Nome do Projeto
VII Encontro de Roda de Estágios e Práticas Pedagógicas da Licenciatura em Química
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/11/2021 - 10/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
O VII ENCONTRO DE RODA DE ESTÁGIOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA LICENCIATURA EM QUÍMICA, ou VII Encontro Interinstitucional de Estágios da Licenciatura Química, previsto para o dia 27 de novembro de 2021, tem por objetivo socializar narrativas de sala de aula, na interlocução universidade-escola, vivenciadas no Estágio Supervisionado, no PIBID, no Residência Pedagógica, em Projetos de pesquisa, ensino, extensão ou em componentes curriculares de Prática como componente curricular, entre os professores formadores e os licenciandos de Química da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Universidade Federal do Pampa - campus Bagé (UNIPAMPA) e da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Neste ano, devido a pandemia da Covid-19, o evento se realizará na modalidade remota. O evento valoriza o trabalho colaborativo entre universidade-escolas, sendo convidados os licenciandos em Química, Pós-graduandos, Professores de escola e da universidade que atuam nessa relação. Os licenciandos são convidados a enviar um relato de experiência, que será partilhada entre os envolvidos, para uma leitura prévia e discussão em Rodas de Conversa no dia do encontro. Durante o encontro os licenciandos estarão divididos em salas de discussão e em cada sala haverá um responsável em elaborar uma síntese das reflexões, estas posteriormente serão apresentadas para todos os participantes. Os professores da escola e da universidade, mestrandos e doutorandos envolvidos em projetos que têm como foco a interação universidade-escola, participam de uma roda de discussão paralela, para discutir questões que envolvem a escola, a universidade e a formação docente.

Objetivo Geral

Socializar narrativas de sala de aula, na interlocução universidade-escola, vivenciadas no Estágio Supervisionado, no PIBID, no Residência Pedagógica, em Projetos de pesquisa, ensino e extensão ou em Prática como Componente Curricular entre os professores formadores e os licenciandos de Química da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Universidade Federal do Pampa - campus Bagé (UNIPAMPA) e da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Justificativa

A justificativa desse projeto contempla a consolidação desse importante espaço formativo em que se compartilha e reflete sobre experiências entre os licenciandos, os professores da escola e os professores da universidade, entre a FURG, a UFPEL, a UNIPAMPA-Campus Bagé e escolas parceiras. Desse modo, qualifica-se discussões que envolvem a formação para a docência em Química, contribuindo com a formação inicial e continuada dos envolvidos e, em consequência, com a qualificação do ensino superior e da educação básica.

Metodologia

A metodologia utilizada neste projeto envolverá a partilha das narrativas de forma escrita e oral, na perspectiva de rodas de formação em rede, no dia 27 de novembro de 2021.
Como forma de organizar as rodas de diálogo os licenciandos, estagiários, pibidianos e/ou residentes justamente com seus professores) elaborarão uma narrativa sobre uma ou mais experiência(s) em sala de aula. Os textos a ser enviados não precisam ser originais, pois o objetivo não é a publicação. As narrativas são organizadas em rodas de conversa, em que cada integrante da sala terá acesso aos textos dos integrantes da sala, aproximadamente sete dias antes do encontro on-line organizado pela UFPEL (no sistema webconf ou google meet).
Durante o encontro os licenciandos estarão divididos em salas de discussão e em cada sala haverá um responsável em elaborar uma síntese das reflexões, estas posteriormente serão apresentadas para todos os participantes. Os professores da escola e da universidade, mestrandos e doutorandos envolvidos em projetos que têm como foco a interação universidade-escola, também participam de uma roda de discussão paralela, para discutir questões que envolvem a escola, a universidade e a formação docente. No final do encontro, cada grupo socializará as experiências das salas de discussão.

Indicadores, Metas e Resultados

Com esse projeto pretendemos que os licenciandos exercitem a escrita de experiências, percebam que a formação do professor se dá no coletivo e produzam conhecimento a respeito da docência na sala de aula de química na escola básica. Ao mesmo tempo, o espaço espera poder contar com a presença de professores do ensino superior, pós-graduandos e professores da educação básica que estejam envolvidos com em atividades que promovam interação universidade-escola, de modo que se possa realizar o compartilhamento de relatos de experiência, debater questões atuais da docência em Química e a formação desses profissionais.
Estima-se que o evento possa ter cerca de 60 relatos de experiências, com a participação de, aproximadamente, 100 licenciandos, 10 pós-graduandos, 10 professores da rede de educação básica e 10 professores do ensino superior.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRO CURY SOARES72
ANDRESSA SOARES BENTO
Adriane da Conceição Oliveira
Alejandro Javier Alegre Reyes
Aline Machado Dorneles
Ana Laura Salcedo de Medeiros
BRUNO DOS SANTOS PASTORIZA72
Bruna Botelho Silva
CHARLENE BARBOSA DE PAULA
Carlos Augusto Barbosa da Silva
DEBORA DE JESUS VELASQUE
Daiane Soares Porto Garcia
Daniele Zarnott Valim
Emilly Cristine de Brito Dorneles
FABIO ANDRE SANGIOGO73
FERNANDA KAROLAINE DUTRA DA SILVA
Fabiana Cristina Missau
Flávia Moura de Freitas
Francieli Martins Chibiaque
Gustavo Machado Leal Soares
JHONATAS DA SILVA NUNES
Janimar Dias Nunes Santos
Jaqueline Ferreira de Souza
Jaqueline Ritter
Jefferson de Oliveira Pereira
Julian Miranda da Costa
Júlia Bento
LAIS BASSO2
LAURA DA SILVA BARDINI
LAYSA WEBER RODRIGUES
Larissa da Silva Santos
MICHAEL COSTA DA ROSA
MURIEL BELO PEREIRA
Mara Joceli Vasconcellos Pfeifer
Matheus Hespindola Soares
Miral Miranda Neto
Márcia von Frühauf Firme
NATALIA MAIQUELE DALMANN MARON
PAOLA BORK ABIB KOHN
ROGER BRUNO DE MENDONCA
Renata Hernandez Lindemann
THAÍS RUAS VIEGAS
THEO LAHORGUE ROSCOFF

Página gerada em 30/06/2022 13:57:08 (consulta levou 0.112155s)