Nome do Curso / Conceitos (*)
Química Forense
Nível / Grau
GRADUAÇÃO / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL
Código UFPel
7800
Código e-MEC
1180627
Unidade
Coordenador
Criação e Reconhecimento
Curso reconhecido pela Portaria nº 647 de 20/09/2018. Publicada no D.O.U. de 24/09/2018.

Contextualização

O objetivo do curso de Química Forense é formar um profissional em Química que terá a capacidade de interagir com outros profissionais nas áreas de medicina forense e jurídica, reduzindo o tempo na investigação e na solução de processos. O profissional em Química Forense deve ser capaz de solucionar as dúvidas de um crime ou de um acidente, por meio da Química utilizando métodos analíticos/instrumentais apropriados. Além das habilitações pertinentes ao Bacharel em Química, o químico forense aplicará métodos rigorosamente científicos e aprenderá a justificar e defender conclusões bem fundamentadas. Na área forense, cada problema científico tem um interesse humano, mas o cientista forense deve ser capaz de investigar e analisar a situação imparcialmente e objetivamente através de medidas científicas cuidadosas e precisas.

Objetivos

   O Curso de Graduação em Química Forense objetiva preparar o profissional para atuar como químico, no trabalho exploratório, técnico e científico em métodos e técnicas de análise aplicadas à Ciência Forense. Conhecimentos da Química Fundamental, como Química Analítica, Química Orgânica, Química Inorgânica, e Físico-Química estão diretamente vinculados a Química Forense. O profissional formado em Química Forense atenderá a carência de profissionais preparados para atuar nessa área sendo que sua demanda se faz crescente e necessária no Brasil.

Perfil do Egresso

O profissional em Química Forense terá formação multi e interdisciplinar para compreender e atuar sobre problemas químicos inseridos no âmbito da área jurídica e investigação forense. Além de possuir sólidos conhecimentos das disciplinas que constituem o núcleo básico de formação de um Bacharel em Química, deve ser capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos, adaptando-os a situações cotidianas e novas, utilizando a Química em benefício da sociedade, com a consciência voltada para o sentido investigativo.
É inerente que o químico forense aplique a química clássica e tecnológica, no sentido de desvendar situações e solucionar problemas através da interação com outros profissionais nas áreas de Medicina Forense e Jurídica, reduzindo o tempo na investigação e na solução de processos. O profissional em Química Forense deve ser capaz de solucionar as dúvidas de um crime ou de um acidente, por meio da Química utilizando métodos analíticos/instrumentais apropriados.
Na área forense, cada problema científico tem um interesse humano, mas o Cientista Forense deve ser capaz de investigar e analisar a situação imparcialmente e objetivamente através de medidas científicas cuidadosas e precisas.

Competências e habilidades

     O novo paradigma do ensino universitário tem como compromisso estabelecer programas que fomentem a capacidade intelectual dos alunos, qualificando as relações inter e transdisciplinares dos estudos e pesquisas e a consequente aprendizagem dos envolvidos no processo. Desta forma, o Curso de Bacharelado em Química Forense pretende contribuir para a formação de um perfil profissional mais competente e flexível.
     Dentre as atribuições dos alunos graduados em Bacharelado em Química Forense, podemos citar:
- Direção, supervisão, programação, coordenação, orientação e responsabilidade técnica no âmbito das atribuições respectivas.
- Assistência, assessoria, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização no âmbito das atribuições respectivas.
- Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento e serviços técnicos; elaboraçãode pareceres, laudos e atestados no âmbito das atribuições respectivas.
- Desempenho de cargos e funções técnicas no âmbito das atribuições respectivas.
- Ensaios e pesquisas em geral. Pesquisa e desenvolvimento de métodos e produtos.
            Além disso, o Químico Forense poderá atuar em outras áreas de interesses, na execussão das seguintes atividades:
- Perícias policiais;
- Perícias trabalhistas;
- Perícias industriais (alimentos, medicamentos e etc.);
- Perícias ambientais;
- Doping desportivo.

Organização Curricular

Em fase de transição para novo currículo.

Procedimentos e metodologias de ensino

     Segundo a obra “Primeira Carta” de Paulo Freite, o professor que ensina e, aplica do objeto ensinar, também é ensinado. O professor deve estimular a leitura e a curiosidade do aluno. Proporcionar a experiência da escrita e compreensão.
      Em muitos casos o químico forense será autor ou leitor de laudos. Uma das parábolas de Paulo Freire em sua primeira carta diz: “Assim como um pedreiro não pode prescindir de um conjunto de instrumentos de trabalho, sem os quais não levanta as paredes da casa que está sendo construída, assim também o leitor estudioso precisa de instrumentos fundamentais sem os quais não pode ler ou escrever com eficácia. Dicionários7, entre eles o etimológico, o de regimes de verbos, o de regimes de substantivos e adjetivos, o filosófico, o de sinônimos e de antônimos, enciclopédias. A leitura comparativa de texto, de outro autor que trate o mesmo tema cuja linguagem seja menos complexa.”
“É preciso deixar claro, também, que há uma relação necessária entre o nível do conteúdo do livro e o nível da atual formação do leitor. Estes níveis envolvem a experiência intelectual do autor e do leitor. A compreensão do que se lê tem que ver com essa relação.” Fazendo uma leitura de forma diferenciada do conteúdo expressado por Paulo Freire e dentro deste contexto o estímulo intelectual dos alunos deve ser aguçado através dos trabalhos dos professores e experimentos que simulem a vida profissional.
O estimulo a leitura deve ser uma constante. Em concerne com a formação do discente, é importante mencionarmos o conteúdo da “Segunda Carta”, que fala do medo, do pânico, que o medo pode vir da incompetência científica. A reunião de conteúdos, o real aprendizado dará forças ao aluno de, com competência, ter segurança na profissão. É importante revelarmos o conteúdo da “Nona Carta” de Paulo Freire.
Neste sentido, a consciência da prática implica a ciência da prática embutida, anunciada nela. Desta forma, fazer ciência é descobrir, desvelar verdades em torno do mundo, dos seres vivos, das coisas, que repousavam à espera do desnudamento, é dar sentido objetivo a algo que novas necessidades emergentes da prática social colocam às mulheres e aos homens.
Trazendo para a realidade do Programa de Restruturação Universitário, o Reuni conjuntamente com politica de cotas tem o fim de minimizar problemas que já foram levantados por Paulo Freire, por ex.. “Não podemos deixar de levar em consideração as condições materiais desfavoráveis que muitos alunos de escolas da periferia da cidade experimentam. A precariedade de suas habitações, a deficiência de sua alimentação, a falta em seu cotidiano de atividades de leitura da palavra..”. Hoje o curso de Bacharelado em Química Forense também corrabora com a lei de cotas conforme os moldes estabelecidos pelas normas da UFPel.

Avaliação do ensino e da aprendizagem

O sistema de avaliação dependerá do objetivo específico de cada disciplina ou atividade. Nas disciplinas que exigem apenas aulas teóricas, o aluno será avaliado a partir de seu envolvimento em várias atividades: exercícios, apresentação de seminários e provas aplicadas. Nas disciplinas de origem experimental, que envolvem aulas práticas em laboratório, o aluno será avaliado através de seu desempenho nos procedimentos experimentais comprovado pela presença nas referidas aulas, bem como por relatórios das atividades desenvolvidas a critério dos professores de cada disciplina. Para as disciplinas que envolvem projetos e estágios, algumas vezes fora da UFPel, a avalia­ção será feita através da apresentação de monografias, relatórios técnicos ou seminários.
            De acordo com o Regimento Geral da UFPel (1977), Cap. V do Sistema de Ensino, artigos 183 a 198, a verificação do aproveitamento do aluno será realizada por disciplina, abrangendo aspectos de assiduidade e avaliação de conhecimentos. A aprovação em cada disciplina será apurada semestralmente e fica condicionada a frequência do aluno em pelo menos 75% das aulas teóricas e 75% das aulas práticas. O aproveitamento será verificado mediante a realização de no mínimo duas verificações com o mesmo peso, distribuídas ao longo do período, sem prejuízo de outras verificações de aula e trabalhos previstos no plano de ensino da disciplina.
A média aritmética das verificações constitui a nota semestral, considerando-se aprovado o aluno que obtiver nota semestral igual ou superior a 7,0. O aluno que obtiver média semestral inferior a 3,0 será considerado definitivamente reprovado. O aluno que obtiver média semestral inferior a 7,0 e igual ou superior a 3,0 será submetido um exame, versando sobre toda a matéria lecionada no período. Será considerado aprovado o aluno que, feito o referido exame, obtiver média igual ou superior a 5,0, resultante da divisão por dois da soma da média semestral e da nota do exame.

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

A universidade, como lócus próprio da produção e socialização de conhecimentos, amplia a formação acadêmica através de programas de estudos em pós-graduação que objetivam a construção e o aprofundamento de saberes considerando de relevância científica, acadêmica e social.
Além disso, proporcionam a formação técnica, diversidade não se atenha às deficiências e sim a outros fatores passíveis de exclusão, tais como, as questões de gênero, etnia, situação socioeconômica, raça, sexualidade, entre outros. Estes últimos, embora não sejam contemplados diretamente com ações estruturais pedagógicas previstas neste projeto, será o foco de discussão e adequação, além de permearem as disciplinas teórico-práticas da formação de professores, com vistas a construção de uma proposta de ensino incluso e interacionista.
Os docentes do Núcleo Docente Estruturante do Curso (NDE) atuam como membros permanentes ou colaboradores em Programas de Pós-Graduação. Dentre estes PPGs, podemos citar: Bioquímica e Bioprospecção, Química, Ciências e Engenharia de Materiais, Biotecnologia e Ciência e Tecnologia de Alimentos. Enfatiza-se uma afinidade com o Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Bioprospecção, onde a maioria do corpo docente da Química Forense desenvolve pesquisa nesse programa.

Acompanhamento de Egressos

O acompanhamento dos profissionais egressos deve permitir ao Curso conhecer os resultados da formação propiciada no que tange à inserção do Bacharel em Química Forense no campo de trabalho. A Criação de Mecanismos de Acompanhamento de Egressos no Bacharelado em Química Forense ocorrerá a partir de instrumentos de coleta de opinião sobre a formação recebida e também pelo contato com agências empregadoras para obtenção de informações a respeito do desempenho do egresso no mercado de trabalho.
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) terá um papel importante na coleta e execução desse trabalho que tem a intensão de acompanhar os egressos. Uma vez obtidas informações analisadas quantitativa e qualitativamente, estas servirão de subsídios tanto para a ampliação dos serviços educacionais prestados, como para o desenvolvimento de estratégias de avaliação e adequação dos currículos.
No conjunto, as informações obtidas destinam-se à melhoria dos programas acadêmicos dentro do espectro de graduação, desde a oferta de oficinas profissionais, cursos em projetos de ensino e atividades de extensão, eventos que promovam o aperfeiçoamento e qualificação profissional. É intenção também possibilitar a articulação entre os campos de trabalho, a convivência acadêmica e os saberes produzidos.
Para manter atualizado um banco de dados sobre os egressos, será organizado um formulário que é aplicado com o auxílio da Secretaria Acadêmica, que dispõe de telefone, endereço e e-mail para proceder a pesquisa, caso não seja realizado presencialmente. As respostas devem serão tabuladas pelo . Nesse cadastro estão contempladas todas as informações dos ex-alunos, o curso realizado, a atuação no mercado de trabalho, as dificuldades encontradas na profissão, o perfil de profissional exigido pelas empresas, identificação de novos cursos de graduação, pós-graduação e aperfeiçoamento.
Os egressos possuirão um canal de comunicação virtual com a Instituição, que é realizado através da ouvidoria, para que possam sanar dúvidas, solicitar informações, fazer sugestões ou críticas. O e-mail direto para o coordenador do curso ou qualquer outro docente do NDE também será um instrumento ativo. O retorno formal dado pelos egressos é importantíssimo para efetivação e consolidação do curso e de futuros profissionais.

Matriz Curricular

1º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11100009GEOMETRIA ANALÍTICAObrigatória460
12000227QUÍMICA GERAL E INORGÂNICAObrigatória460
12000334QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA EXPERIMENTALObrigatória230
06560017SOCIOLOGIAObrigatória230

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11100049BIOESTATÍSTICA11100009 - GEOMETRIA ANALÍTICAObrigatória460
11100058CÁLCULO 1Obrigatória460
11090032FÍSICA BÁSICA IObrigatória460
12000244QUÍMICA ANALÍTICA I12000227 - QUÍMICA GERAL E INORGÂNICAObrigatória460
12000246QUÍMICA INORGÂNICA IObrigatória460
12000118QUÍMICA ORGÂNICA IObrigatória460

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11100059CÁLCULO 211100058 - CÁLCULO 1Obrigatória460
11090033FÍSICA BÁSICA II11090032 - FÍSICA BÁSICA I11100058 - CÁLCULO 1Obrigatória460
12000284QUÍMICA ANALÍTICA II12000244 - QUÍMICA ANALÍTICA IObrigatória575
12000253QUÍMICA INORGÂNICA II12000246 - QUÍMICA INORGÂNICA IObrigatória460
12000254QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL I12000118 - QUÍMICA ORGÂNICA IObrigatória460
12000127QUÍMICA ORGÂNICA II12000118 - QUÍMICA ORGÂNICA IObrigatória460

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
12000335BIOQUÍMICA I12000118 - QUÍMICA ORGÂNICA IObrigatória460
11100060CÁLCULO 311100059 - CÁLCULO 211100005 - ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICAObrigatória690
11090034FÍSICA BÁSICA III11090033 - FÍSICA BÁSICA IIObrigatória460
12000285QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL II12000254 - QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL I12000118 - QUÍMICA ORGÂNICA IObrigatória460
12000104QUÍMICA ORGÂNICA III12000127 - QUÍMICA ORGÂNICA IIObrigatória460

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
12000296ANÁLISE INSTRUMENTAL FORENSE12000284 - QUÍMICA ANALÍTICA IIObrigatória690
12000299BIOQUÍMICA II12000028 - BIOQUÍMICA IObrigatória460
12000300ESPECTROSCOPIA FORENSE12000127 - QUÍMICA ORGÂNICA IIObrigatória460
12000278FÍSICO-QUÍMICA 112000227 - QUÍMICA GERAL E INORGÂNICAObrigatória460
12000297PREPARAÇÃO DE AMOSTRAS PARA ANÁLISES FORENSES12000284 - QUÍMICA ANALÍTICA IIObrigatória460
12000298TOXICOLOGIA I12000028 - BIOQUÍMICA IObrigatória460

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
12000304BIOQUÍMICA EXPERIMENTAL FORENSE12000299 - BIOQUÍMICA IIObrigatória460
12000309CROMATOGRAFIA APLICADA A ANÁLISES FORENSES12000244 - QUÍMICA ANALÍTICA I12000118 - QUÍMICA ORGÂNICA IObrigatória460
12000268FÍSICO-QUÍMICA 212000278 - FÍSICO-QUÍMICA 1Obrigatória460
12000269FÍSICO-QUÍMICA EXPERIMENTAL 112000278 - FÍSICO-QUÍMICA 1Obrigatória230
12000310QUÍMICA FORENSE12000300 - ESPECTROSCOPIA FORENSE12000296 - ANÁLISE INSTRUMENTAL FORENSEObrigatória460
12000311TOXICOLOGIA II12000298 - TOXICOLOGIA IObrigatória460

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
09050053BIOLOGIA MOLECULAR FORENSE12000299 - BIOQUÍMICA IIObrigatória460
12000323FÍSICO-QUÍMICA III12000268 - FÍSICO-QUÍMICA 2Obrigatória230
04830005FUNDAMENTOS DE DIREITO06560017 - SOCIOLOGIAObrigatória460
12000326TOXICOLOGIA EXPERIMENTAL12000298 - TOXICOLOGIA IObrigatória345

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
12000327ANÁLISE PERICIAL DE LOCAIS DE CRIMEObrigatória460
09050054BIOLOGIA MOLECULAR FORENSE EXPERIMENTAL09050053 - BIOLOGIA MOLECULAR FORENSEObrigatória460
12000214CIÊNCIAS FORENSES12000298 - TOXICOLOGIA IObrigatória460
12000330ESTÁGIO IObrigatória12180

9º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
12000331ESTÁGIO II12000330 - ESTÁGIO IObrigatória12180
12000332TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSOObrigatória230

Complementares

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
12000211ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar136

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
09040033ANATOMIA HUMANA BÁSICAOptativa345
12000325CIÊNCIAS FORENSES I12000298 - TOXICOLOGIA IOptativa460
12000226INTRODUÇÃO A BIOLOGIA E BIOQUÍMICAOptativa460
15000631MINERALOGIA12000227 - QUÍMICA GERAL E INORGÂNICAOptativa345
12000208QUÍMICA MEDICINAL12000127 - QUÍMICA ORGÂNICA IIOptativa460
12000333SEGURANÇA DE LABORATÓRIOS EM QUÍMICAOptativa230
12000209TECNOLOGIA DO BIODIESEL12000118 - QUÍMICA ORGÂNICA IOptativa345
12000210TÓPICOS ESP EM QUÍM FOR: QUÍMICA ORG DOS ESTIMULANTES12000118 - QUÍMICA ORGÂNICA IOptativa230

Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres

Nome
ADEMAR FONSECAInstituto de Biologia
ALEXANDRE MOLTERInstituto de Física e Matemática
ANDREA MORGADOInstituto de Física e Matemática
ANDRE RICARDO FAJARDOCentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
ANTONIO CESAR BORTOWISKI ROSA LEITESInstituto de Biologia
CARLA DE ANDRADE HARTWIGCentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
CESAR AUGUSTO BRUNINGCentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
CLARISSA MARQUES MOREIRA DOS SANTOSCentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
CLAUDIO MARTIN PEREIRA DE PEREIRACentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
DANIELA DALLA CHIESAInstituto de Física e Matemática
ELISIA RODRIGUES CORREAInstituto de Física e Matemática
ETHEL ANTUNES WILHELMCentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
FABRICIO BANDEIRA CABRALInstituto de Física e Matemática
FRANCIELI MORO STEFANELLOCentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
GEONIR MACHADO SIQUEIRACentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
GLENIO AGUIAR GONCALVESInstituto de Física e Matemática
HEDEN LUIZ MARQUES MOREIRAInstituto de Biologia
JOSEANE DA SILVA PORTOInstituto de Física e Matemática
LIGIA FURLANCentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
MARCIA FOSTER MESKOCentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
MARIO LUIZ LOPES DA SILVAInstituto de Física e Matemática
MARTA MARQUES AVILAFaculdade de Direito
MASSAKO TAKAHASHI DOURADOCentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
MAURICIO ZAHNInstituto de Física e Matemática
PAULO SERGIO KUHNInstituto de Física e Matemática
PEDRO ALCIDES ROBERTT NIZInstituto de Filosofia, Sociologia e Política
PEDRO LOVATO GOMES JARDIMInstituto de Física e Matemática
REJANE PERGHERInstituto de Física e Matemática
RENATO AZEVEDO DE AZEVEDOInstituto de Biologia
ROBSON DA SILVA OLIBONICentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
RODRIGO GARCIA VELHOCentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
ROGERIO ANTONIO FREITAGCentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
ROSELIA MARIA SPANEVELLOCentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
RUI CARLOS ZAMBIAZICentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
SIMONE DA SILVA RIBEIRO GOMESInstituto de Filosofia, Sociologia e Política
WILHELM MARTIN WALLAUCentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
WILSON JOAO CUNICO FILHOCentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos

Turmas ofertadas em 2019 / 1

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11100049 - BIOESTATÍSTICA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
SEG14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
T1370
11100058 - CÁLCULO 1
Horários
ManhãTardeNoite
SEG16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
QUA14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
T7400
11090032 - FÍSICA BÁSICA I
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T4400
12000244 - QUÍMICA ANALÍTICA I
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
SEX14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
M1150
12000244 - QUÍMICA ANALÍTICA I
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
SEX16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
M2150
12000246 - QUÍMICA INORGÂNICA I
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
SEX10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T1400
12000118 - QUÍMICA ORGÂNICA I
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T4400

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
12000335 - BIOQUÍMICA I
Horários
ManhãTardeNoite
QUI14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
T1300
11100060 - CÁLCULO 3
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
SEG16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
SEX14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
T5250
11090034 - FÍSICA BÁSICA III
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T1300
12000285 - QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL II
Horários
ManhãTardeNoite
TER14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
P100
12000285 - QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL II
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
P2120
12000104 - QUÍMICA ORGÂNICA III
Horários
ManhãTardeNoite
QUA14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
T1300

5º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
12000297 - PREPARAÇÃO DE AMOSTRAS PARA ANÁLISES FORENSES
Horários
ManhãTardeNoite
TER14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
M140

6º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
12000304 - BIOQUÍMICA EXPERIMENTAL FORENSE
Horários
ManhãTardeNoite
QUI14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
P1150
12000309 - CROMATOGRAFIA APLICADA A ANÁLISES FORENSES
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1150
12000268 - FÍSICO-QUÍMICA 2
Horários
ManhãTardeNoite
QUA14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
T1200
12000269 - FÍSICO-QUÍMICA EXPERIMENTAL 1
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
P1150
12000310 - QUÍMICA FORENSE
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1150
12000311 - TOXICOLOGIA II
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T1250

8º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
12000327 - ANÁLISE PERICIAL DE LOCAIS DE CRIME
Horários
ManhãTardeNoite
QUI14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
M1150
09050054 - BIOLOGIA MOLECULAR FORENSE EXPERIMENTAL
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
P1190
12000214 - CIÊNCIAS FORENSES
Horários
ManhãTardeNoite
QUA14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
M1150
12000330 - ESTÁGIO I
Horários
ManhãTardeNoite
SEX10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
SEG14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
TER14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
SEX14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
P1150

9º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
12000331 - ESTÁGIO IIP130
12000332 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSOP130

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
09040033 - ANATOMIA HUMANA BÁSICA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
M1450

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
AMANDA CAVICHIOLI SHIMODA20122016
BRUNO NUNES DA ROSA20122016
JAQUELINE DENISE BALSAN20122016
MARIANA FAGUNDES SARAIVA20122016
MARINA FERNANDES SOARES20122016
CAREN ALINE RAMSON DA FONSECA20132017
CLARICE VERGARA BRANDÃO20122017
FERNANDA PITT BALBINOT20132017
JAINI JANKE PALTIAN20132017
JÉSSICA IARA GALL20132017
LUCAS MORAES BERNEIRA20132017
MELINDA GOMES VICTOR20132017
LETICIA RAIELI DE JESUS MARQUES20142018
MARCELO HEINEMANN PRESA20132018

(*) Conceitos de curso:

(**) Vagas e formas de ingresso:

  • A0 - Ampla concorrência;
  • L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
  • L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)

Localização e contatos

Página gerada em 16/02/2019 01:38:40 (consulta levou 0.451130s)