
Resumo
É Professor Adjunto I do Departamento de História e do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas - UFPel. É Doutor em História pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, onde realizou uma pesquisa, sob orientação da Prof. Dr.ª Kátia Maria Abud (USP), acerca da formação da identidade e consciência histórica de professores de História atuantes na Educação de Jovens e Adultos. É mestre em História Social pela Universidade Estadual de Londrina - UEL, na linha de pesquisa História e Ensino de História, onde realizou uma pesquisa, sob a orientação da Prof. Dr.ª Regina Célia Alegro, acerca dos saberes históricos e consciência histórica de alunos da Educação de Jovens e Adultos. É Graduado em História (Licenciatura plena) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Atualmente é chefe do departamento de História ICH/UFPEL. É coordenador adjunto do Laboratório de Ensino de História - LEH/UFPEL e membro colaborador do Laboratório de Ensino e Aprendizagem de História (LAEH) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É também membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de História (ABEH). É autor de diferentes artigos e capítulos de livros e organização de dossiês que abordam temas relativos ao ensino de História e a Didática da História. O livro mais recente organizado possui o título: "Transformações sociais no mundo contemporâneo: entre olhares e reflexões", publicado em 2021 pela Editora Cabana. Tem interesses em temas de pesquisa que abordam o ensino de História, saberes históricos, pensamento histórico, Didática da História, consciência histórica, Educação de Jovens e Adultos, identidade e formação histórica docente e discente, tecnologias digitais, fontes históricas e educação patrimonial. E-mail: wjbonete@gmail.com
Formação acadêmica
Doutorado em História (Universidade Federal de Mato Grosso, 2019)
Mestrado em História Social (Universidade Estadual de Londrina, 2013)
Especialização em MBA em Gestão do conhecimento na Educação Superior (Faculdade Guairacá, 2016)
Graduação em História (Universidade Estadual do Centro-Oeste, 2010)
Graduação em Filosofia (Claretiano Centro Universitário, 2019)
Áreas de atuação
História
História - Ensino de História
História - Didática da História e Educação Histórica
História - Educação Patrimonial e ensino de História
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Pesquisa | ||||
---|---|---|---|---|
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
A construção do campo investigativo da Didática da História no Brasil: recepções, produções e abordagens COORDENADOR DO PROJETO | 01/07/2022 | 31/12/2025 | 6 | |
HEDUCA - História e Educação: textos, escritas e leituras | 01/06/2022 | 31/12/2025 | 1 | |
Extensão | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Podcast Cata-EhventosCOORDENADOR DO PROJETO | 28/02/2022 | 20/12/2024 | 2 | |
Laboratório de Ensino de História | 04/02/2022 | 31/12/2023 | 2 | |
Cadernos Temáticos do LEH | 06/11/2020 | 31/12/2022 | 1 | |
Ensino | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Revista Discente Ofícios de Clio | 31/03/2020 | 20/10/2023 | 2 | |
Programa de Monitoria da UFPEL | 01/04/2019 | 01/03/2023 | 1 |
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2021/2 | P1 | OFICINA TEMÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA I Horários
| 0+108 | História (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2021/2 | P2 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENS. MÉDIO I Horários
| 0+102 | História (Licenciatura - Noturno) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.