Nome do Projeto
Química no Processo Seletivo - "Química no PS"
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
18/03/2019 - 30/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
O presente projeto terá atuação ativa de graduandos em química de vários semestres no estudo e aprendizagem de temas de química e ciências relacionados aos processos seletivos de acesso à Universidade e outras Instituições, bem como atuação ativa na mediação destes conhecimentos aos estudantes das escolas de Pelotas- RS. O projeto "Química no Processo Seletivo - Química no PS" trará aos estudantes de escolas de Pelotas- RS a oportunidade de estudo de temas relacionados às questões de química e ciências dos processos de seleção, como PAVE, ENEM, Processo do IF-Sul, etc. Questões dos processos seletivos serão refeitas pelos graduandos e este conhecimento será mediado aos estudantes das escolas no sentido de fortalecimento da aprendizagem. Todas as ações de estudo de temas de química e ciências e resolução de questões será realizado pelos graduandos em Química em espaços da UFPel, sob orientação direta da coordenadora deste projeto. A divulgação e a disponibilização de ações deste projeto aos estudantes será feita mediante a divulgação nas escolas de Pelotas. Espera-se atingir estudantes que estejam interessados no estudo dos temas relacionados aos processos seletivos realizados na cidade, além de fortalecer o conhecimento de temas de química e ciências para os graduandos em Química da UFPel e fortalecer suas relações com a sociedade, com cidadãos ativos e contribuintes em ações extensionistas. Espera-se também, atingir alunos de pós-graduação em química (PPGQ) no sentido de serem colaboradores neste processo de ensino e aprendizagem aos graduandos em química, atuando como tutores.

Objetivo Geral

Refazer questões de química e ciências presentes em processos seletivos que ocorrem na cidade de Pelotas, aprimorando conhecimentos dos graduandos em química e proporcionando aos estudantes das escolas uma oportunidade extra de aprendizado.

Justificativa

As questões de química e ciências nos processos seletivos são resolvidas com dificuldade por muitos candidatos. Assim, no intuito de facilitar o aprendizado em química a estudantes das escolas de Pelotas, surge o projeto "Química no PS". Os estudantes poderão tirar dúvidas sobre as questões, bem como temas diversos de química e ciências, presentes em avaliações/provas de processos seletivos.
Os graduandos em química serão atuantes no estudo destes temas, bem como no atendimentos aos alunos interessados nas ações do projeto.
Espera-se um fortalecimento no aprendizado de temas de química e ciências no âmbito escolar e acadêmico.

Metodologia

O foco principal do projeto, que envolve o eixo ensino-aprendizagem, está no estudo de temas de química e ciências, bem como a resolução de questões presentes em processos seletivos.
Para o entendimento destes conteúdos, será utilizados materiais diversificados, como livros, sites e outros materiais audio-visuais, sem deixar de lado o uso de materiais escolares como cadernos e quadro-branco ou verde.
As ações ocorrerão como em escala: coordenadora do projeto atuando como tutora de alunos de pós-graduação; alunos de pós-graduação atuando como tutores de alunos de graduação; alunos de graduação atuando diretamente como tutores de estudantes escolares.
A metodologia deste projeto será parte de uma disciplina optativa de graduação onde alunos são disseminadores de conhecimento dentro da Universidade e na comunidade escolar.

Indicadores, Metas e Resultados

O presente projeto tem como metas o fortalecimento no aprendizado de temas de química e ciências, com o intuito de auxiliar estudantes na realização de processos seletivos.
A cada estudante que solicitar auxílio será solicitado o preenchimento de uma ficha contendo dados como:
1) Nome, idade
2) Escolaridade, escola
3) Qual é o processo seletivo de seu interesse?
4) Qual seu grau de dificuldade em química e/ou ciências?
5) O que você busca no projeto?
6) O que você almeja como estudante?
7) O que você almeja para o futuro?
8) Qual seu grau de comprometimento com os resultados esperados para si mesmo no processo seletivo?
9) Sugira melhorias para as ações do projeto.
10) Sugira melhorias para o ensino de química e/ou ciências de sua escola.

A cada graduando ou pós-graduando que participar do projeto, será fornecido um questionários, somo segue:
1) Qual seu objetivo ao participar do projeto?
2) Qual seu grau de comprometimento com o aprendizado dos estudantes atendidos pelo projeto?
3) Está disposto a doar seu tempo e conhecimentos a uma ação extensionista?
4) É pro-ativo no sentido de buscar resultados à ações do projeto?
5) Qual a forma de seu acesso à Universidade?
6) Qual sua experiência, como candidato, em processos seletivos?
7) Sente-se apto na busca de metodologias diversas para o entendimento de um tema de química e/ou ciências?
8) Você costuma usar meios digitais (sites, blogs, livros on-line, programas, plataformas digitais, como facebook, instagram...) para estudar temas de química?
9) Qual seu grau de preocupação com a eficiência no processo de ensino e aprendizagem empregado no projeto?
10 Sugira melhorias para as ações do projeto?

Todos os estudantes e graduandos que optam por participar do projeto devem assinar um termo de consentimento da publicação dos resultados obtidos com o projeto, de forma anônima. Para cada um será gerado uma identificação anônima como: E01, E02,... (para estudantes) e G01, G02, ...(para graduandos)

As respostas aos questionários serão analisadas sempre em busca de aprimoramento das ações do projeto, visando o melhor processo de ensino e aprendizagem ao público alvo (estudantes das escolas) e aso graduandos em Química da UFPel.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANE MEDEIROS NUNES1
ADRIANE RÖEDEL HIRDES
ALINE JOANA ROLINA WOHLMUTH ALVES DOS SANTOS2
CHARLENE BARBOSA DE PAULA
FABIO ANDRE SANGIOGO1
GRACELIE APARECIDA SERPA SCHULZ2
HENRIQUE AUDE VARGAS
HENRIQUE BLANK TUCHTENHAGEN
LEANDRO LAMPE
VITÓRIA SCHIAVON DA SILVA

Página gerada em 14/11/2019 19:44:54 (consulta levou 0.094056s)