Nome do Projeto
Química nômade: mostras científicas nas escolas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/03/2024 - 01/03/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
É imprescindível promover uma educação democrática em que estudantes – integrantes da Educação Básica e Universitária – possam desenvolver um pensamento criativo, inclusivo, antirracista e consciente das questões ambientais. Visando atender a essa necessidade de discutir temas como inclusão, diversidade e meio ambiente nas escolas, bem como promover a produção e difusão de saberes localizados, as mostras científicas se destacam como espaços de articulação. Através desses eventos, faz-se possível a apresentação e compartilhamento de projetos de pesquisa ou demonstrações elaborados por estudantes e docentes do contexto universitário, estabelecendo uma troca de conhecimentos entre diferentes grupos e públicos visitantes. Essas mostras científicas têm como objetivo proporcionar diferentes momentos de diálogo, discussões e debates, tais como sessões de pôsteres, comunicações orais, mesas-redondas e palestras, nos quais os autores e visitantes podem interagir e conectar conhecimentos. Desta forma, tendo o foco no campo da química, suas construções podem ser divulgadas e debatidas, por meio das mostras científicas, alcançando o maior número possível de pessoas. Partindo do princípio de que tais eventos proporcionam o ensino e a aprendizagem das ciências de forma ativa ao provocar os estudantes a refletirem sobre a química no cotidiano e em situações concretas, as mostras científicas possibilitam que a comunidade externa à UFPel compartilhe seus saberes e demandas, bem como tenham acesso ao conhecimento científico produzido no âmbito acadêmico. Assim, tais eventos desempenham um papel essencial na divulgação do conhecimento químico e na integração dos diferentes atores envolvidos.

Objetivo Geral

Difundir e compartilhar o conhecimento e a cultura científica no âmbito da inclusão, diversidade e ambiente, em escolas de Educação Básica, destacando o caráter interdisciplinar e processual da química. O projeto constitui-se de ações que visam mobilizar a ação e a formação docente contemporâneas, bem como o estímulo à aprendizagem, ao questionamento e à curiosidade, caracterizando-se como um recurso para estabelecer o compartilhamento e a divulgação de saberes.

Justificativa

No intuito de enfrentar a diversidade e complexidade das questões e demandas sociais que chegam à Universidade, as mostras científicas se justificam no sentido de fomentar a produção de uma química capaz de criar espaços dialógicos entre a formação de professores e a comunidade escolar. Para isso, uma estratégia possível é a produção coletiva do conhecimento, a partir do intercâmbio de experiências entre membros da comunidade escolar e universitária.

Metodologia

O projeto se desenvolverá em cinco etapas: i) estudos de levantamento dos projetos e pesquisas no âmbito da química da UFPel que se alinhem à proposta de divulgação; ii) elaboração de propostas metodológicas e construção de materiais para realização das mostras científicas no espaço escolar; iii) organização das escolas interessadas em participar do projeto; iv) realização das mostras; v) levantamento da demanda da comunidade escolar em relação aos temas de interesse para o desenvolvimento no espaço escolar. As etapas ii, iv e v passarão por análise e avalição do grupo constituinte do projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

- Mobilizar a ação e a formação docente contemporâneas a partir de temáticas e demandas atuais;
- Instrumentalizar os docentes em formação para realizar mostras científicas e promover o diálogo com a comunidade escolar;
- Difundir e compartilhar conhecimentos produzidos no campo da química na universidade, articulando-os com aspectos da inclusão, diversidade e ambiente;
- Conhecer as demandas escolares, no que tange a aspectos da inclusão, diversidade e ambiente;
- Articular os saberes e demandas provenientes do campo escolar com os conhecimentos químicos para retornar à comunidade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNA ADRIANE FARY5
BRUNO DOS SANTOS PASTORIZA1
DIEGO NASCIMENTO DA COSTA
DIOGO LA ROSA NOVO1
MURIEL BELO PEREIRA
WILIAM BOSCHETTI1

Página gerada em 28/04/2024 23:38:49 (consulta levou 0.245815s)