Nome da Atividade
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL I
CÓDIGO
10900132
Carga Horária
105 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
7
CRÉDITOS
7
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame

Ementa

Práticas de estágio curricular supervisionado no Ensino Fundamental, com ênfase na observação do espaço escolar e na regência de
classe na disciplina de História.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo geral:
- Desenvolver competência didática para o ensino escolar de História no Ensino Fundamental ao articular os saberes pedagógicos e específicos da área.

Objetivos específicos:

- Criar espaços de observação crítico-reflexiva a respeito dos aspectos que e0nvolvem a organização e a gestão das instituições escolares;

- Planejar atividades práticas de ensino que contemplem fazeres e conhecimentos históricos e pedagógicos;

- Articular os saberes científicos/ pedagógicos e os saberes da profissão de forma a reconhecer o estágio como atividade integradora entre teoria e prática, que
permite análise reflexiva sobre a práxis educativa;

- Possibilitar a experiência de regência de turma nos anos finais do Ensino Fundamental, em instituições escolares.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. BITTENCORT, Circe. O saber histórico na sala de aula. 11. ed. São Paulo: Contexto, 2009. Disponível na Biblioteca das Ciências Sociais / UFPel - Número de chamada: 907 S115 (BCS) DAYRELL, Juarez. A escola como espaço sócio-cultural. In: Múltiplos olhares sobre a educação e cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1996. Disponível em: https://eminclusao.files.wordpress.com/2013/01/dayrell-1996.pdf

Bibliografia Complementar:

  • CAMPI. Helenice. Ensinar história no século XXI: dilemas curriculares. Exposição na Mesa Redonda ocorrida no XX Encontro Regional da ANPUH - Seção São Paulo, em Franca, em 10/09/2010. Disponível em: https://www.anpuh.org/arquivo/download?ID_ARQUIVO=11917 CARRETERO, Mario et al. Ensino da História e memória coletiva. Porto Alegre: Artmed, 2007. Disponível na Biblioteca das Ciências Sociais da UFPel -Número de chamada: 907 E59 (BCS) FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da História Ensinada. Campinas: Papirus, 2010. Disponível na Biblioteca das Ciências Sociais da UFPel - Número de registro 372. F676c. (BCS) HORN, Geraldo Balduino; GERMINARI, Geyso Dongley. O ensino de história e seu currículo: teoria e método. Petrópolis: Vozes, 2010. Disponível na Biblioteca das Ciências Sociais da UFPel - Número de registro 907 H813e 3.ed. (BCS) SCHIMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão Rezende (Org.). Jörn Rüsen: e o ensino de história. Curitiba: UFPR, 2010. Disponível na Biblioteca das Ciências Sociais da UFPel - Número de chamada: 907 J82 (BCS

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