Nome da Atividade
METODOLOGIA E PRÁTICAS DE PESQUISA EM HISTÓRIA
CÓDIGO
10900153
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A disciplina oferece instrumentos para a pesquisa em História e em Ensino de História.
Objetivos
Objetivo Geral:
Acompanhar alunos e alunas na elaboração e desenvolvimento de seu projeto de pesquisa na área da HistóriaConteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BARROS, José D’Assunção. O Campo da História: especialidades e abordagens. 4. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2004. WEBER, Max. A “objetividade” do conhecimento na ciência social e na ciência política. In: Metodologia das ciências sociais, parte 1. São Paulo: Cortez/ Campinas: Ed. da UNICAMP, 1992, p.107-154. SCHMIDT, Benito B. (Org.). Novas questões de Teoria e Metodologia da História e Historiografia. São Lourenço: Oikos, 2011.
Bibliografia Complementar:
- BITTENCOURT, Circe. O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2013. BOURDIEU, Pierre. Introdução a uma sociologia reflexiva. In: O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 2007, p. 17-58. CARDOSO, Ciro F. e VAINFAS, Ronaldo (orgs.) Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2002. HAMILTON, Fernando Arteche, POLI, Paulo, BLANCA, Rosa Maria. A interdisciplinaridade como forma de entendera condição humana na modernidade: análise das teses do Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC. Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas. Florianópolis, v. 10, n. 97, p. 53-79, 2009.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2024 / 1 | 50 | 15 |
História (Licenciatura - Noturno) Horários
|
ELISABETE DA COSTA LEAL Professor responsável pela turma |