Nome do Projeto
Próton - Projeto de tutoria em Química Geral
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/04/2023 - 01/04/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
A evasão e a retenção de estudantes é uma realidade dentro das universidades, e na UFPel não é diferente. Neste contexto, iniciativas e ações que visam auxiliar e dar suporte aos alunos, contribuindo nas suas respectivas evoluções acadêmicas, são fundamentais. O projeto Próton tem como objetivo realizar ações de apoio à disciplina de Química Geral ofertada para os mais variados cursos vinculados ao Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA - UFPel). O projeto visa atuar sobre as dificuldades dos estudantes recém ingressantes no ensino superior com os conceitos fundamentais das ciências abordados no ensino fundamental e médio, assim como auxiliar na minimização da evasão/represamento/reprovação dos cursos atendidos pelo CCQFA com a disciplina de Química Geral. Uma vez que a Química Geral é uma disciplina inicial, de caráter tanto introdutório, como de revisão de conhecimentos básicos em química, diversos cursos a têm como componente curricular de primeiro semestre, seja a partir de uma ementa mais aprofundada e compartilhada entre os cursos de Química (Licenciatura, Bacharelado, Industrial e Forense), seja a partir de ementas mais amplas e aplicadas às especificidades de distintos cursos que têm na Química uma ferramenta básica de trabalho (Farmácia, algumas, Engenharias, Agronomia, etc.). Para o desenvolvimento do projeto são previstas ações como a realização de grupos de estudos envolvendo os professores de Química Geral e da área do ensino, com o intuito de criar estratégias didático-metodológicas de contorno às dificuldades elencadas, o que contempla desde a realização de um curso “Pré-Química Geral”, desenvolvido logo antes do início do semestre acadêmico de oferta da disciplina, trabalhando conceitos fundamentais da Química Geral em nível fundamental, médio e superior, assim como durante a disciplina ao longo do semestre acadêmico, no qual serão realizadas ações de tutoria, acompanhamento das atividades discentes, orientações complementares, dentre outros recursos necessários à qualificação da formação discente na disciplina durante o andamento do semestre. O projeto poderá contribuir com pesquisas e reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem da disciplina de Química Geral, especialmente desenvolvendo propostas na perspectiva de metodologias ativas e divulgando os resultados obtidos pelo projeto junto da comunidade acadêmica.

Objetivo Geral

O projeto tem como objetivo geral preparar e auxiliar os estudantes de graduação no sentido da aprovação em Química Geral, assim como evitar a reprovação e afastar a evasão e retenção dos estudantes nessa disciplina ofertada pelo CCQFA. Como desdobramentos, de modo específico o projeto visa envolver os estudantes vinculados aos cursos de graduação e pós-graduação do CCQFA como tutores/docentes do projeto, qualificando sua formação; trazer alternativas para aprimorar a prática docente e contribuir na compreensão dos estudantes dos conteúdos de Química Geral em nível básico e superior; e criar e disponibilizar espaços presenciais colaborativos para trocas de experiências e a interação entre pares para o melhor aproveitamento da disciplina de Química Geral para os cursos a ela vinculados.

Justificativa

O projeto se justifica pelo elevado índice de reprovação da disciplina de Química Geral e sua importância para as mais variadas áreas do conhecimento. Ministrada para vários cursos de graduação atendidos pelo CCQFA, tais como Engenharias, Farmácia, Ciências Biológicas, Agronomia, Física e dentre outros, geralmente a disciplina de Química Geral é ofertada nos semestres iniciais dos cursos e com um elevado número de matriculados, dificultando aos docentes o atendimento das demandas individuais discentes. No contexto universitário contemporâneo, várias instituições de ensino superior vêm desenvolvendo ações cada vez mais consistentes e complexas visando melhorar condições de permanência e progresso acadêmico dos estudantes universitários, especialmente dos ingressantes. A disciplina de Química Geral embora possua caráter introdutório exige um domínio de vasto repertório de ciências de ensino nos níveis fundamental e médio. Dificuldades enormes estão sendo vivenciadas na disciplina de Química Geral no ensino superior e ações urgentes como o projeto em questão buscam oferecer aos estudantes oportunidade para suprir defasagens na aprendizagem dos conhecimentos básicos e fundamentais para o bom andamento na disciplina de Química Geral.

Metodologia

O projeto contará com várias etapas ao longo de sua execução: i) busca de informações referentes aos índices de aprovação, retenção, evasão e das maiores dificuldades iniciais de discentes e docentes; ii) tratamento dos dados , organização e confecção do material didático-pedagógico para ser utilizado durante o andamento do projeto; iii) desenvolvimento do curso Pré-Química Geral durante recessos acadêmicos de verão e inverno ao longo das semanas que antecedem o começo do semestre letivo. iv) atividades de tutoria; v) avaliação das ações desenvolvidas no projeto. Em relação ao Pré-Química, os módulos serão acordados com docentes que ministram as disciplinas de Química Geral. As aulas serão ministradas por discentes de graduação, preferencialmente em licenciatura, e de pós-graduação voluntários do projeto sob orientação e acompanhamento presencial de professores colaboradores do projeto. O curso será divulgado pelos colegiados dos cursos do CCQFA diretamente por e-mail para os discentes ingressantes. No que tange às tutorias, os tutores voluntários e os docentes envolvidos no Projeto irão realizar atendimento extraclasse para as turmas de Química Geral visando esclarecer dúvidas nos conteúdos e nos exercícios propostos pelo professor da turma. Além disso, os tutores podem ser solicitados pelos professores colaboradores para alguma atividade em sala de aula. Serão realizadas reuniões com os professores da disciplina de Química Geral com o intuito de discutir o andamento da turma e divulgar e incentivar a participação dos estudantes no projeto. Por fim, com relação à avaliação, além de acompanhamento durante todo o projeto, ao término de cada semestre será realizado um questionário para os participantes, visando estabelecer as principais dificuldades na disciplina de Química Geral. Após a realização dessas ações, os resultados e inovações serão tratados e almeja-se a publicação e divulgação em eventos e/ou revista indexadas. As ações contempladas como orientações, resoluções de exercícios, ações de planejamento de estudos, tutoria, dentre outras para o bom andamento dos discentes matriculados em Química Geral serão compartilhadas com toda a comunidade acadêmica.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que o projeto: minimize os índices de reprovação, evasão e retenção nos cursos do CCQFA, sane as principais dúvidas dos estudantes da disciplina de Química Geral e contribua para a melhoria da média das notas dos discentes participantes. Para isso, propõem-se como indicadores: a comparação das notas de turmas anteriores e as em trabalho no projeto; os dados anteriores de evasão da disciplina e dados após o trabalho. Vale mencionar que o envolvimento dos estudantes no projeto para o adequado rastreamento dos dados será sempre acompanhado através do controle de atividades propostas pelo projeto. Outro ponto a ser enfatizado é a qualificação da formação de docentes através do envolvimento como voluntários, cujo indicador se baseia nos questionários de avaliação respondidos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRO CURY SOARES8
ALEXIA IOLANDA GONCALVES DA SILVA
ALISSON SOARES DE MORAIS
AMANDA TIMM FRANCO
ANA CAROLINA LESSA MENDES
ANA LAURA CORREA MAYER
ANA LAURA FAGUNDES LIMA
ANDREI CESAR CORREA GONZALES
BEATRIZ FRANCO DE CARVALHO
BRUNA ADRIANE FARY10
BRUNA CARDOSO SIMON
BRUNA HARTWIG LINDEMANN
BRUNO DOS SANTOS PASTORIZA10
Bruna Barros Silva
CAMILA REZENDE COUTINHO
CAMILE PORTO LEAL
CAROLINA RASH DE AVILA
CATHARINA RIBEIRO GARCIA
CHARLIE GUIMARÃES GOMES
DIOGO LA ROSA NOVO16
DIOGO SANTOS SILVA
EDUARDA MOREIRA HARTMANN
EDUARDA TORRES DE SOUZA
ELIAQUIM BAUTZ PARANHOS SENA
ELIEZER PORTO DE OLIVEIRA
EMILLY DA SILVA PICANCO
ENZO FACHINI DE FREITAS
ERIKA PEREIRA NUNES
Eduardo Augusto Lima Paz
FERNANDO MACIEL JACKS
GABRIELLE ANDRADE MARTINEZ
GUILHERME PORTO VARGAS DE SOUZA
HELLEN FERREIRA BLANK
HELOISA SILVA LOUREIRO
HENRIQUE DA PAZ CONCEICAO
ISABELA TAVARES DE OLIVEIRA
ISABELLA BACHINI WALTER
JENNIFER VILLANOVA LISBOA
JULIA BONOW HAERTEL BARNECHE
JULIA CRIZEL DUARTE
JULIA DA GAMA VILLALBA
JULIA DA ROSA MENDES
JULIA MACIEL OUTEIRO
JULIA XAVIER MIRANDA
JULIANA PAZ SCHUG
Joaquim Guilherme Strelow Ferreira Da Silva
João Lucas Trimolet Rebuli
JÉSSICA DA ROSA PORTO
KAUANA RODRIGUES LIMA
Kauan Henrique Chaves Copello
LACI HELEN DO NASCIMENTO ARAUJO
LARISSA DE SOUZA ORTIZ
LARISSA MAIA SCHMIDT
LAURA SILVA DE VARGAS
LAURA VOJTICHWSKI LILGE
LEANDRO MOREIRA HERNANDES JUNIOR
LEONARDO ROCHA DA SILVA
LETICIA DA COSTA TAVARES DA SILVA
LETICIA DA SILVA PEDROSO
LETICIA LUCKOW
LETICIA MACHADO FARIAS
LILIANE MULLER KUFNER
LIVIA SELAYARAN NOGUEIRA
LIVIA VELLOSO BARBOSA
LUA TIMM SAN MARTIN
LUANA FERREIRA DE LIMA
LUANA RAATZ KLUG
LUIZ FILIPE SILVEIRA BIDO
LUIZ HENRIQUE GARCIA DE FARIAS
LUIZA LEITE LIMA
LUIZA MACHADO HARTER
LUIZA RAMIRES SOARES
LUIZA RODRIGUES E SILVA
LUIZA WULFF
LUÍSA DOS PASSOS LAFUENTE
LYZA FARIAS LEAL
MANUELA CAZAUBON SOARES MARTINEZ
MANUELA RIBEIRO CARNEIRO DA ROSA
MARIA EDUARDA BATISTA TEIXEIRA
MARIA EDUARDA BRAGA KRUGER
MARIA EDUARDA ROCHA DE SOUZA MATESCO
MARIANA FERREIRA PEREIRA
MARIANA GONCALVES BENEVENTANA
MARIANA LEVIEN TROTTA
MARIE FREITAS RANHEIRI
MARINA LADEIRA REZENDE
MARINA PODEWILS JARDIM
MILLENA BILHAR LOPES
MIRIANNE MONQUELAT TAVARES ARMENDARIS
NATALIA MAIQUELE DALMANN MARON
NATANE FERNANDES CLARA
NATHALI DE ASSIS MAGALHAES
NATIELE RASEIRA GOMES
NICOLLY CARDOZO SAN MARTIN
NIVIANE GENZ
PATRICIA XAVIER BERGMANN
RANIEL CAMPOS WREGE
RHAISSA CRISLEYNE DE FREITAS
RHAYANE TAVARES BUCHHORN
SERGIO VINICIUS DE FARIA SCHOLANTE
TALITA LEMES DOS PASSOS
TATIANE AMARAL MASCHKE
TAUANE FRONER DE SOUZA
THAISSA GABRIELI DA ROSA BARROS
TIELEN ESLABAO MORAES
TRINITY NUNES BESSA DA COSTA
VALENTYNE SILVEIRA CUDO
VICTORIA DA ROSA LEITE SILVA
VITHOR PARADA GARCIA
Vinícius Pinheiro Cigales
WALTER ALMEIDA GOULART
WILIAM BOSCHETTI16
YASMIN RIBEIRO BLOEDORN
YASMIN RIBEIRO BLOEDORN

Página gerada em 03/03/2024 02:19:37 (consulta levou 0.320945s)