Nome do Curso / Conceitos (*)
Ensino de Ciências e Matemática
CAPES (2017)3
Nível / Grau
Pós-Graduação / Mestrado Profissional
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL
Código UFPel
7058
Código CAPES
42003016042P6
Unidade
Programa
Coordenador
Criação e Reconhecimento
Portaria n. 1981 de 21/12/2010
Portaria n. 1364 de 29/09/2011 DOU 30/09/2011 Seç. 1 p. 42

Apresentação

O Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da FAE/UFPEL tem como objetivo promover e incentivar os professores em serviço das áreas de Ciências e Matemática, a desenvolverem uma cultura profissional pautada pela autonomia, pela pesquisa em sala de aula, pela estruturação e desenvolvimento de currículos flexíveis, pela reflexão sobre a aprendizagem dos alunos, pelo desenvolvimento de metodologias e estratégias metodológicas adequadas ao ensino de Ciências e Matemática, pelo desenvolvimento de um processo de avaliação formativa, enfim, pelo desenvolvimento de ações que caracterizem sua intervenção na escola e o seu trabalho docente como os de um professor autônomo e pesquisador de sua prática.

A opção por estas prioridades se relacionam com a nossa crença na necessidade de participar de processos e de ações que tenham como foco a melhoria dos padrões do ensino nas escolas, uma vez que os resultados apontados pelos diversos índices que tentam medir a qualidade do ensino no nosso país e no nosso estado (por exemplo, PISA, IDEB, ENEM, entre outros) apontam para resultados insatisfatórios na aprendizagem dos alunos.

Este Programa de Pós-graduação pauta-se, então, pelo propósito de produzir mudanças no campo da ação profissional dos professores das Áreas de Ciências e de Matemática de nossa região de abrangência, principalmente, nas redes públicas estadual e municipal de ensino, além de conhecimentos a serem socializados principalmente nas redes de ensino públicas estadual e municipal.

Os alunos do curso terão também a oportunidade de desenvolver estudos e pesquisas sobre práticas interdisciplinares incluindo-se aí a elaboração de projetos de ensino não só entre as áreas de conhecimento envolvidas com o Programa, mas também integrando outras áreas de conhecimento e fundamentações teóricas sólidas nestas atividades.

Outro aspecto importante a destacar neste projeto relaciona-se com a articulação teoria/prática, especificamente a pesquisa em sala de aula, que entendemos como um eixo basilar em um Mestrado Profissional em Ensino. Esta articulação pretende ser um espaço para o desenvolvimento de análises e reflexões da prática e na prática. Neste sentido, pretendemos que as dissertações de mestrado sejam os instrumentos onde se expressa esta relação, seja na elaboração, desenvolvimento e análise de projetos curriculares dos mestrandos em sua realidade de trabalho, seja também na análise de situações específicas de escolas, de currículos, de materiais didáticos, etc.

Finalmente, entendemos este processo de formação continuada como uma ressignificação da prática, que, em lugar de ser uma mera aplicação de conhecimentos, será o resultado da produção de conhecimentos que serão fonte de referência para novas práticas e para a pesquisa de interrogações geradas pelo cotidiano escolar.

Neste sentido, acreditamos que este Mestrado Profissional poderá ser um agente de transformação nas escolas e de revitalização das salas de aula de Ciências e de Matemática em nossa região.

Assim:
Período mínimo de integralização: 24 meses
Período máximo de integralização: 30 meses
Organização de ofertas de disciplinas: semestral
Forma de ingresso: processo seletivo
Local de referência do curso: Faculdade de Educação/UFPel
Aulas: Sextas-feiras, havendo a possibilidade de um outro turno

Funcionamento da Secretaria: Segunda à sexta, das 08h às 14h.

Coordenador: Prof. Dr. André Luis Andrejew Ferreira

Coordenador Adjunto: Profª Drª Maria de Fátima Duarte Martins

Secretária: Gabriela P. de Pereira

Área de Concentração

Ensino de Ciências e Matemática

Linhas de Pesquisa

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E DE MATEMÁTICA

Discute aspectos envolvidos na formação continuada de professores, considerando perspectivas curriculares e práticas pedagógicas para a construção de conceitos nos processos de desenvolvimento profissional, contemplando a pesquisa em sala de aula.

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ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS E RECURSOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Discute e propõe estudos e pesquisas em ensino de Ciências e de Matemática abordando os processos de aprendizagem, o desenvolvimento de materiais didáticos e de práticas experimentais, e o uso de novas tecnologias de informação e comunicação.

Organização Curricular

Os requisitos básicos considerados na estrutura curricular do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Matemática visam apresentar uma perspectiva pedagógica ajustada aos objetivos do curso – formação profissional para a inovação de sua prática docente em termos da compreensão e aplicação da ciência e da tecnologia, e o uso das novas tecnologias e materiais didáticos que venham aprimorar sua prática, considerando os conteúdos das disciplinas em seus aspectos teóricos, metodológicos e epistemológicos – e viabilizar a conclusão do curso no período de 24 a 30 meses.
A estrutura curricular prevê a exigência de trabalho final – dissertação de mestrado – que demonstre domínio do objeto de estudo e capacidade de expressão estruturada adequadamente sobre tal objeto, a ser avaliado por uma banca de professores qualificados. O Currículo do Curso de Mestrado, buscando garantir organicidade e flexibilidade na formação continuada de professores da Educação Básica e/ ou Superior, está organizado por disciplinas e atividades conforme descrito a seguir, sendo obrigatório a aprovação em disciplinas cuja soma de créditos seja de, no mínimo, 24 créditos.

I – Disciplinas Obrigatórias
- Metodologia da Pesquisa (03 créditos – 51h)
- Prática de Ensino Supervisionado (02 créditos – 34h)
- História e Filosofia da Ciência (02 créditos – 34h)
- Seminário de Orientação (todos os semestres, 51 h, sem créditos)

II – Disciplinas Eletivas (obrigatórias por área de concentração)

a) Formação específica – Matemática:
– Matemática e suas Metodologias (04 créditos – 68h)
– Matemática Experimental (04 créditos – 68h)
– Matemática nos Anos Iniciais (04 créditos – 68h)

b) Formação específica – Ciências:
– Ciências e suas Metodologias (04 créditos – 68h)
–  Tópicos em Ciências – Ensino Fundamental (04 créditos – 68h)
– Tópicos em Ciências – Ensino Médio (04 créditos – 68h)
– Química e suas Metodologias (04 créditos – 68h)
– Biologia e suas Metodologias (04 créditos – 68h)

III – Disciplinas optativas
- Ensino e Aprendizagem (03créditos – 51h)
- Currículo e Ensino (03 créditos – 51h)
- Tecnologias e Educação (04 créditos – 68h)
- Educação, Cultura e Sociedade (02 créditos – 34h)
- Epistemologia da Matemática (02 créditos – 34h)
- Seminários Avançados (02 créditos – 34h cada)
- Leituras Dirigidas (01 crédito - 17h cada)
- Disciplinas cursadas em outros programas de pós-graduação credenciados pela CAPES (até 06 créditos)

IV - Outras atividades:
- Publicação em periódico indexado (01 crédito – 17h cada)

Pesquisadores

ALZIRA YAMAZAKI
ANDRÉ LUIS ANDREJEW FERREIRA
ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES
BRUNO SANTOS PASTORIZA
DENISE NASCIMENTO SILVEIRA
DIOGO FRANCO RIOS
FÁBIO ANDRÉ SANGIOGO
FRANCELE DE ABREU CARLAN
LUI NÖRNBERG
MAIRA FERREIRA
MARCELO PEREIRA MACHADO
MÁRCIA SOUZA DA FONSECA
MARIA DE FÁTIMA DUARTE MARTINS
MARIA SIMONE DEBACCO
RAQUEL LÜDTKE
REGINA TRILHO OTERO XAVIER
REJANE PERGHER
RITA DE CÁSSIA MOREM CÓSSIO RODRIGUEZ
ROBLEDO LIMA GIL
ROSÁRIA ILGENFRITZ SPEROTTO
ROZANE ALVES DA SILVEIRA
VERNO KRÜGER

Créditos necessários

24 créditos.

Matriz Curricular

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso

Localização e contatos

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