Nome da Atividade
QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL 2
CÓDIGO
12000519
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Executar experimentos que contemplam um grupo seleto de reações orgânicas clássicas, como: substituição nucleofilica, eliminação, acilação, oxidação de alcoois, esterificação, transesterificação, condensação aldólica e síntese de fármacos. Estes procedimentos são correlacionados com os mecanismos de reações orgânicas. Também serão apresentados testes químicos de identificação rápida de funções orgânicas e ainda a cromatografia de camada delgada, como análise orgânica qualitativa. Além disso, no conteúdo programático faz-se presente a química orgânica forense, como a cromatografia Cromatografia Gasosa (CG), Cromatografia Liquida de Alta Eficiência (CLAE) e síntese de moléculas fluorescentes. Em um último momento os alunos efetuam atividades de extensão que variam desde a socialização de experimentos através de publicações focadas para a educação em química forense direcionadas às comunidades, acadêmica, do ensino médio e profissionais forenses; bem como, a difusão de tópicos inerentes a Química Orgânica Forense via meios áudio visuais. Assim, objetiva-se participação em ações de extensão vinculadas ao projeto “Práticas de Extensão Curricularizáveis do Curso de Química Forense” (código 5067).

Objetivos

Objetivo Geral:

Geral:
Fundamentalmente, a disciplina objetiva capacitar o aluno a estabelecer as conexões coesas da teoria da química orgânica clássica com as devidas reações correlatas, bem como os métodos rápidos qualitativos de identificação da função orgânica. Aspectos da Química Orgânica Forense são relevantes.

Específicos:
- Dar instrumentos práticos e teóricos ao discente se capacitar para perfazer processos da química orgânica clássica;
- Enfatizar a importância de métodos de monitoramento de reações orgânicas;
- Correlacionar a química orgânica com compostos químicos de âmbito forense; (iv) Aplicação de instrumentações de Cromatografia relacionada a identificação e separação de compostos orgânicos;
- Enfatizar tópicos modernos e dentro dos preceitos da química sustentável, como, síntese de moléculas em pequena escala, química forense e extensão.
- Promover a participação dos discentes em ações de extensão vinculadas ao projeto “Práticas de Extensão Curricularizáveis do Curso de Química Forense” (código 5067) através da elaboração e publicação de materiais relacionados.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • SOARES, B.G.; SOUZA DE, N.A.; E PIRES, D.X. Teoria e Técnicas de Preparação, Purificação e Identificação de Compostos Orgânicos, Rio de Janeiro: Guanabara S.A, 1988.
  • BECKER, H.G.O. et al. Organikum -Química Orgânica Experimental. 2 ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1997.
  • MARTINIS, B.S.; OLIVEIRA, M.F. Química Forense Experimental. São Paulo: Cengage Learning, 2016. (recurso online).

Bibliografia Complementar:

  • BRUNI, A.T., VELHO, J.A., OLIVEIRA, M.F. Fundamentos de Química Forense: Uma análise prática da química que soluciona crimes, 1 ed. Campinas: Millenium, 2012.
  • PAVIA, D.L., LAMPMAN, G.M., KRIZ, G.S. Introduction to Organic Laboratory Techniques, A Microscale Approach. 3 ed. New York: Sanderts College Publishing, 1999.
  • McMURRY, J. Química Orgânica, 1 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
  • BRAIBANTE, H.U.S., Química Orgânica: um Curso Experimental. 1 ed. Campinas: Átomo, 2015.
  • BRUICE, P.Y.;Química Orgânica. 4 ed. São Paulo: Pearson-PrenticeHall, 2011.

Página gerada em 18/11/2024 12:01:47 (consulta levou 0.067095s)