Nome do Projeto
Revista Discente Ofícios de Clio
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
31/03/2020 - 20/10/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
A Revista Discente Ofícios de Clio é um projeto ligado ao Laboratório de Ensino de História (LEH), aos cursos de Licenciatura em História e Bacharelado em História, e ao Programa de Pós-graduação em História (PPGH), ambos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A Revista tem periodicidade semestral e objetiva proporcionar aos nossos graduandos e pós graduandos, bem como aos alunos de áreas afins e/ou de outras Instituições, um espaço qualificado de debate e de incentivo ao incremento da pesquisa. Está atualmente em seu sétimo número, estando em elaboração a chamada para seu número oito. Pode ser conferida no link https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/CLIO/issue/view/781 Nossa Revista oportuniza aos discentes o incremento de seus currículos, visando seu futuro desenvolvimento acadêmico e profissional. Organizada em formato on line, possibilita uma maior difusão dos trabalhos realizados. Criada através do projeto intitulado originalmente “Revista Discente dos cursos de Licenciatura em História e Bacharelado em História da UFPel”, cadastrado junto a Pró Reitoria de Ensino da UFPel sob o código 72014 em janeiro de 2014, a Revista Ofícios de Clio possui atualmente (março de 2020) sete números publicados. Ao longo dessa produção, a Revista alcançou a participação de autores de variadas instituições, tanto do Rio Grande do Sul quanto de outros estados, tendo uma ótima procura. Espera-se para 2020 a produção dos números oito e nove, almejando-se ainda a qualificação permanente dos trabalhos e a busca por indexadores. Considera-se que a Revista tem proporcionado aos discentes, artigos úteis as suas tarefas de ensino, pesquisa e extensão. Um dos diferenciais da Revista é sua divisão em quatro seções. A primeira delas constitui-se de um dossiê temático, para o qual é convidado a participar, na condição de proponente, um pós graduando. A segunda seção é composta por artigos livres. A terceira seção é específica para área de Ensino de História e afins, contemplando reflexões teóricas sobre as práticas de ensino e experiências de ensino, tais como trabalho com monitorias, atividades do PIBID, estágios, experiências em Educação Patrimonial, etc. A quarta seção da revista é composta por resenhas de obras publicadas em língua portuguesa ou estrangeira.

Objetivo Geral

Proporcionar aos graduandos do Departamento de História da UFPel e aos alunos do Programa de Pós Graduação em História, bem como de áreas afins e de outras instituições, um espaço acadêmico para publicação de seus artigos autorais, visando o aprimoramento e qualificação do conhecimento histórico.
O projeto, portanto, auxilia no aprimoramento e na qualificação da aprendizagem acadêmica na graduação e pós graduação voltada à pesquisa e à extensão, uma vez que sua proposta é organizar e divulgar – através da publicação – trabalhos produzidos pelos próprios discentes.

Justificativa

O projeto Ofícios de Clio proporciona aos discentes da nossa universidade tanto o envolvimento direto com o trabalho editorial, quanto a possibilidade de despertar a curiosidade pela aprendizagem do exercício da pesquisa, da escrita e da dinâmica acadêmica de submissão de resultados parciais ou finais de suas pesquisas. Nesse sentido, o projeto qualifica muito o ensino de graduação, não apenas dos cursos de história (licenciatura e bacharelado), mas também das diversas outras áreas das ciências humanas e sociais, que recebem a oportunidade de publicarem artigos autorais, resultados de seus envolvimentos com atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Metodologia

Sendo a Ofícios de Clio já operacional, conta com aspectos básicos de organização, tais como Regimento,
Normas, Conselho Consultivo, como se pode vislumbrar junto ao site https://periodicos.ufpel.edu.
br/ojs2/index.php/CLIO/index
A Equipe Editorial reúne-se periodicamente a fim de deliberar as diferentes etapas necessárias ao
funcionamento da Revista, tais como a abertura de chamadas para publicação, a recepção de artigos, o
encaminhamento aos avaliadores, a formatação do texto final, dentre tantas outras. A Editoria, formada
por dois discentes do curso de Licenciatura em História, dois discentes do curso de Bacharelado em
História e dois discentes do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UFPel, é constituída ainda
por um docente, Coordenador do Projeto de Ensino, e docentes Colaboradores, todos ligados ao DH ou ao
PPGH. A função da Editoria é desempenhar todas as tarefas referentes ao recebimento, organização e
publicação da Revista. Sendo assim, as atividades são divididas entre os componentes da mesma, sendo
os prazos fixados coletivamente e em concordância com o professor coordenador do Projeto.
Reuniões e demais atividades vem sendo desenvolvidas na sala do Laboratório de Ensino de
História (LEH), identificada pelo número 130, no prédio do Instituto de Ciências Humanas.

Indicadores, Metas e Resultados

Tem havido um forte interesse de acadêmicos buscando a publicação de seus trabalhos em nossa Revista, o que
reflete a boa condução das chamadas e divulgação da mesma. Felizmente vimos recebendo bons trabalhos de
inúmeras graduações e pós graduações, o que valoriza todos os esforços empreendidos.
Quanto ao acesso às publicações, por ser realizada on line e possuir acesso livre, conta com um grande volume de
acessos dos seus sete números. A Revista está hospedada junto à página da UFPel e acessível a internautas dos
mais variados locais, o que democratiza a informação. Sua divulgação em redes sociais também vem sendo bem sucedida, colaborando para o grande alcance experimentado pelo periódico.
Estão em nossas metas a organização e publicação dos números 8 e 9 durante o ano de 2020, bem como dos números 10 e 11 durante o ano de 2021.
A cada um dos números existe a expectativa por ampliar a divulgação de nossa revista, bem como inseri-la em indexadores nacionais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA RODRIGUES GUELSO
ARIANE REGINA BUENO DA CUNHA
ARISTEU ELISANDRO MACHADO LOPES6
BETHANIA LUISA LESSA WERNER
CAROLINA ANDRADE PINTO
CAROLINA SOARES DE SOARES
Caroline Cardoso da Silva
DANIELA ALMEIDA STUDZINSKI
DOUGLAS REISDORFER
EDUARDA BAST DA SILVEIRA
EDUARDO DO COUTO FERREIRA
EMILSIELEM FALCAO VOESE
ERICA RAYANE SUCHARD AIRES
ETIANE CARVALHO NUNES
FERNANDO ANTONIO DE OLIVEIRA BROD
FRANCINE SEDREZ BUNDE
GABRIELA DALLAZEM BISOTTO
GABRIELA FONSECA FERREIRA
GIANNE DE ALMEIDA ANDRADE
GIOVANI SCHERDIEN GONCALVES JUNIOR
GREICE RAMOS SOUZA DA SILVA
HIGOR WILLIAM DA SILVA MARCILIO MARCOLINO
IAGO DE OLIVEIRA CUNHA
ISABELLE BRANCAO CHAVES
JESSICA CAMARGO TRISCH
JOAO PEDRO VITORIANO FABRI
JOSIANE FOLMER GULARTE
JULIO CESAR CAMPELLO DA FONSECA
JÉSSICA BITENCOURT LOPES
KAUANE VIEIRA MOTTA
LARISSA CERONI DE MORAIS
LAURA BERGOZZA PEREIRA
LUCAS DE SOUZA PEDROSO
LUCAS NASCIMENTO DOS SANTOS
LUCAS PEDRA DE CASTRO
LUIZ ANDRE GASPARETTO PAGOTO
LÚCIA HELENA LUZEIRO SILVA
MARA INES ALFLEN
MARCIA JANETE ESPIG57
MARGOLENE GARCIA
MARIA LUCIA JACQUE ANDERE DE MELLO
MARIA PORTILHO BAGESTEIRO
MARINA RIBEIRO CARDOSO
MAURO DILLMANN TAVARES6
MICHELLE DA CRUZ VERGAS
MURILO DE LIMA CHAVES
NINA SANTOS MACHADO
PATRICK DE OLIVEIRA COLVARA
PEDRO MARCO RIBEIRO PIRES
PYETRA DE LIMA SCHMIDT
RAFAELA DOMINGUES CAVALHEIRO
RICARDO MEDEIROS GONCALVES
Rony Centeno Soares Júnior
SACHA DETTMANN ZARNOTT
TALES CAEL FRONZA CRONST
VICTOR BLASKOSKI LEHUGEUR
VITOR BORGES DA CUNHA
WILIAN JUNIOR BONETE2
ZANI FURTADO DE BORBA

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