Nome da Atividade
Estudos de Gênero e Diversidade
CÓDIGO
17360036
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Construção da categoria de gênero, a partir da contribuição da teoria feminista e dos estudos sobre sexualidade. Apropriação do conceito de relações sociais de sexo. A participação histórica das mulheres nos espaços públicos e privados. A invisibilidade do trabalho feminino. Gênero e interseccionalidades - raça, etnia, classe. Gênero e diversidade. Gênero Comunicação e Artes. Nessa perspectiva, serão abordados de forma interdisciplinar temas como poder, discriminação e sexualidade.

Objetivos

Objetivo Geral:

Possibilitar aos discentes dos cursos de graduação da UFPel uma aproximação com a produção acadêmica do campo dos estudos de gênero e da diversidade, buscando uma aquisição de conhecimentos sobre esses temas, visando uma adequada inserção em suas escolhas profissionais, a partir de uma compreensão mais elaborada e aprofundada sobre as categorias de estudos em pauta.
Na perspectiva de possibilitar aos discentes aquisição de sensibilidade e competência para compreender e conceituar a realidade em geral e suas relações constitutivas mais imediatas, espera-se que os alunos desenvolvam maior capacidade de agir no meio em que vivem com perspectiva de gênero e diversidade mais e melhor elaborada.

Conteúdo Programático

Unidade 1 – Aporte histórico e conceitual de gênero
- Sexo e gênero
- Patriarcado

Unidade 2 – Mulher e trabalho
- Divisão sexual do trabalho e relações sociais de sexo
- Participação feminina nos espaços públicos e privados
- Trabalho feminino
- A maternidade e a conjugalidade na constituição dos papéis de gênero

Unidade 3 – Gênero e interseccionalidades I
- Gênero, classe social, raça e etnia

Unidade 4 – Gênero e interseccionalidades II
- Gênero e diversidade sexual
- Gênero e masculinidades

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BAUER, Carlos. Breve história da mulher no mundo ocidental. São Paulo: Xamã; Ed. Pulsar, 2001.
  • DEL PRIORE, Mary (org.). História das mulheres no Brasil. 9.ed. São Paulo: Contexto, 2007.
  • LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
  • HIRATA, Helena. Nova divisão sexual do trabalho? Um olhar voltado para a empresa e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2002.
  • RODRIGUES, Alexsandro; BARRETO, Maria Aparecida Santos Corrêa (orgs.). Currículos, gêneros e sexualidades: experiências misturadas e compartilhadas. Vitória, ES : Edufes, 2013.

Bibliografia Complementar:

  • AKOTIRENE, Carla. O que é interseccionalidade? Belo Horizonte: Letramento, 2018.
  • HIRATA, Helena; et al (orgs.). Dicionário crítico do feminismo. São Paulo: UNESP, 2009.
  • JUNQUEIRA, Rogério Diniz (org.). Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009.
  • LAGARDE Y DE LOS RIOS, Marcela. Los cautiveros de las mujeres: madresposas, monjas, putas, presas y locas. 2. ed. México: Siglo XXI Editores, 2015.
  • NOGUEIRA, Cláudia Mazzei. A Feminização no mundo do trabalho: entre a emancipação e a precarização. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, 2005.
  • NYE, Andrea. Teoria feminista e as filosofias do homem. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1995.
  • PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. São Paulo: Contexto, 2007.
  • SAFFIOTI, Heleieth. O poder do macho. São Paulo: Moderna, 1987.
  • SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. In: Educação e Realidade, Porto Alegre, v.16, n.2, p. 5-22, jul./dez. 1990.
  • WALL, Karin; ABOIM, Sofia; CUNHA, Vanessa. (orgs.). A vida familiar no masculino: negociando velhas e novas masculinidades. Lisboa: Comissão para Igualdade no Trabalho e no Emprego, 2010.

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