Nome do Projeto
Próton - Projeto de tutoria em Química Geral
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/04/2023 - 01/04/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
A evasão e a retenção de estudantes é uma realidade dentro das universidades, e na UFPel não é diferente. Neste contexto, iniciativas e ações que visam auxiliar e dar suporte aos alunos, contribuindo nas suas respectivas evoluções acadêmicas, são fundamentais. O projeto Próton tem como objetivo realizar ações de apoio à disciplina de Química Geral ofertada para os mais variados cursos vinculados ao Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA - UFPel). O projeto visa atuar sobre as dificuldades dos estudantes recém ingressantes no ensino superior com os conceitos fundamentais das ciências abordados no ensino fundamental e médio, assim como auxiliar na minimização da evasão/represamento/reprovação dos cursos atendidos pelo CCQFA com a disciplina de Química Geral. Uma vez que a Química Geral é uma disciplina inicial, de caráter tanto introdutório, como de revisão de conhecimentos básicos em química, diversos cursos a têm como componente curricular de primeiro semestre, seja a partir de uma ementa mais aprofundada e compartilhada entre os cursos de Química (Licenciatura, Bacharelado, Industrial e Forense), seja a partir de ementas mais amplas e aplicadas às especificidades de distintos cursos que têm na Química uma ferramenta básica de trabalho (Farmácia, algumas, Engenharias, Agronomia, etc.). Para o desenvolvimento do projeto são previstas ações como a realização de grupos de estudos envolvendo os professores de Química Geral e da área do ensino, com o intuito de criar estratégias didático-metodológicas de contorno às dificuldades elencadas, o que contempla desde a realização de um curso “Pré-Química Geral”, desenvolvido logo antes do início do semestre acadêmico de oferta da disciplina, trabalhando conceitos fundamentais da Química Geral em nível fundamental, médio e superior, assim como durante a disciplina ao longo do semestre acadêmico, no qual serão realizadas ações de tutoria, acompanhamento das atividades discentes, orientações complementares, dentre outros recursos necessários à qualificação da formação discente na disciplina durante o andamento do semestre. O projeto poderá contribuir com pesquisas e reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem da disciplina de Química Geral, especialmente desenvolvendo propostas na perspectiva de metodologias ativas e divulgando os resultados obtidos pelo projeto junto da comunidade acadêmica.
Objetivo Geral
O projeto tem como objetivo geral preparar e auxiliar os estudantes de graduação no sentido da aprovação em Química Geral, assim como evitar a reprovação e afastar a evasão e retenção dos estudantes nessa disciplina ofertada pelo CCQFA. Como desdobramentos, de modo específico o projeto visa envolver os estudantes vinculados aos cursos de graduação e pós-graduação do CCQFA como tutores/docentes do projeto, qualificando sua formação; trazer alternativas para aprimorar a prática docente e contribuir na compreensão dos estudantes dos conteúdos de Química Geral em nível básico e superior; e criar e disponibilizar espaços presenciais colaborativos para trocas de experiências e a interação entre pares para o melhor aproveitamento da disciplina de Química Geral para os cursos a ela vinculados.