Nome do Projeto
XIX Encontro sobre Investigação na Escola: em defesa de uma educação transformadora e inclusiva
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/09/2025 - 31/01/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
Os Encontros sobre Investigação na Escola (EIE), promovidos pela Rede de Investigação na Escola (RIE), acontecem no estado do Rio Grande do Sul desde o ano 2000, com periodicidade anual . O EIE tem como proposta de formação a escrita, a leitura e a discussão de relatos de experiências de professores da Escola, da Universidade e de Professores em Formação Inicial. Assim, consiste num evento que prioriza a participação e a interação dos participantes e direciona-se para o público de professores em diferentes estágios de formação, inicial e continuada do Rio Grande do Sul. O XIX Encontro de Investigação na Escola (EIE) terá como temáticas: I-Práticas, vivências e experiências na Educação Infantil; II-Práticas, vivências e experiências no Ensino Fundamental; III-Práticas, vivências e experiências no Ensino Médio; IV-Práticas, vivências e experiências na Educação Especial; V-Práticas, vivências e experiências na Educação de Jovens e Adultos; VI-Práticas, vivências e experiências nos diferentes espaços (gestão escolar, coordenação pedagógica, formação de professores etc.).

Objetivo Geral

Objetiva ser um espaço de interação, diálogo, produção e socialização de saberes, mas também de construção de caminhos possíveis para uma Educação transformadora e inclusiva. Neste sentido, abre espaço para que pesquisadores, acadêmicos, mas sobretudo educadores em exercício, possam, interagir, debater, aprender e construir pontes e realizar partilhas.

Justificativa

Justifica-se a realização do evento, considerando as temáticas envolvidas, as demandas da educação pública brasileira e a necessidade de socialização e partilha, favorecendo o avanço da reflexão sobre a própria prática.

Metodologia

O EIE tem como proposta de formação a escrita, a leitura e a discussão de relatos de experiências de professores da Escola, da Universidade e de Professores em Formação Inicial.
A dinâmica do EIE consiste em rodas de discussão em que cada participante escreve, previamente, um relato investigativo sobre alguma atividade inovadora realizada em sala de aula, preferencialmente, sobre sua prática. Há uma troca de leitura entre pares e, em seguida, os relatos são organizados e separados em rodas de formação, conforme as temáticas e enviados aos demais participantes da roda para leitura prévia, questionamentos e sugestões. A roda elabora uma síntese das suas temáticas e as apresenta em um dos momentos do encontro. Os relatos após a leitura, discussão e avaliação são reescritos para a publicação final. Ou seja, o EIE tem como proposta a formação num movimento reflexivo por meio da escrita, da leitura, da discussão e da reescrita de relatos de experiências.
A condição para a participação é ser autor e/ou coautor de um relato de experiência. O autor principal participa das trocas de leituras e atua como um avaliador no evento. Os demais coautores podem contribuir no processo e participar das rodas de formação.

Indicadores, Metas e Resultados

Pretende-se abranger o público do evento, sobretudo de professores em diferentes estágios de formação, inicial e continuada e será considerado satisfatório se o evento ocorrer conforme o planejado, com a participação plena dos inscritos e colaboração dos organizadores.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNO DOS SANTOS PASTORIZA2
FABIO ANDRE SANGIOGO2
FRANCELE DE ABREU CARLAN2
LIGIA CARDOSO CARLOS2
LUCIANE DA SILVA MARTINS
LUISA MENDES MACHADO
RENAN DE ALMEIDA BARBOSA5
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ2
VANDRIELE BRUNE

Página gerada em 08/10/2025 07:57:02 (consulta levou 0.194244s)