
Resumo
Licenciada em Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR - (2015). Mestra e Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, PECEM - (2021) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Neuroaprendizagem e Educação e Sociedade (2020) pela Faculdade UNINA. Atualmente, é professora no Centro de Ciências Químicas Farmacêuticas e de Alimentos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Faz parte, enquanto pesquisadora, de três grupos: Grupo de Estudos em Educação Científica e Culturas (GEECC); Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Química (LEPEC) e do Laboratório de Ensino de Química (LABEQ). Inclina-se a investigar nas linhas: Estudos Culturais das Ciências; Educação em Direitos Humanos; Filosofia e Sociologia da Química/Ciências; Experimentação no Ensino de Química/Ciências; Educações e Mídias; Educação Ambiental e Antropoceno.
Formação acadêmica
Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática (Universidade Estadual de Londrina, 2021)
Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática (Universidade Estadual de Londrina, 2017)
Especialização em Neuroaprendizagem (FACULDADE UNINA, 2020)
Especialização em Educação e Sociedade (FACULDADE UNINA, 2020)
Graduação em Licenciatura em Química (Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2015)
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Extensão | ||||
---|---|---|---|---|
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Alternativas sustentáveis para materiais de difícil reciclagem | 01/09/2023 | 31/08/2026 | 2 | |
Professores de Química em formação com e na comunidade escolar | 01/03/2021 | 28/02/2024 | 1 | |
Pesquisa | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Conceitos fundamentais da Ciência: um percurso epistemológico | 06/05/2020 | 25/08/2025 | 2 | |
Química e Arte: dispositivos para aprendizagens | 07/04/2022 | 07/03/2024 | ||
Ensino | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Próton - Projeto de tutoria em Química Geral | 01/04/2023 | 01/04/2025 | ||
PIBID - Formação de professores entre a Escola e a Universidade | 01/11/2022 | 31/05/2024 | 20 | |
XII semana acadêmica integrada dos cursos de bacharelado em química industrial e licenciatura em química | 15/05/2023 | 20/07/2023 |
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2023/2 | 2 | ESTÁGIO DE DOCÊNCIA III Horários
| 17+17 | Química (Doutorado) | ||||||
2023/2 | P1 | INFORMÁTICA EM EDUCAÇÃO QUÍMICA Horários
| 0+54 | Química (Bacharelado) Química (Licenciatura) | ||||||
2023/1 | P1 | QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL Horários
| 0+54 | Química (Licenciatura) | ||||||
2023/1 | T1 | QUÍMICA E COTIDIANO Horários
| 54+0 | Química (Licenciatura) | ||||||
2023/1 | P1 | PROJETOS EM ENSINO DE QUÍMICA Horários
| 0+54 | Química (Licenciatura) | ||||||
2023/1 | T1 | METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO QUÍMICA Horários
| 36+0 | Química (Licenciatura) | ||||||
2022/2 | M1 | INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA Horários
| 18+18 | Química (Licenciatura) | ||||||
2022/2 | T1 | INTERAÇÃO UNIVERSIDADE- ESCOLA Horários
| 9+0 | Química (Licenciatura) | ||||||
2022/2 | P1 | INFORMÁTICA EM EDUCAÇÃO QUÍMICA Horários
| 0+54 | Química (Licenciatura) | ||||||
2022/2 | P1 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO III Horários
| 0+90 | Química (Licenciatura) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.