Nome do Projeto
As artistas da EBA: processos criativos e ações interdisciplinares
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
16/11/2023 - 16/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O projeto de pesquisa dá continuidade e amplia investigações iniciadas em outras instâncias em torno de mulheres artistas, com intenção de resgatar protagonismos e promover o reconhecimento de obras e processos. Nosso foco recai sobre as artistas da Escola de Belas Artes de Pelotas, com interesse nos processos criativos desenvolvidos, nas inovações e transgressões que atualizam discursos e percepções, inaugurando novos modos de ver a mulher artista, os processos de formação, as reverberações e resistências.
Objetivo Geral
Investigar as mulheres artistas que estudaram na Escola de Belas Artes de Pelotas com o objetivo de promover o reconhecimento das artistas, ampliar e visibilizar o acervo de obras e trajetórias, enfatizando processos poéticos e narrativas, segundo uma abordagem interdisciplinar que perpassa a estética, a sociologia, a memória, os estudos culturais e de gênero, tecnologias e educação.
Objetivos Específicos:
Identificar e conhecer as artistas mulheres que estudaram na Escola de Belas Artes;
Localizar as obras produzidas por essas mulheres, para fomentar o acervo, que se constitui como material de estudo e difusão cultural;
Construir um repositório em ambiente virtual que reunirá os documentos sobre as artistas da EBA, capaz de fomentar pensamento crítico, desdobramentos e transformações;
Caracterizar os materiais e as técnicas artísticas utilizadas;
Estudar e desenvolver materiais didáticos para gestar novas formas de entender a ciência, a arte e a cultura, pelo viés da emancipação, conservação e sustentabilidade;
Selecionar trajetórias a partir do levantamento inicial para o desenvolvimento das dissertações e teses junto aos programas participantes;
Percorrer as etapas e ações para a concretização do trabalho: realizar a pesquisa bibliográfica e imagética, participar dos encontros com o grupo para partilha e estudos, realizar entrevistas, propor experimentações com processos artísticos, estimular o surgimento de narrativas segundo diferentes perspectivas e imaginários;
Registrar e documentar todas as etapas do processo, divulgação e apresentação de resultados em eventos acadêmicos e artísticos.
Objetivos Específicos:
Identificar e conhecer as artistas mulheres que estudaram na Escola de Belas Artes;
Localizar as obras produzidas por essas mulheres, para fomentar o acervo, que se constitui como material de estudo e difusão cultural;
Construir um repositório em ambiente virtual que reunirá os documentos sobre as artistas da EBA, capaz de fomentar pensamento crítico, desdobramentos e transformações;
Caracterizar os materiais e as técnicas artísticas utilizadas;
Estudar e desenvolver materiais didáticos para gestar novas formas de entender a ciência, a arte e a cultura, pelo viés da emancipação, conservação e sustentabilidade;
Selecionar trajetórias a partir do levantamento inicial para o desenvolvimento das dissertações e teses junto aos programas participantes;
Percorrer as etapas e ações para a concretização do trabalho: realizar a pesquisa bibliográfica e imagética, participar dos encontros com o grupo para partilha e estudos, realizar entrevistas, propor experimentações com processos artísticos, estimular o surgimento de narrativas segundo diferentes perspectivas e imaginários;
Registrar e documentar todas as etapas do processo, divulgação e apresentação de resultados em eventos acadêmicos e artísticos.
Justificativa
O projeto de pesquisa se caracteriza pela interdisciplinariedade compreendendo pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento, estabelecendo parcerias que permitem ampliar as questões que incidem sobre o tema. A linha de pesquisa abrange os estudos sobre arte e gênero, memória social e patrimônio cultural, ciência e engenharia dos materiais, educação e tecnologias. O intercâmbio acadêmico, em nível institucional e internacional, com redes de pesquisadores aos quais o grupo proponente se filia possibilitará experiências e aprendizado para promover o desenvolvimento sustentável, por meio de educação de qualidade que busca a igualdade de gênero, a valorização da memória, da diversidade cultural, a inovação tecnológica em torno de materiais renováveis e não-tóxicos, garantindo preservação dos bens, consumo e produção responsáveis, saúde e bem estar.
Reconhecer as mulheres artistas cuja formação perpassa a antiga Escola de Belas Artes de Pelotas se justifica pela valorização e registro das atuações, destacando o protagonismo artístico e a inovação nos processos e percepções, que reverberam sobre a arte e seu ensino em nossa região. Nossa investigação busca o conhecimento dos processos criativos e didáticos que instigaram pesquisas poéticas, inventaram salões, exposições, grupos de estudo e coletivos de artistas, inaugurando espaços de produção, ensino e difusão.
Reconhecer as mulheres artistas cuja formação perpassa a antiga Escola de Belas Artes de Pelotas se justifica pela valorização e registro das atuações, destacando o protagonismo artístico e a inovação nos processos e percepções, que reverberam sobre a arte e seu ensino em nossa região. Nossa investigação busca o conhecimento dos processos criativos e didáticos que instigaram pesquisas poéticas, inventaram salões, exposições, grupos de estudo e coletivos de artistas, inaugurando espaços de produção, ensino e difusão.
Metodologia
A pesquisa é de natureza interdisciplinar conjugando diferentes materiais e métodos para atender os objetivos e as metas de desenvolvimento sustentável. A linha metodológica se fundamenta nos estudos de arte e gênero, segundo abordagens abertas e plurais próprias da pesquisa em artes e humanidades, pois permite a construção de modelos autorais, narrativas poéticas e objetos diferenciados como suporte e veículo da investigação conduzida. As etapas compreendem o levantamento das artistas, das obras realizadas, investigação dos processos e das trajetórias, reuniões de estudo com o grupo interdisciplinar, construção do arquivo digital, realização de ações educativas, registro e documentação do processo investigativo, com todas as etapas percorridas, reuniões de avaliação, produção de material para apresentação em eventos acadêmicos e artísticos.
A investigação percorre museus, galerias e acervos privados, catálogos e documentos bibliográficos, inclui entrevistas, relatos e produção de registros para organizar os perfis e subsidiar a construção do repositório e efetivação das ações e produtos projetados pelos programas parceiros.
A perspectiva assumida visa identificar as histórias de vida, o pensamento poético, as experiências com arte e seu ensino, os processos criativos, pontuando a recorrência de posturas e as pontes estabelecidas para fazer emergir contribuições que fomentem a educação de qualidade, inclusiva, sustentável, saudável e empoderadora.
A investigação percorre museus, galerias e acervos privados, catálogos e documentos bibliográficos, inclui entrevistas, relatos e produção de registros para organizar os perfis e subsidiar a construção do repositório e efetivação das ações e produtos projetados pelos programas parceiros.
A perspectiva assumida visa identificar as histórias de vida, o pensamento poético, as experiências com arte e seu ensino, os processos criativos, pontuando a recorrência de posturas e as pontes estabelecidas para fazer emergir contribuições que fomentem a educação de qualidade, inclusiva, sustentável, saudável e empoderadora.
Indicadores, Metas e Resultados
Reconhecimento e valorização das artistas da EBA;
Divulgação e repercussão das obras como patrimônio artístico e cultural;
Partilha de processos poéticos e educativos que impactam o conhecimento;
Formação global e profissional dos participantes;
Atuação em equipes de trabalho multidisciplinares;
Integração e troca de experiências;
Qualificação e formação de público;
Ampliação de repertórios;
Promoção da arte e da cultura.
Divulgação e repercussão das obras como patrimônio artístico e cultural;
Partilha de processos poéticos e educativos que impactam o conhecimento;
Formação global e profissional dos participantes;
Atuação em equipes de trabalho multidisciplinares;
Integração e troca de experiências;
Qualificação e formação de público;
Ampliação de repertórios;
Promoção da arte e da cultura.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ARYANE BARBADO LIMA | |||
Ana Luíza Nogueira de Quadros | |||
BRUNA ADRIANE FARY | 2 | ||
CARMEM REGINA SILVEIRA NOGUEIRA | 1 | ||
CHAIANI BATTISTI | |||
CLARA RIBEIRO DO VALE TEIXEIRA | |||
DANIELE BALTZ DA FONSECA | 2 | ||
DAYANNA MICHELLE CANON PEREZ | |||
DAYANNA MICHELLE CANON PEREZ | |||
FABIO GALLI ALVES | 1 | ||
Fernando Emilio Puntel | |||
GERSON GERALDO HOMRICH CAVALHEIRO | 2 | ||
Guilherme Susin Sirtoli | |||
JOANA SOSTER LIZOTT | 1 | ||
JULIANA NEUMANN SEIXAS | |||
KAREN VELLEDA CALDAS | 2 | ||
LARISSA PATRON CHAVES SPIEKER | 1 | ||
LETÍCIA BECK FONSECA | |||
LOREDANA MARISE RICARDO RIBEIRO | 2 | ||
LORENA ALMEIDA GILL | 2 | ||
Leticia Quintana Lopes | |||
MATEUS MENEGHETTI FERRER | 2 | ||
MIRELLA MORAES DE BORBA | 2 | ||
MURIEL BELO PEREIRA | |||
Maria Rosa Figari | |||
NADIA DA CRUZ SENNA | 3 | ||
NATALIA CORRÊA COUTO | |||
ROSANGELA FACHEL DE MEDEIROS | 1 | ||
Simone Pinho de Oliveira | |||
Simone Pinho de Oliveira | |||
TAMARA LEITZKE CALDEIRA BESKOW | 2 | ||
THAYS TONIN | |||
URSULA ROSA DA SILVA | 1 | ||
Vanessa Cristina Dias |