Nome do Curso / Conceitos (*)
Química Forense
Enade (2017)3CPC (2017)3
Nível / Grau
Graduação / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL (MATUTINO+VESPERTINO)
Código UFPel
7800
Código e-MEC
1180627
Unidade
Coordenador
A0 | L1 | L2 | L5 | L6 | L9 | L10 | L13 | L14 | L30 | Total | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Nota do ENEM - 2022/2 | 4 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 9 |
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela Resolução nº522 de 16 de agosto de 2012
Curso reconhecido pela Portaria nº 647 de 20/09/2018. Publicada na Seção 1, página 30 do D.O.U. de 24/09/2018.
Curso reconhecido pela Portaria nº 647 de 20/09/2018. Publicada na Seção 1, página 30 do D.O.U. de 24/09/2018.
Contextualização
O objetivo do curso de Química Forense é formar um profissional em Química que terá a capacidade de interagir com outros profissionais nas áreas de medicina forense e jurídica, reduzindo o tempo na investigação e na solução de processos. O profissional em Química Forense deve ser capaz de solucionar as dúvidas de um crime ou de um acidente, por meio da Química utilizando métodos analíticos/instrumentais apropriados. Além das habilitações pertinentes ao Bacharel em Química, o químico forense aplicará métodos rigorosamente científicos e aprenderá a justificar e defender conclusões bem fundamentadas. Na área forense, cada problema científico tem um interesse humano, mas o cientista forense deve ser capaz de investigar e analisar a situação imparcialmente e objetivamente através de medidas científicas cuidadosas e precisas.
Objetivos
O Curso de Graduação em Química Forense objetiva preparar o profissional para atuar como químico, no trabalho exploratório, técnico e científico em métodos e técnicas de análise aplicadas à Ciência Forense. Conhecimentos da Química Fundamental, como Química Analítica, Química Orgânica, Química Inorgânica, e Físico-Química estão diretamente vinculados a Química Forense. O profissional formado em Química Forense atenderá a carência de profissionais preparados para atuar nessa área sendo que sua demanda se faz crescente e necessária no Brasil.
Perfil do Egresso
O profissional em Química Forense terá formação multi e interdisciplinar para compreender e atuar sobre problemas químicos inseridos no âmbito da área jurídica e investigação forense. Além de possuir sólidos conhecimentos das disciplinas que constituem o núcleo básico de formação de um Bacharel em Química, deve ser capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos, adaptando-os a situações cotidianas e novas, utilizando a Química em benefício da sociedade, com a consciência voltada para o sentido investigativo.
É inerente que o químico forense aplique a química clássica e tecnológica, no sentido de desvendar situações e solucionar problemas através da interação com outros profissionais nas áreas de Medicina Forense e Jurídica, reduzindo o tempo na investigação e na solução de processos. O profissional em Química Forense deve ser capaz de solucionar as dúvidas de um crime ou de um acidente, por meio da Química utilizando métodos analíticos/instrumentais apropriados.
Na área forense, cada problema científico tem um interesse humano, mas o Cientista Forense deve ser capaz de investigar e analisar a situação imparcialmente e objetivamente através de medidas científicas cuidadosas e precisas.
É inerente que o químico forense aplique a química clássica e tecnológica, no sentido de desvendar situações e solucionar problemas através da interação com outros profissionais nas áreas de Medicina Forense e Jurídica, reduzindo o tempo na investigação e na solução de processos. O profissional em Química Forense deve ser capaz de solucionar as dúvidas de um crime ou de um acidente, por meio da Química utilizando métodos analíticos/instrumentais apropriados.
Na área forense, cada problema científico tem um interesse humano, mas o Cientista Forense deve ser capaz de investigar e analisar a situação imparcialmente e objetivamente através de medidas científicas cuidadosas e precisas.
Competências e habilidades
O novo paradigma do ensino universitário tem como compromisso estabelecer programas que fomentem a capacidade intelectual dos alunos, qualificando as relações inter e transdisciplinares dos estudos e pesquisas e a consequente aprendizagem dos envolvidos no processo. Desta forma, o Curso de Bacharelado em Química Forense pretende contribuir para a formação de um perfil profissional mais competente e flexível.
Dentre as atribuições dos alunos graduados em Bacharelado em Química Forense, podemos citar:
- Direção, supervisão, programação, coordenação, orientação e responsabilidade técnica no âmbito das atribuições respectivas.
- Assistência, assessoria, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização no âmbito das atribuições respectivas.
- Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento e serviços técnicos; elaboraçãode pareceres, laudos e atestados no âmbito das atribuições respectivas.
- Desempenho de cargos e funções técnicas no âmbito das atribuições respectivas.
- Ensaios e pesquisas em geral. Pesquisa e desenvolvimento de métodos e produtos.
Além disso, o Químico Forense poderá atuar em outras áreas de interesses, na execussão das seguintes atividades:
- Perícias policiais;
- Perícias trabalhistas;
- Perícias industriais (alimentos, medicamentos e etc.);
- Perícias ambientais;
- Doping desportivo.
Dentre as atribuições dos alunos graduados em Bacharelado em Química Forense, podemos citar:
- Direção, supervisão, programação, coordenação, orientação e responsabilidade técnica no âmbito das atribuições respectivas.
- Assistência, assessoria, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização no âmbito das atribuições respectivas.
- Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento e serviços técnicos; elaboraçãode pareceres, laudos e atestados no âmbito das atribuições respectivas.
- Desempenho de cargos e funções técnicas no âmbito das atribuições respectivas.
- Ensaios e pesquisas em geral. Pesquisa e desenvolvimento de métodos e produtos.
Além disso, o Químico Forense poderá atuar em outras áreas de interesses, na execussão das seguintes atividades:
- Perícias policiais;
- Perícias trabalhistas;
- Perícias industriais (alimentos, medicamentos e etc.);
- Perícias ambientais;
- Doping desportivo.
Organização Curricular
Em fase de transição para novo currículo.
Procedimentos e metodologias de ensino
Segundo a obra “Primeira Carta” de Paulo Freite, o professor que ensina e, aplica do objeto ensinar, também é ensinado. O professor deve estimular a leitura e a curiosidade do aluno. Proporcionar a experiência da escrita e compreensão.
Em muitos casos o químico forense será autor ou leitor de laudos. Uma das parábolas de Paulo Freire em sua primeira carta diz: “Assim como um pedreiro não pode prescindir de um conjunto de instrumentos de trabalho, sem os quais não levanta as paredes da casa que está sendo construída, assim também o leitor estudioso precisa de instrumentos fundamentais sem os quais não pode ler ou escrever com eficácia. Dicionários7, entre eles o etimológico, o de regimes de verbos, o de regimes de substantivos e adjetivos, o filosófico, o de sinônimos e de antônimos, enciclopédias. A leitura comparativa de texto, de outro autor que trate o mesmo tema cuja linguagem seja menos complexa.”
“É preciso deixar claro, também, que há uma relação necessária entre o nível do conteúdo do livro e o nível da atual formação do leitor. Estes níveis envolvem a experiência intelectual do autor e do leitor. A compreensão do que se lê tem que ver com essa relação.” Fazendo uma leitura de forma diferenciada do conteúdo expressado por Paulo Freire e dentro deste contexto o estímulo intelectual dos alunos deve ser aguçado através dos trabalhos dos professores e experimentos que simulem a vida profissional.
O estimulo a leitura deve ser uma constante. Em concerne com a formação do discente, é importante mencionarmos o conteúdo da “Segunda Carta”, que fala do medo, do pânico, que o medo pode vir da incompetência científica. A reunião de conteúdos, o real aprendizado dará forças ao aluno de, com competência, ter segurança na profissão. É importante revelarmos o conteúdo da “Nona Carta” de Paulo Freire.
Neste sentido, a consciência da prática implica a ciência da prática embutida, anunciada nela. Desta forma, fazer ciência é descobrir, desvelar verdades em torno do mundo, dos seres vivos, das coisas, que repousavam à espera do desnudamento, é dar sentido objetivo a algo que novas necessidades emergentes da prática social colocam às mulheres e aos homens.
Trazendo para a realidade do Programa de Restruturação Universitário, o Reuni conjuntamente com politica de cotas tem o fim de minimizar problemas que já foram levantados por Paulo Freire, por ex.. “Não podemos deixar de levar em consideração as condições materiais desfavoráveis que muitos alunos de escolas da periferia da cidade experimentam. A precariedade de suas habitações, a deficiência de sua alimentação, a falta em seu cotidiano de atividades de leitura da palavra..”. Hoje o curso de Bacharelado em Química Forense também corrabora com a lei de cotas conforme os moldes estabelecidos pelas normas da UFPel.
Em muitos casos o químico forense será autor ou leitor de laudos. Uma das parábolas de Paulo Freire em sua primeira carta diz: “Assim como um pedreiro não pode prescindir de um conjunto de instrumentos de trabalho, sem os quais não levanta as paredes da casa que está sendo construída, assim também o leitor estudioso precisa de instrumentos fundamentais sem os quais não pode ler ou escrever com eficácia. Dicionários7, entre eles o etimológico, o de regimes de verbos, o de regimes de substantivos e adjetivos, o filosófico, o de sinônimos e de antônimos, enciclopédias. A leitura comparativa de texto, de outro autor que trate o mesmo tema cuja linguagem seja menos complexa.”
“É preciso deixar claro, também, que há uma relação necessária entre o nível do conteúdo do livro e o nível da atual formação do leitor. Estes níveis envolvem a experiência intelectual do autor e do leitor. A compreensão do que se lê tem que ver com essa relação.” Fazendo uma leitura de forma diferenciada do conteúdo expressado por Paulo Freire e dentro deste contexto o estímulo intelectual dos alunos deve ser aguçado através dos trabalhos dos professores e experimentos que simulem a vida profissional.
O estimulo a leitura deve ser uma constante. Em concerne com a formação do discente, é importante mencionarmos o conteúdo da “Segunda Carta”, que fala do medo, do pânico, que o medo pode vir da incompetência científica. A reunião de conteúdos, o real aprendizado dará forças ao aluno de, com competência, ter segurança na profissão. É importante revelarmos o conteúdo da “Nona Carta” de Paulo Freire.
Neste sentido, a consciência da prática implica a ciência da prática embutida, anunciada nela. Desta forma, fazer ciência é descobrir, desvelar verdades em torno do mundo, dos seres vivos, das coisas, que repousavam à espera do desnudamento, é dar sentido objetivo a algo que novas necessidades emergentes da prática social colocam às mulheres e aos homens.
Trazendo para a realidade do Programa de Restruturação Universitário, o Reuni conjuntamente com politica de cotas tem o fim de minimizar problemas que já foram levantados por Paulo Freire, por ex.. “Não podemos deixar de levar em consideração as condições materiais desfavoráveis que muitos alunos de escolas da periferia da cidade experimentam. A precariedade de suas habitações, a deficiência de sua alimentação, a falta em seu cotidiano de atividades de leitura da palavra..”. Hoje o curso de Bacharelado em Química Forense também corrabora com a lei de cotas conforme os moldes estabelecidos pelas normas da UFPel.
Avaliação do ensino e da aprendizagem
O sistema de avaliação dependerá do objetivo específico de cada disciplina ou atividade. Nas disciplinas que exigem apenas aulas teóricas, o aluno será avaliado a partir de seu envolvimento em várias atividades: exercícios, apresentação de seminários e provas aplicadas. Nas disciplinas de origem experimental, que envolvem aulas práticas em laboratório, o aluno será avaliado através de seu desempenho nos procedimentos experimentais comprovado pela presença nas referidas aulas, bem como por relatórios das atividades desenvolvidas a critério dos professores de cada disciplina. Para as disciplinas que envolvem projetos e estágios, algumas vezes fora da UFPel, a avaliação será feita através da apresentação de monografias, relatórios técnicos ou seminários.
De acordo com o Regimento Geral da UFPel (1977), Cap. V do Sistema de Ensino, artigos 183 a 198, a verificação do aproveitamento do aluno será realizada por disciplina, abrangendo aspectos de assiduidade e avaliação de conhecimentos. A aprovação em cada disciplina será apurada semestralmente e fica condicionada a frequência do aluno em pelo menos 75% das aulas teóricas e 75% das aulas práticas. O aproveitamento será verificado mediante a realização de no mínimo duas verificações com o mesmo peso, distribuídas ao longo do período, sem prejuízo de outras verificações de aula e trabalhos previstos no plano de ensino da disciplina.
A média aritmética das verificações constitui a nota semestral, considerando-se aprovado o aluno que obtiver nota semestral igual ou superior a 7,0. O aluno que obtiver média semestral inferior a 3,0 será considerado definitivamente reprovado. O aluno que obtiver média semestral inferior a 7,0 e igual ou superior a 3,0 será submetido um exame, versando sobre toda a matéria lecionada no período. Será considerado aprovado o aluno que, feito o referido exame, obtiver média igual ou superior a 5,0, resultante da divisão por dois da soma da média semestral e da nota do exame.
De acordo com o Regimento Geral da UFPel (1977), Cap. V do Sistema de Ensino, artigos 183 a 198, a verificação do aproveitamento do aluno será realizada por disciplina, abrangendo aspectos de assiduidade e avaliação de conhecimentos. A aprovação em cada disciplina será apurada semestralmente e fica condicionada a frequência do aluno em pelo menos 75% das aulas teóricas e 75% das aulas práticas. O aproveitamento será verificado mediante a realização de no mínimo duas verificações com o mesmo peso, distribuídas ao longo do período, sem prejuízo de outras verificações de aula e trabalhos previstos no plano de ensino da disciplina.
A média aritmética das verificações constitui a nota semestral, considerando-se aprovado o aluno que obtiver nota semestral igual ou superior a 7,0. O aluno que obtiver média semestral inferior a 3,0 será considerado definitivamente reprovado. O aluno que obtiver média semestral inferior a 7,0 e igual ou superior a 3,0 será submetido um exame, versando sobre toda a matéria lecionada no período. Será considerado aprovado o aluno que, feito o referido exame, obtiver média igual ou superior a 5,0, resultante da divisão por dois da soma da média semestral e da nota do exame.
Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação
A universidade, como lócus próprio da produção e socialização de conhecimentos, amplia a formação acadêmica através de programas de estudos em pós-graduação que objetivam a construção e o aprofundamento de saberes considerando de relevância científica, acadêmica e social.
Além disso, proporcionam a formação técnica, diversidade não se atenha às deficiências e sim a outros fatores passíveis de exclusão, tais como, as questões de gênero, etnia, situação socioeconômica, raça, sexualidade, entre outros. Estes últimos, embora não sejam contemplados diretamente com ações estruturais pedagógicas previstas neste projeto, será o foco de discussão e adequação, além de permearem as disciplinas teórico-práticas da formação de professores, com vistas a construção de uma proposta de ensino incluso e interacionista.
Os docentes do Núcleo Docente Estruturante do Curso (NDE) atuam como membros permanentes ou colaboradores em Programas de Pós-Graduação. Dentre estes PPGs, podemos citar: Bioquímica e Bioprospecção, Química, Ciências e Engenharia de Materiais, Biotecnologia e Ciência e Tecnologia de Alimentos. Enfatiza-se uma afinidade com o Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Bioprospecção, onde a maioria do corpo docente da Química Forense desenvolve pesquisa nesse programa.
Além disso, proporcionam a formação técnica, diversidade não se atenha às deficiências e sim a outros fatores passíveis de exclusão, tais como, as questões de gênero, etnia, situação socioeconômica, raça, sexualidade, entre outros. Estes últimos, embora não sejam contemplados diretamente com ações estruturais pedagógicas previstas neste projeto, será o foco de discussão e adequação, além de permearem as disciplinas teórico-práticas da formação de professores, com vistas a construção de uma proposta de ensino incluso e interacionista.
Os docentes do Núcleo Docente Estruturante do Curso (NDE) atuam como membros permanentes ou colaboradores em Programas de Pós-Graduação. Dentre estes PPGs, podemos citar: Bioquímica e Bioprospecção, Química, Ciências e Engenharia de Materiais, Biotecnologia e Ciência e Tecnologia de Alimentos. Enfatiza-se uma afinidade com o Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Bioprospecção, onde a maioria do corpo docente da Química Forense desenvolve pesquisa nesse programa.
Acompanhamento de Egressos
O acompanhamento dos profissionais egressos deve permitir ao Curso conhecer os resultados da formação propiciada no que tange à inserção do Bacharel em Química Forense no campo de trabalho. A Criação de Mecanismos de Acompanhamento de Egressos no Bacharelado em Química Forense ocorrerá a partir de instrumentos de coleta de opinião sobre a formação recebida e também pelo contato com agências empregadoras para obtenção de informações a respeito do desempenho do egresso no mercado de trabalho.
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) terá um papel importante na coleta e execução desse trabalho que tem a intensão de acompanhar os egressos. Uma vez obtidas informações analisadas quantitativa e qualitativamente, estas servirão de subsídios tanto para a ampliação dos serviços educacionais prestados, como para o desenvolvimento de estratégias de avaliação e adequação dos currículos.
No conjunto, as informações obtidas destinam-se à melhoria dos programas acadêmicos dentro do espectro de graduação, desde a oferta de oficinas profissionais, cursos em projetos de ensino e atividades de extensão, eventos que promovam o aperfeiçoamento e qualificação profissional. É intenção também possibilitar a articulação entre os campos de trabalho, a convivência acadêmica e os saberes produzidos.
Para manter atualizado um banco de dados sobre os egressos, será organizado um formulário que é aplicado com o auxílio da Secretaria Acadêmica, que dispõe de telefone, endereço e e-mail para proceder a pesquisa, caso não seja realizado presencialmente. As respostas devem serão tabuladas pelo . Nesse cadastro estão contempladas todas as informações dos ex-alunos, o curso realizado, a atuação no mercado de trabalho, as dificuldades encontradas na profissão, o perfil de profissional exigido pelas empresas, identificação de novos cursos de graduação, pós-graduação e aperfeiçoamento.
Os egressos possuirão um canal de comunicação virtual com a Instituição, que é realizado através da ouvidoria, para que possam sanar dúvidas, solicitar informações, fazer sugestões ou críticas. O e-mail direto para o coordenador do curso ou qualquer outro docente do NDE também será um instrumento ativo. O retorno formal dado pelos egressos é importantíssimo para efetivação e consolidação do curso e de futuros profissionais.
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) terá um papel importante na coleta e execução desse trabalho que tem a intensão de acompanhar os egressos. Uma vez obtidas informações analisadas quantitativa e qualitativamente, estas servirão de subsídios tanto para a ampliação dos serviços educacionais prestados, como para o desenvolvimento de estratégias de avaliação e adequação dos currículos.
No conjunto, as informações obtidas destinam-se à melhoria dos programas acadêmicos dentro do espectro de graduação, desde a oferta de oficinas profissionais, cursos em projetos de ensino e atividades de extensão, eventos que promovam o aperfeiçoamento e qualificação profissional. É intenção também possibilitar a articulação entre os campos de trabalho, a convivência acadêmica e os saberes produzidos.
Para manter atualizado um banco de dados sobre os egressos, será organizado um formulário que é aplicado com o auxílio da Secretaria Acadêmica, que dispõe de telefone, endereço e e-mail para proceder a pesquisa, caso não seja realizado presencialmente. As respostas devem serão tabuladas pelo . Nesse cadastro estão contempladas todas as informações dos ex-alunos, o curso realizado, a atuação no mercado de trabalho, as dificuldades encontradas na profissão, o perfil de profissional exigido pelas empresas, identificação de novos cursos de graduação, pós-graduação e aperfeiçoamento.
Os egressos possuirão um canal de comunicação virtual com a Instituição, que é realizado através da ouvidoria, para que possam sanar dúvidas, solicitar informações, fazer sugestões ou críticas. O e-mail direto para o coordenador do curso ou qualquer outro docente do NDE também será um instrumento ativo. O retorno formal dado pelos egressos é importantíssimo para efetivação e consolidação do curso e de futuros profissionais.
Matriz Curricular
1º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
11100009 | GEOMETRIA ANALÍTICA | Obrigatória | 4 | 60 |
12000227 | QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA | Obrigatória | 4 | 60 |
12000334 | QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA EXPERIMENTAL | Obrigatória | 2 | 30 |
06560017 | SOCIOLOGIA | Obrigatória | 2 | 30 |
2º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
11100049 | BIOESTATÍSTICA11100009 - GEOMETRIA ANALÍTICA | Obrigatória | 4 | 60 |
11100058 | CÁLCULO 1 | Obrigatória | 4 | 60 |
11090032 | FÍSICA BÁSICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
12000244 | QUÍMICA ANALÍTICA I12000227 - QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA | Obrigatória | 4 | 60 |
12000246 | QUÍMICA INORGÂNICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
12000118 | QUÍMICA ORGÂNICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
3º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
11100059 | CÁLCULO 211100058 - CÁLCULO 1 | Obrigatória | 4 | 60 |
11090033 | FÍSICA BÁSICA II11090032 - FÍSICA BÁSICA I11100058 - CÁLCULO 1 | Obrigatória | 4 | 60 |
12000284 | QUÍMICA ANALÍTICA II12000244 - QUÍMICA ANALÍTICA I | Obrigatória | 5 | 75 |
12000253 | QUÍMICA INORGÂNICA II12000246 - QUÍMICA INORGÂNICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
12000254 | QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL I12000118 - QUÍMICA ORGÂNICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
12000127 | QUÍMICA ORGÂNICA II12000118 - QUÍMICA ORGÂNICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
4º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
12000335 | BIOQUÍMICA I12000118 - QUÍMICA ORGÂNICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
11100060 | CÁLCULO 311100059 - CÁLCULO 211100005 - ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA | Obrigatória | 6 | 90 |
11090034 | FÍSICA BÁSICA III11090033 - FÍSICA BÁSICA II | Obrigatória | 4 | 60 |
12000285 | QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL II12000254 - QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL I12000118 - QUÍMICA ORGÂNICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
12000104 | QUÍMICA ORGÂNICA III12000127 - QUÍMICA ORGÂNICA II | Obrigatória | 4 | 60 |
5º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
12000296 | ANÁLISE INSTRUMENTAL FORENSE12000284 - QUÍMICA ANALÍTICA II | Obrigatória | 6 | 90 |
12000299 | BIOQUÍMICA II12000335 - BIOQUÍMICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
12000300 | ESPECTROSCOPIA FORENSE12000127 - QUÍMICA ORGÂNICA II | Obrigatória | 4 | 60 |
12000278 | FÍSICO-QUÍMICA 112000227 - QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA | Obrigatória | 4 | 60 |
12000297 | PREPARAÇÃO DE AMOSTRAS PARA ANÁLISES FORENSES12000284 - QUÍMICA ANALÍTICA II | Obrigatória | 4 | 60 |
12000298 | TOXICOLOGIA I12000335 - BIOQUÍMICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
6º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
12000304 | BIOQUÍMICA EXPERIMENTAL FORENSE12000299 - BIOQUÍMICA II | Obrigatória | 4 | 60 |
12000309 | CROMATOGRAFIA APLICADA A ANÁLISES FORENSES12000244 - QUÍMICA ANALÍTICA I12000118 - QUÍMICA ORGÂNICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
12000268 | FÍSICO-QUÍMICA 212000278 - FÍSICO-QUÍMICA 1 | Obrigatória | 4 | 60 |
12000269 | FÍSICO-QUÍMICA EXPERIMENTAL 112000278 - FÍSICO-QUÍMICA 1 | Obrigatória | 2 | 30 |
12000310 | QUÍMICA FORENSE12000300 - ESPECTROSCOPIA FORENSE12000296 - ANÁLISE INSTRUMENTAL FORENSE | Obrigatória | 4 | 60 |
12000311 | TOXICOLOGIA II12000298 - TOXICOLOGIA I | Obrigatória | 4 | 60 |
7º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
09050053 | BIOLOGIA MOLECULAR FORENSE12000299 - BIOQUÍMICA II | Obrigatória | 4 | 60 |
12000323 | FÍSICO-QUÍMICA III12000268 - FÍSICO-QUÍMICA 2 | Obrigatória | 2 | 30 |
04830005 | FUNDAMENTOS DE DIREITO06560017 - SOCIOLOGIA | Obrigatória | 4 | 60 |
12000326 | TOXICOLOGIA EXPERIMENTAL12000298 - TOXICOLOGIA I | Obrigatória | 3 | 45 |
8º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
12000327 | ANÁLISE PERICIAL DE LOCAIS DE CRIME | Obrigatória | 4 | 60 |
09050054 | BIOLOGIA MOLECULAR FORENSE EXPERIMENTAL09050053 - BIOLOGIA MOLECULAR FORENSE | Obrigatória | 4 | 60 |
12000214 | CIÊNCIAS FORENSES12000298 - TOXICOLOGIA I | Obrigatória | 4 | 60 |
12000330 | ESTÁGIO I12000309 - CROMATOGRAFIA APLICADA A ANÁLISES FORENSES12000300 - ESPECTROSCOPIA FORENSE | Obrigatória | 12 | 180 |
9º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
12000331 | ESTÁGIO II12000330 - ESTÁGIO I | Obrigatória | 12 | 180 |
12000332 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | Obrigatória | 2 | 30 |
Complementares
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
12000211 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES | Atividade complementar | 136 |
Optativas
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
09040033 | ANATOMIA HUMANA BÁSICA | Optativa | 3 | 45 |
12000325 | CIÊNCIAS FORENSES I12000298 - TOXICOLOGIA I | Optativa | 4 | 60 |
12000226 | INTRODUÇÃO A BIOLOGIA E BIOQUÍMICA | Optativa | 4 | 60 |
15000631 | MINERALOGIA12000227 - QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA | Optativa | 3 | 45 |
12000208 | QUÍMICA MEDICINAL12000127 - QUÍMICA ORGÂNICA II | Optativa | 4 | 60 |
12000333 | SEGURANÇA DE LABORATÓRIOS EM QUÍMICA | Optativa | 2 | 30 |
12000209 | TECNOLOGIA DO BIODIESEL12000118 - QUÍMICA ORGÂNICA I | Optativa | 3 | 45 |
12000210 | TÓPICOS ESP EM QUÍM FOR: QUÍMICA ORG DOS ESTIMULANTES12000118 - QUÍMICA ORGÂNICA I | Optativa | 2 | 30 |
Optativas
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
12000403 | METODOLOGIA DA PESQUISA E COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA | Optativa | 2 | 30 |
Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres
Turmas ofertadas em 2022 / 2
1º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11100009 - GEOMETRIA ANALÍTICAProfessor responsável pela turma: ANDREA MORGADO Horários
| M5 | 20 | 10 | ||||||
11100009 - GEOMETRIA ANALÍTICAProfessor responsável pela turma: FABRICIO BANDEIRA CABRAL Horários
| M6 | 23 | 9 | ||||||
12000227 - QUÍMICA GERAL E INORGÂNICAProfessor responsável pela turma: DIOGO LA ROSA NOVO Horários
| T1 | 40 | 26 | ||||||
12000334 - QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA EXPERIMENTALProfessor Regente: LIGIA FURLAN Professor responsável pela turma: ALINE JOANA ROLINA WOHLMUTH ALVES DOS SANTOS Horários
| P1 | 15 | 10 | ||||||
12000334 - QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA EXPERIMENTALProfessor Regente: LIGIA FURLAN Professor responsável pela turma: ALINE JOANA ROLINA WOHLMUTH ALVES DOS SANTOS Horários
| P2 | 15 | 13 | ||||||
06560017 - SOCIOLOGIAProfessor responsável pela turma: JORGE MORGAN DE AGUIAR NETO Horários
| T2 | 30 | 20 |
3º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11100059 - CÁLCULO 2Professor responsável pela turma: CLAUDIO ZEN PETERSEN Horários
| T9 | 33 | 12 | ||||||
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: DANIEL TAVARES DA SILVA Horários
| T1 | 12 | 30 | ||||||
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: PEDRO LOVATO GOMES JARDIM Horários
| T2 | 13 | 8 | ||||||
12000284 - QUÍMICA ANALÍTICA IIProfessor responsável pela turma: ADRIANE MEDEIROS NUNES Horários
| M1 | 15 | 9 | ||||||
12000284 - QUÍMICA ANALÍTICA IIProfessor responsável pela turma: ADRIANE MEDEIROS NUNES Horários
| M2 | 15 | 7 | ||||||
12000253 - QUÍMICA INORGÂNICA IIProfessor responsável pela turma: WILHELM MARTIN WALLAU Horários
| M1 | 15 | 12 | ||||||
12000253 - QUÍMICA INORGÂNICA IIProfessor responsável pela turma: WILHELM MARTIN WALLAU Horários
| M2 | 15 | 6 | ||||||
12000254 - QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL IProfessor responsável pela turma: ROGERIO ANTONIO FREITAG Horários
| P1 | 13 | 13 | ||||||
12000127 - QUÍMICA ORGÂNICA IIProfessor responsável pela turma: CLAUDIO MARTIN PEREIRA DE PEREIRA Horários
| T3 | 35 | 22 |
4º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11100060 - CÁLCULO 3Professor responsável pela turma: ALEXANDRE MOLTER Horários
| T3 | 7 | 19 | ||||||
12000285 - QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL IIProfessor responsável pela turma: CLAUDIO MARTIN PEREIRA DE PEREIRA Horários
| P1 | 15 | 14 |
5º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
12000296 - ANÁLISE INSTRUMENTAL FORENSEProfessor responsável pela turma: CLARISSA MARQUES MOREIRA DOS SANTOS Horários
| M1 | 10 | 5 | ||||||
12000299 - BIOQUÍMICA IIProfessor responsável pela turma: FRANCIELI MORO STEFANELLO Horários
| T1 | 20 | 8 | ||||||
12000300 - ESPECTROSCOPIA FORENSEProfessor responsável pela turma: WILSON JOAO CUNICO FILHO Professor Regente: GEONIR MACHADO SIQUEIRA Horários
| T1 | 20 | 13 | ||||||
12000278 - FÍSICO-QUÍMICA 1Professor responsável pela turma: ROBSON DA SILVA OLIBONI Horários
| T1 | 13 | 29 | ||||||
12000297 - PREPARAÇÃO DE AMOSTRAS PARA ANÁLISES FORENSESProfessor responsável pela turma: CARLA DE ANDRADE HARTWIG Horários
| M1 | 10 | 6 | ||||||
12000298 - TOXICOLOGIA IProfessor responsável pela turma: ETHEL ANTUNES WILHELM Horários
| T1 | 20 | 8 |
6º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
12000268 - FÍSICO-QUÍMICA 2Professor responsável pela turma: GRACELIE APARECIDA SERPA SCHULZ Horários
| T1 | 12 | 11 | ||||||
12000269 - FÍSICO-QUÍMICA EXPERIMENTAL 1Professor responsável pela turma: ROBSON DA SILVA OLIBONI Horários
| P1 | 15 | 4 | ||||||
12000269 - FÍSICO-QUÍMICA EXPERIMENTAL 1Professor responsável pela turma: ROBSON DA SILVA OLIBONI Horários
| P2 | 15 | 3 |
7º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
09050053 - BIOLOGIA MOLECULAR FORENSEProfessor responsável pela turma: HEDEN LUIZ MARQUES MOREIRA Horários
| T1 | 21 | 16 | ||||||
04830005 - FUNDAMENTOS DE DIREITOProfessor responsável pela turma: MARTA MARQUES AVILA Horários
| T1 | 50 | 28 | ||||||
12000326 - TOXICOLOGIA EXPERIMENTALProfessor responsável pela turma: ETHEL ANTUNES WILHELM Professor Regente: ANGÉLICA SCHIAVOM DOS REIS Horários
| P1 | 15 | 11 |
8º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
12000327 - ANÁLISE PERICIAL DE LOCAIS DE CRIMEProfessor responsável pela turma: CLARISSA MARQUES MOREIRA DOS SANTOS Horários
| M1 | 10 | 9 | ||||||
12000330 - ESTÁGIO IProfessor responsável pela turma: CARLA DE ANDRADE HARTWIG Professor Regente: MARCIA FOSTER MESKO Horários
| P1 | 15 | 10 |
9º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
12000331 - ESTÁGIO IIProfessor responsável pela turma: CARLA DE ANDRADE HARTWIG | P1 | 15 | 13 | ||||||
12000332 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSOProfessor responsável pela turma: CARLA DE ANDRADE HARTWIG Horários
| P1 | 20 | 9 | ||||||
12000332 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSOProfessor responsável pela turma: CARLA DE ANDRADE HARTWIG | P2 | 1 | 1 |
Alunos Matriculados
Nome | Ano de ingresso | Semestre de ingresso |
---|---|---|
ALISSON SOARES DE MORAIS | 2022 | 2 |
AMANDA BATISTA AGUIAR | 2022 | 2 |
ANA JULIA MACHADO RIBEIRO | 2022 | 2 |
ANDRESSA POGORZELSKI KELLERMANN | 2022 | 2 |
BERNARDO LEITE DE SOUZA | 2022 | 2 |
BRUNA BARROS SILVA | 2022 | 2 |
BRUNA FRANZ SILVEIRA | 2022 | 2 |
BRUNA SILVA DA SILVA | 2022 | 2 |
EDUARDA SIQUEIRA EINSFELD | 2022 | 2 |
ERIKA NUNES BLAZ | 2022 | 2 |
ESTHER FEIJO SOUZA | 2022 | 2 |
FELIPE MARQUES DA SILVA | 2022 | 2 |
GABRIELLE ANDRADE MARTINEZ | 2022 | 2 |
JOANA MORAES ROOS | 2022 | 2 |
JOHNNY ACOSTA MATTOS | 2022 | 2 |
JORDANO SCHLINTWEIN PINTO | 2022 | 2 |
JULIO PINTO OLIVEIRA | 2022 | 2 |
LAUANE VELOSO TENORIO DOS SANTOS | 2022 | 2 |
LAUREN BARCELOS DE AVILA | 2022 | 2 |
LUANA LIMA DA CRUZ | 2022 | 2 |
MARIA EDUARDA LOPES GOMES | 2022 | 2 |
MELLISE DOS SANTOS FERREIRA | 2022 | 2 |
PRISCILA LUTZ SOARES MONKS | 2022 | 2 |
Raquel de Almeida Dias | 2022 | 2 |
RENATA DE ALMEIDA PEIXOTO | 2022 | 2 |
VANESSA RODRIGUES DE RODRIGUES | 2022 | 2 |
ANA CAROLINA LESSA MENDES | 2021 | 2 |
ANA LUIZA WAGNER SCHOFFEL | 2021 | 2 |
CAMILY VITORIA WERNER THUROW | 2021 | 2 |
CHRISTIAN SEDREZ JAMBEIRO | 2021 | 2 |
DENZIELLY MARQUES GARCIA | 2021 | 2 |
ISADORA MACIEL SOUSA | 2021 | 2 |
KAROLINE TAVARES CASARIN | 2021 | 2 |
LARISSA AFONSO DE MARE | 2021 | 2 |
LUANA FERREIRA DE LIMA | 2021 | 2 |
MARCELLI GUIMARAES SANCHES | 2021 | 2 |
MONICA LOPES FERREIRA | 2021 | 2 |
RICHARD NOGUEIRA MORAES | 2021 | 2 |
SALOMAO COCCO FERREIRA | 2021 | 2 |
ACHYLEY MONIQUE ARCE LEIVAS | 2020 | 2 |
ALANIA OLIVEIRA SANTOS | 2020 | 2 |
BRUNA VENEZA FONTOURA RODRIGUES | 2020 | 2 |
ISIS CARVALHO FABIANI | 2020 | 2 |
LETICIA DA COSTA TAVARES DA SILVA | 2020 | 2 |
LUISA DE VARGAS MORALES | 2020 | 2 |
LUISA VIEIRA BECKER | 2020 | 2 |
MARIANA REICHOW RAMOS | 2020 | 2 |
NATALIA DA SILVA COELHO | 2020 | 2 |
NICOLAS PERLEBERG MAILAHN | 2020 | 2 |
SAMUEL ALVES PEREIRA | 2020 | 2 |
TAEL DOS SANTOS IPPOLITO | 2020 | 2 |
TAINA FERNANDA BARBOSA NUNES | 2020 | 2 |
TAISE CARLOS NUNES | 2020 | 2 |
VICTORIA DE CASTRO ARMANI | 2020 | 2 |
ANDRE FRANCISCO SANCHES ABRAAO JUNIOR | 2019 | 2 |
BRUNA RAFAELA PIZZI | 2019 | 2 |
CAMILA DA SILVA DE OLIVEIRA | 2019 | 2 |
CARINA MACHADO LIMA | 2019 | 2 |
CATARINA FERREIRA SANTOS MORAES | 2019 | 2 |
CHAIANI BATTISTI | 2019 | 2 |
GABRIEL DA SILVA MACHADO | 2019 | 2 |
GABRIELE OLIVEIRA LASSANCE | 2019 | 2 |
GABRIELLY QUARTIERI SEJANES | 2019 | 2 |
HERICA CORTINAZ MACHADO | 2019 | 2 |
INGRID CARDOSO OLIVEIRA | 2019 | 2 |
JULIANA PORCIUNCULA DA SILVA | 2019 | 2 |
JULIA SILVEIRA LIMA | 2019 | 2 |
KEROLIN LOURENCO IRIGOYEN | 2019 | 2 |
LUCAS CERON KIKHOFEL | 2019 | 2 |
MAIARA SILVEIRA CALDEIRA | 2019 | 2 |
MONIQUE SILVA DE MORAES | 2019 | 2 |
RAYANE BRAGA MARTINS | 2019 | 2 |
ALANA BRANCO BANDEIRA | 2018 | 2 |
AMANDA FONSECA LEITZKE | 2018 | 2 |
AUGUSTO CARDOZO ARGONDIZZO | 2018 | 2 |
BRUNA ORLANDO CORREA | 2018 | 2 |
BRUNA PEREIRA DE LIMA | 2018 | 2 |
CLEITON JESUS ANDRADE PEREIRA | 2018 | 2 |
EDUARDA MARQUES DA SILVA | 2018 | 2 |
ISABELLE FERNANDES DOS PASSOS | 2018 | 2 |
JULIA JACQUES BITENCOURT | 2018 | 2 |
JULIA MENDES MENDES | 2018 | 2 |
MARCELO DE AVILA LEAO | 2018 | 2 |
MARIANA WINKE PICCOLI | 2018 | 2 |
MIKAELE VALERIO TAVARES | 2018 | 2 |
RUDIERE LUZ ARAUJO | 2018 | 2 |
VITORIA CORREA LUCQUES | 2018 | 2 |
DIENE CORREA DE NEGREDO | 2017 | 2 |
EDUARDA BRAGA FERNANDES | 2017 | 2 |
ILA YASMIM REIS AROUCHE DANTAS | 2017 | 2 |
JULIA COLLARES DOS SANTOS | 2017 | 2 |
MATHEUS PEREIRA DE ALBUQUERQUE | 2017 | 2 |
THALIA DE SOUZA DO AMARAL LEMOS | 2017 | 2 |
JHULYANA CAMPOS CARDOSO | 2016 | 2 |
LIZIA VIANNA PARDO | 2016 | 2 |
CAROLINE IEQUE SILVEIRA | 2015 | 2 |
ELLEN PIRES GONCALVES | 2015 | 2 |
MARIA LUIZA HUGENTOBLER | 2015 | 2 |
MARIANA MARTINO MACIEL COELHO | 2015 | 2 |
VIVIANE MELLO LIMA | 2015 | 1 |
MILENE MARQUES FREITAS | 2014 | 2 |
Alunos Egressos
Nome | Ano de ingresso | Ano de conclusão |
---|---|---|
AMANDA CAVICHIOLI SHIMODA | 2012 | 2016 |
BRUNO NUNES DA ROSA | 2012 | 2016 |
JAQUELINE DENISE BALSAN | 2012 | 2016 |
MARIANA FAGUNDES SARAIVA | 2012 | 2016 |
MARINA FERNANDES SOARES | 2012 | 2016 |
Caren Aline Ramson da Fonseca | 2013 | 2017 |
CLARICE VERGARA BRANDÃO | 2012 | 2017 |
FERNANDA PITT BALBINOT | 2013 | 2017 |
JAINI JANKE PALTIAN | 2013 | 2017 |
JÉSSICA IARA GALL | 2013 | 2017 |
LUCAS MORAES BERNEIRA | 2013 | 2017 |
MELINDA GOMES VICTOR | 2013 | 2017 |
Ediandra Tissot Castro | 2012 | 2018 |
LETÍCIA RAIELI DE JESUS MARQUES | 2014 | 2018 |
MARCELO HEINEMANN PRESA | 2013 | 2018 |
MÁRCIA REDMER MACHADO VEIGA | 2015 | 2018 |
ALESSANDRA DOS SANTOS | 2013 | 2019 |
BRIANA BARROS LEMOS | 2015 | 2019 |
CAROLINE NICOLODI | 2016 | 2019 |
CLÁUDIA GONÇALVES BRAZ | 2014 | 2019 |
GABRIELA TOLFO GUERRA | 2014 | 2019 |
GUSTAVO BORGES GRIEP | 2016 | 2019 |
KAMILA DA ROSA ACOSTA | 2014 | 2019 |
KETLYN PEREIRA DA MOTTA | 2015 | 2019 |
LETÍCIA BRAATZ FERREIRA | 2014 | 2019 |
LETÍCIA DE OLIVEIRA OLIZ | 2013 | 2019 |
MARCELY ECHEVERRIA OLIVEIRA | 2015 | 2019 |
NATHALIA PASSOS MOURA | 2015 | 2019 |
RAFAEL FONSECA NEVES QUADRADO | 2014 | 2019 |
TAÍS POLETTI | 2016 | 2019 |
THALIA CRUZ LUZ SOARES | 2015 | 2019 |
VINICIUS DE CAMARGO GUIGUER | 2013 | 2019 |
KELEN CRISTIANE MACHADO GOULARTE | 2014 | 2020 |
LUCIANO SISCONETTO BORJA | 2016 | 2020 |
VANESSA MACEDO ESTEVES DA ROCHA | 2014 | 2020 |
AMANDA CRUZ IACKS | 2015 | 2021 |
ANDERSON CRIZEL PINHEIRO HOLZ | 2017 | 2021 |
ANGÉLICA DE AVILA MARTINS | 2017 | 2021 |
CAROLINE LANDIM CORRÊA | 2016 | 2021 |
CAROLINE SIGNORINI GOMES | 2017 | 2021 |
CATARINE CAVADA | 2015 | 2021 |
CINTIA DA COSTA VIANNA | 2017 | 2021 |
DANIELLE TAPIA BUENO | 2016 | 2021 |
FERNANDA BRETANHA PÔRTO | 2014 | 2021 |
IANKA JACONDINO NUNES | 2015 | 2021 |
JANAÍNA VERGARA VALIM | 2014 | 2021 |
JOÃO VICTOR MACÊDO DE ALMEIDA | 2017 | 2021 |
KARINE MACIEL DEMARCO | 2015 | 2021 |
KARINI LEITZKE MENDES DIOGO | 2014 | 2021 |
KETHELYN MACHADO DA ROSA | 2016 | 2021 |
LOANA IMBRIAGO MONZON | 2016 | 2021 |
MANUELA PEREIRA SOARES | 2016 | 2021 |
MARIANA PEREIRA AGUIAR | 2016 | 2021 |
NATHÁLIA PEREIRA KOLTZ DE LIMA | 2017 | 2021 |
PAULA FERNANDA CORRÊA ROGÉRIO | 2015 | 2021 |
PRISCILA HATANO BAPTISTA | 2014 | 2021 |
RAFAELA MARTINS FELIPPE | 2016 | 2021 |
THAIS ORTIZ LOPES | 2016 | 2021 |
THUANY CARDOZO E CARDOSO | 2015 | 2021 |
WILLIAM SANABRIA SIMÕES | 2014 | 2021 |
CATARINE PETER BELLETTI | 2017 | 2022 |
EMILLY FIUZA RODRIGUES | 2017 | 2022 |
HENRIQUE RODRIGUES DOS SANTOS | 2017 | 2022 |
IGOR FRANZ SANTA BARBARA | 2017 | 2022 |
LETÍCIA DE OLIVEIRA VOLOSKI | 2017 | 2022 |
MELONY ANDRADE DOS SANTOS | 2015 | 2022 |
(*) Conceitos de curso:
(**) Vagas e formas de ingresso:
- A0 - Ampla concorrência;
- L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
- L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
Localização e contatos
- Campus Universitário Capão do Leão, s/n Sala 102, prédio 31
96160-000 Pelotas, Rio Grande do Sul - Horário de Atendimento:
08:00 às 20:00 horas - (53) 3275-7454
- clique para ver o e-mail