Nome do Projeto
Podcast Cata-Ehventos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
28/02/2022 - 20/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O podcast Cata-Ehventos é uma produção que será realizada em parceria com o Laboratório de Práticas em Ensino de História (LAPEHIS) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e do Laboratório de Ensino de História (LEH) da UFPel, e tem como objetivo central ser um ser um catalisador e um vetor de divulgação científica de temas relacionados ao campo do ensino de História. A ideia é oriunda das nossas relações com a cultura digital e da angústia observada em tempos de ensino remoto, marcados pela vulnerabilidade a que nos expõe o contexto pandêmico e pelo volume exponencial de produções e eventos, que, transportados para o mundo virtual deram a ver como o campo do ensino de História é habitado por uma pluralidade de vozes e saberes. Neste sentido, o podcast Cata-Ehventos será editado quinzenalmente a partir de três quadros principais denominados: "Ta na Mídia"; "Esse é pra salvar" e "Anota Aí", cujo objetivo será tratar de temas e pautas sociais contemporâneas e que de alguma informa impactam o ensino de História e as ciências humanas em geral. Além disso, o podcast será um espaço para divulgação de obras coletivas e relevantes para o campo do ensino de História e também divulgará eventos e periódicos científicos voltados ao ensino de História. A produção, de caráter extensionista, agirá no sentido de produzir conteúdos com pautas que passarão pelo crivo acadêmico e que servirão como uma ferramenta para a interpretação dos múltiplos fenômenos que impactam o ensino de História e a comunidade em geral.

Objetivo Geral

Constituir um Podcast quinzenal com vistas à divulgação das publicações e das pautas que circulam nas mídias tradicionais e que atravessam o ensino e a formação de professores em História. Além disso, divulgar as agendas de eventos sobre o ensino de História no Brasil.

Objetivos específicos:

* Identificar e divulgar pautas e temas contemporâneos relacionados ao ensino de História e as diferentes áreas das ciências humanas;
* Observar os diferentes lançamentos e produções de obras coletivas com relevância para a área do ensino de História;
* Identificar eventos científicos, chamadas e lançamentos de periódicos relacionados ao ensino de História;
* Proporcionar aos ouvintes uma ideia geral dos debates recentes e pautas acadêmicas que impactam a área do ensino de História;
* Constituir uma ferramenta pedagógica para professores e pesquisadores que possuem interesses nas discussões e reflexões sobre a história e o ensino de História.

Justificativa

Nas últimas décadas do século XX assistimos ao desenvolvimento da novas tecnologias e novos suportes de informação e comunicação que passaram a impactar o cotidiano das pessoas nas diferentes sociedades. Mais especificamente nos últimos anos, as tecnologias têm se esmerado em dotar este avanço da maior portabilidade possível com celulares, notebooks, tablets, i-pods, i-pads, ou seja, aparelhos eletrônicos que personificam a mentalidade de tornar cada vez mais rápido e individualizado o acesso à informação. Devido ao surgimento dos grandes bancos de dado audiovisuais e textuais, bem como as redes de compartilhamento (redes sociais e mídias), as informações fluem de maneira mais rápida e dinâmica, porém, são os indivíduos que precisam organizar e dar significado esse mosaico de dados e experiências. Devido a isso, fenômenos e eventos, de qualquer natureza, podem ser transmitidos de modo praticamente instantâneos, assim como temas, questões, polêmicas são postos em pauta nos noticiários e nas redes sociais e muitas chegam a tomar grande repercussão e, muitas vezes, levam as pessoas a posicionarem-se frente a tais demandas do tempo presente.
Quando pensamos em termos acadêmicos e espaços de produção do conhecimento, a velocidade das informações e dos acontecimentos, bem como o aumento expressivo no volume de trabalhos produzidos e disseminados via internet, temos percebido o quão difícil é realizar um bom acompanhamento de tais produções, e é recorrente o sentimento de que estamos sempre perdendo algo importante. Neste sentido, o podcast quinzenal Cata-Ehventos tem o potencial de realizar a curadoria dos eventos e produções coletivas mais recentes no campo do ensino de História, além de promover diferentes discussões relevantes sobre temáticas e pautas que perpassam o campo do ensino e outras áreas das ciências humanas. Justifica-se, pois, a produção deste podcast, na busca da promoção do diálogo entre a comunidade acadêmica e a comunidade em geral, procurando também ser um caminho de escutas sensíveis a respeito de questões que perpassam a universidade, a formação de professores, de estudantes e demais indivíduos em sociedade.

Metodologia

A metodologia do podcast Cata-Ehventos consiste na elaboração de uma curadoria e produção de conteúdos a partir de três quadros específicos: "Ta na mídia"; "Esse é pra Salvar" e "Anota Aí".

No quadro “Tá na mídia” convidamos um/a professor/a para apresentar reflexões teóricas e metodológicas sobre pautas e agendas sociais que circulam na mídia e que convergem, de alguma forma, com o ensino de História.

Já a proposta do quadro “Esse é para salvar'' é divulgar produções e iniciativas que dialogam com o ensino de História, sejam elas de natureza bibliográfica ou de outros suportes, como canais no youtube e no Instagram. Escolhemos uma das obras que serão divulgadas na edição e convidamos seus organizadores para contarem sobre o percurso de idealização e elaboração do livro, seus desafios e aprendizados.

O quadro “Anota aí”, apresenta uma síntese da agenda do ensino de História, convidando, sempre que possível, os organizadores para falarem sobre seus eventos.

A organização e edição dos áudios serão realizados através da plataforma gratuita Anchor (específica para podcast). Após a edição, o episódio será lançado e divulgado através da plataforma Spotfy e redes sociais.

É interessante que todo o processo de elaboração e mediação das pautas do programa, a escuta do material, a produção e edição dos conteúdos serão realizados pela equipe que compõe o podcast Cata-Ehventos e poderá contar com outros colaboradores interessados.

Indicadores, Metas e Resultados

O podcast Cata-Ehventos já realizou uma primeira temporada, ao longo de 2021, de maneira independente e sem vínculos institucionais, no intuito de aprimorar a edição dos quadros, a composição das pautas e sistemas de divulgação nas plataformas digitais. Neste ano de 2022 o podcast propõe a sua institucionalização firmando uma parceria entre o Laboratório de Ensino de História - LEH/UFPEL e o Laboratório de Práticas em Ensino de História - LAPEHIS/UFVJM.
Entende-se que ao institucionalizar o podcast, que já possui um público de ouvintes na comunidade acadêmica e não acadêmica, poderá ser articulado a outros projetos em andamento no próprio LEH/UFPEL e LAPEHIS/UFVJM, servindo como um veículo de amplificação das atividades desenvolvidas em ambos os laboratórios, bem como articulado às atividades do programa Residência Pedagógica (RP) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Mediante a produção do podcast, outra meta é poder atingir um maior número de professores da educação básica que já não estão mais na universidade e viabilizar uma atualização das discussões mais recentes no campo da História e do Ensino de História.

Outra meta é oportunizar a escuta e fala de professores da educação básica na composição principalmente do quadro "Ta na Mídia" e "Esse é pra Salvar".

Por fim, outra meta será oportunizar o envolvimento de estudantes do curso de graduação e pós-graduação na participação dos programas ou na composição da equipe organizadora do podcast.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ARTHUR GARCIA BETEMPS
PATRICK DE OLIVEIRA COLVARA
Rosiane Ribeiro Bechler
SABRINA KLUG THUROW
VITORIA HENZEL FERREIRA
WILIAN JUNIOR BONETE2

Página gerada em 25/04/2024 19:00:52 (consulta levou 0.333803s)