Nome da Atividade
DIDÁTICA DA QUÍMICA I
CÓDIGO
12000439
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Pressupostos teóricos sobre o currículo no ensino da Química. Propostas curriculares oficiais, discussões da comunidade de Ensino de Química e conteúdos de ensino. Metodologias e estratégias para o Ensino de Química. Tópicos sobre avaliação no Ensino de Química.

Objetivos

Objetivo Geral:

GERAL:
Analisar e desenvolver propostas didáticas para o Ensino de Química direcionadas para o ensino e aprendizagem de Química no Ensino Médio.
ESPECÍFICOS:
- Identificar a partir de documentos oficiais, materiais didáticos e das discussões da comunidade de Ensino de Química os conteúdos químicos previstos para o Ensino Médio e analisar alternativas para a sua organização.
-Analisar e conhecer os estudos voltados às principais dificuldades para a aprendizagem de química, e utilizar desses estudos para planejar atividades teóricas e práticas para o ensino de química.
-Utilizar da literatura na área do ensino de química e daquela do campo da química para se apropriar de conceitos básicos e organizá-los com fins de seu ensino.
-Estudar e avaliar metodologias para o ensino de Química, no ensino médio.
-Discutir e elaborar instrumentos de avaliação.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • 1. ATKINS, Peter. Princípios de química questionando a vida moderna e o meio ambiente. 7. Porto Alegre: ArtMed, 2018. Recurso online.
  • 2. Revista Química Nova na Escola. Sociedade Brasileira de Química. Acessível em: http://qnesc.sbq.org.br.
  • 3. Revista Química Nova. Sociedade Brasileira de Química. Acessível em: http://qn.sbq.org.br.
  • 4. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC). Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/issue/.
  • 5. Revista Ciência e Educação. Universidade Estadual Paulista. Acessível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1516-7313.

Bibliografia Complementar:

  • 1. SANT'ANNA, Ilza Martins. Didática: aprender a ensinar. São Paulo: Loyola, 1989.
  • 2. SANTOS, Wildson L.; MALDANER, Otavio A. (Orgs.) Ensino de Química em Foco. Ijuí: Unijuí, 2010.
  • 3. DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2009.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
DIDÁTICA EM QUÍMICA Química (Licenciatura)

Página gerada em 05/03/2024 11:39:00 (consulta levou 0.124119s)