Nome do Projeto
Química nômade: mostras científicas nas escolas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/03/2024 - 01/03/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
É imprescindível promover uma educação democrática em que estudantes – integrantes da Educação Básica e Universitária – possam desenvolver um pensamento criativo, inclusivo, antirracista e consciente das questões ambientais. Visando atender a essa necessidade de discutir temas como inclusão, diversidade e meio ambiente nas escolas, bem como promover a produção e difusão de saberes localizados, as mostras científicas se destacam como espaços de articulação. Através desses eventos, faz-se possível a apresentação e compartilhamento de projetos de pesquisa ou demonstrações elaborados por estudantes e docentes do contexto universitário, estabelecendo uma troca de conhecimentos entre diferentes grupos e públicos visitantes. Essas mostras científicas têm como objetivo proporcionar diferentes momentos de diálogo, discussões e debates, tais como sessões de pôsteres, comunicações orais, mesas-redondas e palestras, nos quais os autores e visitantes podem interagir e conectar conhecimentos. Desta forma, tendo o foco no campo da química, suas construções podem ser divulgadas e debatidas, por meio das mostras científicas, alcançando o maior número possível de pessoas. Partindo do princípio de que tais eventos proporcionam o ensino e a aprendizagem das ciências de forma ativa ao provocar os estudantes a refletirem sobre a química no cotidiano e em situações concretas, as mostras científicas possibilitam que a comunidade externa à UFPel compartilhe seus saberes e demandas, bem como tenham acesso ao conhecimento científico produzido no âmbito acadêmico. Assim, tais eventos desempenham um papel essencial na divulgação do conhecimento químico e na integração dos diferentes atores envolvidos.
Objetivo Geral
Difundir e compartilhar o conhecimento e a cultura científica no âmbito da inclusão, diversidade e ambiente, em escolas de Educação Básica, destacando o caráter interdisciplinar e processual da química. O projeto constitui-se de ações que visam mobilizar a ação e a formação docente contemporâneas, bem como o estímulo à aprendizagem, ao questionamento e à curiosidade, caracterizando-se como um recurso para estabelecer o compartilhamento e a divulgação de saberes.
Justificativa
No intuito de enfrentar a diversidade e complexidade das questões e demandas sociais que chegam à Universidade, as mostras científicas se justificam no sentido de fomentar a produção de uma química capaz de criar espaços dialógicos entre a formação de professores e a comunidade escolar. Para isso, uma estratégia possível é a produção coletiva do conhecimento, a partir do intercâmbio de experiências entre membros da comunidade escolar e universitária.
Metodologia
O projeto se desenvolverá em cinco etapas: i) estudos de levantamento dos projetos e pesquisas no âmbito da química da UFPel que se alinhem à proposta de divulgação; ii) elaboração de propostas metodológicas e construção de materiais para realização das mostras científicas no espaço escolar; iii) organização das escolas interessadas em participar do projeto; iv) realização das mostras; v) levantamento da demanda da comunidade escolar em relação aos temas de interesse para o desenvolvimento no espaço escolar. As etapas ii, iv e v passarão por análise e avalição do grupo constituinte do projeto.
Indicadores, Metas e Resultados
- Mobilizar a ação e a formação docente contemporâneas a partir de temáticas e demandas atuais;
- Instrumentalizar os docentes em formação para realizar mostras científicas e promover o diálogo com a comunidade escolar;
- Difundir e compartilhar conhecimentos produzidos no campo da química na universidade, articulando-os com aspectos da inclusão, diversidade e ambiente;
- Conhecer as demandas escolares, no que tange a aspectos da inclusão, diversidade e ambiente;
- Articular os saberes e demandas provenientes do campo escolar com os conhecimentos químicos para retornar à comunidade.
- Instrumentalizar os docentes em formação para realizar mostras científicas e promover o diálogo com a comunidade escolar;
- Difundir e compartilhar conhecimentos produzidos no campo da química na universidade, articulando-os com aspectos da inclusão, diversidade e ambiente;
- Conhecer as demandas escolares, no que tange a aspectos da inclusão, diversidade e ambiente;
- Articular os saberes e demandas provenientes do campo escolar com os conhecimentos químicos para retornar à comunidade.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALESSANDRA PEREIRA FREIRE | |||
ALESSANDRO CURY SOARES | 2 | ||
BRUNA ADRIANE FARY | 5 | ||
BRUNO DOS SANTOS PASTORIZA | 1 | ||
DEBORA SILVEIRA DE OLIVEIRA DOS SANTOS | |||
DIEGO NASCIMENTO DA COSTA | |||
DIOGO LA ROSA NOVO | 1 | ||
FABIO ANDRE SANGIOGO | 3 | ||
Jailson de Sousa Júnior | |||
LUIZ EDUARDO LEMOS DA ROSA | |||
MARIA EDUARDA DE GUSMAO DA SILVA | |||
MURIEL BELO PEREIRA | |||
NATALI ANTUNES ALVES | |||
THEO LAHORGUE ROSCOFF | |||
WILIAM BOSCHETTI | 1 |