Nome do Projeto
Química no Processo Seletivo - "Química no PS"
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
18/03/2019 - 12/10/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
O presente projeto terá atuação ativa de graduandos em química de vários semestres no estudo e aprendizagem de temas de química e ciências relacionados aos processos seletivos de acesso à Universidade e outras Instituições, bem como atuação ativa na mediação destes conhecimentos aos estudantes das escolas de Pelotas- RS.
O projeto "Química no Processo Seletivo - Química no PS" trará aos estudantes de escolas de Pelotas- RS a oportunidade de estudo de temas relacionados às questões de química e ciências dos processos de seleção, como PAVE, ENEM, Processo do IF-Sul, etc.
Questões dos processos seletivos serão refeitas pelos graduandos e este conhecimento será mediado aos estudantes das escolas no sentido de fortalecimento da aprendizagem.
Todas as ações de estudo de temas de química e ciências e resolução de questões será realizado pelos graduandos em Química em espaços da UFPel, sob orientação direta da coordenadora deste projeto.
A divulgação e a disponibilização de ações deste projeto aos estudantes será feita mediante a divulgação nas escolas de Pelotas.
Espera-se atingir estudantes que estejam interessados no estudo dos temas relacionados aos processos seletivos realizados na cidade, além de fortalecer o conhecimento de temas de química e ciências para os graduandos em Química da UFPel e fortalecer suas relações com a sociedade, com cidadãos ativos e contribuintes em ações extensionistas.
Espera-se também, atingir alunos de pós-graduação em química (PPGQ) no sentido de serem colaboradores neste processo de ensino e aprendizagem aos graduandos em química, atuando como tutores.
Objetivo Geral
Refazer questões de química e ciências presentes em processos seletivos que ocorrem na cidade de Pelotas, aprimorando conhecimentos dos graduandos em química e proporcionando aos estudantes das escolas uma oportunidade extra de aprendizado.
Justificativa
As questões de química e ciências nos processos seletivos são resolvidas com dificuldade por muitos candidatos. Assim, no intuito de facilitar o aprendizado em química a estudantes das escolas de Pelotas, surge o projeto "Química no PS". Os estudantes poderão tirar dúvidas sobre as questões, bem como temas diversos de química e ciências, presentes em avaliações/provas de processos seletivos.
Os graduandos em química serão atuantes no estudo destes temas, bem como no atendimentos aos alunos interessados nas ações do projeto.
Espera-se um fortalecimento no aprendizado de temas de química e ciências no âmbito escolar e acadêmico.
Os graduandos em química serão atuantes no estudo destes temas, bem como no atendimentos aos alunos interessados nas ações do projeto.
Espera-se um fortalecimento no aprendizado de temas de química e ciências no âmbito escolar e acadêmico.
Metodologia
O foco principal do projeto, que envolve o eixo ensino-aprendizagem, está no estudo de temas de química e ciências, bem como a resolução de questões presentes em processos seletivos.
Para o entendimento destes conteúdos, será utilizados materiais diversificados, como livros, sites e outros materiais audio-visuais, sem deixar de lado o uso de materiais escolares como cadernos e quadro-branco ou verde.
As ações ocorrerão como em escala: coordenadora do projeto atuando como tutora de alunos de pós-graduação; alunos de pós-graduação atuando como tutores de alunos de graduação; alunos de graduação atuando diretamente como tutores de estudantes escolares.
A metodologia deste projeto será parte de uma disciplina optativa de graduação onde alunos são disseminadores de conhecimento dentro da Universidade e na comunidade escolar.
Para o entendimento destes conteúdos, será utilizados materiais diversificados, como livros, sites e outros materiais audio-visuais, sem deixar de lado o uso de materiais escolares como cadernos e quadro-branco ou verde.
As ações ocorrerão como em escala: coordenadora do projeto atuando como tutora de alunos de pós-graduação; alunos de pós-graduação atuando como tutores de alunos de graduação; alunos de graduação atuando diretamente como tutores de estudantes escolares.
A metodologia deste projeto será parte de uma disciplina optativa de graduação onde alunos são disseminadores de conhecimento dentro da Universidade e na comunidade escolar.
Indicadores, Metas e Resultados
O presente projeto tem como metas o fortalecimento no aprendizado de temas de química e ciências, com o intuito de auxiliar estudantes na realização de processos seletivos.
A cada estudante que solicitar auxílio será solicitado o preenchimento de uma ficha contendo dados como:
1) Nome, idade
2) Escolaridade, escola
3) Qual é o processo seletivo de seu interesse?
4) Qual seu grau de dificuldade em química e/ou ciências?
5) O que você busca no projeto?
6) O que você almeja como estudante?
7) O que você almeja para o futuro?
8) Qual seu grau de comprometimento com os resultados esperados para si mesmo no processo seletivo?
9) Sugira melhorias para as ações do projeto.
10) Sugira melhorias para o ensino de química e/ou ciências de sua escola.
A cada graduando ou pós-graduando que participar do projeto, será fornecido um questionários, somo segue:
1) Qual seu objetivo ao participar do projeto?
2) Qual seu grau de comprometimento com o aprendizado dos estudantes atendidos pelo projeto?
3) Está disposto a doar seu tempo e conhecimentos a uma ação extensionista?
4) É pro-ativo no sentido de buscar resultados à ações do projeto?
5) Qual a forma de seu acesso à Universidade?
6) Qual sua experiência, como candidato, em processos seletivos?
7) Sente-se apto na busca de metodologias diversas para o entendimento de um tema de química e/ou ciências?
8) Você costuma usar meios digitais (sites, blogs, livros on-line, programas, plataformas digitais, como facebook, instagram...) para estudar temas de química?
9) Qual seu grau de preocupação com a eficiência no processo de ensino e aprendizagem empregado no projeto?
10 Sugira melhorias para as ações do projeto?
Todos os estudantes e graduandos que optam por participar do projeto devem assinar um termo de consentimento da publicação dos resultados obtidos com o projeto, de forma anônima. Para cada um será gerado uma identificação anônima como: E01, E02,... (para estudantes) e G01, G02, ...(para graduandos)
As respostas aos questionários serão analisadas sempre em busca de aprimoramento das ações do projeto, visando o melhor processo de ensino e aprendizagem ao público alvo (estudantes das escolas) e aso graduandos em Química da UFPel.
A cada estudante que solicitar auxílio será solicitado o preenchimento de uma ficha contendo dados como:
1) Nome, idade
2) Escolaridade, escola
3) Qual é o processo seletivo de seu interesse?
4) Qual seu grau de dificuldade em química e/ou ciências?
5) O que você busca no projeto?
6) O que você almeja como estudante?
7) O que você almeja para o futuro?
8) Qual seu grau de comprometimento com os resultados esperados para si mesmo no processo seletivo?
9) Sugira melhorias para as ações do projeto.
10) Sugira melhorias para o ensino de química e/ou ciências de sua escola.
A cada graduando ou pós-graduando que participar do projeto, será fornecido um questionários, somo segue:
1) Qual seu objetivo ao participar do projeto?
2) Qual seu grau de comprometimento com o aprendizado dos estudantes atendidos pelo projeto?
3) Está disposto a doar seu tempo e conhecimentos a uma ação extensionista?
4) É pro-ativo no sentido de buscar resultados à ações do projeto?
5) Qual a forma de seu acesso à Universidade?
6) Qual sua experiência, como candidato, em processos seletivos?
7) Sente-se apto na busca de metodologias diversas para o entendimento de um tema de química e/ou ciências?
8) Você costuma usar meios digitais (sites, blogs, livros on-line, programas, plataformas digitais, como facebook, instagram...) para estudar temas de química?
9) Qual seu grau de preocupação com a eficiência no processo de ensino e aprendizagem empregado no projeto?
10 Sugira melhorias para as ações do projeto?
Todos os estudantes e graduandos que optam por participar do projeto devem assinar um termo de consentimento da publicação dos resultados obtidos com o projeto, de forma anônima. Para cada um será gerado uma identificação anônima como: E01, E02,... (para estudantes) e G01, G02, ...(para graduandos)
As respostas aos questionários serão analisadas sempre em busca de aprimoramento das ações do projeto, visando o melhor processo de ensino e aprendizagem ao público alvo (estudantes das escolas) e aso graduandos em Química da UFPel.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANE MEDEIROS NUNES | 1 | ||
ADRIANE RÖEDEL HIRDES | |||
ALESSANDRO CURY SOARES | 2 | ||
ALINE JOANA ROLINA WOHLMUTH ALVES DOS SANTOS | 5 | ||
AMANDA BATISTA AGUIAR | |||
ANDREIA ORESTES LIMA | |||
BRUNA ADRIANE FARY | 1 | ||
CHARLENE BARBOSA DE PAULA | |||
EDUARDA VIEIRA DE SOUZA | |||
EDUARDO CERETTA MOREIRA | |||
FABIO ANDRE SANGIOGO | 1 | ||
GABRIEL DE SOUZA MARQUES | |||
GRACELIE APARECIDA SERPA SCHULZ | 3 | ||
GUILHERME BRAHM DOS SANTOS | |||
HENRIQUE AUDE VARGAS | |||
HENRIQUE BLANK TUCHTENHAGEN | |||
LEANDRO LAMPE | |||
LEANDRO LEITE CARDOSO | |||
LETÍCIA LEAL MOREIRA | |||
MARIA EDUARDA BATISTA TEIXEIRA | |||
MARIA EDUARDA LOPES GOMES | |||
MILENE VELASQUES RAMOS | |||
TAIANA KUHN BEHLING | |||
TIELEN ESLABAO MORAES | |||
VITÓRIA SCHIAVON DA SILVA |