Nome do Projeto
PIBID - Um elo entre a Escola e a Universidade na formação de professores
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
11/11/2024 - 30/10/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
A participação da UFPel no PIBID, desde o ano de 2007, é um marco na qualificação de licenciandos, professores supervisores, coordenadores de área e demais envolvidos, direta e indiretamente no programa, e vem demonstrando a efetividade da política de incentivo a permanência nos cursos de licenciatura e a importância da vivência no ambiente escolar. O envolvimento da UFPel no presente edital fortalecerá os cursos de licenciatura da IES, que contam com mais de 4.000 alunos matriculados nos cursos presenciais e à distância. Da mesma forma, o PIBID proporcionará o estreitamento dos laços com as redes de ensino, contribuindo para formação e valorização de futuros profissionais. O PIBID-UFPel se justifica por contribuir para o desenvolvimento de ações voltadas à melhoria dos indicadores educacionais, em especial da formação docente, ao possibilitar a valorização da identidade profissional docente, contribuindo para construção de conhecimentos didático-pedagógicos em suas diferentes dimensões, sejam elas técnicas, éticas, estéticas, políticas, entre outras. Além disso, ao proporcionar diálogos entre instituições de diferentes esferas de atuação, município, estado e federação, o PIBID potencializa regimes de trabalho colaborativo e coletivo. Outro elemento importante é a oportunidade de troca e construção de saberes compartilhados entre diferentes áreas do conhecimento, movimento possibilitado pelos encontros entre coordenadores de área, supervisores e pibidianos em espaços comuns de formação, planejados para ocorrerem de forma regular. Destaca-se a contribuição para a formação continuada, tanto dos professores coordenadores de área, quanto dos professores supervisores, que por meio do contato constante entre universidade e escola, tem seus saberes tensionados, problematizando e atualizando suas ações. Entendemos que a contribuição é estendida para os demais professores das licenciaturas participantes, assim como também para alunos não pibidianos, tendo em vista o compartilhamento nas salas de aula da universidade e nos eventos nos quais as ações e reflexões são apresentadas, aprimorando a relação entre ensino, pesquisa, extensão e produção acadêmica, tendo por base o conhecimento construído no contexto escolar, como previsto entre os objetivos e princípios norteadores do PIBID. As propostas apresentadas estão em consonância com os PPCs dos cursos envolvidos, com as Leis e Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o currículo gaúcho, com as Diretrizes Nacionais de Formação de Professores e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica e Superior e com as Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos. De forma semelhante, as propostas também apresentam forte ligação com temáticas emergentes do cenário social, educacional, ambiental e cultural do país, entre elas: o direito à educação; a educação integral; o compromisso social e valorização dos profissionais da educação; a gestão democrática do ensino público; práticas sociais e cidadania; o respeito e valorização das diversidades étnicas e raciais e de gênero e a educação em direitos humanos, contemplando temáticas como a educação para os direitos humanos, inclusão, questões de gênero, educação ambiental e Cultura Digital e Tecnologias na Educação.

Objetivo Geral

Promover a integração entre a educação superior e a educação básica, favorecendo a qualificação da formação inicial de professores dos cursos de licenciatura da UFPel e a formação continuada de professores das escolas públicas, a partir de ações de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Justificativa

Em seu Plano de Desenvolvimento Institucional para os anos de 2022-2026, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) lista como um dos objetivos a realização de ações de forma articulada com a rede pública de educação básica, visando a qualificação e o desenvolvimento mútuo (Resolução COCEPE nº 66/2021, p. 13). Ao especificar as formas de articulação com as redes, o fortalecimento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID é citado, renovando o compromisso da universidade com a formação qualificada de professores e sua preocupação com a inserção dos licenciandos no contexto escolar. A iniciação à docência também está prevista na Política Institucional da UFPEL para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica (Resolução COCEPE nº 25/2017), indicada no eixo de Estudos Integradores. A presença de questões relacionadas a formação de professores e a valorização da educação básica como parceira indispensável nesse processo, apontadas aqui em documentos estruturantes da política universitária, demonstra a aproximação entre os objetivos e princípios norteadores da UFPel e do PIBID. O projeto institucional apresentado em resposta ao Edital CAPES nº 10/24, tem como objetivo fomentar e qualificar a formação de professores e a aprendizagem docente, investindo em processos de diálogo com as redes, promovendo a articulação entre teoria e prática e o entrosamento entre os currículos dos cursos de licenciatura e as demandas didáticas e pedagógicas da educação básica. Destacamos também a necessidade de formação de futuros docentes cientes de sua responsabilidade para com a educação voltada para o exercício da cidadania crítica e reflexiva, para consolidação da educação inclusiva, respeitando as diferenças e valorizando a diversidade étnico-racial, de gênero, sexual e religiosa, que estejam atentos a questões ligadas a educação ambiental e as tecnologias, assim como as demandas sociais e culturais das comunidades em que atuam. A UFPel tem feito parte do PIBID desde sua primeira edição, ampliando sua atuação a cada edital. Em sua primeira participação foram quatro as licenciaturas envolvidas, já em 2022, o projeto contemplado contou com 15 cursos de licenciatura que atuaram em 25 escolas, atendendo as três etapas da Educação Básica, além da Educação para Jovens e Adultos. Em 2024 apresentamos 19 subprojetos, divididos em propostas disciplinares e interdisciplinares, envolvendo os cursos de Artes Visuais; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Dança; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Libras e Educação Bilíngue; Língua Inglesa; Língua Portuguesa; Matemática; Música; Pedagogia; Química e Teatro. A elaboração da proposta contou com a colaboração de professores atuantes nos cursos de licenciatura, engajados nas discussões sobre formação docente e educação voltada para o enfrentamento de questões do nosso tempo, além disso, contamos também com o apoio das redes de ensino municipal e estadual. As competências específicas, ligadas a cada uma das áreas do conhecimento, trazidas pela BNCC, aparecem como parâmetros importante nas propostas.

Metodologia

Os/as estudantes realizarão as ações de iniciação à docência, iniciando pelo diagnóstico da realidade escolar, buscando aproximação com o cotidiano das escolas públicas, com as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores, o que potencializará a reflexão sobre o contexto em que elas estão inseridas. Serão acompanhados por um/a professor/a da educação básica, denominado/a supervisor/a, e orientados/as por um/a docente do curso de licenciatura, denominado/a coordenador/a de área. Os subprojetos irão atuar em articulação com os objetivos e metas que compõem o projeto institucional. Serão realizados encontros semanais do subprojeto, com os/as coordenadores/as de área, supervisores/as e licenciandos/as, para organização, planejamento, estudos, registro e sistematização das ações; além de encontros semanais nas escolas para diagnóstico, planejamento e desenvolvimento das ações, registro e sistematização das atividades realizadas, coordenados pelos/as supervisores/as da escola, com a participação dos/as estudantes de iniciação à docência, sob orientação do/a coordenador/a de área. O projeto ainda prevê encontros mensais de coordenadores/as de área com a coordenação institucional e a coordenação de área de gestão de processos educacionais, bem como reuniões ampliadas com todos/as os/as supervisores/as e representantes dos/as estudantes de iniciação à docência; contribuição com a qualificação dos cursos de licenciaturas e dos/as estudantes não participantes do projeto de iniciação à docência; a colaboração entre os subprojetos, através de oficinas, workshops ou minicursos, que tratem de temas transversais e/ou de interesse comum entre as diferentes áreas de conhecimento (uso da língua portuguesa, ética, inclusão, diversidade, questões étnico-raciais, educação ambiental, gestão democrática, profissão docente, e outros temas relevantes); a elaboração de projetos integrados e/ou interdisciplinares nas escolas, quando houver demanda e oportunidade; e a formação continuada de professores em serviço, em parceria com as redes públicas de educação básica.

Indicadores, Metas e Resultados

1. Planejamento e execução de atividades inerentes à ação docente, em níveis crescentes de complexidade, de acordo com a etapa do curso de licenciatura a qual o pibidianos estiver vinculado, com vistas à autonomia do licenciando, a promoção de sua criatividade e perspectiva crítica; 7.1 Elaboração de atividades didáticas, projetos educacionais e materiais didáticos inovadores; participação dos pibidianos em tarefas relacionadas ao planejamento e organização dos encontros de formação coletivos;

2. Planejar momentos de formação coletiva, que ocorram com frequência bimestral, com a participação de pibidianos de diferentes subprojetos, para reflexão e debate acerca da articulação entre a formação acadêmica e as práticas e experiências vivenciadas nas escolas, por meio de diálogo entre conhecimentos técnico-científicos, conhecimentos de natureza pedagógica e conhecimentos do cotidiano escolar, considerando dimensões técnicas, culturais, políticas, sociais, éticas e estéticas em sua complexidade e em diálogo com as realidades escolares;

3. Enfatizar o protagonismo e a autonomia professores supervisores, responsáveis pelo planejamento, acompanhamento e avaliação dos pibidianos nas atividades desenvolvidas nas escolas e na comunidade escolar, valorizando seus saberes e experiências; 6.1. Promover encontros regulares com professores supervisores para que esses possuam espaço de escuta e de compartilhamento;

4. Realizar, em todos os subprojetos e por todos os pibidianos, pelo menos três abordagens metodológicas diferentes, a exemplo de atividade prática, leitura, pesquisa, proposição de material didático, etc.;

5. Promover ao menos duas ações de caráter interdisciplinar por semestre, pensadas de maneira colaborativa entre os diferentes subprojetos e seus núcleos por meio do trabalho com temáticas social e ambientalmente relevantes para as realidades escolares, a partir do diálogo entre as concepções pedagógicas dos subprojetos e das demandas identificadas nas escolas;

6. Produzir, no mínimo, dois trabalhos, apresentados em eventos e/ou publicados em periódicos, por subprojeto, como relatos de experiências e resultados (parciais e/ou finais) sobre as atividades do PIBID-UFPel;

7. Realizar três eventos de socialização e compartilhamento de experiências sendo eles: Evento de Abertura do PIBID – Mostra de Escolas; Encontros de Formação, Socialização e Avaliação de Experiências e Evento de Encerramento; 2.2 Garantir o envolvimento de toda equipe do PIBID-UFPel no planejamento e organização dos eventos, assim como a efetiva participação de professores coordenadores de área, professores supervisores e pibidianos;

8. Organização e alimentação do site institucional do PIBID-UFPel, contando com repositório virtual de atividades, recursos educacionais e produção acadêmica ligada aos subprojetos;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXSANDRA VILLELA SINNOTT
ANA CLAUDIA WARNKE MACHADO
ANALISA ZORZI10
ANDERSON MORAIS DEMUTTI
ANDRISA KEMEL ZANELLA4
ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES4
BRUNA ADRIANE FARY6
BRUNA MOREIRA DE OLIVEIRA
BRUNO NUNES BATISTA6
CARLOS ALBERTO BARZ
CAROLINE LEAL BONILHA
CESAR AUGUSTO FERRARI MARTINEZ6
DANIEL BRUNO MOMOLI6
EDUARDO FERREIRA DAS NEVES FILHO10
EDUARDO MARKS DE MARQUES12
ELIANE MACHADO DE MÉLO
ERIKA LOPES DUARTE
FABIO ANDRE SANGIOGO6
FELIPE DA SILVA MARTINS
FRANCISCO DOS SANTOS KIELING15
GUSTAVO GABRIEL COELHO
HELOISA HELENA DUVAL DE AZEVEDO10
ISABEL BONAT HIRSCH
IZADORA SOUTO LAMAS
JESSICA SILVEIRA DA SILVEIRA
KARINA GIACOMELLI12
LETICIA STANDER FARIAS12
LISLAINE SIRSI CANSI10
LUCIANE BOTELHO MARTINS12
LUIZ CARLOS RIGO8
MARCELO BOABAID PEREIRA FILHO
MARCELO OLIVEIRA DA SILVA1
MARCELO SILVA DA SILVA12
MARIA EDUARDA DA CUNHA LEMOS
MARIA EDUARDA DA SILVA BARRETO
MARIA FONSECA FALKEMBACH5
MARIANA DE JULIO
MARIELI CAMPOS LOPES
MARIELLE MENDES SACHARUK
MAURO DILLMANN TAVARES6
PATRICIA DA CONCEICAO FANTINEL10
RAFAEL CAVAGNOLI12
ROBERT DIAS DOS SANTOS
RODRIGO DA SILVA VITAL10
ROSE ADRIANA ANDRADE DE MIRANDA6
SABRINA BOBSIN SALAZAR8
TAÍS BÖHLKE RUTZ TAVARES
THALLES PINTO DE SOUZA
VANESSA CALDEIRA LEITE
VÉRA LÚCIA DOS SANTOS SCHWARZ10

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