Nome do Projeto
Um novo dia de Cientista
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
04/04/2021 - 01/02/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
Seguindo com o reconhecimento da importância de expandir as fronteiras da pesquisa em Química para além dos muros da própria universidade, o papel social que há na produção do conhecimento químico e a importância de que o modelo de produção do conhecimento atinja diferentes públicos, este projeto se propõe a realizar um processo de divulgação e inserção de públicos escolares na dinâmica da produção do conhecimento científico no campo da Química. Nesse sentido, a partir da parceria entre os diferentes laboratórios integrantes do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), do CCQFA da UFPel, o projeto se propõe a interagir discentes da Escola Básica com pesquisadores do PPGQ. Com essa proposta, pretende-se ampliar o acesso da escola à universidade, bem como divulgar o que se tem produzido e, ainda, incentivar e motivar estudantes para o estudo na área da Química e, particularmente, nas opções de estudos em Química oferecidos pelo CCQFA da UFPel. Temporalmente, o projeto visa ações ao longo de dois anos, com interações mensais ou bimensais de grupos de estudantes das escolas parceiras do projeto com pesquisadores do PPGQ. Em caso de viabilidade de ações presenciais, espera-se receber tais discentes nas dependências do PPGQ para que vivenciem um dia de cientista.
Objetivo Geral
Divulgar as pesquisas que têm sido feitas no PPGQ, apresentar e motivar a estudantes da Escola Básica o trabalho na pesquisa em Química e suas diferentes áreas.
Justificativa
Diferentes autores abordam a necessidade de se aproximar diferentes universos envolvidos na produção de conhecimentos, particularmente na apropriação pelo universo escolar das produções da ciência (MAINARDES; STREMEL, 2010; ARAÚJO; SOUSA, 2015; ALBAGLI, 1996). Assim, o projeto busca um espaço no qual a produção do conhecimento químico possa ser divulgado à sociedade, propondo realizar um processo de reconhecimento dos sujeitos escolares da dinâmica da pesquisa em Química e suas diferentes áreas, assim como incentivas as ações de compreensão pública da ciência e sua responsabilidade e retorno social (CARIBÉ, 2015).
Metodologia
Realizar atividades mensais ou bimestrais (a combinar entre escolas e laboratórios associados) de interação entre discentes da Educação Básica e pesquisadores do PPGQ. Prioridade será dada a discentes de terceiro ano do Ensino Médio. Havendo condições presenciais, os participantes, em duplas, serão postos a vivenciar o cotidiano de um laboratório vinculado ao PPGQ do CCQFA da UFPel.
Cada uma das atividades de interação ocorrerá por via de webconferência. Havendo possibilidade presencial, a atividade será realizada durante um dia (turnos da manhã e tarde). Em ambos os casos, se preveem ações de: i) acolhimento; ii) orientações gerais e de segurança; iii) apresentação a discentes de graduação ou pós-graduação tutores (que conduzirão e orientarão os discentes da Escola nesse dia de atividades); iv) refeição no Restaurante Universitário; v) socialização geral entre os participantes.
A escolha dos discentes da Escola, bem como o transporte até o CCQFA e os procedimentos de autorização dos pais e responsáveis será de competência de cada uma das Escolas parceiras do projeto, em caso de ações presenciais. Nos casos das ações remotas, se utilizarão os sistemas da UFPel.
Cada uma das atividades de interação ocorrerá por via de webconferência. Havendo possibilidade presencial, a atividade será realizada durante um dia (turnos da manhã e tarde). Em ambos os casos, se preveem ações de: i) acolhimento; ii) orientações gerais e de segurança; iii) apresentação a discentes de graduação ou pós-graduação tutores (que conduzirão e orientarão os discentes da Escola nesse dia de atividades); iv) refeição no Restaurante Universitário; v) socialização geral entre os participantes.
A escolha dos discentes da Escola, bem como o transporte até o CCQFA e os procedimentos de autorização dos pais e responsáveis será de competência de cada uma das Escolas parceiras do projeto, em caso de ações presenciais. Nos casos das ações remotas, se utilizarão os sistemas da UFPel.
Indicadores, Metas e Resultados
Como meta, o projeto se propõe a interagir com no mínimo uma turma discentes da Escola Básica a cada dois meses, os quais deverão interagir com os laboratórios integrantes do PPGQ.
Os resultados esperados são uma maior aproximação desses discentes da Escola à UFPel, em especial das carreiras de Química, e os resultados serão avaliados a partir de indicadores de inscrição nos processos seletivos da UFPel nas carreiras de Química pelos discentes participantes do projeto que estiverem em fase de finalização do Ensino Médio.
Os resultados esperados são uma maior aproximação desses discentes da Escola à UFPel, em especial das carreiras de Química, e os resultados serão avaliados a partir de indicadores de inscrição nos processos seletivos da UFPel nas carreiras de Química pelos discentes participantes do projeto que estiverem em fase de finalização do Ensino Médio.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANE MEDEIROS NUNES | 4 | ||
BRUNO DOS SANTOS PASTORIZA | 1 | ||
TAIANA KUHN BEHLING |