Nome do Projeto
Potabilidade da água e conscientização ambiental: aproximando a química analítica da comunidade
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/03/2024 - 01/03/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Meio ambiente / Educação
Linha de Extensão
Recursos hídricos
Resumo
O aumento significativo do consumo de água a cada ano é sempre acompanhado por temas relacionados a preservação ambiental. Nesse contexto, a qualidade e a potabilidade da água que consumimos é um tema de extrema importância e de crescente preocupação no meio acadêmico e na sociedade. Isso se agrava ainda mais quando pensamos em contaminantes emergentes com o crescimento da população e com o uso de defensivas agrícolas em grande escala. Esses problemas por vezes são negligenciados por famílias que vivem na zona rural com pouco acesso a informação, e que muitas vezes consomem a água obtida através de poços artesanais ou riachos sem a devida verificação da qualidade dessa água. Muitas famílias utilizam desse mesmo recurso hídrico não só para o consumo, mas também a produção de alimentos oriundos da agricultura familiar. A água utilizada na zona rural por pequenos produtores nem sempre passam por um controle/atestado de qualidade pois as ferramentas de análise química muitas vezes são de difícil acesso para as classes mais vulneráveis economicamente. Os corpos hídricos utilizados pelas famílias rurais vêm sendo cada vez mais impactados pelo uso de agrotóxicos e pesticidas em regiões próximas a suas localidades, pela poluição das cidades ao redor e pelo empobrecimento do solo em relação ao cenário agricultura no país. O desmatamento tem causado grande impacto ambiental em diversos ecossistemas. A poluição e o empobrecimento do solo têm afetado diretamente os corpos hídricos, assim como as atividades antropogênicas das grandes cidades. Todos esses fatores desestabilizam diretamente o ambiente e, consequentemente, a agrobiodiversidade e a economia circular. As pessoas que vivem na zona rural podem ser consideradas suscetíveis aos impactos de recursos hídricos sem o devido tratamento adequado. Os laboratórios de análise de água dos grandes centros urbanos, nem sempre se aproximam ou instruem a comunidade que reside nas zonas rurais sobre os riscos da possível má qualidade dos recursos hídricos, seja utilizado para consumo ou para a manufatura de produtos ou alimentos. Assim, o presente projeto busca trazer um elo entre a universidade e sociedade para fornecer algumas análises físico-químicas para avaliar os principais fatores em relação a potabilidade da água de famílias rurais. O projeto visa participar ativamente de feiras ecológicas visando a aproximação/divulgação/conscientização da importância da análise da água para o consumo e produção de alimentos saudáveis vinculados com a preservação ambiental.

Objetivo Geral

O projeto busca promover uma conscientização sobre o uso adequado da água a da importância de realizar análises fisico-químicas para atestar a potabilidade da água para consumo ou produção de alimentos, principalmente da concentração elementar e molecular frente às legislações vigentes. O projeto busca divulgar os resultados e promover ações em feiras, espaços formais e não formais com uma temática inserida na valorização das famílias rurais e da contribuição devolutiva de tecnologia e inovação aos mais vulneráveis economicamente, além de auxiliar na segurança pública e alimentar, valorizando também os pequenos produtores rurais e a qualidade dos alimentos para o mercado atual.

Justificativa

A relação entre a qualidade da água e vida é alvo de discussão em todos os níveis da sociedade. Nesse sentido, estabelecer protocolos sócio e economicamente viáveis para a identificação e quantificação de espécies químicas na água consumida por famílias na zona rural é imprescindível, especialmente aquelas em vulnerabilidade social e que utilizam desse recurso para consumo e para produtos da agricultura familiar. A pesquisa científica em Química deve estar alicerçada nas demandas da sociedade, possibilitando a difusão e a adequação ao acesso às inovações tecnológicas produzidas dentro das instituições pesquisa, em especial na área de Química Analítica. Assim, a proposta visa expandir a interlocução entre Universidade e Sociedade, acolhendo demandas de suma importância, como o incentivo ao monitoramento da qualidade da água de famílias que vivem na zona rural e utilizam fontes naturais como fonte de recursos hídricos.

Metodologia

As atividades propostas neste projeto serão feitas nas dependências do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos da UFPel, diretamente com os agricultores e nas feiras ecológicas. Inicialmente, será realizada uma reunião com produtores da agricultura familiar das regiões de Pelotas com o intuito de promover uma conscientização sobre o uso adequado da água a da importância de realizar análises fisico-químicas para atestar a potabilidade da água para consumo ou produção de alimentos, principalmente da concentração elementar e molecular frente às legislações vigentes. A potabilidade da água se dará por parâmetros físico-químicos e pelo monitoramento de espécies químicas potencialmente tóxicas das águas fornecidas por moradores da zona rural. As condições operacionais para a determinação de elementos e moléculas pelas técnicas espectrométricas (MIP OES), eletroquímicas (potenciometria e voltametria) ou cromatográficas (GC e HPLC) que estão disponíveis no Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos. As amostras serão coletadas e preservadas seguindo todos os protocolos de segurança e, com isto, será possível também avaliar possíveis variações quanto à origem das amostras.
Após a avaliação físico-química das amostras de água, será criado um banco de dados público envolvendo qualidade da água e divulgada para os produtores rurais. As informações sobre a qualidade da água e a divulgação das ações do projeto serão feitas em feiras ecológicas como forma de conscientização e para angariar novas amostras e participantes. Serão feitas visitas em cooperativas voltadas à agricultura familiar de Pelotas e região com o intuito de divulgação do projeto e alternativas de preservação do meio ambiente serão trazidas para essas comunidades.

Indicadores, Metas e Resultados

Os resultados obtidos trarão informações importantes para os produtores e para a sociedade em relação as condições ambientais da água utilizada para consumo e para os produtos comercializados. Um ponto importante da proposta será a consolidação da interlocução entre a pesquisa desenvolvida na Universidade Pública nos laboratórios de Química da UFPel e a sociedade, especialmente nos quesitos de difusão e de adequação ao acesso às inovações tecnológicas produzidas nessas Instituições.
Os resultados obtidos nesse projeto serão divulgados para a comunidade para os próprios fornecedores das amostras e para o público através da participação em feiras, associações e cooperativas, com o intuito de atrair e conscientizar a sociedade rural sobre a importância da análise/atestado da qualidade da água e outras fontes sobre o seu papel na conscientização ambiental. Com relação ao público geral, a interlocução ocorrerá pela presença e divulgação do grupo através da exposição de banners e/ou stands em feiras e eventos voltados para agricultura familiar. Para a comunidade científica, a divulgação será através de publicações em periódicos e pela participação em eventos científicos nacionais e/ou internacionais de impacto significativo para a área e subárea. O projeto almeja auxiliar na elaboração de monografias, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses, que serão posteriormente disponibilizados nos acervos públicos das instituições. O projeto visa também a inserção de estudantes dos cursos do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos vinculados ao tema em atividades de extensão.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNA ADRIANE FARY2
CARLA DE ANDRADE HARTWIG2
DIOGO LA ROSA NOVO3
LUANA FERREIRA DE LIMA
TAINA FERNANDA BARBOSA NUNES
WILIAM BOSCHETTI3
YASMIN RIBEIRO BLOEDORN

Página gerada em 28/04/2024 20:08:01 (consulta levou 1.259066s)