Nome do Projeto
VII Encontro de Roda de Estágios e Práticas Pedagógicas da Licenciatura em Química
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/11/2021 - 10/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
O VII ENCONTRO DE RODA DE ESTÁGIOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA LICENCIATURA EM QUÍMICA, ou VII Encontro Interinstitucional de Estágios da Licenciatura Química, previsto para o dia 27 de novembro de 2021, tem por objetivo socializar narrativas de sala de aula, na interlocução universidade-escola, vivenciadas no Estágio Supervisionado, no PIBID, no Residência Pedagógica, em Projetos de pesquisa, ensino, extensão ou em componentes curriculares de Prática como componente curricular, entre os professores formadores e os licenciandos de Química da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Universidade Federal do Pampa - campus Bagé (UNIPAMPA) e da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Neste ano, devido a pandemia da Covid-19, o evento se realizará na modalidade remota. O evento valoriza o trabalho colaborativo entre universidade-escolas, sendo convidados os licenciandos em Química, Pós-graduandos, Professores de escola e da universidade que atuam nessa relação. Os licenciandos são convidados a enviar um relato de experiência, que será partilhada entre os envolvidos, para uma leitura prévia e discussão em Rodas de Conversa no dia do encontro. Durante o encontro os licenciandos estarão divididos em salas de discussão e em cada sala haverá um responsável em elaborar uma síntese das reflexões, estas posteriormente serão apresentadas para todos os participantes. Os professores da escola e da universidade, mestrandos e doutorandos envolvidos em projetos que têm como foco a interação universidade-escola, participam de uma roda de discussão paralela, para discutir questões que envolvem a escola, a universidade e a formação docente.
Objetivo Geral
Socializar narrativas de sala de aula, na interlocução universidade-escola, vivenciadas no Estágio Supervisionado, no PIBID, no Residência Pedagógica, em Projetos de pesquisa, ensino e extensão ou em Prática como Componente Curricular entre os professores formadores e os licenciandos de Química da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Universidade Federal do Pampa - campus Bagé (UNIPAMPA) e da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
Justificativa
A justificativa desse projeto contempla a consolidação desse importante espaço formativo em que se compartilha e reflete sobre experiências entre os licenciandos, os professores da escola e os professores da universidade, entre a FURG, a UFPEL, a UNIPAMPA-Campus Bagé e escolas parceiras. Desse modo, qualifica-se discussões que envolvem a formação para a docência em Química, contribuindo com a formação inicial e continuada dos envolvidos e, em consequência, com a qualificação do ensino superior e da educação básica.
Metodologia
A metodologia utilizada neste projeto envolverá a partilha das narrativas de forma escrita e oral, na perspectiva de rodas de formação em rede, no dia 27 de novembro de 2021.
Como forma de organizar as rodas de diálogo os licenciandos, estagiários, pibidianos e/ou residentes justamente com seus professores) elaborarão uma narrativa sobre uma ou mais experiência(s) em sala de aula. Os textos a ser enviados não precisam ser originais, pois o objetivo não é a publicação. As narrativas são organizadas em rodas de conversa, em que cada integrante da sala terá acesso aos textos dos integrantes da sala, aproximadamente sete dias antes do encontro on-line organizado pela UFPEL (no sistema webconf ou google meet).
Durante o encontro os licenciandos estarão divididos em salas de discussão e em cada sala haverá um responsável em elaborar uma síntese das reflexões, estas posteriormente serão apresentadas para todos os participantes. Os professores da escola e da universidade, mestrandos e doutorandos envolvidos em projetos que têm como foco a interação universidade-escola, também participam de uma roda de discussão paralela, para discutir questões que envolvem a escola, a universidade e a formação docente. No final do encontro, cada grupo socializará as experiências das salas de discussão.
Como forma de organizar as rodas de diálogo os licenciandos, estagiários, pibidianos e/ou residentes justamente com seus professores) elaborarão uma narrativa sobre uma ou mais experiência(s) em sala de aula. Os textos a ser enviados não precisam ser originais, pois o objetivo não é a publicação. As narrativas são organizadas em rodas de conversa, em que cada integrante da sala terá acesso aos textos dos integrantes da sala, aproximadamente sete dias antes do encontro on-line organizado pela UFPEL (no sistema webconf ou google meet).
Durante o encontro os licenciandos estarão divididos em salas de discussão e em cada sala haverá um responsável em elaborar uma síntese das reflexões, estas posteriormente serão apresentadas para todos os participantes. Os professores da escola e da universidade, mestrandos e doutorandos envolvidos em projetos que têm como foco a interação universidade-escola, também participam de uma roda de discussão paralela, para discutir questões que envolvem a escola, a universidade e a formação docente. No final do encontro, cada grupo socializará as experiências das salas de discussão.
Indicadores, Metas e Resultados
Com esse projeto pretendemos que os licenciandos exercitem a escrita de experiências, percebam que a formação do professor se dá no coletivo e produzam conhecimento a respeito da docência na sala de aula de química na escola básica. Ao mesmo tempo, o espaço espera poder contar com a presença de professores do ensino superior, pós-graduandos e professores da educação básica que estejam envolvidos com em atividades que promovam interação universidade-escola, de modo que se possa realizar o compartilhamento de relatos de experiência, debater questões atuais da docência em Química e a formação desses profissionais.
Estima-se que o evento possa ter cerca de 60 relatos de experiências, com a participação de, aproximadamente, 100 licenciandos, 10 pós-graduandos, 10 professores da rede de educação básica e 10 professores do ensino superior.
Estima-se que o evento possa ter cerca de 60 relatos de experiências, com a participação de, aproximadamente, 100 licenciandos, 10 pós-graduandos, 10 professores da rede de educação básica e 10 professores do ensino superior.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALESSANDRO CURY SOARES | 72 | ||
ANDRESSA SOARES BENTO | |||
Adriane da Conceição Oliveira | |||
Alejandro Javier Alegre Reyes | |||
Aline Machado Dorneles | |||
Ana Laura Salcedo de Medeiros | |||
BRUNO DOS SANTOS PASTORIZA | 72 | ||
Bruna Botelho Silva | |||
CHARLENE BARBOSA DE PAULA | |||
Carlos Augusto Barbosa da Silva | |||
DEBORA DE JESUS VELASQUE | |||
Daiane Soares Porto Garcia | |||
Daniele Zarnott Valim | |||
Emilly Cristine de Brito Dorneles | |||
FABIO ANDRE SANGIOGO | 73 | ||
FERNANDA KAROLAINE DUTRA DA SILVA | |||
FLÁVIA MOURA DE FREITAS | |||
Fabiana Cristina Missau | |||
Francieli Martins Chibiaque | |||
Gustavo Machado Leal Soares | |||
JHONATAS DA SILVA NUNES | |||
Janimar Dias Nunes Santos | |||
Jaqueline Ferreira de Souza | |||
Jaqueline Ritter | |||
Jefferson de Oliveira Pereira | |||
Julian Miranda da Costa | |||
Júlia Bento | |||
LAIS BASSO | 2 | ||
Larissa da Silva Santos | |||
Laura da Silva Bardini | |||
Laysa Weber Rodrigues | |||
MICHAEL COSTA DA ROSA | |||
MURIEL BELO PEREIRA | |||
Mara Joceli Vasconcellos Pfeifer | |||
Matheus Hespindola Soares | |||
Miral Miranda Neto | |||
Márcia von Frühauf Firme | |||
NATALIA MAIQUELE DALMANN MARON | |||
PAOLA BORK ABIB | |||
ROGER BRUNO DE MENDONÇA | |||
Renata Hernandez Lindemann | |||
THAÍS RUAS VIEGAS | |||
THEO LAHORGUE ROSCOFF |