir a inclusão e integração dos mesmos;
g) ser comprometido com a liberdade intelectual e científica, entendendo que o conhecimento não pode ser subordinado por convicções obscurantistas e preconceitos;
h) ser comprometido com a liberdade de pensamento, devendo sempre lutar contra o cerceamento ideológico sob qualquer forma e manifestação.
i) ser incentivador da consciência social e comprometido com a valorização da preservação da memória e patrimônio cultural coletivos;
j) saber estimular o interesse pela compreensão do processo histórico e a capacidade de refletir sobre questões atuais na história, fazendo o vínculo entre passado e presente;
k) deverá ser capaz de agir e refletir de forma interdisciplinar, enriquecendo a reflexão sobre a História, para incentivar os seus alunos a acharem no conhecimento histórico um instrumental para alimentar uma visão crítica da realidade social e uma postura cidadã diante da sociedade.

Organização Curricular

O currículo do Curso de Licenciatura em História da UFPel tem sua carga horária distribuída da seguinte forma:
 Curso de Licenciatura em História
Carga Horária conforme a Natureza da Formação
Formação Específica (FE)2.326 horas82 %
Formação Livre (FL)283 horas10 %
Formação Complementar (FC)200 horas8 %
CARGA HORÁRIA TOTAL2.809 horas100 %
 
 Curso de Licenciatura em História
Carga Horária conforme a Natureza dos Conteúdos
conteúdos curriculares de natureza científico-cultural (FE)1.530 horas (1836 h/a)
prática como componente curricular (FE)396 horas
(476 h/a)
conteúdos curriculares optativos e de formação livre (FL)283 horas
(340 h/a)
estágio curricular supervisionado (FE)400 horas
atividades complementares (FC)200 horas
CARGA HORÁRIA TOTAL2.809 horas
 
a) Conteúdos curriculares de natureza científico-cultural: estes conteúdos serão desenvolvidos sob a forma de um conjunto de disciplinas de caráter obrigatório e de natureza teórica.
b) Prática como componente curricular: estas práticas serão vivenciadas, ao longo do curso, através de disciplinas de caráter obrigatório e de natureza prática.
c) Conteúdos curriculares optativos e de formação livre: Conteúdos curriculares optativos: estes conteúdos serão desenvolvidos pelo aluno através da matrícula nas disciplinas cadastradas como optativas no currículo. Formação Livre: serão desenvolvidos pelo alunos através da matrícula em disciplinas de sua escolha, de qualquer natureza (teóricas, práticas ou mistas). O aluno deverá integralizar pelo menos 113 horas em disciplinas de conteúdo curricular optativo e até 170 horas em disciplinas de formação livre. O aluno também poderá optar por realizar o total de 283 horas em disciplinas de conteúdo curricular optativo, tendo em vista a variedade e o elevado número de optativas cadastradas no currículo.
d) Estágio curricular supervisionado: as atividades de estágio curricular supervisionado serão desenvolvidas através de um conjunto de quatro disciplinas de caráter obrigatório e de natureza prática.
e) Atividades complementares: o aluno integralizará a carga horária prevista através da participação em atividades extra-classe diversas, que contribuam para sua formação, tais como estágios (museus, arquivos, turismo histórico, educação patrimonial, assessorias históricas, montagem e monitoria de exposições, etc.), eventos de caráter acadêmico-científico-culturais (congressos, colóquios, simpósios, jornadas), atividades de pesquisa e de extensão, etc., participação em viagens e visitas de estudos, etc. Vale destacar que as Atividades Complementares encontram-se abertas à Formação Livre ou Opcional. 
As disciplinas que compõem o currículo do Curso de Licenciatura em História, sem prejuízo das interações possíveis e desejáveis, podem ser organizadas em quatro núcleos principais:
- Núcleo de Formação Pedagógica (NFP): Ensino de História, Laboratório de Ensino de História, Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação, Teoria e Prática Pedagógica, Fundamentos Psicológicos da Educação, Educação Brasileira: Organização e Políticas Públicas;
- Núcleo de Formação Disciplinar (NFD): História da Antiguidade Oriental, História da Antiguidade Ocidental, História Medieval I, História Medieval II, História Moderna I, História Moderna II, História Contemporânea I, História Contemporânea II, História da África, História da América I, História da América II, História do Brasil I, História do Brasil II, História do Brasil III, História do Brasil IV, História do Rio Grande do Sul I, História do Rio Grande do Sul II, Fundamentos da História, Teorias da História I, Teorias da História II, Metodologia e Prática da Pesquisa em História, Orientação de Pesquisa, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC);
 
- Núcleo de Formação Geral (NFG): Pré-História, Educação Patrimonial, Antropologia, LIBRAS I, Disciplinas Optativas, Disciplinas de Formação Livre.
- Núcleo de Estágio Supervisionado (NES): Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental I, Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental II, Estágio Supervisionado no Ensino Médio I, Estágio Supervisionado no Ensino Médio II.

 

Procedimentos e metodologias de ensino

Avaliação do ensino e da aprendizagem

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Acompanhamento de Egressos

(*) Conceitos de curso:

(**) Formas de ingresso:

ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
VRVaga reservada
ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
VRVaga reservada
ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
VRVaga reservada

Localização e contatos

Página gerada em 16/05/2025 06:16:57 (consulta levou 3.538748s)