Nome do Projeto
As artistas da EBA: processos criativos e ações interdisciplinares
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
16/11/2023 - 16/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O projeto de pesquisa dá continuidade e amplia investigações iniciadas em outras instâncias em torno de mulheres artistas, com intenção de resgatar protagonismos e promover o reconhecimento de obras e processos. Nosso foco recai sobre as artistas da Escola de Belas Artes de Pelotas, com interesse nos processos criativos desenvolvidos, nas inovações e transgressões que atualizam discursos e percepções, inaugurando novos modos de ver a mulher artista, os processos de formação, as reverberações e resistências.

Objetivo Geral

Investigar as mulheres artistas que estudaram na Escola de Belas Artes de Pelotas com o objetivo de promover o reconhecimento das artistas, ampliar e visibilizar o acervo de obras e trajetórias, enfatizando processos poéticos e narrativas, segundo uma abordagem interdisciplinar que perpassa a estética, a sociologia, a memória, os estudos culturais e de gênero, tecnologias e educação.

Objetivos Específicos:

Identificar e conhecer as artistas mulheres que estudaram na Escola de Belas Artes;
Localizar as obras produzidas por essas mulheres, para fomentar o acervo, que se constitui como material de estudo e difusão cultural;
Construir um repositório em ambiente virtual que reunirá os documentos sobre as artistas da EBA, capaz de fomentar pensamento crítico, desdobramentos e transformações;
Caracterizar os materiais e as técnicas artísticas utilizadas;
Estudar e desenvolver materiais didáticos para gestar novas formas de entender a ciência, a arte e a cultura, pelo viés da emancipação, conservação e sustentabilidade;
Selecionar trajetórias a partir do levantamento inicial para o desenvolvimento das dissertações e teses junto aos programas participantes;
Percorrer as etapas e ações para a concretização do trabalho: realizar a pesquisa bibliográfica e imagética, participar dos encontros com o grupo para partilha e estudos, realizar entrevistas, propor experimentações com processos artísticos, estimular o surgimento de narrativas segundo diferentes perspectivas e imaginários;
Registrar e documentar todas as etapas do processo, divulgação e apresentação de resultados em eventos acadêmicos e artísticos.



Justificativa

O projeto de pesquisa se caracteriza pela interdisciplinariedade compreendendo pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento, estabelecendo parcerias que permitem ampliar as questões que incidem sobre o tema. A linha de pesquisa abrange os estudos sobre arte e gênero, memória social e patrimônio cultural, ciência e engenharia dos materiais, educação e tecnologias. O intercâmbio acadêmico, em nível institucional e internacional, com redes de pesquisadores aos quais o grupo proponente se filia possibilitará experiências e aprendizado para promover o desenvolvimento sustentável, por meio de educação de qualidade que busca a igualdade de gênero, a valorização da memória, da diversidade cultural, a inovação tecnológica em torno de materiais renováveis e não-tóxicos, garantindo preservação dos bens, consumo e produção responsáveis, saúde e bem estar.

Reconhecer as mulheres artistas cuja formação perpassa a antiga Escola de Belas Artes de Pelotas se justifica pela valorização e registro das atuações, destacando o protagonismo artístico e a inovação nos processos e percepções, que reverberam sobre a arte e seu ensino em nossa região. Nossa investigação busca o conhecimento dos processos criativos e didáticos que instigaram pesquisas poéticas, inventaram salões, exposições, grupos de estudo e coletivos de artistas, inaugurando espaços de produção, ensino e difusão.

Metodologia

A pesquisa é de natureza interdisciplinar conjugando diferentes materiais e métodos para atender os objetivos e as metas de desenvolvimento sustentável. A linha metodológica se fundamenta nos estudos de arte e gênero, segundo abordagens abertas e plurais próprias da pesquisa em artes e humanidades, pois permite a construção de modelos autorais, narrativas poéticas e objetos diferenciados como suporte e veículo da investigação conduzida. As etapas compreendem o levantamento das artistas, das obras realizadas, investigação dos processos e das trajetórias, reuniões de estudo com o grupo interdisciplinar, construção do arquivo digital, realização de ações educativas, registro e documentação do processo investigativo, com todas as etapas percorridas, reuniões de avaliação, produção de material para apresentação em eventos acadêmicos e artísticos.

A investigação percorre museus, galerias e acervos privados, catálogos e documentos bibliográficos, inclui entrevistas, relatos e produção de registros para organizar os perfis e subsidiar a construção do repositório e efetivação das ações e produtos projetados pelos programas parceiros.
A perspectiva assumida visa identificar as histórias de vida, o pensamento poético, as experiências com arte e seu ensino, os processos criativos, pontuando a recorrência de posturas e as pontes estabelecidas para fazer emergir contribuições que fomentem a educação de qualidade, inclusiva, sustentável, saudável e empoderadora.

Indicadores, Metas e Resultados

Reconhecimento e valorização das artistas da EBA;
Divulgação e repercussão das obras como patrimônio artístico e cultural;
Partilha de processos poéticos e educativos que impactam o conhecimento;
Formação global e profissional dos participantes;
Atuação em equipes de trabalho multidisciplinares;
Integração e troca de experiências;
Qualificação e formação de público;
Ampliação de repertórios;
Promoção da arte e da cultura.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ARYANE BARBADO LIMA
Ana Luíza Nogueira de Quadros
BRUNA ADRIANE FARY2
CARMEM REGINA SILVEIRA NOGUEIRA1
CHAIANI BATTISTI
CLARA RIBEIRO DO VALE TEIXEIRA
DANIELE BALTZ DA FONSECA2
Dayanna Michelle Canon Perez
Dayanna Michelle Canon Perez
FABIO GALLI ALVES1
Fernando Emilio Puntel
GERSON GERALDO HOMRICH CAVALHEIRO2
Guilherme Susin Sirtoli
JOANA SOSTER LIZOTT1
JULIANA NEUMANN SEIXAS
KAREN VELLEDA CALDAS2
LARISSA PATRON CHAVES SPIEKER1
LETÍCIA BECK FONSECA
LOREDANA MARISE RICARDO RIBEIRO2
LORENA ALMEIDA GILL2
Letícia Quintana Lopes
MATEUS MENEGHETTI FERRER2
MIRELLA MORAES DE BORBA2
MURIEL BELO PEREIRA
Maria Rosa Figari
NADIA DA CRUZ SENNA3
NATALIA CORREA COUTO
ROSANGELA FACHEL DE MEDEIROS1
Simone Pinho de Oliveira
Simone Pinho de Oliveira
TAMARA LEITZKE CALDEIRA BESKOW2
THAYS TONIN
URSULA ROSA DA SILVA1
Vanessa Cristina Dias

Página gerada em 27/04/2024 12:54:34 (consulta levou 0.321618s)