Nome do Projeto
Podcast Cata-Ehventos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
28/02/2022 - 20/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O podcast Cata-Ehventos é uma produção que será realizada em parceria com o Laboratório de Práticas em Ensino de História (LAPEHIS) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e do Laboratório de Ensino de História (LEH) da UFPel, e tem como objetivo central ser um ser um catalisador e um vetor de divulgação científica de temas relacionados ao campo do ensino de História. A ideia é oriunda das nossas relações com a cultura digital e da angústia observada em tempos de ensino remoto, marcados pela vulnerabilidade a que nos expõe o contexto pandêmico e pelo volume exponencial de produções e eventos, que, transportados para o mundo virtual deram a ver como o campo do ensino de História é habitado por uma pluralidade de vozes e saberes. Neste sentido, o podcast Cata-Ehventos será editado quinzenalmente a partir de três quadros principais denominados: "Ta na Mídia"; "Esse é pra salvar" e "Anota Aí", cujo objetivo será tratar de temas e pautas sociais contemporâneas e que de alguma informa impactam o ensino de História e as ciências humanas em geral. Além disso, o podcast será um espaço para divulgação de obras coletivas e relevantes para o campo do ensino de História e também divulgará eventos e periódicos científicos voltados ao ensino de História. A produção, de caráter extensionista, agirá no sentido de produzir conteúdos com pautas que passarão pelo crivo acadêmico e que servirão como uma ferramenta para a interpretação dos múltiplos fenômenos que impactam o ensino de História e a comunidade em geral.
Objetivo Geral
Constituir um Podcast quinzenal com vistas à divulgação das publicações e das pautas que circulam nas mídias tradicionais e que atravessam o ensino e a formação de professores em História. Além disso, divulgar as agendas de eventos sobre o ensino de História no Brasil.
Objetivos específicos:
* Identificar e divulgar pautas e temas contemporâneos relacionados ao ensino de História e as diferentes áreas das ciências humanas;
* Observar os diferentes lançamentos e produções de obras coletivas com relevância para a área do ensino de História;
* Identificar eventos científicos, chamadas e lançamentos de periódicos relacionados ao ensino de História;
* Proporcionar aos ouvintes uma ideia geral dos debates recentes e pautas acadêmicas que impactam a área do ensino de História;
* Constituir uma ferramenta pedagógica para professores e pesquisadores que possuem interesses nas discussões e reflexões sobre a história e o ensino de História.
Objetivos específicos:
* Identificar e divulgar pautas e temas contemporâneos relacionados ao ensino de História e as diferentes áreas das ciências humanas;
* Observar os diferentes lançamentos e produções de obras coletivas com relevância para a área do ensino de História;
* Identificar eventos científicos, chamadas e lançamentos de periódicos relacionados ao ensino de História;
* Proporcionar aos ouvintes uma ideia geral dos debates recentes e pautas acadêmicas que impactam a área do ensino de História;
* Constituir uma ferramenta pedagógica para professores e pesquisadores que possuem interesses nas discussões e reflexões sobre a história e o ensino de História.
Justificativa
Nas últimas décadas do século XX assistimos ao desenvolvimento da novas tecnologias e novos suportes de informação e comunicação que passaram a impactar o cotidiano das pessoas nas diferentes sociedades. Mais especificamente nos últimos anos, as tecnologias têm se esmerado em dotar este avanço da maior portabilidade possível com celulares, notebooks, tablets, i-pods, i-pads, ou seja, aparelhos eletrônicos que personificam a mentalidade de tornar cada vez mais rápido e individualizado o acesso à informação. Devido ao surgimento dos grandes bancos de dado audiovisuais e textuais, bem como as redes de compartilhamento (redes sociais e mídias), as informações fluem de maneira mais rápida e dinâmica, porém, são os indivíduos que precisam organizar e dar significado esse mosaico de dados e experiências. Devido a isso, fenômenos e eventos, de qualquer natureza, podem ser transmitidos de modo praticamente instantâneos, assim como temas, questões, polêmicas são postos em pauta nos noticiários e nas redes sociais e muitas chegam a tomar grande repercussão e, muitas vezes, levam as pessoas a posicionarem-se frente a tais demandas do tempo presente.
Quando pensamos em termos acadêmicos e espaços de produção do conhecimento, a velocidade das informações e dos acontecimentos, bem como o aumento expressivo no volume de trabalhos produzidos e disseminados via internet, temos percebido o quão difícil é realizar um bom acompanhamento de tais produções, e é recorrente o sentimento de que estamos sempre perdendo algo importante. Neste sentido, o podcast quinzenal Cata-Ehventos tem o potencial de realizar a curadoria dos eventos e produções coletivas mais recentes no campo do ensino de História, além de promover diferentes discussões relevantes sobre temáticas e pautas que perpassam o campo do ensino e outras áreas das ciências humanas. Justifica-se, pois, a produção deste podcast, na busca da promoção do diálogo entre a comunidade acadêmica e a comunidade em geral, procurando também ser um caminho de escutas sensíveis a respeito de questões que perpassam a universidade, a formação de professores, de estudantes e demais indivíduos em sociedade.
Quando pensamos em termos acadêmicos e espaços de produção do conhecimento, a velocidade das informações e dos acontecimentos, bem como o aumento expressivo no volume de trabalhos produzidos e disseminados via internet, temos percebido o quão difícil é realizar um bom acompanhamento de tais produções, e é recorrente o sentimento de que estamos sempre perdendo algo importante. Neste sentido, o podcast quinzenal Cata-Ehventos tem o potencial de realizar a curadoria dos eventos e produções coletivas mais recentes no campo do ensino de História, além de promover diferentes discussões relevantes sobre temáticas e pautas que perpassam o campo do ensino e outras áreas das ciências humanas. Justifica-se, pois, a produção deste podcast, na busca da promoção do diálogo entre a comunidade acadêmica e a comunidade em geral, procurando também ser um caminho de escutas sensíveis a respeito de questões que perpassam a universidade, a formação de professores, de estudantes e demais indivíduos em sociedade.
Metodologia
A metodologia do podcast Cata-Ehventos consiste na elaboração de uma curadoria e produção de conteúdos a partir de três quadros específicos: "Ta na mídia"; "Esse é pra Salvar" e "Anota Aí".
No quadro “Tá na mídia” convidamos um/a professor/a para apresentar reflexões teóricas e metodológicas sobre pautas e agendas sociais que circulam na mídia e que convergem, de alguma forma, com o ensino de História.
Já a proposta do quadro “Esse é para salvar'' é divulgar produções e iniciativas que dialogam com o ensino de História, sejam elas de natureza bibliográfica ou de outros suportes, como canais no youtube e no Instagram. Escolhemos uma das obras que serão divulgadas na edição e convidamos seus organizadores para contarem sobre o percurso de idealização e elaboração do livro, seus desafios e aprendizados.
O quadro “Anota aí”, apresenta uma síntese da agenda do ensino de História, convidando, sempre que possível, os organizadores para falarem sobre seus eventos.
A organização e edição dos áudios serão realizados através da plataforma gratuita Anchor (específica para podcast). Após a edição, o episódio será lançado e divulgado através da plataforma Spotfy e redes sociais.
É interessante que todo o processo de elaboração e mediação das pautas do programa, a escuta do material, a produção e edição dos conteúdos serão realizados pela equipe que compõe o podcast Cata-Ehventos e poderá contar com outros colaboradores interessados.
No quadro “Tá na mídia” convidamos um/a professor/a para apresentar reflexões teóricas e metodológicas sobre pautas e agendas sociais que circulam na mídia e que convergem, de alguma forma, com o ensino de História.
Já a proposta do quadro “Esse é para salvar'' é divulgar produções e iniciativas que dialogam com o ensino de História, sejam elas de natureza bibliográfica ou de outros suportes, como canais no youtube e no Instagram. Escolhemos uma das obras que serão divulgadas na edição e convidamos seus organizadores para contarem sobre o percurso de idealização e elaboração do livro, seus desafios e aprendizados.
O quadro “Anota aí”, apresenta uma síntese da agenda do ensino de História, convidando, sempre que possível, os organizadores para falarem sobre seus eventos.
A organização e edição dos áudios serão realizados através da plataforma gratuita Anchor (específica para podcast). Após a edição, o episódio será lançado e divulgado através da plataforma Spotfy e redes sociais.
É interessante que todo o processo de elaboração e mediação das pautas do programa, a escuta do material, a produção e edição dos conteúdos serão realizados pela equipe que compõe o podcast Cata-Ehventos e poderá contar com outros colaboradores interessados.
Indicadores, Metas e Resultados
O podcast Cata-Ehventos já realizou uma primeira temporada, ao longo de 2021, de maneira independente e sem vínculos institucionais, no intuito de aprimorar a edição dos quadros, a composição das pautas e sistemas de divulgação nas plataformas digitais. Neste ano de 2022 o podcast propõe a sua institucionalização firmando uma parceria entre o Laboratório de Ensino de História - LEH/UFPEL e o Laboratório de Práticas em Ensino de História - LAPEHIS/UFVJM.
Entende-se que ao institucionalizar o podcast, que já possui um público de ouvintes na comunidade acadêmica e não acadêmica, poderá ser articulado a outros projetos em andamento no próprio LEH/UFPEL e LAPEHIS/UFVJM, servindo como um veículo de amplificação das atividades desenvolvidas em ambos os laboratórios, bem como articulado às atividades do programa Residência Pedagógica (RP) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).
Mediante a produção do podcast, outra meta é poder atingir um maior número de professores da educação básica que já não estão mais na universidade e viabilizar uma atualização das discussões mais recentes no campo da História e do Ensino de História.
Outra meta é oportunizar a escuta e fala de professores da educação básica na composição principalmente do quadro "Ta na Mídia" e "Esse é pra Salvar".
Por fim, outra meta será oportunizar o envolvimento de estudantes do curso de graduação e pós-graduação na participação dos programas ou na composição da equipe organizadora do podcast.
Entende-se que ao institucionalizar o podcast, que já possui um público de ouvintes na comunidade acadêmica e não acadêmica, poderá ser articulado a outros projetos em andamento no próprio LEH/UFPEL e LAPEHIS/UFVJM, servindo como um veículo de amplificação das atividades desenvolvidas em ambos os laboratórios, bem como articulado às atividades do programa Residência Pedagógica (RP) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).
Mediante a produção do podcast, outra meta é poder atingir um maior número de professores da educação básica que já não estão mais na universidade e viabilizar uma atualização das discussões mais recentes no campo da História e do Ensino de História.
Outra meta é oportunizar a escuta e fala de professores da educação básica na composição principalmente do quadro "Ta na Mídia" e "Esse é pra Salvar".
Por fim, outra meta será oportunizar o envolvimento de estudantes do curso de graduação e pós-graduação na participação dos programas ou na composição da equipe organizadora do podcast.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ARTHUR GARCIA BETEMPS | |||
PATRICK DE OLIVEIRA COLVARA | |||
Rosiane Ribeiro Bechler | |||
SABRINA KLUG THUROW | |||
VITORIA HENZEL FERREIRA | |||
WILIAN JUNIOR BONETE | 2 |