Nome do Curso / Conceitos (*)
Química Forense
Enade (2017)3CPC (2017)3
Nível / Grau
Graduação / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL (MATUTINO+VESPERTINO)
Código UFPel
7800
Código e-MEC
1180627
Unidade
Coordenador
A0 | L1 | L2 | L5 | L6 | L9 | L10 | L13 | L14 | L30 | Total | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
PAVE 2023/2 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 9 | |
SISU 2023/2 | 9 | 2 | 2 | 2 | 2 | 1 | 1 | 19 |
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela Resolução nº522 de 16 de agosto de 2012
Curso reconhecido pela Portaria nº 647 de 20/09/2018. Publicada na Seção 1, página 30 do D.O.U. de 24/09/2018.
Curso reconhecido pela Portaria nº 647 de 20/09/2018. Publicada na Seção 1, página 30 do D.O.U. de 24/09/2018.
Contextualização
O objetivo do curso de Química Forense é formar um profissional em Química que terá a capacidade de interagir com outros profissionais nas áreas de medicina forense e jurídica, reduzindo o tempo na investigação e na solução de processos. O profissional em Química Forense deve ser capaz de solucionar as dúvidas de um crime ou de um acidente, por meio da Química utilizando métodos analíticos/instrumentais apropriados. Além das habilitações pertinentes ao Bacharel em Química, o químico forense aplicará métodos rigorosamente científicos e aprenderá a justificar e defender conclusões bem fundamentadas. Na área forense, cada problema científico tem um interesse humano, mas o cientista forense deve ser capaz de investigar e analisar a situação imparcialmente e objetivamente através de medidas científicas cuidadosas e precisas.
Objetivos
O Curso de Graduação em Química Forense objetiva preparar o profissional para atuar como químico, no trabalho exploratório, técnico e científico em métodos e técnicas de análise aplicadas à Ciência Forense. Conhecimentos da Química Fundamental, como Química Analítica, Química Orgânica, Química Inorgânica, e Físico-Química estão diretamente vinculados a Química Forense. O profissional formado em Química Forense atenderá a carência de profissionais preparados para atuar nessa área sendo que sua demanda se faz crescente e necessária no Brasil.
Perfil do Egresso
O profissional em Química Forense terá formação multi e interdisciplinar para compreender e atuar sobre problemas químicos inseridos no âmbito da área jurídica e investigação forense. Além de possuir sólidos conhecimentos das disciplinas que constituem o núcleo básico de formação de um Bacharel em Química, deve ser capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos, adaptando-os a situações cotidianas e novas, utilizando a Química em benefício da sociedade, com a consciência voltada para o sentido investigativo.
É inerente que o químico forense aplique a química clássica e tecnológica, no sentido de desvendar situações e solucionar problemas através da interação com outros profissionais nas áreas de Medicina Forense e Jurídica, reduzindo o tempo na investigação e na solução de processos. O profissional em Química Forense deve ser capaz de solucionar as dúvidas de um crime ou de um acidente, por meio da Química utilizando métodos analíticos/instrumentais apropriados.
Na área forense, cada problema científico tem um interesse humano, mas o Cientista Forense deve ser capaz de investigar e analisar a situação imparcialmente e objetivamente através de medidas científicas cuidadosas e precisas.
É inerente que o químico forense aplique a química clássica e tecnológica, no sentido de desvendar situações e solucionar problemas através da interação com outros profissionais nas áreas de Medicina Forense e Jurídica, reduzindo o tempo na investigação e na solução de processos. O profissional em Química Forense deve ser capaz de solucionar as dúvidas de um crime ou de um acidente, por meio da Química utilizando métodos analíticos/instrumentais apropriados.
Na área forense, cada problema científico tem um interesse humano, mas o Cientista Forense deve ser capaz de investigar e analisar a situação imparcialmente e objetivamente através de medidas científicas cuidadosas e precisas.
Competências e habilidades
O novo paradigma do ensino universitário tem como compromisso estabelecer programas que fomentem a capacidade intelectual dos alunos, qualificando as relações inter e transdisciplinares dos estudos e pesquisas e a consequente aprendizagem dos envolvidos no processo. Desta forma, o Curso de Bacharelado em Química Forense pretende contribuir para a formação de um perfil profissional mais competente e flexível.
Dentre as atribuições dos alunos graduados em Bacharelado em Química Forense, podemos citar:
- Direção, supervisão, programação, coordenação, orientação e responsabilidade técnica no âmbito das atribuições respectivas.
- Assistência, assessoria, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização no âmbito das atribuições respectivas.
- Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento e serviços técnicos; elaboraçãode pareceres, laudos e atestados no âmbito das atribuições respectivas.
- Desempenho de cargos e funções técnicas no âmbito das atribuições respectivas.
- Ensaios e pesquisas em geral. Pesquisa e desenvolvimento de métodos e produtos.
Além disso, o Químico Forense poderá atuar em outras áreas de interesses, na execussão das seguintes atividades:
- Perícias policiais;
- Perícias trabalhistas;
- Perícias industriais (alimentos, medicamentos e etc.);
- Perícias ambientais;
- Doping desportivo.
Dentre as atribuições dos alunos graduados em Bacharelado em Química Forense, podemos citar:
- Direção, supervisão, programação, coordenação, orientação e responsabilidade técnica no âmbito das atribuições respectivas.
- Assistência, assessoria, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização no âmbito das atribuições respectivas.
- Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento e serviços técnicos; elaboraçãode pareceres, laudos e atestados no âmbito das atribuições respectivas.
- Desempenho de cargos e funções técnicas no âmbito das atribuições respectivas.
- Ensaios e pesquisas em geral. Pesquisa e desenvolvimento de métodos e produtos.
Além disso, o Químico Forense poderá atuar em outras áreas de interesses, na execussão das seguintes atividades:
- Perícias policiais;
- Perícias trabalhistas;
- Perícias industriais (alimentos, medicamentos e etc.);
- Perícias ambientais;
- Doping desportivo.
Organização Curricular
Em fase de transição para novo currículo.
Procedimentos e metodologias de ensino
Segundo a obra “Primeira Carta” de Paulo Freite, o professor que ensina e, aplica do objeto ensinar, também é ensinado. O professor deve estimular a leitura e a curiosidade do aluno. Proporcionar a experiência da escrita e compreensão.
Em muitos casos o químico forense será autor ou leitor de laudos. Uma das parábolas de Paulo Freire em sua primeira carta diz: “Assim como um pedreiro não pode prescindir de um conjunto de instrumentos de trabalho, sem os quais não levanta as paredes da casa que está sendo construída, assim também o leitor estudioso precisa de instrumentos fundamentais sem os quais não pode ler ou escrever com eficácia. Dicionários7, entre eles o etimológico, o de regimes de verbos, o de regimes de substantivos e adjetivos, o filosófico, o de sinônimos e de antônimos, enciclopédias. A leitura comparativa de texto, de outro autor que trate o mesmo tema cuja linguagem seja menos complexa.”
“É preciso deixar claro, também, que há uma relação necessária entre o nível do conteúdo do livro e o nível da atual formação do leitor. Estes níveis envolvem a experiência intelectual do autor e do leitor. A compreensão do que se lê tem que ver com essa relação.” Fazendo uma leitura de forma diferenciada do conteúdo expressado por Paulo Freire e dentro deste contexto o estímulo intelectual dos alunos deve ser aguçado através dos trabalhos dos professores e experimentos que simulem a vida profissional.
O estimulo a leitura deve ser uma constante. Em concerne com a formação do discente, é importante mencionarmos o conteúdo da “Segunda Carta”, que fala do medo, do pânico, que o medo pode vir da incompetência científica. A reunião de conteúdos, o real aprendizado dará forças ao aluno de, com competência, ter segurança na profissão. É importante revelarmos o conteúdo da “Nona Carta” de Paulo Freire.
Neste sentido, a consciência da prática implica a ciência da prática embutida, anunciada nela. Desta forma, fazer ciência é descobrir, desvelar verdades em torno do mundo, dos seres vivos, das coisas, que repousavam à espera do desnudamento, é dar sentido objetivo a algo que novas necessidades emergentes da prática social colocam às mulheres e aos homens.
Trazendo para a realidade do Programa de Restruturação Universitário, o Reuni conjuntamente com politica de cotas tem o fim de minimizar problemas que já foram levantados por Paulo Freire, por ex.. “Não podemos deixar de levar em consideração as condições materiais desfavoráveis que muitos alunos de escolas da periferia da cidade experimentam. A precariedade de suas habitações, a deficiência de sua alimentação, a falta em seu cotidiano de atividades de leitura da palavra..”. Hoje o curso de Bacharelado em Química Forense também corrabora com a lei de cotas conforme os moldes estabelecidos pelas normas da UFPel.
Em muitos casos o químico forense será autor ou leitor de laudos. Uma das parábolas de Paulo Freire em sua primeira carta diz: “Assim como um pedreiro não pode prescindir de um conjunto de instrumentos de trabalho, sem os quais não levanta as paredes da casa que está sendo construída, assim também o leitor estudioso precisa de instrumentos fundamentais sem os quais não pode ler ou escrever com eficácia. Dicionários7, entre eles o etimológico, o de regimes de verbos, o de regimes de substantivos e adjetivos, o filosófico, o de sinônimos e de antônimos, enciclopédias. A leitura comparativa de texto, de outro autor que trate o mesmo tema cuja linguagem seja menos complexa.”
“É preciso deixar claro, também, que há uma relação necessária entre o nível do conteúdo do livro e o nível da atual formação do leitor. Estes níveis envolvem a experiência intelectual do autor e do leitor. A compreensão do que se lê tem que ver com essa relação.” Fazendo uma leitura de forma diferenciada do conteúdo expressado por Paulo Freire e dentro deste contexto o estímulo intelectual dos alunos deve ser aguçado através dos trabalhos dos professores e experimentos que simulem a vida profissional.
O estimulo a leitura deve ser uma constante. Em concerne com a formação do discente, é importante mencionarmos o conteúdo da “Segunda Carta”, que fala do medo, do pânico, que o medo pode vir da incompetência científica. A reunião de conteúdos, o real aprendizado dará forças ao aluno de, com competência, ter segurança na profissão. É importante revelarmos o conteúdo da “Nona Carta” de Paulo Freire.
Neste sentido, a consciência da prática implica a ciência da prática embutida, anunciada nela. Desta forma, fazer ciência é descobrir, desvelar verdades em torno do mundo, dos seres vivos, das coisas, que repousavam à espera do desnudamento, é dar sentido objetivo a algo que novas necessidades emergentes da prática social colocam às mulheres e aos homens.
Trazendo para a realidade do Programa de Restruturação Universitário, o Reuni conjuntamente com politica de cotas tem o fim de minimizar problemas que já foram levantados por Paulo Freire, por ex.. “Não podemos deixar de levar em consideração as condições materiais desfavoráveis que muitos alunos de escolas da periferia da cidade experimentam. A precariedade de suas habitações, a deficiência de sua alimentação, a falta em seu cotidiano de atividades de leitura da palavra..”. Hoje o curso de Bacharelado em Química Forense também corrabora com a lei de cotas conforme os moldes estabelecidos pelas normas da UFPel.
Avaliação do ensino e da aprendizagem
O sistema de avaliação dependerá do objetivo específico de cada disciplina ou atividade. Nas disciplinas que exigem apenas aulas teóricas, o aluno será avaliado a partir de seu envolvimento em várias atividades: exercícios, apresentação de seminários e provas aplicadas. Nas disciplinas de origem experimental, que envolvem aulas práticas em laboratório, o aluno será avaliado através de seu desempenho nos procedimentos experimentais comprovado pela presença nas referidas aulas, bem como por relatórios das atividades desenvolvidas a critério dos professores de cada disciplina. Para as disciplinas que envolvem projetos e estágios, algumas vezes fora da UFPel, a avaliação será feita através da apresentação de monografias, relatórios técnicos ou seminários.
De acordo com o Regimento Geral da UFPel (1977), Cap. V do Sistema de Ensino, artigos 183 a 198, a verificação do aproveitamento do aluno será realizada por disciplina, abrangendo aspectos de assiduidade e avaliação de conhecimentos. A aprovação em cada disciplina será apurada semestralmente e fica condicionada a frequência do aluno em pelo menos 75% das aulas teóricas e 75% das aulas práticas. O aproveitamento será verificado mediante a realização de no mínimo duas verificações com o mesmo peso, distribuídas ao longo do período, sem prejuízo de outras verificações de aula e trabalhos previstos no plano de ensino da disciplina.
A média aritmética das verificações constitui a nota semestral, considerando-se aprovado o aluno que obtiver nota semestral igual ou superior a 7,0. O aluno que obtiver média semestral inferior a 3,0 será considerado definitivamente reprovado. O aluno que obtiver média semestral inferior a 7,0 e igual ou superior a 3,0 será submetido um exame, versando sobre toda a matéria lecionada no período. Será considerado aprovado o aluno que, feito o referido exame, obtiver média igual ou superior a 5,0, resultante da divisão por dois da soma da média semestral e da nota do exame.
De acordo com o Regimento Geral da UFPel (1977), Cap. V do Sistema de Ensino, artigos 183 a 198, a verificação do aproveitamento do aluno será realizada por disciplina, abrangendo aspectos de assiduidade e avaliação de conhecimentos. A aprovação em cada disciplina será apurada semestralmente e fica condicionada a frequência do aluno em pelo menos 75% das aulas teóricas e 75% das aulas práticas. O aproveitamento será verificado mediante a realização de no mínimo duas verificações com o mesmo peso, distribuídas ao longo do período, sem prejuízo de outras verificações de aula e trabalhos previstos no plano de ensino da disciplina.
A média aritmética das verificações constitui a nota semestral, considerando-se aprovado o aluno que obtiver nota semestral igual ou superior a 7,0. O aluno que obtiver média semestral inferior a 3,0 será considerado definitivamente reprovado. O aluno que obtiver média semestral inferior a 7,0 e igual ou superior a 3,0 será submetido um exame, versando sobre toda a matéria lecionada no período. Será considerado aprovado o aluno que, feito o referido exame, obtiver média igual ou superior a 5,0, resultante da divisão por dois da soma da média semestral e da nota do exame.
Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação
A universidade, como lócus próprio da produção e socialização de conhecimentos, amplia a formação acadêmica através de programas de estudos em pós-graduação que objetivam a construção e o aprofundamento de saberes considerando de relevância científica, acadêmica e social.
Além disso, proporcionam a formação técnica, diversidade não se atenha às deficiências e sim a outros fatores passíveis de exclusão, tais como, as questões de gênero, etnia, situação socioeconômica, raça, sexualidade, entre outros. Estes últimos, embora não sejam contemplados diretamente com ações estruturais pedagógicas previstas neste projeto, será o foco de discussão e adequação, além de permearem as disciplinas teórico-práticas da formação de professores, com vistas a construção de uma proposta de ensino incluso e interacionista.
Os docentes do Núcleo Docente Estruturante do Curso (NDE) atuam como membros permanentes ou colaboradores em Programas de Pós-Graduação. Dentre estes PPGs, podemos citar: Bioquímica e Bioprospecção, Química, Ciências e Engenharia de Materiais, Biotecnologia e Ciência e Tecnologia de Alimentos. Enfatiza-se uma afinidade com o Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Bioprospecção, onde a maioria do corpo docente da Química Forense desenvolve pesquisa nesse programa.
Além disso, proporcionam a formação técnica, diversidade não se atenha às deficiências e sim a outros fatores passíveis de exclusão, tais como, as questões de gênero, etnia, situação socioeconômica, raça, sexualidade, entre outros. Estes últimos, embora não sejam contemplados diretamente com ações estruturais pedagógicas previstas neste projeto, será o foco de discussão e adequação, além de permearem as disciplinas teórico-práticas da formação de professores, com vistas a construção de uma proposta de ensino incluso e interacionista.
Os docentes do Núcleo Docente Estruturante do Curso (NDE) atuam como membros permanentes ou colaboradores em Programas de Pós-Graduação. Dentre estes PPGs, podemos citar: Bioquímica e Bioprospecção, Química, Ciências e Engenharia de Materiais, Biotecnologia e Ciência e Tecnologia de Alimentos. Enfatiza-se uma afinidade com o Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Bioprospecção, onde a maioria do corpo docente da Química Forense desenvolve pesquisa nesse programa.
Acompanhamento de Egressos
O acompanhamento dos profissionais egressos deve permitir ao Curso conhecer os resultados da formação propiciada no que tange à inserção do Bacharel em Química Forense no campo de trabalho. A Criação de Mecanismos de Acompanhamento de Egressos no Bacharelado em Química Forense ocorrerá a partir de instrumentos de coleta de opinião sobre a formação recebida e também pelo contato com agências empregadoras para obtenção de informações a respeito do desempenho do egresso no mercado de trabalho.
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) terá um papel importante na coleta e execução desse trabalho que tem a intensão de acompanhar os egressos. Uma vez obtidas informações analisadas quantitativa e qualitativamente, estas servirão de subsídios tanto para a ampliação dos serviços educacionais prestados, como para o desenvolvimento de estratégias de avaliação e adequação dos currículos.
No conjunto, as informações obtidas destinam-se à melhoria dos programas acadêmicos dentro do espectro de graduação, desde a oferta de oficinas profissionais, cursos em projetos de ensino e atividades de extensão, eventos que promovam o aperfeiçoamento e qualificação profissional. É intenção também possibilitar a articulação entre os campos de trabalho, a convivência acadêmica e os saberes produzidos.
Para manter atualizado um banco de dados sobre os egressos, será organizado um formulário que é aplicado com o auxílio da Secretaria Acadêmica, que dispõe de telefone, endereço e e-mail para proceder a pesquisa, caso não seja realizado presencialmente. As respostas devem serão tabuladas pelo . Nesse cadastro estão contempladas todas as informações dos ex-alunos, o curso realizado, a atuação no mercado de trabalho, as dificuldades encontradas na profissão, o perfil de profissional exigido pelas empresas, identificação de novos cursos de graduação, pós-graduação e aperfeiçoamento.
Os egressos possuirão um canal de comunicação virtual com a Instituição, que é realizado através da ouvidoria, para que possam sanar dúvidas, solicitar informações, fazer sugestões ou críticas. O e-mail direto para o coordenador do curso ou qualquer outro docente do NDE também será um instrumento ativo. O retorno formal dado pelos egressos é importantíssimo para efetivação e consolidação do curso e de futuros profissionais.
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) terá um papel importante na coleta e execução desse trabalho que tem a intensão de acompanhar os egressos. Uma vez obtidas informações analisadas quantitativa e qualitativamente, estas servirão de subsídios tanto para a ampliação dos serviços educacionais prestados, como para o desenvolvimento de estratégias de avaliação e adequação dos currículos.
No conjunto, as informações obtidas destinam-se à melhoria dos programas acadêmicos dentro do espectro de graduação, desde a oferta de oficinas profissionais, cursos em projetos de ensino e atividades de extensão, eventos que promovam o aperfeiçoamento e qualificação profissional. É intenção também possibilitar a articulação entre os campos de trabalho, a convivência acadêmica e os saberes produzidos.
Para manter atualizado um banco de dados sobre os egressos, será organizado um formulário que é aplicado com o auxílio da Secretaria Acadêmica, que dispõe de telefone, endereço e e-mail para proceder a pesquisa, caso não seja realizado presencialmente. As respostas devem serão tabuladas pelo . Nesse cadastro estão contempladas todas as informações dos ex-alunos, o curso realizado, a atuação no mercado de trabalho, as dificuldades encontradas na profissão, o perfil de profissional exigido pelas empresas, identificação de novos cursos de graduação, pós-graduação e aperfeiçoamento.
Os egressos possuirão um canal de comunicação virtual com a Instituição, que é realizado através da ouvidoria, para que possam sanar dúvidas, solicitar informações, fazer sugestões ou críticas. O e-mail direto para o coordenador do curso ou qualquer outro docente do NDE também será um instrumento ativo. O retorno formal dado pelos egressos é importantíssimo para efetivação e consolidação do curso e de futuros profissionais.
Matriz Curricular
1º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
04830041 | FUNDAMENTOS DE DIREITO | Obrigatória | 4 | 60 |
06560148 | FUNDAMENTOS DE SOCIOLOGIA PARA QUÍMICA FORENSE | Obrigatória | 2 | 30 |
12000509 | INTRODUÇÃO A QUÍMICA FORENSE | Obrigatória | 2 | 30 |
11100066 | MATEMÁTICA ELEMENTAR | Obrigatória | 4 | 60 |
12000420 | QUÍMICA GERAL | Obrigatória | 6 | 90 |
12000421 | QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL | Obrigatória | 3 | 45 |
2º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
11100049 | BIOESTATÍSTICA | Obrigatória | 4 | 60 |
11100058 | CÁLCULO 1 | Obrigatória | 4 | 60 |
11090032 | FÍSICA BÁSICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
12000510 | QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA12000420 - QUÍMICA GERAL12000421 - QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL | Obrigatória | 4 | 60 |
12000423 | QUÍMICA INORGÂNICA 112000420 - QUÍMICA GERAL | Obrigatória | 3 | 45 |
12000279 | QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL 112000420 - QUÍMICA GERAL12000421 - QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL | Obrigatória | 3 | 45 |
3º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
11100059 | CÁLCULO 211100058 - CÁLCULO 1 | Obrigatória | 4 | 60 |
11090033 | FÍSICA BÁSICA II11100058 - CÁLCULO 111090032 - FÍSICA BÁSICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
12000512 | FUNDAMENTOS DE NEUROFISIOLOGIA | Obrigatória | 2 | 30 |
12000511 | QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA12000510 - QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA | Obrigatória | 4 | 60 |
12000427 | QUÍMICA INORGÂNICA 212000423 - QUÍMICA INORGÂNICA 1 | Obrigatória | 3 | 45 |
12000428 | QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL 212000423 - QUÍMICA INORGÂNICA 112000279 - QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL 1 | Obrigatória | 3 | 45 |
4º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
11090034 | FÍSICA BÁSICA III11100059 - CÁLCULO 211090033 - FÍSICA BÁSICA II | Obrigatória | 4 | 60 |
12000437 | FÍSICO- QUÍMICA 112000420 - QUÍMICA GERAL12000421 - QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL11100058 - CÁLCULO 1 | Obrigatória | 4 | 60 |
12000513 | FUNDAMENTOS DE FARMACOLOGIA APLICADA A QUÍMICA FORENSE12000512 - FUNDAMENTOS DE NEUROFISIOLOGIA | Obrigatória | 2 | 30 |
15000631 | MINERALOGIA12000420 - QUÍMICA GERAL | Obrigatória | 3 | 45 |
12000424 | QUÍMICA ORGÂNICA 112000420 - QUÍMICA GERAL | Obrigatória | 4 | 60 |
12000514 | TÉCNICAS INSTRUMENTAIS PARA ANÁLISES FORENSES12000511 - QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA | Obrigatória | 6 | 90 |
5º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
12000517 | BIOQUÍMICA 112000424 - QUÍMICA ORGÂNICA 1 | Obrigatória | 4 | 60 |
12000516 | CROMATOGRAFIA APLICADA A ANÁLISES FORENSES12000514 - TÉCNICAS INSTRUMENTAIS PARA ANÁLISES FORENSES | Obrigatória | 4 | 60 |
12000446 | FÍSICO- QUÍMICA 212000437 - FÍSICO- QUÍMICA 1 | Obrigatória | 4 | 60 |
12000217 | FÍSICO-QUÍMICA EXPERIMENTAL 112000437 - FÍSICO- QUÍMICA 1 | Obrigatória | 3 | 45 |
12000429 | QUÍMICA ORGÂNICA 2A12000424 - QUÍMICA ORGÂNICA 1 | Obrigatória | 4 | 60 |
12000515 | QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL 112000424 - QUÍMICA ORGÂNICA 1 | Obrigatória | 4 | 60 |
6º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
12000520 | BIOQUÍMICA 212000517 - BIOQUÍMICA 1 | Obrigatória | 4 | 60 |
12000450 | FÍSICO- QUÍMICA 312000446 - FÍSICO- QUÍMICA 2 | Obrigatória | 3 | 45 |
12000218 | FÍSICO-QUÍMICA EXPERIMENTAL 212000446 - FÍSICO- QUÍMICA 212000217 - FÍSICO-QUÍMICA EXPERIMENTAL 1 | Obrigatória | 3 | 45 |
12000521 | QUÍMICA FORENSE12000514 - TÉCNICAS INSTRUMENTAIS PARA ANÁLISES FORENSES | Obrigatória | 4 | 60 |
12000519 | QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL 212000515 - QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL 1 | Obrigatória | 4 | 60 |
12000518 | SÍNTESE ORGÂNICA12000429 - QUÍMICA ORGÂNICA 2A | Obrigatória | 4 | 60 |
12000298 | TOXICOLOGIA I12000517 - BIOQUÍMICA 1 | Obrigatória | 4 | 60 |
7º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
12000523 | ANÁLISE PERICIAL DE LOCAIS DE CRIME I12000521 - QUÍMICA FORENSE | Obrigatória | 4 | 60 |
09050053 | BIOLOGIA MOLECULAR FORENSE12000520 - BIOQUÍMICA 2 | Obrigatória | 4 | 60 |
12000524 | CIÊNCIAS FORENSES12000521 - QUÍMICA FORENSE | Obrigatória | 4 | 60 |
12000522 | ESPECTROSCOPIA FORENSE12000518 - SÍNTESE ORGÂNICA | Obrigatória | 4 | 60 |
12000525 | QUÍMICA AMBIENTAL FORENSE12000521 - QUÍMICA FORENSE | Obrigatória | 2 | 30 |
12000311 | TOXICOLOGIA II12000298 - TOXICOLOGIA I | Obrigatória | 4 | 60 |
8º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
12000527 | ANÁLISE PERICIAL DE LOCAIS DE CRIME II12000523 - ANÁLISE PERICIAL DE LOCAIS DE CRIME I | Obrigatória | 4 | 60 |
12000326 | TOXICOLOGIA EXPERIMENTAL12000311 - TOXICOLOGIA II | Obrigatória | 3 | 45 |
12000526 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)12000523 - ANÁLISE PERICIAL DE LOCAIS DE CRIME I12000524 - CIÊNCIAS FORENSES | Obrigatória | 2 | 30 |
Complementares
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
12000539 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES | Atividade complementar | 10 | 150 |
12000538 | ATIVIDADES CURRICULARES EM EXTENSÃO | Obrigatória | 14 | 210 |
Optativas
Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres
Turmas ofertadas em 2023 / 1
2º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11100049 - BIOESTATÍSTICAProfessor responsável pela turma: ANA RITA DE ASSUMPCAO MAZZINI Horários
| T4 | 30 | 9 | ||||||
11100058 - CÁLCULO 1Professor responsável pela turma: GLENIO AGUIAR GONCALVES Horários
| T5 | 37 | 44 | ||||||
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: ARLAN DA SILVA FERREIRA Horários
| T1 | 8 | 15 | ||||||
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: DOUGLAS LANGIE DA SILVA Horários
| T2 | 5 | 17 | ||||||
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: JOSÉ RAFAEL BORDIN Horários
| T3 | 10 | 20 | ||||||
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: PAULO SERGIO KUHN Horários
| T4 | 10 | 7 | ||||||
12000244 - QUÍMICA ANALÍTICA IProfessor responsável pela turma: DIOGO LA ROSA NOVO Horários
| M1 | 12 | 9 | ||||||
12000244 - QUÍMICA ANALÍTICA IProfessor responsável pela turma: DIOGO LA ROSA NOVO Horários
| M2 | 12 | 10 | ||||||
12000246 - QUÍMICA INORGÂNICA IProfessor responsável pela turma: ADRIANA CASTRO PINHEIRO Horários
| T1 | 32 | 20 | ||||||
12000118 - QUÍMICA ORGÂNICA IProfessor responsável pela turma: ROGERIO ANTONIO FREITAG Horários
| T2 | 33 | 26 |
4º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
12000335 - BIOQUÍMICA IProfessor Regente: ROBERTO FARINA DE ALMEIDA Professor responsável pela turma: NATHALIA STARK PEDRA Horários
| T1 | 15 | 14 | ||||||
11100060 - CÁLCULO 3Professor responsável pela turma: JOSEANE DA SILVA PORTO Horários
| T2 | 5 | 30 | ||||||
11100060 - CÁLCULO 3Professor responsável pela turma: ALEXANDRE SACCO DE ATHAYDE Horários
| T3 | 6 | 18 | ||||||
11100060 - CÁLCULO 3Professor responsável pela turma: ALEXANDRE SACCO DE ATHAYDE Horários
| T4 | 20 | 17 | ||||||
11090034 - FÍSICA BÁSICA IIIProfessor responsável pela turma: MARIO LUCIO MOREIRA Horários
| T1 | 5 | 8 | ||||||
11090034 - FÍSICA BÁSICA IIIProfessor responsável pela turma: JOEL PAVAN Horários
| T2 | 5 | 14 | ||||||
12000285 - QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL IIProfessor responsável pela turma: CLAUDIO MARTIN PEREIRA DE PEREIRA Horários
| P1 | 10 | 8 | ||||||
12000285 - QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL IIProfessor responsável pela turma: CLAUDIO MARTIN PEREIRA DE PEREIRA Horários
| P2 | 10 | 9 | ||||||
12000104 - QUÍMICA ORGÂNICA IIIProfessor responsável pela turma: GEONIR MACHADO SIQUEIRA Horários
| T1 | 16 | 12 |
6º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
12000304 - BIOQUÍMICA EXPERIMENTAL FORENSEProfessor Regente: ROSELIA MARIA SPANEVELLO Professor Regente: CESAR AUGUSTO BRUNING Professor responsável pela turma: CRISTIANI FOLHARINI BORTOLATTO Horários
| P1 | 15 | 9 | ||||||
12000309 - CROMATOGRAFIA APLICADA A ANÁLISES FORENSESProfessor responsável pela turma: CLARISSA MARQUES MOREIRA DOS SANTOS Horários
| M1 | 8 | 8 | ||||||
12000309 - CROMATOGRAFIA APLICADA A ANÁLISES FORENSESProfessor responsável pela turma: CLARISSA MARQUES MOREIRA DOS SANTOS Horários
| M2 | 8 | 8 | ||||||
12000268 - FÍSICO-QUÍMICA 2Professor responsável pela turma: GRACELIE APARECIDA SERPA SCHULZ Horários
| T1 | 15 | 28 | ||||||
12000269 - FÍSICO-QUÍMICA EXPERIMENTAL 1Professor responsável pela turma: ANDRE RICARDO FAJARDO Horários
| P1 | 12 | 6 | ||||||
12000310 - QUÍMICA FORENSEProfessor Regente: CLARISSA MARQUES MOREIRA DOS SANTOS Professor responsável pela turma: CARLA DE ANDRADE HARTWIG Horários
| M1 | 12 | 12 | ||||||
12000311 - TOXICOLOGIA IIProfessor responsável pela turma: ETHEL ANTUNES WILHELM Horários
| T1 | 11 | 6 |
8º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
12000327 - ANÁLISE PERICIAL DE LOCAIS DE CRIMEProfessor responsável pela turma: CLARISSA MARQUES MOREIRA DOS SANTOS Horários
| M1 | 10 | 5 | ||||||
09050054 - BIOLOGIA MOLECULAR FORENSE EXPERIMENTALProfessor responsável pela turma: HEDEN LUIZ MARQUES MOREIRA Professor Regente: FABIO RICARDO PABLOS DE SOUZA Horários
| P1 | 9 | 7 | ||||||
09050054 - BIOLOGIA MOLECULAR FORENSE EXPERIMENTALProfessor responsável pela turma: HEDEN LUIZ MARQUES MOREIRA Professor Regente: VERA LUCIA BOBROWSKI Horários
| P2 | 9 | 9 | ||||||
12000214 - CIÊNCIAS FORENSESProfessor responsável pela turma: CARLA DE ANDRADE HARTWIG Horários
| M1 | 18 | 9 | ||||||
12000330 - ESTÁGIO IProfessor responsável pela turma: CARLA DE ANDRADE HARTWIG Professor Regente: CLAUDIO MARTIN PEREIRA DE PEREIRA Horários
| P1 | 8 | 5 |
9º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
12000331 - ESTÁGIO IIProfessor responsável pela turma: CARLA DE ANDRADE HARTWIG | P1 | 15 | 10 | ||||||
12000331 - ESTÁGIO IIProfessor responsável pela turma: CARLA DE ANDRADE HARTWIG | P2 | 1 | 1 | ||||||
12000332 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSOProfessor responsável pela turma: CARLA DE ANDRADE HARTWIG Horários
| P1 | 15 | 12 |
2º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11100049 - BIOESTATÍSTICAProfessor responsável pela turma: ANA RITA DE ASSUMPCAO MAZZINI Horários
| T4 | 30 | 9 | ||||||
11100058 - CÁLCULO 1Professor responsável pela turma: GLENIO AGUIAR GONCALVES Horários
| T5 | 37 | 44 | ||||||
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: ARLAN DA SILVA FERREIRA Horários
| T1 | 8 | 15 | ||||||
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: DOUGLAS LANGIE DA SILVA Horários
| T2 | 5 | 17 | ||||||
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: JOSÉ RAFAEL BORDIN Horários
| T3 | 10 | 20 | ||||||
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: PAULO SERGIO KUHN Horários
| T4 | 10 | 7 |
4º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11090034 - FÍSICA BÁSICA IIIProfessor responsável pela turma: MARIO LUCIO MOREIRA Horários
| T1 | 5 | 8 | ||||||
11090034 - FÍSICA BÁSICA IIIProfessor responsável pela turma: JOEL PAVAN Horários
| T2 | 5 | 14 |
7º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
12000311 - TOXICOLOGIA IIProfessor responsável pela turma: ETHEL ANTUNES WILHELM Horários
| T1 | 11 | 6 |
Optativas
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
09050054 - BIOLOGIA MOLECULAR FORENSE EXPERIMENTALProfessor responsável pela turma: HEDEN LUIZ MARQUES MOREIRA Professor Regente: FABIO RICARDO PABLOS DE SOUZA Horários
| P1 | 9 | 7 | ||||||
09050054 - BIOLOGIA MOLECULAR FORENSE EXPERIMENTALProfessor responsável pela turma: HEDEN LUIZ MARQUES MOREIRA Professor Regente: VERA LUCIA BOBROWSKI Horários
| P2 | 9 | 9 | ||||||
11100060 - CÁLCULO 3Professor responsável pela turma: JOSEANE DA SILVA PORTO Horários
| T2 | 5 | 30 | ||||||
11100060 - CÁLCULO 3Professor responsável pela turma: ALEXANDRE SACCO DE ATHAYDE Horários
| T3 | 6 | 18 | ||||||
11100060 - CÁLCULO 3Professor responsável pela turma: ALEXANDRE SACCO DE ATHAYDE Horários
| T4 | 20 | 17 |
Alunos Matriculados
Nome | Ano de ingresso | Semestre de ingresso |
---|---|---|
Anaí Duarte | 2023 | 1 |
Caroline Augusta Haag | 2023 | 1 |
Natiele Brochado | 2023 | 1 |
ALISSON SOARES DE MORAIS | 2022 | 2 |
AMANDA BATISTA AGUIAR | 2022 | 2 |
Bruna Barros Silva | 2022 | 2 |
BRUNA SILVA DA SILVA | 2022 | 2 |
EDUARDA SIQUEIRA EINSFELD | 2022 | 2 |
ERIKA NUNES BLAZ | 2022 | 2 |
FELIPE MARQUES DA SILVA | 2022 | 2 |
GABRIELLE ANDRADE MARTINEZ | 2022 | 2 |
JOANA MORAES ROOS | 2022 | 2 |
JOHNNY ACOSTA MATTOS | 2022 | 2 |
JORDANO SCHLINTWEIN PINTO | 2022 | 2 |
JULIO PINTO OLIVEIRA | 2022 | 2 |
LAUREN BARCELOS DE AVILA | 2022 | 2 |
LUANA LIMA DA CRUZ | 2022 | 2 |
MARIA EDUARDA LOPES GOMES | 2022 | 2 |
MELLISE DOS SANTOS FERREIRA | 2022 | 2 |
Raquel de Almeida Dias | 2022 | 2 |
RENATA DE ALMEIDA PEIXOTO | 2022 | 2 |
VANESSA RODRIGUES DE RODRIGUES | 2022 | 2 |
ANA CAROLINA LESSA MENDES | 2021 | 2 |
ANA LUIZA WAGNER SCHOFFEL | 2021 | 2 |
CAMILY VITORIA WERNER THUROW | 2021 | 2 |
CHRISTIAN SEDREZ JAMBEIRO | 2021 | 2 |
DENZIELLY MARQUES GARCIA | 2021 | 2 |
ISADORA MACIEL SOUSA | 2021 | 2 |
KAROLINE TAVARES CASARIN | 2021 | 2 |
LARISSA AFONSO DE MARE | 2021 | 2 |
LUANA FERREIRA DE LIMA | 2021 | 2 |
MARCELLI GUIMARAES SANCHES | 2021 | 2 |
MONICA LOPES FERREIRA | 2021 | 2 |
RAFAELA AVILA DOS SANTOS | 2021 | 2 |
RICHARD NOGUEIRA MORAES | 2021 | 2 |
ACHYLEY MONIQUE ARCE LEIVAS | 2020 | 2 |
ALANIA OLIVEIRA SANTOS | 2020 | 2 |
BRUNA VENEZA FONTOURA RODRIGUES | 2020 | 2 |
FERNANDA DA SILVA NUNES | 2020 | 2 |
ISIS CARVALHO FABIANI | 2020 | 2 |
LETICIA DA COSTA TAVARES DA SILVA | 2020 | 2 |
LUISA DE VARGAS MORALES | 2020 | 2 |
LUISA VIEIRA BECKER | 2020 | 2 |
MARIANA REICHOW RAMOS | 2020 | 2 |
NATALIA DA SILVA COELHO | 2020 | 2 |
NICOLAS PERLEBERG MAILAHN | 2020 | 2 |
SAMUEL ALVES PEREIRA | 2020 | 2 |
TAEL DOS SANTOS IPPOLITO | 2020 | 2 |
TAINA FERNANDA BARBOSA NUNES | 2020 | 2 |
TAISE CARLOS NUNES | 2020 | 2 |
VICTORIA DE CASTRO ARMANI | 2020 | 2 |
ANDRE FRANCISCO SANCHES ABRAAO JUNIOR | 2019 | 2 |
BRUNA RAFAELA PIZZI | 2019 | 2 |
CAMILA DA SILVA DE OLIVEIRA | 2019 | 2 |
CARINA MACHADO LIMA | 2019 | 2 |
CATARINA FERREIRA SANTOS MORAES | 2019 | 2 |
CHAIANI BATTISTI | 2019 | 2 |
GABRIEL DA SILVA MACHADO | 2019 | 2 |
GABRIELE OLIVEIRA LASSANCE | 2019 | 2 |
GABRIELLY QUARTIERI SEJANES | 2019 | 2 |
HERICA CORTINAZ MACHADO | 2019 | 2 |
INGRID CARDOSO OLIVEIRA | 2019 | 2 |
JULIANA PORCIUNCULA DA SILVA | 2019 | 2 |
JULIA SILVEIRA LIMA | 2019 | 2 |
KEROLIN LOURENCO IRIGOYEN | 2019 | 2 |
LUCAS CERON KIKHOFEL | 2019 | 2 |
MAIARA SILVEIRA CALDEIRA | 2019 | 2 |
RAYANE BRAGA MARTINS | 2019 | 2 |
ALANA BRANCO BANDEIRA | 2018 | 2 |
AUGUSTO CARDOZO ARGONDIZZO | 2018 | 2 |
BRUNA ORLANDO CORRÊA | 2018 | 2 |
BRUNA PEREIRA DE LIMA | 2018 | 2 |
CLEITON JESUS ANDRADE PEREIRA | 2018 | 2 |
ISABELLE FERNANDES DOS PASSOS | 2018 | 2 |
JÚLIA JACQUES BITENCOURT | 2018 | 2 |
JULIA MENDES MENDES | 2018 | 2 |
MARCELO DE AVILA LEÃO | 2018 | 2 |
MARIANA WINKE PICCOLI | 2018 | 2 |
MIKAELE VALERIO TAVARES | 2018 | 2 |
VITORIA CORREA LUCQUES | 2018 | 2 |
EDUARDA BRAGA FERNANDES | 2017 | 2 |
ILA YASMIM REIS AROUCHE DANTAS | 2017 | 2 |
JÚLIA COLLARES DOS SANTOS | 2017 | 2 |
MATHEUS PEREIRA DE ALBUQUERQUE | 2017 | 2 |
THALIA DE SOUZA DO AMARAL LEMOS | 2017 | 2 |
JHULYANA CAMPOS CARDOSO | 2016 | 2 |
LIZIA VIANNA PARDO | 2016 | 2 |
CAROLINE IEQUE SILVEIRA | 2015 | 2 |
ELLEN PIRES GONCALVES | 2015 | 2 |
MARIA LUIZA HUGENTOBLER | 2015 | 2 |
MARIANA MARTINO MACIEL COELHO | 2015 | 2 |
VIVIANE MELLO LIMA | 2015 | 1 |
MILENE MARQUES FREITAS | 2014 | 2 |
Alunos Egressos
Nome | Ano de ingresso | Ano de conclusão |
---|---|---|
AMANDA CAVICHIOLI SHIMODA | 2012 | 2016 |
BRUNO NUNES DA ROSA | 2012 | 2016 |
JAQUELINE DENISE BALSAN | 2012 | 2016 |
MARIANA FAGUNDES SARAIVA | 2012 | 2016 |
MARINA FERNANDES SOARES | 2012 | 2016 |
Caren Aline Ramson da Fonseca | 2013 | 2017 |
CLARICE VERGARA BRANDÃO | 2012 | 2017 |
FERNANDA PITT BALBINOT | 2013 | 2017 |
JAINI JANKE PALTIAN | 2013 | 2017 |
JÉSSICA IARA GALL | 2013 | 2017 |
LUCAS MORAES BERNEIRA | 2013 | 2017 |
MELINDA GOMES VICTOR | 2013 | 2017 |
Ediandra Tissot Castro | 2012 | 2018 |
LETÍCIA RAIELI DE JESUS MARQUES | 2014 | 2018 |
MARCELO HEINEMANN PRESA | 2013 | 2018 |
MÁRCIA REDMER MACHADO VEIGA | 2015 | 2018 |
ALESSANDRA DOS SANTOS | 2013 | 2019 |
BRIANA BARROS LEMOS | 2015 | 2019 |
CAROLINE NICOLODI | 2016 | 2019 |
CLÁUDIA GONÇALVES BRAZ | 2014 | 2019 |
GABRIELA TOLFO GUERRA | 2014 | 2019 |
GUSTAVO BORGES GRIEP | 2016 | 2019 |
KAMILA DA ROSA ACOSTA | 2014 | 2019 |
KETLYN PEREIRA DA MOTTA | 2015 | 2019 |
LETÍCIA BRAATZ FERREIRA | 2014 | 2019 |
LETÍCIA DE OLIVEIRA OLIZ | 2013 | 2019 |
MARCELY ECHEVERRIA OLIVEIRA | 2015 | 2019 |
NATHALIA PASSOS MOURA | 2015 | 2019 |
RAFAEL FONSECA NEVES QUADRADO | 2014 | 2019 |
TAÍS POLETTI | 2016 | 2019 |
THALIA CRUZ LUZ SOARES | 2015 | 2019 |
VINICIUS DE CAMARGO GUIGUER | 2013 | 2019 |
KELEN CRISTIANE MACHADO GOULARTE | 2014 | 2020 |
LUCIANO SISCONETTO BORJA | 2016 | 2020 |
VANESSA MACEDO ESTEVES DA ROCHA | 2014 | 2020 |
AMANDA CRUZ IACKS | 2015 | 2021 |
ANDERSON CRIZEL PINHEIRO HOLZ | 2017 | 2021 |
ANGÉLICA DE AVILA MARTINS | 2017 | 2021 |
CAROLINE LANDIM CORRÊA | 2016 | 2021 |
CAROLINE SIGNORINI GOMES | 2017 | 2021 |
CATARINE CAVADA | 2015 | 2021 |
CINTIA DA COSTA VIANNA | 2017 | 2021 |
DANIELLE TAPIA BUENO | 2016 | 2021 |
FERNANDA BRETANHA PÔRTO | 2014 | 2021 |
IANKA JACONDINO NUNES | 2015 | 2021 |
JANAÍNA VERGARA VALIM | 2014 | 2021 |
JOÃO VICTOR MACÊDO DE ALMEIDA | 2017 | 2021 |
KARINE MACIEL DEMARCO | 2015 | 2021 |
KARINI LEITZKE MENDES DIOGO | 2014 | 2021 |
KETHELYN MACHADO DA ROSA | 2016 | 2021 |
LOANA IMBRIAGO MONZON | 2016 | 2021 |
MANUELA PEREIRA SOARES | 2016 | 2021 |
MARIANA PEREIRA AGUIAR | 2016 | 2021 |
NATHÁLIA PEREIRA KOLTZ DE LIMA | 2017 | 2021 |
PAULA FERNANDA CORRÊA ROGÉRIO | 2015 | 2021 |
PRISCILA HATANO BAPTISTA | 2014 | 2021 |
RAFAELA MARTINS FELIPPE | 2016 | 2021 |
THAIS ORTIZ LOPES | 2016 | 2021 |
THUANY CARDOZO E CARDOSO | 2015 | 2021 |
WILLIAM SANABRIA SIMÕES | 2014 | 2021 |
AMANDA FONSECA LEITZKE | 2018 | 2022 |
CATARINE PETER BELLETTI | 2017 | 2022 |
DIENE CORRÊA DE NEGREDO | 2017 | 2022 |
EMILLY FIUZA RODRIGUES | 2017 | 2022 |
HENRIQUE RODRIGUES DOS SANTOS | 2017 | 2022 |
IGOR FRANZ SANTA BARBARA | 2017 | 2022 |
LETÍCIA DE OLIVEIRA VOLOSKI | 2017 | 2022 |
MELONY ANDRADE DOS SANTOS | 2015 | 2022 |
RUDIERE LUZ ARAUJO | 2018 | 2022 |
CLEITON JESUS ANDRADE PEREIRA | 2018 | 2023 |
(*) Conceitos de curso:
(**) Vagas e formas de ingresso:
- A0 - Ampla concorrência;
- L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
- L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
Localização e contatos
- Campus Universitário Capão do Leão, s/n Sala 102, prédio 31
96160-000 Pelotas, Rio Grande do Sul - Horário de Atendimento:
08:00 às 20:00 horas - (53) 3275-7454
- clique para ver o e-mail