Nome do Projeto
PIBID - Um elo entre a Escola e a Universidade na formação de professores
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
11/11/2024 - 30/10/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
A participação da UFPel no PIBID, desde o ano de 2007, é um marco na qualificação de licenciandos, professores supervisores, coordenadores de área e demais envolvidos, direta e indiretamente no programa, e vem demonstrando a efetividade da política de incentivo a permanência nos cursos de licenciatura e a importância da vivência no ambiente escolar. O envolvimento da UFPel no presente edital fortalecerá os cursos de licenciatura da IES, que contam com mais de 4.000 alunos matriculados nos cursos presenciais e à distância. Da mesma forma, o PIBID proporcionará o estreitamento dos laços com as redes de ensino, contribuindo para formação e valorização de futuros profissionais. O PIBID-UFPel se justifica por contribuir para o desenvolvimento de ações voltadas à melhoria dos indicadores educacionais, em especial da formação docente, ao possibilitar a valorização da identidade profissional docente, contribuindo para construção de conhecimentos didático-pedagógicos em suas diferentes dimensões, sejam elas técnicas, éticas, estéticas, políticas, entre outras. Além disso, ao proporcionar diálogos entre instituições de diferentes esferas de atuação, município, estado e federação, o PIBID potencializa regimes de trabalho colaborativo e coletivo. Outro elemento importante é a oportunidade de troca e construção de saberes compartilhados entre diferentes áreas do conhecimento, movimento possibilitado pelos encontros entre coordenadores de área, supervisores e pibidianos em espaços comuns de formação, planejados para ocorrerem de forma regular. Destaca-se a contribuição para a formação continuada, tanto dos professores coordenadores de área, quanto dos professores supervisores, que por meio do contato constante entre universidade e escola, tem seus saberes tensionados, problematizando e atualizando suas ações. Entendemos que a contribuição é estendida para os demais professores das licenciaturas participantes, assim como também para alunos não pibidianos, tendo em vista o compartilhamento nas salas de aula da universidade e nos eventos nos quais as ações e reflexões são apresentadas, aprimorando a relação entre ensino, pesquisa, extensão e produção acadêmica, tendo por base o conhecimento construído no contexto escolar, como previsto entre os objetivos e princípios norteadores do PIBID. As propostas apresentadas estão em consonância com os PPCs dos cursos envolvidos, com as Leis e Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o currículo gaúcho, com as Diretrizes Nacionais de Formação de Professores e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica e Superior e com as Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos. De forma semelhante, as propostas também apresentam forte ligação com temáticas emergentes do cenário social, educacional, ambiental e cultural do país, entre elas: o direito à educação; a educação integral; o compromisso social e valorização dos profissionais da educação; a gestão democrática do ensino público; práticas sociais e cidadania; o respeito e valorização das diversidades étnicas e raciais e de gênero e a educação em direitos humanos, contemplando temáticas como a educação para os direitos humanos, inclusão, questões de gênero, educação ambiental e Cultura Digital e Tecnologias na Educação.
Objetivo Geral
Promover a integração entre a educação superior e a educação básica, favorecendo a qualificação da formação inicial de professores dos cursos de licenciatura da UFPel e a formação continuada de professores das escolas públicas, a partir de ações de Ensino, Pesquisa e Extensão.