Nome do Projeto
Por uma docência inclusiva
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
09/03/2020 - 17/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
Assumindo a centralidade e necessidade das discussões voltadas à inclusão no campo da formação de professores, este projeto visa criar espaços de formação coletiva de discentes da Licenciatura em Química da UFPel voltados à ações docentes de inclusão por meio da extensão. O cenário para esse processo é a Escola Louis Braille, a qual já vem, há algum tempo, contribuindo com as ações de formação docente do referido curso e, num processo cooperativo e colaborativo, o curso agora se propõe a colaborar com demandas e necessidades apresentadas pela Escola Louis Braille na formação de seus alunos no campo das ciências e, especialmente, na Química. Com essa visão de cooperação entre as instituições, o projeto se desdobra em duas dimensões: a primeira é voltada à formação docente, de modo que os licenciandos poderão ampliar as discussões que têm a respeito da inclusão no curso em um ambiente de efetivo exercício dos preceitos inclusivos. A segunda dimensão está voltada ao trabalho extensionista, pois sabendo da deficiência de materiais e sujeitos formados no campo das Ciências que trabalhem e desenvolvam materiais adaptados ao público cego e de baixa visão, a execução do projeto contribuirá com a sociedade no que diz respeito ao fornecimento de sujeitos qualificados e interessado em contribuir com a formação de outros sujeitos fora da universidade.
Objetivo Geral
O presente projeto visa oportunizar espaços de formação coletiva de discentes da Licenciatura em Química da UFPel voltados à ações docentes de inclusão por meio da extensão