Nome do Curso / Conceitos (*)
Química Forense
Enade (2017)3CPC (2017)3
Nível / Grau
Graduação / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL (MATUTINO+VESPERTINO)
Código UFPel
7800
Código e-MEC
1180627
Unidade
Coordenador
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QTotal
SISU 2024/28113111319
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela Resolução nº522 de 16 de agosto de 2012
Curso reconhecido pela Portaria nº 647 de 20/09/2018. Publicada na Seção 1, página 30 do D.O.U. de 24/09/2018.

Contextualização

O objetivo do curso de Química Forense é formar um profissional em Química que terá a capacidade de interagir com outros profissionais nas áreas de medicina forense e jurídica, reduzindo o tempo na investigação e na solução de processos. O profissional em Química Forense deve ser capaz de solucionar as dúvidas de um crime ou de um acidente, por meio da Química utilizando métodos analíticos/instrumentais apropriados. Além das habilitações pertinentes ao Bacharel em Química, o químico forense aplicará métodos rigorosamente científicos e aprenderá a justificar e defender conclusões bem fundamentadas. Na área forense, cada problema científico tem um interesse humano, mas o cientista forense deve ser capaz de investigar e analisar a situação imparcialmente e objetivamente através de medidas científicas cuidadosas e precisas.

Objetivos

   O Curso de Graduação em Química Forense objetiva preparar o profissional para atuar como químico, no trabalho exploratório, técnico e científico em métodos e técnicas de análise aplicadas à Ciência Forense. Conhecimentos da Química Fundamental, como Química Analítica, Química Orgânica, Química Inorgânica, e Físico-Química estão diretamente vinculados a Química Forense. O profissional formado em Química Forense atenderá a carência de profissionais preparados para atuar nessa área sendo que sua demanda se faz crescente e necessária no Brasil.

Perfil do Egresso

O profissional em Química Forense terá formação multi e interdisciplinar para compreender e atuar sobre problemas químicos inseridos no âmbito da área jurídica e investigação forense. Além de possuir sólidos conhecimentos das disciplinas que constituem o núcleo básico de formação de um Bacharel em Química, deve ser capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos, adaptando-os a situações cotidianas e novas, utilizando a Química em benefício da sociedade, com a consciência voltada para o sentido investigativo.
É inerente que o químico forense aplique a química clássica e tecnológica, no sentido de desvendar situações e solucionar problemas através da interação com outros profissionais nas áreas de Medicina Forense e Jurídica, reduzindo o tempo na investigação e na solução de processos. O profissional em Química Forense deve ser capaz de solucionar as dúvidas de um crime ou de um acidente, por meio da Química utilizando métodos analíticos/instrumentais apropriados.
Na área forense, cada problema científico tem um interesse humano, mas o Cientista Forense deve ser capaz de investigar e analisar a situação imparcialmente e objetivamente através de medidas científicas cuidadosas e precisas.

Competências e habilidades

     O novo paradigma do ensino universitário tem como compromisso estabelecer programas que fomentem a capacidade intelectual dos alunos, qualificando as relações inter e transdisciplinares dos estudos e pesquisas e a consequente aprendizagem dos envolvidos no processo. Desta forma, o Curso de Bacharelado em Química Forense pretende contribuir para a formação de um perfil profissional mais competente e flexível.
     Dentre as atribuições dos alunos graduados em Bacharelado em Química Forense, podemos citar:
- Direção, supervisão, programação, coordenação, orientação e responsabilidade técnica no âmbito das atribuições respectivas.
- Assistência, assessoria, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização no âmbito das atribuições respectivas.
- Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento e serviços técnicos; elaboraçãode pareceres, laudos e atestados no âmbito das atribuições respectivas.
- Desempenho de cargos e funções técnicas no âmbito das atribuições respectivas.
- Ensaios e pesquisas em geral. Pesquisa e desenvolvimento de métodos e produtos.
            Além disso, o Químico Forense poderá atuar em outras áreas de interesses, na execussão das seguintes atividades:
- Perícias policiais;
- Perícias trabalhistas;
- Perícias industriais (alimentos, medicamentos e etc.);
- Perícias ambientais;
- Doping desportivo.

Organização Curricular

Em fase de transição para novo currículo.

Procedimentos e metodologias de ensino

     Segundo a obra “Primeira Carta” de Paulo Freite, o professor que ensina e, aplica do objeto ensinar, também é ensinado. O professor deve estimular a leitura e a curiosidade do aluno. Proporcionar a experiência da escrita e compreensão.
      Em muitos casos o químico forense será autor ou leitor de laudos. Uma das parábolas de Paulo Freire em sua primeira carta diz: “Assim como um pedreiro não pode prescindir de um conjunto de instrumentos de trabalho, sem os quais não levanta as paredes da casa que está sendo construída, assim também o leitor estudioso precisa de instrumentos fundamentais sem os quais não pode ler ou escrever com eficácia. Dicionários7, entre eles o etimológico, o de regimes de verbos, o de regimes de substantivos e adjetivos, o filosófico, o de sinônimos e de antônimos, enciclopédias. A leitura comparativa de texto, de outro autor que trate o mesmo tema cuja linguagem seja menos complexa.”
“É preciso deixar claro, também, que há uma relação necessária entre o nível do conteúdo do livro e o nível da atual formação do leitor. Estes níveis envolvem a experiência intelectual do autor e do leitor. A compreensão do que se lê tem que ver com essa relação.” Fazendo uma leitura de forma diferenciada do conteúdo expressado por Paulo Freire e dentro deste contexto o estímulo intelectual dos alunos deve ser aguçado através dos trabalhos dos professores e experimentos que simulem a vida profissional.
O estimulo a leitura deve ser uma constante. Em concerne com a formação do discente, é importante mencionarmos o conteúdo da “Segunda Carta”, que fala do medo, do pânico, que o medo pode vir da incompetência científica. A reunião de conteúdos, o real aprendizado dará forças ao aluno de, com competência, ter segurança na profissão. É importante revelarmos o conteúdo da “Nona Carta” de Paulo Freire.
Neste sentido, a consciência da prática implica a ciência da prática embutida, anunciada nela. Desta forma, fazer ciência é descobrir, desvelar verdades em torno do mundo, dos seres vivos, das coisas, que repousavam à espera do desnudamento, é dar sentido objetivo a algo que novas necessidades emergentes da prática social colocam às mulheres e aos homens.
Trazendo para a realidade do Programa de Restruturação Universitário, o Reuni conjuntamente com politica de cotas tem o fim de minimizar problemas que já foram levantados por Paulo Freire, por ex.. “Não podemos deixar de levar em consideração as condições materiais desfavoráveis que muitos alunos de escolas da periferia da cidade experimentam. A precariedade de suas habitações, a deficiência de sua alimentação, a falta em seu cotidiano de atividades de leitura da palavra..”. Hoje o curso de Bacharelado em Química Forense também corrabora com a lei de cotas conforme os moldes estabelecidos pelas normas da UFPel.

Avaliação do ensino e da aprendizagem

O sistema de avaliação dependerá do objetivo específico de cada disciplina ou atividade. Nas disciplinas que exigem apenas aulas teóricas, o aluno será avaliado a partir de seu envolvimento em várias atividades: exercícios, apresentação de seminários e provas aplicadas. Nas disciplinas de origem experimental, que envolvem aulas práticas em laboratório, o aluno será avaliado através de seu desempenho nos procedimentos experimentais comprovado pela presença nas referidas aulas, bem como por relatórios das atividades desenvolvidas a critério dos professores de cada disciplina. Para as disciplinas que envolvem projetos e estágios, algumas vezes fora da UFPel, a avalia­ção será feita através da apresentação de monografias, relatórios técnicos ou seminários.
            De acordo com o Regimento Geral da UFPel (1977), Cap. V do Sistema de Ensino, artigos 183 a 198, a verificação do aproveitamento do aluno será realizada por disciplina, abrangendo aspectos de assiduidade e avaliação de conhecimentos. A aprovação em cada disciplina será apurada semestralmente e fica condicionada a frequência do aluno em pelo menos 75% das aulas teóricas e 75% das aulas práticas. O aproveitamento será verificado mediante a realização de no mínimo duas verificações com o mesmo peso, distribuídas ao longo do período, sem prejuízo de outras verificações de aula e trabalhos previstos no plano de ensino da disciplina.
A média aritmética das verificações constitui a nota semestral, considerando-se aprovado o aluno que obtiver nota semestral igual ou superior a 7,0. O aluno que obtiver média semestral inferior a 3,0 será considerado definitivamente reprovado. O aluno que obtiver média semestral inferior a 7,0 e igual ou superior a 3,0 será submetido um exame, versando sobre toda a matéria lecionada no período. Será considerado aprovado o aluno que, feito o referido exame, obtiver média igual ou superior a 5,0, resultante da divisão por dois da soma da média semestral e da nota do exame.

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

A universidade, como lócus próprio da produção e socialização de conhecimentos, amplia a formação acadêmica através de programas de estudos em pós-graduação que objetivam a construção e o aprofundamento de saberes considerando de relevância científica, acadêmica e social.
Além disso, proporcionam a formação técnica, diversidade não se atenha às deficiências e sim a outros fatores passíveis de exclusão, tais como, as questões de gênero, etnia, situação socioeconômica, raça, sexualidade, entre outros. Estes últimos, embora não sejam contemplados diretamente com ações estruturais pedagógicas previstas neste projeto, será o foco de discussão e adequação, além de permearem as disciplinas teórico-práticas da formação de professores, com vistas a construção de uma proposta de ensino incluso e interacionista.
Os docentes do Núcleo Docente Estruturante do Curso (NDE) atuam como membros permanentes ou colaboradores em Programas de Pós-Graduação. Dentre estes PPGs, podemos citar: Bioquímica e Bioprospecção, Química, Ciências e Engenharia de Materiais, Biotecnologia e Ciência e Tecnologia de Alimentos. Enfatiza-se uma afinidade com o Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Bioprospecção, onde a maioria do corpo docente da Química Forense desenvolve pesquisa nesse programa.

Acompanhamento de Egressos

O acompanhamento dos profissionais egressos deve permitir ao Curso conhecer os resultados da formação propiciada no que tange à inserção do Bacharel em Química Forense no campo de trabalho. A Criação de Mecanismos de Acompanhamento de Egressos no Bacharelado em Química Forense ocorrerá a partir de instrumentos de coleta de opinião sobre a formação recebida e também pelo contato com agências empregadoras para obtenção de informações a respeito do desempenho do egresso no mercado de trabalho.
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) terá um papel importante na coleta e execução desse trabalho que tem a intensão de acompanhar os egressos. Uma vez obtidas informações analisadas quantitativa e qualitativamente, estas servirão de subsídios tanto para a ampliação dos serviços educacionais prestados, como para o desenvolvimento de estratégias de avaliação e adequação dos currículos.
No conjunto, as informações obtidas destinam-se à melhoria dos programas acadêmicos dentro do espectro de graduação, desde a oferta de oficinas profissionais, cursos em projetos de ensino e atividades de extensão, eventos que promovam o aperfeiçoamento e qualificação profissional. É intenção também possibilitar a articulação entre os campos de trabalho, a convivência acadêmica e os saberes produzidos.
Para manter atualizado um banco de dados sobre os egressos, será organizado um formulário que é aplicado com o auxílio da Secretaria Acadêmica, que dispõe de telefone, endereço e e-mail para proceder a pesquisa, caso não seja realizado presencialmente. As respostas devem serão tabuladas pelo . Nesse cadastro estão contempladas todas as informações dos ex-alunos, o curso realizado, a atuação no mercado de trabalho, as dificuldades encontradas na profissão, o perfil de profissional exigido pelas empresas, identificação de novos cursos de graduação, pós-graduação e aperfeiçoamento.
Os egressos possuirão um canal de comunicação virtual com a Instituição, que é realizado através da ouvidoria, para que possam sanar dúvidas, solicitar informações, fazer sugestões ou críticas. O e-mail direto para o coordenador do curso ou qualquer outro docente do NDE também será um instrumento ativo. O retorno formal dado pelos egressos é importantíssimo para efetivação e consolidação do curso e de futuros profissionais.

Matriz Curricular

1º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
04830041FUNDAMENTOS DE DIREITOObrigatória460
06560148FUNDAMENTOS DE SOCIOLOGIA PARA QUÍMICA FORENSEObrigatória230
12000509INTRODUÇÃO A QUÍMICA FORENSEObrigatória230
11100066MATEMÁTICA ELEMENTARObrigatória460
12000420QUÍMICA GERALObrigatória690
12000421QUÍMICA GERAL EXPERIMENTALObrigatória345

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11100049BIOESTATÍSTICAObrigatória460
11100058CÁLCULO 1Obrigatória460
11090032FÍSICA BÁSICA IObrigatória460
12000510QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA12000420 - QUÍMICA GERAL12000421 - QUÍMICA GERAL EXPERIMENTALObrigatória460
12000423QUÍMICA INORGÂNICA 112000420 - QUÍMICA GERALObrigatória345
12000279QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL 112000420 - QUÍMICA GERAL12000421 - QUÍMICA GERAL EXPERIMENTALObrigatória345

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11100059CÁLCULO 211100058 - CÁLCULO 1Obrigatória460
11090033FÍSICA BÁSICA II11100058 - CÁLCULO 111090032 - FÍSICA BÁSICA IObrigatória460
12000512FUNDAMENTOS DE NEUROFISIOLOGIAObrigatória230
12000511QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA12000510 - QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVAObrigatória460
12000427QUÍMICA INORGÂNICA 212000423 - QUÍMICA INORGÂNICA 1Obrigatória345
12000428QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL 212000423 - QUÍMICA INORGÂNICA 112000279 - QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL 1Obrigatória345

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11090034FÍSICA BÁSICA III11100059 - CÁLCULO 211090033 - FÍSICA BÁSICA IIObrigatória460
12000437FÍSICO- QUÍMICA 112000420 - QUÍMICA GERAL12000421 - QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL11100058 - CÁLCULO 1Obrigatória460
12000513FUNDAMENTOS DE FARMACOLOGIA APLICADA A QUÍMICA FORENSE12000512 - FUNDAMENTOS DE NEUROFISIOLOGIAObrigatória230
15000631MINERALOGIA12000420 - QUÍMICA GERALObrigatória345
12000424QUÍMICA ORGÂNICA 112000420 - QUÍMICA GERALObrigatória460
12000514TÉCNICAS INSTRUMENTAIS PARA ANÁLISES FORENSES12000511 - QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVAObrigatória690

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
12000517BIOQUÍMICA 112000424 - QUÍMICA ORGÂNICA 1Obrigatória460
12000516CROMATOGRAFIA APLICADA A ANÁLISES FORENSES12000514 - TÉCNICAS INSTRUMENTAIS PARA ANÁLISES FORENSESObrigatória460
12000446FÍSICO- QUÍMICA 212000437 - FÍSICO- QUÍMICA 1Obrigatória460
12000217FÍSICO-QUÍMICA EXPERIMENTAL 112000437 - FÍSICO- QUÍMICA 1Obrigatória345
12000429QUÍMICA ORGÂNICA 2A12000424 - QUÍMICA ORGÂNICA 1Obrigatória460
12000515QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL 112000424 - QUÍMICA ORGÂNICA 1Obrigatória460

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
12000520BIOQUÍMICA 212000517 - BIOQUÍMICA 1Obrigatória460
12000450FÍSICO- QUÍMICA 312000446 - FÍSICO- QUÍMICA 2Obrigatória345
12000218FÍSICO-QUÍMICA EXPERIMENTAL 212000446 - FÍSICO- QUÍMICA 212000217 - FÍSICO-QUÍMICA EXPERIMENTAL 1Obrigatória345
12000521QUÍMICA FORENSE12000514 - TÉCNICAS INSTRUMENTAIS PARA ANÁLISES FORENSESObrigatória460
12000519QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL 212000515 - QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL 1Obrigatória460
12000518SÍNTESE ORGÂNICA12000429 - QUÍMICA ORGÂNICA 2AObrigatória460
12000298TOXICOLOGIA I12000517 - BIOQUÍMICA 1Obrigatória460

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
12000523ANÁLISE PERICIAL DE LOCAIS DE CRIME I12000521 - QUÍMICA FORENSEObrigatória460
09050053BIOLOGIA MOLECULAR FORENSE12000520 - BIOQUÍMICA 2Obrigatória460
12000524CIÊNCIAS FORENSES12000521 - QUÍMICA FORENSEObrigatória460
12000522ESPECTROSCOPIA FORENSE12000518 - SÍNTESE ORGÂNICAObrigatória460
12000525QUÍMICA AMBIENTAL FORENSE12000521 - QUÍMICA FORENSEObrigatória230
12000311TOXICOLOGIA II12000298 - TOXICOLOGIA IObrigatória460

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
12000527ANÁLISE PERICIAL DE LOCAIS DE CRIME II12000523 - ANÁLISE PERICIAL DE LOCAIS DE CRIME IObrigatória460
12000326TOXICOLOGIA EXPERIMENTAL12000311 - TOXICOLOGIA IIObrigatória345
12000526TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)12000523 - ANÁLISE PERICIAL DE LOCAIS DE CRIME I12000524 - CIÊNCIAS FORENSESObrigatória230

Complementares

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
12000539ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar10150
12000538ATIVIDADES CURRICULARES EM EXTENSÃOObrigatória14210

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
09040033ANATOMIA HUMANA BÁSICAOptativa345
09050054BIOLOGIA MOLECULAR FORENSE EXPERIMENTAL09050053 - BIOLOGIA MOLECULAR FORENSEOptativa460
11100060CÁLCULO 311100059 - CÁLCULO 2Optativa690
12000534CATÁLISE METÁLICA EM SÍNTESE ORGÂNICA12000427 - QUÍMICA INORGÂNICA 212000429 - QUÍMICA ORGÂNICA 2AOptativa345
12000530CLASSIFICAÇÃO E ROTULAGEM DE PRODUTOS QUÍMICOS CONFORME O SISTEMA GLOBALMENTE HARMONIZADO (GHS)Optativa345
08970067EMPREENDEDORISMO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃOOptativa460
12000531ESTEREOQUÍMICA12000424 - QUÍMICA ORGÂNICA 1Optativa230
17360036Estudos de Gênero e DiversidadeOptativa460
06730044FILOSOFIA, CULTURA E SUSTENTABILIDADEOptativa460
17360022FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃOOptativa460
11100009GEOMETRIA ANALÍTICAOptativa460
12000540INVESTIGAÇÃO QUÍMICA DE BENS CULTURAISOptativa460
20000262LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS Optativa460
20000121LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS II ( LIBRAS II )Optativa460
20000084LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Optativa460
20000031LÍNGUA ESTRANGEIRA INSTRUMENTAL I - INGLÊS Optativa460
15000059MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTOOptativa230
12000403METODOLOGIA DA PESQUISA E COMUNICAÇÃO CIENTÍFICAOptativa230
12000109MÉTODOS FÍSICOS DA ANÁLISE II12000522 - ESPECTROSCOPIA FORENSEOptativa230
12000537MÉTODOS FÍSICOS DE CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAISOptativa345
12000454NOÇÕES DE QUÍMICA COMPUTACIONAL12000437 - FÍSICO- QUÍMICA 111100059 - CÁLCULO 2Optativa345
12000536PRODUTOS, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM CIÊNCIAS FORENSESOptativa230
12000532QUÍMICA BIOINORGÂNICAOptativa345
12000533QUÍMICA DE MATERIAIS APLICADOSOptativa460
12000529QUÍMICA DO BIODIESEL12000429 - QUÍMICA ORGÂNICA 2AOptativa460
12000208QUÍMICA MEDICINAL12000429 - QUÍMICA ORGÂNICA 2AOptativa460
12000528QUÍMICA ORGÂNICA DAS SUBSTÂNCIAS ESTIMULANTES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL12000429 - QUÍMICA ORGÂNICA 2AOptativa345
12000013RADIONUCLÍDEOS E RADIAÇÃO IONIZANTE12000420 - QUÍMICA GERALOptativa230
12000535REDAÇÃO CIENTÍFICA APLICADA À PRODUÇÃO DE ARTIGOS E TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSOOptativa230
12000333SEGURANÇA DE LABORATÓRIOS EM QUÍMICAOptativa230
04830042TEMAS DE DIREITO CONSTITUCIONAL E DE CIÊNCIAS PENAIS04830041 - FUNDAMENTOS DE DIREITOOptativa230

Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres

Nome
ADRIANA CASTRO PINHEIROCentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
ADRIANE MEDEIROS NUNESCentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
ALEXANDRE MOLTERInstituto de Física e Matemática
ALEXANDRE SACCO DE ATHAYDEInstituto de Física e Matemática
ALVARO LEONARDI AYALA FILHOInstituto de Física e Matemática
ANA RITA DE ASSUMPCAO MAZZINIInstituto de Física e Matemática
ANDRE RICARDO FAJARDOCentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
ARLAN DA SILVA FERREIRAInstituto de Física e Matemática
CAMILA PINTO DA COSTAInstituto de Física e Matemática
CARLA DE ANDRADE HARTWIGCentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
CESAR AUGUSTO BRUNINGCentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
CLARISSA MARQUES MOREIRA DOS SANTOSCentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
CLAUDIO MARTIN PEREIRA DE PEREIRACentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
CRISTIANI FOLHARINI BORTOLATTOCentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
DANIELA BIANCHINICentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
DIOGO LA ROSA NOVOCentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
DOUGLAS LANGIE DA SILVAInstituto de Física e Matemática
ETHEL ANTUNES WILHELMCentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
FABIO RICARDO PABLOS DE SOUZAInstituto de Biologia
FILIPE SOARES RONDANCentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
FRANCIELI MORO STEFANELLOCentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
GEONIR MACHADO SIQUEIRACentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
GLENIO AGUIAR GONCALVESInstituto de Física e Matemática
GRACELIE APARECIDA SERPA SCHULZCentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
HEDEN LUIZ MARQUES MOREIRAInstituto de Biologia
JANICE NERYInstituto de Física e Matemática
JAVIER ANTONIO GOMEZ ROMEROInstituto de Física e Matemática
JOEL PAVANInstituto de Física e Matemática
JOSEANE DA SILVA PORTOInstituto de Física e Matemática
JOSÉ RAFAEL BORDINInstituto de Física e Matemática
MARIO LUCIO MOREIRAInstituto de Física e Matemática
MARIO LUIZ LOPES DA SILVAInstituto de Física e Matemática
MARTA MARQUES AVILAFaculdade de Direito
MAURICIO ZAHNInstituto de Física e Matemática
NATHALIA STARK PEDRACentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
PAULO SERGIO KUHNInstituto de Física e Matemática
REGIS SPEROTTO DE QUADROSInstituto de Física e Matemática
REJANE PERGHERInstituto de Física e Matemática
ROBERTO FARINA DE ALMEIDACentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
ROBSON DA SILVA OLIBONICentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
ROGERIO ANTONIO FREITAGCentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
ROSELIA MARIA SPANEVELLOCentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
SILVIO CESAR CAMARGOInstituto de Filosofia, Sociologia e Política
VERA LUCIA BOBROWSKIInstituto de Biologia
WILIAM BOSCHETTICentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
WILLIAN EDGARDO ALAYO RODRIGUEZInstituto de Física e Matemática
WILSON JOAO CUNICO FILHOCentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos

Turmas ofertadas em 2023 / 2

Versão do Currículo: 1094

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11100058 - CÁLCULO 1Professor responsável pela turma: MAURICIO ZAHN
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T4330
11100058 - CÁLCULO 1Professor responsável pela turma: GLENIO AGUIAR GONCALVES
Horários
ManhãTardeNoite
SEG14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
QUA14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
T5314
11100058 - CÁLCULO 1Professor responsável pela turma: JANICE NERY
Professor Regente: REJANE PERGHER
Horários
ManhãTardeNoite
SEG16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
QUA16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
T7514
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: MARIO LUIZ LOPES DA SILVA
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T21231
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: WILLIAN EDGARDO ALAYO RODRIGUEZ
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T41027

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11100059 - CÁLCULO 2Professor Regente: CAMILA PINTO DA COSTA
Professor responsável pela turma: REJANE PERGHER
Horários
ManhãTardeNoite
SEG14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
QUA14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
T5511
11100059 - CÁLCULO 2Professor responsável pela turma: REGIS SPEROTTO DE QUADROS
Horários
ManhãTardeNoite
SEG16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
QUA16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
T738
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: MARIO LUIZ LOPES DA SILVA
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T12511

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11100060 - CÁLCULO 3Professor responsável pela turma: ALEXANDRE SACCO DE ATHAYDE
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T2930
11100060 - CÁLCULO 3Professor responsável pela turma: ALEXANDRE MOLTER
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
SEX10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T3011

5º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
12000296 - ANÁLISE INSTRUMENTAL FORENSEProfessor responsável pela turma: CLARISSA MARQUES MOREIRA DOS SANTOS
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1107
12000296 - ANÁLISE INSTRUMENTAL FORENSEProfessor responsável pela turma: CLARISSA MARQUES MOREIRA DOS SANTOS
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUA14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
M2106
12000299 - BIOQUÍMICA IIProfessor responsável pela turma: FRANCIELI MORO STEFANELLO
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T12013
12000297 - PREPARAÇÃO DE AMOSTRAS PARA ANÁLISES FORENSESProfessor responsável pela turma: CARLA DE ANDRADE HARTWIG
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
SEG14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
M1107
12000297 - PREPARAÇÃO DE AMOSTRAS PARA ANÁLISES FORENSESProfessor responsável pela turma: CARLA DE ANDRADE HARTWIG
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
SEG16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
M2106
12000298 - TOXICOLOGIA IProfessor responsável pela turma: ETHEL ANTUNES WILHELM
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
SEX10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T12015

7º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
09050053 - BIOLOGIA MOLECULAR FORENSEProfessor responsável pela turma: HEDEN LUIZ MARQUES MOREIRA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
T1216

9º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
12000331 - ESTÁGIO IIProfessor responsável pela turma: CARLA DE ANDRADE HARTWIG
P1157
12000332 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSOProfessor responsável pela turma: CARLA DE ANDRADE HARTWIG
Horários
ManhãTardeNoite
SEX14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
P1155

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
12000403 - METODOLOGIA DA PESQUISA E COMUNICAÇÃO CIENTÍFICAProfessor responsável pela turma: CARLA DE ANDRADE HARTWIG
Horários
ManhãTardeNoite
SEX10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T11513

Versão do Currículo: 1321 (ATUAL)

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
04830041 - FUNDAMENTOS DE DIREITOProfessor responsável pela turma: MARTA MARQUES AVILA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T16046
06560148 - FUNDAMENTOS DE SOCIOLOGIA PARA QUÍMICA FORENSEProfessor responsável pela turma: SILVIO CESAR CAMARGO
Horários
ManhãTardeNoite
QUA14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
T13022
12000509 - INTRODUÇÃO A QUÍMICA FORENSEProfessor responsável pela turma: CARLA DE ANDRADE HARTWIG
Horários
ManhãTardeNoite
TER16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
T14038
11100066 - MATEMÁTICA ELEMENTARProfessor responsável pela turma: JANICE NERY
Horários
ManhãTardeNoite
TER14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
QUI14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
T13011
12000420 - QUÍMICA GERALProfessor responsável pela turma: DIOGO LA ROSA NOVO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
SEX14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
T24036
12000421 - QUÍMICA GERAL EXPERIMENTALProfessor responsável pela turma: FILIPE SOARES RONDAN
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
P31513
12000421 - QUÍMICA GERAL EXPERIMENTALProfessor responsável pela turma: WILIAM BOSCHETTI
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
P41513

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11100058 - CÁLCULO 1Professor responsável pela turma: MAURICIO ZAHN
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T4330
11100058 - CÁLCULO 1Professor responsável pela turma: GLENIO AGUIAR GONCALVES
Horários
ManhãTardeNoite
SEG14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
QUA14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
T5314
11100058 - CÁLCULO 1Professor responsável pela turma: JANICE NERY
Professor Regente: REJANE PERGHER
Horários
ManhãTardeNoite
SEG16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
QUA16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
T7514
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: MARIO LUIZ LOPES DA SILVA
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T21231
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: WILLIAN EDGARDO ALAYO RODRIGUEZ
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T41027

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11100059 - CÁLCULO 2Professor Regente: CAMILA PINTO DA COSTA
Professor responsável pela turma: REJANE PERGHER
Horários
ManhãTardeNoite
SEG14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
QUA14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
T5511
11100059 - CÁLCULO 2Professor responsável pela turma: REGIS SPEROTTO DE QUADROS
Horários
ManhãTardeNoite
SEG16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
QUA16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
T738
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: MARIO LUIZ LOPES DA SILVA
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T12511
12000512 - FUNDAMENTOS DE NEUROFISIOLOGIAProfessor responsável pela turma: ETHEL ANTUNES WILHELM
Horários
ManhãTardeNoite
QUI14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
T14029
12000511 - QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVAProfessor responsável pela turma: ADRIANE MEDEIROS NUNES
Horários
ManhãTardeNoite
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M1156
12000511 - QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVAProfessor responsável pela turma: ADRIANE MEDEIROS NUNES
Horários
ManhãTardeNoite
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
SEX10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M2156
12000427 - QUÍMICA INORGÂNICA 2Professor responsável pela turma: DANIELA BIANCHINI
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
T24014
12000428 - QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL 2Professor responsável pela turma: ADRIANA CASTRO PINHEIRO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
P2155

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
12000437 - FÍSICO- QUÍMICA 1Professor responsável pela turma: ROBSON DA SILVA OLIBONI
Horários
ManhãTardeNoite
QUI14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
T12526

6º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
12000450 - FÍSICO- QUÍMICA 3Professor responsável pela turma: ROBSON DA SILVA OLIBONI
Professor Regente: ANDRE RICARDO FAJARDO
Horários
ManhãTardeNoite
SEX10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
11:40 - 12:30
T13523
12000298 - TOXICOLOGIA IProfessor responsável pela turma: ETHEL ANTUNES WILHELM
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
SEX10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T12015

7º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
09050053 - BIOLOGIA MOLECULAR FORENSEProfessor responsável pela turma: HEDEN LUIZ MARQUES MOREIRA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
T1216
12000522 - ESPECTROSCOPIA FORENSEProfessor responsável pela turma: WILSON JOAO CUNICO FILHO
Horários
ManhãTardeNoite
TER14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
T12511

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11100060 - CÁLCULO 3Professor responsável pela turma: ALEXANDRE SACCO DE ATHAYDE
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T2930
11100060 - CÁLCULO 3Professor responsável pela turma: ALEXANDRE MOLTER
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
SEX10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T3011
12000403 - METODOLOGIA DA PESQUISA E COMUNICAÇÃO CIENTÍFICAProfessor responsável pela turma: CARLA DE ANDRADE HARTWIG
Horários
ManhãTardeNoite
SEX10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T11513

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
ADJANE DUARTE DE SA20232
BEATRIZ FRANCO DE CARVALHO20232
BRUNA CARDOSO SIMON20232
CAMILE BARRAGANA CIEPANSKI20232
Daniele Mülling Altenburg20232
EDUARDA MOREIRA HARTMANN20232
ENDRIW FARIAS VEIGA20232
ERIKA PEREIRA NUNES20232
GRAZIELA FRANCO ASSUMPCAO20232
GUILHERME PORTO VARGAS DE SOUZA20232
Helena da Rosa Machado20232
KETLYN MACHADO ALVES20232
LETICIA LUCKOW20232
LUA TIMM SAN MARTIN20232
LUIZA LEITE LIMA20232
LUIZE CARVALHO OLIVEIRA20232
MARCELLE DAVET DE BARROS20232
MARIANA GONCALVES BENEVENTANA20232
NATHALI DE ASSIS MAGALHAES20232
OLIVER DANIEL DA ROCHA BENITES20232
RHAISSA CRISLEYNE DE FREITAS20232
THALIA MEDEIROS DA SILVA20232
VALENTYNE SILVEIRA CUDO20232
VITORIA ALVARO KRUGER20232
Natiele Brochado20231
ALISSON SOARES DE MORAIS20222
AMANDA BATISTA AGUIAR20222
Bruna Barros Silva20222
BRUNA SILVA DA SILVA20222
EDUARDA SIQUEIRA EINSFELD20222
ERIKA NUNES BLAZ20222
GABRIELLE ANDRADE MARTINEZ20222
JOANA MORAES ROOS20222
JOHNNY ACOSTA MATTOS20222
JORDANO SCHLINTWEIN PINTO20222
JULIO PINTO OLIVEIRA20222
LAUREN BARCELOS DE AVILA20222
LUANA LIMA DA CRUZ20222
MARIA EDUARDA LOPES GOMES20222
MELLISE DOS SANTOS FERREIRA20222
Raquel de Almeida Dias20222
VANESSA RODRIGUES DE RODRIGUES20222
ANA CAROLINA LESSA MENDES20212
ANA LUIZA WAGNER SCHOFFEL20212
CAMILY VITORIA WERNER THUROW20212
CHRISTIAN SEDREZ JAMBEIRO20212
DENZIELLY MARQUES GARCIA20212
ISADORA MACIEL SOUSA20212
KAROLINE TAVARES CASARIN20212
LARISSA AFONSO DE MARE20212
LUANA FERREIRA DE LIMA20212
MARCELLI GUIMARAES SANCHES20212
MONICA LOPES FERREIRA20212
RICHARD NOGUEIRA MORAES20212
ACHYLEY MONIQUE ARCE LEIVAS20202
BRUNA VENEZA FONTOURA RODRIGUES20202
ISIS CARVALHO FABIANI20202
LETICIA DA COSTA TAVARES DA SILVA20202
LUISA DE VARGAS MORALES20202
LUISA VIEIRA BECKER20202
MARIANA REICHOW RAMOS20202
NATALIA DA SILVA COELHO20202
NICOLAS PERLEBERG MAILAHN20202
SAMUEL ALVES PEREIRA20202
TAEL DOS SANTOS IPPOLITO20202
TAINA FERNANDA BARBOSA NUNES20202
TAISE CARLOS NUNES20202
VICTORIA DE CASTRO ARMANI20202
ANDRE FRANCISCO SANCHES ABRAAO JUNIOR20192
BRUNA RAFAELA PIZZI20192
CAMILA DA SILVA DE OLIVEIRA20192
CARINA MACHADO LIMA20192
CATARINA FERREIRA SANTOS MORAES20192
CHAIANI BATTISTI20192
GABRIEL DA SILVA MACHADO20192
GABRIELE OLIVEIRA LASSANCE20192
GABRIELLY QUARTIERI SEJANES20192
HERICA CORTINAZ MACHADO20192
INGRID CARDOSO OLIVEIRA20192
JULIANA PORCIUNCULA DA SILVA20192
KEROLIN LOURENCO IRIGOYEN20192
LUCAS CERON KIKHOFEL20192
MAIARA SILVEIRA CALDEIRA20192
RAYANE BRAGA MARTINS20192
BRUNA ORLANDO CORRÊA20182
ISABELLE FERNANDES DOS PASSOS20182
JÚLIA JACQUES BITENCOURT20182
MARIANA WINKE PICCOLI20182
MIKAELE VALERIO TAVARES20182
VITORIA CORREA LUCQUES20182
EDUARDA BRAGA FERNANDES20172
ILA YASMIM REIS AROUCHE DANTAS20172
MATHEUS PEREIRA DE ALBUQUERQUE20172
MICAELA NAUANE SANTOS NACARATO20172
THALIA DE SOUZA DO AMARAL LEMOS20172
JHULYANA CAMPOS CARDOSO20162
LIZIA VIANNA PARDO20162
ELLEN PIRES GONCALVES20152
MARIANA MARTINO MACIEL COELHO20152
VIVIANE MELLO LIMA20151

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
AMANDA CAVICHIOLI SHIMODA20122016
BRUNO NUNES DA ROSA20122016
JAQUELINE DENISE BALSAN20122016
MARIANA FAGUNDES SARAIVA20122016
MARINA FERNANDES SOARES20122016
Caren Aline Ramson da Fonseca20132017
CLARICE VERGARA BRANDÃO20122017
FERNANDA PITT BALBINOT20132017
JAINI JANKE PALTIAN20132017
JÉSSICA IARA GALL20132017
LUCAS MORAES BERNEIRA20132017
MELINDA GOMES VICTOR20132017
Ediandra Tissot Castro20122018
LETÍCIA RAIELI DE JESUS MARQUES20142018
MARCELO HEINEMANN PRESA20132018
MÁRCIA REDMER MACHADO VEIGA20152018
ALESSANDRA DOS SANTOS20132019
BRIANA BARROS LEMOS20152019
CAROLINE NICOLODI20162019
CLÁUDIA GONÇALVES BRAZ20142019
GABRIELA TOLFO GUERRA20142019
GUSTAVO BORGES GRIEP20162019
KAMILA DA ROSA ACOSTA20142019
KETLYN PEREIRA DA MOTTA20152019
LETÍCIA BRAATZ FERREIRA20142019
LETÍCIA DE OLIVEIRA OLIZ20132019
MARCELY ECHEVERRIA OLIVEIRA20152019
NATHALIA PASSOS MOURA20152019
RAFAEL FONSECA NEVES QUADRADO20142019
TAÍS POLETTI20162019
THALIA CRUZ LUZ SOARES20152019
VINICIUS DE CAMARGO GUIGUER20132019
KELEN CRISTIANE MACHADO GOULARTE20142020
LUCIANO SISCONETTO BORJA20162020
VANESSA MACEDO ESTEVES DA ROCHA20142020
AMANDA CRUZ IACKS20152021
ANDERSON CRIZEL PINHEIRO HOLZ20172021
ANGÉLICA DE AVILA MARTINS20172021
CAROLINE LANDIM CORRÊA20162021
CAROLINE SIGNORINI GOMES20172021
CATARINE CAVADA20152021
CINTIA DA COSTA VIANNA20172021
DANIELLE TAPIA BUENO20162021
FERNANDA BRETANHA PÔRTO20142021
IANKA JACONDINO NUNES20152021
JANAÍNA VERGARA VALIM20142021
JOÃO VICTOR MACÊDO DE ALMEIDA20172021
KARINE MACIEL DEMARCO20152021
KARINI LEITZKE MENDES DIOGO20142021
KETHELYN MACHADO DA ROSA20162021
LOANA IMBRIAGO MONZON20162021
MANUELA PEREIRA SOARES20162021
MARIANA PEREIRA AGUIAR20162021
NATHÁLIA PEREIRA KOLTZ DE LIMA20172021
PAULA FERNANDA CORRÊA ROGÉRIO20152021
PRISCILA HATANO BAPTISTA20142021
RAFAELA MARTINS FELIPPE20162021
THAIS ORTIZ LOPES20162021
THUANY CARDOZO E CARDOSO20152021
WILLIAM SANABRIA SIMÕES20142021
AMANDA FONSECA LEITZKE20182022
CATARINE PETER BELLETTI20172022
DIENE CORRÊA DE NEGREDO20172022
EMILLY FIUZA RODRIGUES20172022
HENRIQUE RODRIGUES DOS SANTOS20172022
IGOR FRANZ SANTA BARBARA20172022
LETÍCIA DE OLIVEIRA VOLOSKI20172022
MELONY ANDRADE DOS SANTOS20152022
RUDIERE LUZ ARAUJO20182022
AUGUSTO CARDOZO ARGONDIZZO20182023
BRUNA ORLANDO CORRÊA20182023
BRUNA PEREIRA DE LIMA20182023
CAROLINE IEQUE SILVEIRA20152023
CLEITON JESUS ANDRADE PEREIRA20182023
EDUARDA BRAGA FERNANDES20172023
ILA YASMIM REIS AROUCHE DANTAS20172023
ISABELLE FERNANDES DOS PASSOS20182023
JÚLIA COLLARES DOS SANTOS20172023
JÚLIA JACQUES BITENCOURT20182023
MARCELO DE AVILA LEÃO20182023
MARIA LUIZA HUGENTOBLER20152023
MILENE MARQUES FREITAS20142023
VIVIANE MELLO LIMA20152023

(*) Conceitos de curso:

(**) Formas de ingresso:

ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

Localização e contatos

Página gerada em 19/03/2024 07:45:09 (consulta levou 0.804040s)