
Resumo
Professor adjunto na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), possui graduação em Licenciatura em Química, mestrado e doutorado em Educação em Ciências Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trabalha com formação de professores de Ciências, transitando na área da filosofia pensada para o Ensino de Ciências. Atua em diferentes disciplinas no curso de Licenciatura em Química e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e Programa de Pós-Graduação em Química. Coordenador do Laboratório de Ensino de Química (LABEQ-UFPel), também é Coordenador do Curso de Licenciatura em Química, ex-orientador do Residência Pedagógica, Coordenador de área do PIBID e pesquisa na área de Estratégias Metodológicas e Recursos Educacionais para o Ensino de Ciências e Química. Contato pelo e-mail bspastoriza@gmail.com.
Formação acadêmica
Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg) (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015)
Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg) (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011)
Graduação em Licenciatura em Química (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009)
Áreas de atuação
Ensino-Aprendizagem - Métodos e Técnicas de Ensino
Química - Educação em Química
Educação
História - História das Ciências
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2022/2 | 04 | SEMINÁRIO DE PESQUISA E ORIENTAÇÃO Horários
| 51+0 | Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado profissional) | ||||||
2022/2 | 1 | Pesquisa Avançada em Ensino de Quimica Horários
| 0+17 | Química (Mestrado acadêmico) Química (Doutorado) | ||||||
2022/2 | M1 | INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA Horários
| 18+18 | Química (Licenciatura) | ||||||
2022/2 | P1 | INFORMÁTICA EM EDUCAÇÃO QUÍMICA Horários
| 0+0 | Química (Licenciatura) | ||||||
2022/2 | P1 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Horários
| 0+0 | Química (Licenciatura) | ||||||
2022/2 | T1 | POR QUE LER OS CLÁSSICOS Horários
| 72+0 | Química (Licenciatura) | ||||||
2022/1 | 6 | ESTÁGIO DE DOCÊNCIA I Horários
| 17+17 | Química (Mestrado acadêmico) | ||||||
2022/1 | 1 | ESTÁGIO DE DOCÊNCIA III Horários
| 17+17 | Química (Doutorado) | ||||||
2022/1 | T1 | QUÍMICA GERAL Horários
| 108+0 | Química (Licenciatura) | ||||||
2022/1 | T1 | QUÍMICA E COTIDIANO Horários
| 18+0 | Química (Licenciatura) | ||||||
2022/1 | P1 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Horários
| 0+0 | Química (Licenciatura) | ||||||
2022/1 | T1 | QUÍMICA E COTIDIANO Horários
| 72+0 | Química (Licenciatura) | ||||||
2022/1 | P2 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Horários
| 0+0 | Química (Licenciatura) | ||||||
2022/1 | P3 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Horários
| 0+0 | Química (Licenciatura) | ||||||
2021/2 | 1 | ESTÁGIO DE DOCÊNCIA I Horários
| 17+17 | Química (Mestrado acadêmico) | ||||||
2021/2 | 6 | ESTÁGIO DE DOCÊNCIA II Horários
| 17+17 | Química (Doutorado) | ||||||
2021/2 | M1 | INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO EM QUÍMICA Horários
| 36+36 | Química (Licenciatura) | ||||||
2021/2 | M2 | INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO EM QUÍMICA Horários
| 36+36 | Química (Licenciatura) | ||||||
2021/2 | P1 | INFORMÁTICA EM EDUCAÇÃO QUÍMICA Horários
| 0+54 | Química (Licenciatura) | ||||||
2021/2 | P1 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Horários
| 0+0 | Química (Licenciatura) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.