Nome da Atividade
QUÍMICA MEDICINAL
CÓDIGO
12000208
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Introdução à química medicinal, estudar os fármacos de origem sintética e semi-sintética. Apresentar o mecanismo de ação de fármacos mostrando a interação fármaco-receptor ou fármaco-enzima. Estudar o metabolismo de fármacos e a importância da conformação e configuração. Proporcionar o conhecimento teórico relacionado com o planejamento e obtenção de fármacos e candidatos a fármacos. Conceito e aplicação do Sinton em síntese orgânica. Abordagem das estratégias da química medicinal: bioisosterismo, hibridação molecular e simplificação molecular. Apresentação de discussão de rotas sintéticas de fármacos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Gerais: Introdução à química medicinal. Ministrar ao aluno conhecimentos teóricos para compreensão do mecanismo de ação dos fármacos, mostrando relação com a química orgânica. Informações sobre doenças como inflamação, HIV, câncer, diabetes, infecções bacterianas e fúngicas entre outros.
Específicos: Ministrar ao aluno conhecimentos sobre como ocorrem as interações entre os fármacos e as biomacromoléculas (enzimas ou receptores) e sobre o metabolismo de fármacos. Introduzir ao aluno os conhecimentos das estratégias da química medicinal (bioisosterismo, hibridação molecular e simplificação molecular) no desenvolvimento de fármacos e candidatos à fármacos sob a óptica da química orgânica.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BARREIRO, E.J.; FRAGA, C.A.M. Química medicinal: as bases moleculares da ação dos fármacos 2° edição. Artmed Editora, 2008.
  • GARETH, T. Química medicinal: uma introdução, Rio de Janeiro – RJ, Editora Guanabara Koogan, 2003.
  • BRUNTON, L.L.; CHABNER, B.A.; KNOLLMANN, B.C. As bases farmacológicas da terapêutica de Goodman e Gilman 12° edição McGraw-Hill editora, 2012.

Bibliografia Complementar:

  • SOLOMONS, T.W.G. Química Orgânica vol.1 e vol 2., 8a edição, LTC Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., Rio de Janeiro, 2006.
  • DE SOUZA, M.V.N. Estudo da síntese orgânica baseado em substâncias bioativas. Campinas – SP, Editora Átomo, 2010.
  • MONTANARI, C.A (org). Química medicinal: Métodos e fundamentos em planejamento de fármacos, São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 2011.
  • PATRICK, G.L. An introduction to medicinal chemistry. 2nd ed. University Pren: Oxford, 2001.
  • FOYE, W.O., Ed. Principles of medicinal chemistry. 7th ed. Baltimore: Lippincott Williams & Wilkins, 2013.

Página gerada em 18/05/2024 17:04:30 (consulta levou 0.106089s)