Nome do Projeto
PIBID - Um elo entre a Escola e a Universidade na formação de professores
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
11/11/2024 - 30/10/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
A participação da UFPel no PIBID, desde o ano de 2007, é um marco na qualificação de licenciandos, professores supervisores, coordenadores de área e demais envolvidos, direta e indiretamente no programa, e vem demonstrando a efetividade da política de incentivo a permanência nos cursos de licenciatura e a importância da vivência no ambiente escolar. O envolvimento da UFPel no presente edital fortalecerá os cursos de licenciatura da IES, que contam com mais de 4.000 alunos matriculados nos cursos presenciais e à distância. Da mesma forma, o PIBID proporcionará o estreitamento dos laços com as redes de ensino, contribuindo para formação e valorização de futuros profissionais. O PIBID-UFPel se justifica por contribuir para o desenvolvimento de ações voltadas à melhoria dos indicadores educacionais, em especial da formação docente, ao possibilitar a valorização da identidade profissional docente, contribuindo para construção de conhecimentos didático-pedagógicos em suas diferentes dimensões, sejam elas técnicas, éticas, estéticas, políticas, entre outras. Além disso, ao proporcionar diálogos entre instituições de diferentes esferas de atuação, município, estado e federação, o PIBID potencializa regimes de trabalho colaborativo e coletivo. Outro elemento importante é a oportunidade de troca e construção de saberes compartilhados entre diferentes áreas do conhecimento, movimento possibilitado pelos encontros entre coordenadores de área, supervisores e pibidianos em espaços comuns de formação, planejados para ocorrerem de forma regular. Destaca-se a contribuição para a formação continuada, tanto dos professores coordenadores de área, quanto dos professores supervisores, que por meio do contato constante entre universidade e escola, tem seus saberes tensionados, problematizando e atualizando suas ações. Entendemos que a contribuição é estendida para os demais professores das licenciaturas participantes, assim como também para alunos não pibidianos, tendo em vista o compartilhamento nas salas de aula da universidade e nos eventos nos quais as ações e reflexões são apresentadas, aprimorando a relação entre ensino, pesquisa, extensão e produção acadêmica, tendo por base o conhecimento construído no contexto escolar, como previsto entre os objetivos e princípios norteadores do PIBID. As propostas apresentadas estão em consonância com os PPCs dos cursos envolvidos, com as Leis e Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o currículo gaúcho, com as Diretrizes Nacionais de Formação de Professores e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica e Superior e com as Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos. De forma semelhante, as propostas também apresentam forte ligação com temáticas emergentes do cenário social, educacional, ambiental e cultural do país, entre elas: o direito à educação; a educação integral; o compromisso social e valorização dos profissionais da educação; a gestão democrática do ensino público; práticas sociais e cidadania; o respeito e valorização das diversidades étnicas e raciais e de gênero e a educação em direitos humanos, contemplando temáticas como a educação para os direitos humanos, inclusão, questões de gênero, educação ambiental e Cultura Digital e Tecnologias na Educação.
Objetivo Geral
Promover a integração entre a educação superior e a educação básica, favorecendo a qualificação da formação inicial de professores dos cursos de licenciatura da UFPel e a formação continuada de professores das escolas públicas, a partir de ações de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Justificativa
Em seu Plano de Desenvolvimento Institucional para os anos de 2022-2026, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) lista como um dos objetivos a realização de ações de forma articulada com a rede pública de educação básica, visando a qualificação e o desenvolvimento mútuo (Resolução COCEPE nº 66/2021, p. 13). Ao especificar as formas de articulação com as redes, o fortalecimento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID é citado, renovando o compromisso da universidade com a formação qualificada de professores e sua preocupação com a inserção dos licenciandos no contexto escolar. A iniciação à docência também está prevista na Política Institucional da UFPEL para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica (Resolução COCEPE nº 25/2017), indicada no eixo de Estudos Integradores. A presença de questões relacionadas a formação de professores e a valorização da educação básica como parceira indispensável nesse processo, apontadas aqui em documentos estruturantes da política universitária, demonstra a aproximação entre os objetivos e princípios norteadores da UFPel e do PIBID. O projeto institucional apresentado em resposta ao Edital CAPES nº 10/24, tem como objetivo fomentar e qualificar a formação de professores e a aprendizagem docente, investindo em processos de diálogo com as redes, promovendo a articulação entre teoria e prática e o entrosamento entre os currículos dos cursos de licenciatura e as demandas didáticas e pedagógicas da educação básica. Destacamos também a necessidade de formação de futuros docentes cientes de sua responsabilidade para com a educação voltada para o exercício da cidadania crítica e reflexiva, para consolidação da educação inclusiva, respeitando as diferenças e valorizando a diversidade étnico-racial, de gênero, sexual e religiosa, que estejam atentos a questões ligadas a educação ambiental e as tecnologias, assim como as demandas sociais e culturais das comunidades em que atuam. A UFPel tem feito parte do PIBID desde sua primeira edição, ampliando sua atuação a cada edital. Em sua primeira participação foram quatro as licenciaturas envolvidas, já em 2022, o projeto contemplado contou com 15 cursos de licenciatura que atuaram em 25 escolas, atendendo as três etapas da Educação Básica, além da Educação para Jovens e Adultos. Em 2024 apresentamos 19 subprojetos, divididos em propostas disciplinares e interdisciplinares, envolvendo os cursos de Artes Visuais; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Dança; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Libras e Educação Bilíngue; Língua Inglesa; Língua Portuguesa; Matemática; Música; Pedagogia; Química e Teatro. A elaboração da proposta contou com a colaboração de professores atuantes nos cursos de licenciatura, engajados nas discussões sobre formação docente e educação voltada para o enfrentamento de questões do nosso tempo, além disso, contamos também com o apoio das redes de ensino municipal e estadual. As competências específicas, ligadas a cada uma das áreas do conhecimento, trazidas pela BNCC, aparecem como parâmetros importante nas propostas.
Metodologia
Os/as estudantes realizarão as ações de iniciação à docência, iniciando pelo diagnóstico da realidade escolar, buscando aproximação com o cotidiano das escolas públicas, com as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores, o que potencializará a reflexão sobre o contexto em que elas estão inseridas. Serão acompanhados por um/a professor/a da educação básica, denominado/a supervisor/a, e orientados/as por um/a docente do curso de licenciatura, denominado/a coordenador/a de área. Os subprojetos irão atuar em articulação com os objetivos e metas que compõem o projeto institucional. Serão realizados encontros semanais do subprojeto, com os/as coordenadores/as de área, supervisores/as e licenciandos/as, para organização, planejamento, estudos, registro e sistematização das ações; além de encontros semanais nas escolas para diagnóstico, planejamento e desenvolvimento das ações, registro e sistematização das atividades realizadas, coordenados pelos/as supervisores/as da escola, com a participação dos/as estudantes de iniciação à docência, sob orientação do/a coordenador/a de área. O projeto ainda prevê encontros mensais de coordenadores/as de área com a coordenação institucional e a coordenação de área de gestão de processos educacionais, bem como reuniões ampliadas com todos/as os/as supervisores/as e representantes dos/as estudantes de iniciação à docência; contribuição com a qualificação dos cursos de licenciaturas e dos/as estudantes não participantes do projeto de iniciação à docência; a colaboração entre os subprojetos, através de oficinas, workshops ou minicursos, que tratem de temas transversais e/ou de interesse comum entre as diferentes áreas de conhecimento (uso da língua portuguesa, ética, inclusão, diversidade, questões étnico-raciais, educação ambiental, gestão democrática, profissão docente, e outros temas relevantes); a elaboração de projetos integrados e/ou interdisciplinares nas escolas, quando houver demanda e oportunidade; e a formação continuada de professores em serviço, em parceria com as redes públicas de educação básica.
Indicadores, Metas e Resultados
1. Planejamento e execução de atividades inerentes à ação docente, em níveis crescentes de complexidade, de acordo com a etapa do curso de licenciatura a qual o pibidianos estiver vinculado, com vistas à autonomia do licenciando, a promoção de sua criatividade e perspectiva crítica; 7.1 Elaboração de atividades didáticas, projetos educacionais e materiais didáticos inovadores; participação dos pibidianos em tarefas relacionadas ao planejamento e organização dos encontros de formação coletivos;
2. Planejar momentos de formação coletiva, que ocorram com frequência bimestral, com a participação de pibidianos de diferentes subprojetos, para reflexão e debate acerca da articulação entre a formação acadêmica e as práticas e experiências vivenciadas nas escolas, por meio de diálogo entre conhecimentos técnico-científicos, conhecimentos de natureza pedagógica e conhecimentos do cotidiano escolar, considerando dimensões técnicas, culturais, políticas, sociais, éticas e estéticas em sua complexidade e em diálogo com as realidades escolares;
3. Enfatizar o protagonismo e a autonomia professores supervisores, responsáveis pelo planejamento, acompanhamento e avaliação dos pibidianos nas atividades desenvolvidas nas escolas e na comunidade escolar, valorizando seus saberes e experiências; 6.1. Promover encontros regulares com professores supervisores para que esses possuam espaço de escuta e de compartilhamento;
4. Realizar, em todos os subprojetos e por todos os pibidianos, pelo menos três abordagens metodológicas diferentes, a exemplo de atividade prática, leitura, pesquisa, proposição de material didático, etc.;
5. Promover ao menos duas ações de caráter interdisciplinar por semestre, pensadas de maneira colaborativa entre os diferentes subprojetos e seus núcleos por meio do trabalho com temáticas social e ambientalmente relevantes para as realidades escolares, a partir do diálogo entre as concepções pedagógicas dos subprojetos e das demandas identificadas nas escolas;
6. Produzir, no mínimo, dois trabalhos, apresentados em eventos e/ou publicados em periódicos, por subprojeto, como relatos de experiências e resultados (parciais e/ou finais) sobre as atividades do PIBID-UFPel;
7. Realizar três eventos de socialização e compartilhamento de experiências sendo eles: Evento de Abertura do PIBID – Mostra de Escolas; Encontros de Formação, Socialização e Avaliação de Experiências e Evento de Encerramento; 2.2 Garantir o envolvimento de toda equipe do PIBID-UFPel no planejamento e organização dos eventos, assim como a efetiva participação de professores coordenadores de área, professores supervisores e pibidianos;
8. Organização e alimentação do site institucional do PIBID-UFPel, contando com repositório virtual de atividades, recursos educacionais e produção acadêmica ligada aos subprojetos;
2. Planejar momentos de formação coletiva, que ocorram com frequência bimestral, com a participação de pibidianos de diferentes subprojetos, para reflexão e debate acerca da articulação entre a formação acadêmica e as práticas e experiências vivenciadas nas escolas, por meio de diálogo entre conhecimentos técnico-científicos, conhecimentos de natureza pedagógica e conhecimentos do cotidiano escolar, considerando dimensões técnicas, culturais, políticas, sociais, éticas e estéticas em sua complexidade e em diálogo com as realidades escolares;
3. Enfatizar o protagonismo e a autonomia professores supervisores, responsáveis pelo planejamento, acompanhamento e avaliação dos pibidianos nas atividades desenvolvidas nas escolas e na comunidade escolar, valorizando seus saberes e experiências; 6.1. Promover encontros regulares com professores supervisores para que esses possuam espaço de escuta e de compartilhamento;
4. Realizar, em todos os subprojetos e por todos os pibidianos, pelo menos três abordagens metodológicas diferentes, a exemplo de atividade prática, leitura, pesquisa, proposição de material didático, etc.;
5. Promover ao menos duas ações de caráter interdisciplinar por semestre, pensadas de maneira colaborativa entre os diferentes subprojetos e seus núcleos por meio do trabalho com temáticas social e ambientalmente relevantes para as realidades escolares, a partir do diálogo entre as concepções pedagógicas dos subprojetos e das demandas identificadas nas escolas;
6. Produzir, no mínimo, dois trabalhos, apresentados em eventos e/ou publicados em periódicos, por subprojeto, como relatos de experiências e resultados (parciais e/ou finais) sobre as atividades do PIBID-UFPel;
7. Realizar três eventos de socialização e compartilhamento de experiências sendo eles: Evento de Abertura do PIBID – Mostra de Escolas; Encontros de Formação, Socialização e Avaliação de Experiências e Evento de Encerramento; 2.2 Garantir o envolvimento de toda equipe do PIBID-UFPel no planejamento e organização dos eventos, assim como a efetiva participação de professores coordenadores de área, professores supervisores e pibidianos;
8. Organização e alimentação do site institucional do PIBID-UFPel, contando com repositório virtual de atividades, recursos educacionais e produção acadêmica ligada aos subprojetos;