Nome do Projeto
Estudo e Mobilização de Abordagens para e na Formação Docente em Ciências/Química da Contemporaneidade
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/07/2025 - 30/06/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
Este projeto tem objetivo de investigar a epistemologia para e na formação docente contemporânea, no campo da Educação em Ciências da Natureza, na mobilização de conhecimentos da e na práxis docente (em formação inicial ou continuada), ao desenvolver estudos e abordagem metodológicas diversificadas, da educação básica ao ensino superior. Nesse cenário, o corpus em análise contempla espaços de atuação e de formação docente da área de Ciências da Natureza, como o Pibid (Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), escolas, programas de pós-graduações e o Cursos de graduação (em especial da licenciatura em Química) da UFPel. Os estudos serão desenvolvidos por meio de revisão de literatura, análise documental, questionários, entrevistas, observação participante, estudos de caso e outras abordagens que contemplam, por exemplo, o uso de narrativas autobiográficas, diários de bordo, relatórios e relatos de experiência, e as análises do corpus envolverão a análise de conteúdo e/ou a análise textual discursiva. Os impactos esperados envolvem a contribuição para e na formação de recursos humanos da área de Ciências da Natureza, na qualificação das relações entre universidade e escola, e na publicização dos produtos que emergirão (cursos ou seminários, produtos educacionais, trabalhos em eventos e artigos).
Objetivo Geral
Investigar a epistemologia para e na formação docente contemporânea, no campo da Educação em Ciências da Natureza, na mobilização de conhecimentos da e na práxis docente (em formação inicial ou continuada), ao desenvolver estudos e abordagem metodológicas diversificadas, da educação básica ao ensino superior.
Justificativa
Este estudo busca dar continuidade a discussões que se desdobram do projeto de pesquisa anterior "Planejamento e Análise de Abordagens Teórico-Metodológicas ao Ensino de Ciências/Química: formação na e com a Pesquisa", aprovado pelo Comitê de ética em pesquisa com o título "Estudo e Mobilização de Temas Contemporâneos para e na Formação, Proposição e Ação Docente em Química" e que envolve a atuação de bolsistas (de iniciação científica, ensino e/ou extensão), mestrandos e/ou doutorandos dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), de Química (PPGQ) e de Educação em Ciências (PPGECi) da UFPel, bem como ao trabalho articulado com professores e estudantes que atuam em outros programas e projetos de pesquisa, de ensino e de extensão da UFPel.
A pesquisa parte da perspectiva da inserção de movimentos associados ao professor/pesquisador (Maldaner, 2000; Sangiogo 2014), que pode ser compreendido como uma forma de auxiliar no processo de qualificação do ensino, haja vista, que possibilita a (re)formulação de conhecimentos (Pesce; André, 2012). Afinal, quando o professor se encontra, também, no papel de pesquisador, amplia o seu olhar quanto às experiências docentes e as dificuldades encontradas na profissão. Assim a docência pode ser entendida com base processos de ação e reflexão, ao interagir com diferentes e contextos, dentre eles: sociais, políticos, culturais, históricos e profissionais, que possibilitam a qualificação da sua práxis, visando melhorias no processo de ensino e de aprendizagem sobre e da Ciência/Química, além da qualificação da formação docente (Maldaner, 2000; Sangiogo et al., 2011; Sangiogo, 2014, De Paula, 2022; Rodrigues, 2024).
Nesse sentido, busca-se dar continuidade a pesquisas que analisam o espaço do curso de Licenciatura em Química da UFPel, como de Vaz (2020), Pieper (2020), De Paula (2023), Luz (2024, Bento (2025), Abib (2025), ao contexto escolar (Reinke, 2018; Garrido, 2019; Rodrigues, 2025) e/ou no contexto da pós-graduação (Bento, 2025).
No cenário de demandas e pesquisas, diferentes discussões perpassam o contexto de produção de políticas públicas, de currículos que visam qualificar a formação docente e o ensino, no campo das Ciências da Natureza (Brasil, 2012a,b, 2013, 2015, 2019; Carvalho e Rezende, 2013; Chassot, 2018). No cenário que viabiliza pensar sobre os processos que constituem a epistemologia docente, temos as discussões sobre o Conhecimento pedagógico do conteúdo, do inglês Pedagogical Content Knowledge (PCK), que foi considerado, inicialmente, uma linha de pesquisa, mas, com o tempo, após estudos e transformações tornou-se um modelo teórico (De Paula, 2022). No contexto latino-americano após diversas apropriações e modificações, o PCK é transformado no que se denomina Conhecimento Didático do Conteúdo (CDC). Tal apropriação, mais do que simples tradução evidencia a tomada de uma perspectiva específica de trabalho, dada a diferença entre o pedagógico e o didático (Mora-Penagos; Parga-Lozano, 2014, De Paula, 2022; De Paula, et al., 2024).
Nesse sentido, as pesquisas em desenvolvimento, permitem identificar aspectos novos, da inovação e dos conhecimentos profissionais, sobre o curso e a docência em Ciências/Química, permitindo elencar elementos essenciais da epistemologia docente na contemporaneidade (Abib, Freitas, Sangiogo, 2023, 2024; Freitas, De Paula, Sangiogo, 2024; Abib, 2024), e que podem alimentar novos olhares sobre o currículo e à docência, em função das temáticas emergentes que envolvem o novo ensino médio, o ensino médio integral, os direitos humanos e o desenvolvimento sustentável, por exemplo.
Com o projeto se espera um maior desenvolvimento crítico, transformador e sensível por parte dos sujeitos dele participantes, assim como de uma perspectiva educacional e de mundo permeada pela inter-relação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente que reitere uma concepção de Ciência como um processo social, histórico e não neutro (Delizoicov, Auler, 2011). Essas discussões estão em sintonia com a formação de educadores que contemplem temas e aspectos da atualidade, na busca pela maior sustentabilidade, ao mesmo tempo que analisa elementos de formação humana, ambientais, sociais, econômicos, etc. (Mahaffy, 2004; Sjöström, Talanquer, 2014; Mahaffy, et al., 2018, Mahaffy et al., 2019; Talanquer, 2019; Machado, Cortes e Almada, 2023; Rodrigues, De Paula, Sangiogo, 2023). Nesse sentido, espera-se proporcionar uma melhor compreensão da relação entre as pessoas e o ambiente no reforço da importância da inserção da dimensão ambiental na formação de professores da área de Ciências da Natureza (Zuin, 2011; Ariza, Freitas, 2017), com a produção e a análise de atividades de ensino com abordagem CTSA, no envolvimento de questões sociocientíficas e com enfoque na dimensão ambiental como um compromisso ético da humanidade, assim como possibilitar a qualificação de uma reflexão constante da realidade social local e global, numa abordagem mais sistêmica e integrada ao ensino de conceitos e temas vinculados à área das Ciências da Natureza (Sjöström, Talanquer, 2014; Machado, 2014; Gonçalves, et al., 2017; Mahaffy, et al., 2018; Mahaffy et al., 2019; Rodrigues, De Paula, Sangiogo, 2023), abarcando diferentes Objetivos do desenvolvimento sustentável do Brasil (https://brasil.un.org/pt-br).
A pesquisa parte da perspectiva da inserção de movimentos associados ao professor/pesquisador (Maldaner, 2000; Sangiogo 2014), que pode ser compreendido como uma forma de auxiliar no processo de qualificação do ensino, haja vista, que possibilita a (re)formulação de conhecimentos (Pesce; André, 2012). Afinal, quando o professor se encontra, também, no papel de pesquisador, amplia o seu olhar quanto às experiências docentes e as dificuldades encontradas na profissão. Assim a docência pode ser entendida com base processos de ação e reflexão, ao interagir com diferentes e contextos, dentre eles: sociais, políticos, culturais, históricos e profissionais, que possibilitam a qualificação da sua práxis, visando melhorias no processo de ensino e de aprendizagem sobre e da Ciência/Química, além da qualificação da formação docente (Maldaner, 2000; Sangiogo et al., 2011; Sangiogo, 2014, De Paula, 2022; Rodrigues, 2024).
Nesse sentido, busca-se dar continuidade a pesquisas que analisam o espaço do curso de Licenciatura em Química da UFPel, como de Vaz (2020), Pieper (2020), De Paula (2023), Luz (2024, Bento (2025), Abib (2025), ao contexto escolar (Reinke, 2018; Garrido, 2019; Rodrigues, 2025) e/ou no contexto da pós-graduação (Bento, 2025).
No cenário de demandas e pesquisas, diferentes discussões perpassam o contexto de produção de políticas públicas, de currículos que visam qualificar a formação docente e o ensino, no campo das Ciências da Natureza (Brasil, 2012a,b, 2013, 2015, 2019; Carvalho e Rezende, 2013; Chassot, 2018). No cenário que viabiliza pensar sobre os processos que constituem a epistemologia docente, temos as discussões sobre o Conhecimento pedagógico do conteúdo, do inglês Pedagogical Content Knowledge (PCK), que foi considerado, inicialmente, uma linha de pesquisa, mas, com o tempo, após estudos e transformações tornou-se um modelo teórico (De Paula, 2022). No contexto latino-americano após diversas apropriações e modificações, o PCK é transformado no que se denomina Conhecimento Didático do Conteúdo (CDC). Tal apropriação, mais do que simples tradução evidencia a tomada de uma perspectiva específica de trabalho, dada a diferença entre o pedagógico e o didático (Mora-Penagos; Parga-Lozano, 2014, De Paula, 2022; De Paula, et al., 2024).
Nesse sentido, as pesquisas em desenvolvimento, permitem identificar aspectos novos, da inovação e dos conhecimentos profissionais, sobre o curso e a docência em Ciências/Química, permitindo elencar elementos essenciais da epistemologia docente na contemporaneidade (Abib, Freitas, Sangiogo, 2023, 2024; Freitas, De Paula, Sangiogo, 2024; Abib, 2024), e que podem alimentar novos olhares sobre o currículo e à docência, em função das temáticas emergentes que envolvem o novo ensino médio, o ensino médio integral, os direitos humanos e o desenvolvimento sustentável, por exemplo.
Com o projeto se espera um maior desenvolvimento crítico, transformador e sensível por parte dos sujeitos dele participantes, assim como de uma perspectiva educacional e de mundo permeada pela inter-relação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente que reitere uma concepção de Ciência como um processo social, histórico e não neutro (Delizoicov, Auler, 2011). Essas discussões estão em sintonia com a formação de educadores que contemplem temas e aspectos da atualidade, na busca pela maior sustentabilidade, ao mesmo tempo que analisa elementos de formação humana, ambientais, sociais, econômicos, etc. (Mahaffy, 2004; Sjöström, Talanquer, 2014; Mahaffy, et al., 2018, Mahaffy et al., 2019; Talanquer, 2019; Machado, Cortes e Almada, 2023; Rodrigues, De Paula, Sangiogo, 2023). Nesse sentido, espera-se proporcionar uma melhor compreensão da relação entre as pessoas e o ambiente no reforço da importância da inserção da dimensão ambiental na formação de professores da área de Ciências da Natureza (Zuin, 2011; Ariza, Freitas, 2017), com a produção e a análise de atividades de ensino com abordagem CTSA, no envolvimento de questões sociocientíficas e com enfoque na dimensão ambiental como um compromisso ético da humanidade, assim como possibilitar a qualificação de uma reflexão constante da realidade social local e global, numa abordagem mais sistêmica e integrada ao ensino de conceitos e temas vinculados à área das Ciências da Natureza (Sjöström, Talanquer, 2014; Machado, 2014; Gonçalves, et al., 2017; Mahaffy, et al., 2018; Mahaffy et al., 2019; Rodrigues, De Paula, Sangiogo, 2023), abarcando diferentes Objetivos do desenvolvimento sustentável do Brasil (https://brasil.un.org/pt-br).
Metodologia
A abordagem de pesquisa é, de modo geral, qualitativa, com estudos que envolvem diferentes instrumentos e metodologias de trabalho. Nesse sentido, serão desenvolvidos estudos de revisão de literatura, considerando os objetivos de cada estudo, além da utilização de técnicas de registros em diários de bordo, de entrevistas (Duarte, 2004), realização de questionários (Diniz et al, 2004), análises documentais (Pimentel, 2001) e estratégia de desenvolvimento de grupo focal (Flick, 2009).
Na pesquisa, em função dos diferentes grupos específicos em análise, como no Pibid, em cursos de graduação e/ou pós-graduação, de estudantes da escola básica e do ensino superior, haverá a utilização do estudo de caso e/ou pesquisa participante (Lüdke, André, 1986; Gil, 2011), os quais permitem a articulação com instrumentos de pesquisa, como documentos, questionários, gravações em áudio e/ou vídeo, entrevistas, observações, diários de bordo etc.
Os materiais empíricos serão analisados conforme as suas características, a partir de ferramentas como: análise de conteúdo (Bardin,2011); análise textual discursiva (Moraes, Galiazzi, 2011); e narrativas (auto)biográficas (Bruner, 2002; Dorneles, 2016; Quadros, Zanon e Sangiogo, 2023).
Na pesquisa, em função dos diferentes grupos específicos em análise, como no Pibid, em cursos de graduação e/ou pós-graduação, de estudantes da escola básica e do ensino superior, haverá a utilização do estudo de caso e/ou pesquisa participante (Lüdke, André, 1986; Gil, 2011), os quais permitem a articulação com instrumentos de pesquisa, como documentos, questionários, gravações em áudio e/ou vídeo, entrevistas, observações, diários de bordo etc.
Os materiais empíricos serão analisados conforme as suas características, a partir de ferramentas como: análise de conteúdo (Bardin,2011); análise textual discursiva (Moraes, Galiazzi, 2011); e narrativas (auto)biográficas (Bruner, 2002; Dorneles, 2016; Quadros, Zanon e Sangiogo, 2023).
Indicadores, Metas e Resultados
O projeto pretende contribuir com a discussão no campo da Educação em Ciências da Natureza, especialmente quando voltada à formação de professores (inicial e continuada), referente à problematização das suas bases, seus processos de produção de conhecimentos e de agregação, exclusão, ampliação ou redução destes em sua estrutura, contribuindo com um currículo que considera tópicos contemporâneos da formação profissional.
Um dos campos de estudo é o Pibid, em que a formação docente será enriquecida mediante a inserção dos licenciandos de Ciências Biológicas, Física e Química em escolas públicas de educação básica, de forma orientada e supervisionada, para que realizem atividades com níveis crescentes de complexidade e autonomia, na perspectiva da abordagem contextual, interdisciplinar e com ênfase em temáticas que articulam os direitos humanos e as questões ambientais. A troca constante de experiências entre escola e universidade também evidencia as necessidades e demandas das escolas, sinalizando para as instituições que abrigam cursos de licenciatura a realidade do ambiente escolar e a constante atualização a que devem estar sujeitos os cursos de formação docente, para além do contato já existente em disciplinas do currículo. Outros contextos de estudo buscam envolver, por exemplo, o curso de licenciatura em Química, os Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM); Química (PPGQ) e Educação em Ciências (PPGECi) da UFPel.
O estudo também permite atingir, ainda que com graus diferentes, alguns dos ODS do Brasil (https://brasil.un.org/pt-br/sdgs.), quais sejam: 4 Educação de qualidade (tópicos 4.1, 4.3, 4.4, 4.5, 4.7 4.a 4.c); 5 Igualdade de gênero (tópicos 5.1, 5.b. 5.c); 11 Cidades e comunidades sustentáveis (tópicos 11.7, 11.7.b); 12 Consumo e produção responsáveis (tópico 12.8); 13 Ação contra a mudança global do clima (tópico 13.3).
As contribuições específicas à formação docente e o contexto escolar do Projeto, permite o atingir deferentes dimensões, quais sejam:
● Compreensão de elementos do cotidiano escolar aos licenciandos e professores da universidade, associado a diferentes dimensões, com relação a disciplina de ensino e a abordagens contextuais e interdisciplinares, proporcionando reflexão e constituição do “ser professor”;
● Promoção da integração e do diálogo entre a educação superior e a educação básica, ao estabelecer e consolidar parcerias, favorecendo a qualificação da formação inicial (e continuada) de professores de Biologia, Física e Química;
● Inserção dos pibidianos em atividades no contexto do Novo Ensino Médio (NEM) e do Ensino Médio Integral (EMI), participando da construção de conhecimentos específicos da docência, na articulação/adaptação da escola e seus professores aos itinerários formativos, em projetos, seminários, cursos e demais ações desencadeadas na escola;
● Contribuição com os processos de alfabetização científica, tecnológica e ambiental, ao estimular debates sobre as relações CTS-A, no contexto da educação básica e do ensino superior, realizando análise de seus efeitos sobre a saúde e a qualidade de vida das pessoas, discussões sobre a produção, disseminação e apropriação do conhecimento científico e escolar, no combate à desinformação e a pseudociência;
● Produção de reflexões e de propostas didáticas com base no planejamento e desenvolvimento de atividades com ênfase na abordagem CTS, nas relações entre Direitos Humanos e questões ambientais, de modo a possibilitar a apropriação de conceitos, procedimentos e teorias no âmbito da Educação e Ensino de Ciências da Natureza;
● Promoção da reflexão dialógica entre os envolvidos sobre as necessidades formativas emergentes que os professores apresentam, buscando coletivamente estratégias e abordagens que minimizem ou que superem as necessidades, mediante ações e projetos de ensino, pesquisa e extensão, entre Universidade e Escolas parceiras.
Indicador 1: Contabilização de trabalhos acadêmicos submetidos e/ou publicados sobre os estudos vinculados ao Projeto, em eventos e periódicos.
Indicador 2: Quantitativo das atividades de formação inicial e continuada realizados junto a professores de Ciências da Natureza.
Indicador 3: Quantitativo de atividades e/ou abordagens metodológicas planejados e/ou realizados, por professores (em formação inicial e/ou continuada), em escolas e na Universidade.
Um dos campos de estudo é o Pibid, em que a formação docente será enriquecida mediante a inserção dos licenciandos de Ciências Biológicas, Física e Química em escolas públicas de educação básica, de forma orientada e supervisionada, para que realizem atividades com níveis crescentes de complexidade e autonomia, na perspectiva da abordagem contextual, interdisciplinar e com ênfase em temáticas que articulam os direitos humanos e as questões ambientais. A troca constante de experiências entre escola e universidade também evidencia as necessidades e demandas das escolas, sinalizando para as instituições que abrigam cursos de licenciatura a realidade do ambiente escolar e a constante atualização a que devem estar sujeitos os cursos de formação docente, para além do contato já existente em disciplinas do currículo. Outros contextos de estudo buscam envolver, por exemplo, o curso de licenciatura em Química, os Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM); Química (PPGQ) e Educação em Ciências (PPGECi) da UFPel.
O estudo também permite atingir, ainda que com graus diferentes, alguns dos ODS do Brasil (https://brasil.un.org/pt-br/sdgs.), quais sejam: 4 Educação de qualidade (tópicos 4.1, 4.3, 4.4, 4.5, 4.7 4.a 4.c); 5 Igualdade de gênero (tópicos 5.1, 5.b. 5.c); 11 Cidades e comunidades sustentáveis (tópicos 11.7, 11.7.b); 12 Consumo e produção responsáveis (tópico 12.8); 13 Ação contra a mudança global do clima (tópico 13.3).
As contribuições específicas à formação docente e o contexto escolar do Projeto, permite o atingir deferentes dimensões, quais sejam:
● Compreensão de elementos do cotidiano escolar aos licenciandos e professores da universidade, associado a diferentes dimensões, com relação a disciplina de ensino e a abordagens contextuais e interdisciplinares, proporcionando reflexão e constituição do “ser professor”;
● Promoção da integração e do diálogo entre a educação superior e a educação básica, ao estabelecer e consolidar parcerias, favorecendo a qualificação da formação inicial (e continuada) de professores de Biologia, Física e Química;
● Inserção dos pibidianos em atividades no contexto do Novo Ensino Médio (NEM) e do Ensino Médio Integral (EMI), participando da construção de conhecimentos específicos da docência, na articulação/adaptação da escola e seus professores aos itinerários formativos, em projetos, seminários, cursos e demais ações desencadeadas na escola;
● Contribuição com os processos de alfabetização científica, tecnológica e ambiental, ao estimular debates sobre as relações CTS-A, no contexto da educação básica e do ensino superior, realizando análise de seus efeitos sobre a saúde e a qualidade de vida das pessoas, discussões sobre a produção, disseminação e apropriação do conhecimento científico e escolar, no combate à desinformação e a pseudociência;
● Produção de reflexões e de propostas didáticas com base no planejamento e desenvolvimento de atividades com ênfase na abordagem CTS, nas relações entre Direitos Humanos e questões ambientais, de modo a possibilitar a apropriação de conceitos, procedimentos e teorias no âmbito da Educação e Ensino de Ciências da Natureza;
● Promoção da reflexão dialógica entre os envolvidos sobre as necessidades formativas emergentes que os professores apresentam, buscando coletivamente estratégias e abordagens que minimizem ou que superem as necessidades, mediante ações e projetos de ensino, pesquisa e extensão, entre Universidade e Escolas parceiras.
Indicador 1: Contabilização de trabalhos acadêmicos submetidos e/ou publicados sobre os estudos vinculados ao Projeto, em eventos e periódicos.
Indicador 2: Quantitativo das atividades de formação inicial e continuada realizados junto a professores de Ciências da Natureza.
Indicador 3: Quantitativo de atividades e/ou abordagens metodológicas planejados e/ou realizados, por professores (em formação inicial e/ou continuada), em escolas e na Universidade.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALESSANDRO CURY SOARES | 1 | ||
ALINE JOANA ROLINA WOHLMUTH ALVES DOS SANTOS | 1 | ||
BRUNO DOS SANTOS PASTORIZA | 1 | ||
CHARLENE BARBOSA DE PAULA | |||
DIOGO LA ROSA NOVO | 1 | ||
FABIO ANDRE SANGIOGO | 2 | ||
LARISSA MAIA SCHMIDT | |||
NATALI ANTUNES ALVES | |||
NATALIA MAIQUELE DALMANN MARON | |||
RAIKA GULARTE DE OLIVEIRA | |||
THÉO LAHORGUE ROSCOFF | |||
Tiago Souza Brandão |