Nome da Atividade
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO II
CÓDIGO
10770036
Carga Horária
105 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
7
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
7
CRÉDITOS
7
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame

Ementa

Práticas de estágio curricular supervisionado no Ensino Médio, com ênfase na reflexão crítica a respeito da experiência de regência na disciplina de História na escola. Práticas Extensionistas estão vinculadas ao Programa História em Foco

Objetivos

Objetivo Geral:

Oportunizar momentos de reflexão e discussão sobre a experiência de regência de classe realizada pelos/as discentes na disciplina Estágio Supervisionado no Ensino Médio I, problematizando diferentes aspectos da prática pedagógica.
Compreender a sala de aula como um espaço sociocultural multirreferencial de aprendizagem;
Estimular o debate reflexivo com base na teoria e na prática vivenciada na escola, considerando os processos de ensino aprendizagem e as especificidades das culturas juvenis.
Oportunizar o diálogo e a troca de experiências entre os/as discentes estagiários/as, a partir de suas experiências em diferentes espaços escolares.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • - CAIMI, Flávia Eloisa; ROCHA, Helenice. A(s) história(s) contada(s) no livro didático hoje: entre o nacional e o mundial. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 34, n. 68, p. 125- 147, 2014. Recurso online. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbh/v34n68/a07v34n68.pdf - CAMPI, Helenice. Ensinar história no século XXI: dilemas curriculares. Exposição na Mesa Redonda ocorrida no XX Encontro Regional da ANPUH - Seção São Paulo, em Franca, em 10/09/2010. Recurso online. Disponível em: https://www.anpuh.org/arquivo/download?ID_ARQUIVO=11917 - FERREIRA, Marieta Moraes e DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. História do tempo presente e ensino de História. Revista História Hoje, v. 2, nº 4, p. 19-34, 2013. Recurso online. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/90

Bibliografia Complementar:

  • - BARROSO, Vera. Ensino de História: desafios contemporâneos. Porto Alegre: EXCLAMAÇÃO: ANPUH/RS, 2010. Recurso online. Disponível em: https://www.ufrgs.br/gtensinohistoriaedurs/livro-ensino-de-historia- desafios-contemporaneos/ - MIRANDA, Sônia Regina; ALMEIDA, Fabiana Rodrigues de. Passado, presente e futuro dos livros didáticos de História frente a uma BNCC sem futuro. Escritas do Tempo, v.2, n. 5, p. 10-38, 2020. Recurso online. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo/article/view/1364/553 - PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria do Socorro. Estágio e Docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, v.3, n. 3 e 4, p.5- 24, 2005/2006. Recurso online. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10542 - ROCHA, Helenice. Aula de história: evento, ideia e escrita. História & Ensino, Londrina, v. 21, n. 2, p. 83-103, jul./dez. 2015. Recurso online. Disponível em: < http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/23852> - ROZA, Luciano Magela. Abordagens do Racismo em Livros Didáticos de História (2008-2011). Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 42, n. 1, p. 13-34, jan./mar. 2017. Recurso online. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade

Página gerada em 21/05/2024 01:21:24 (consulta levou 0.196129s)