Nome do Projeto
Cartas à juventude historiadora
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
17/04/2023 - 30/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
‘Cartas à juventude historiadora’ é um projeto de extensão com o propósito de divulgar cartas escritas por historiadores/as experientes, já aposentados/as, destinadas a jovens estudantes em formação. O projeto promove a valorização da experiência dos profissionais brasileiros da área de História, destacando seus saberes acumulados, suas perspectivas críticas e comparativas sobre o fazer histórico, seus contentamentos e suas preocupações quanto aos rumos da pesquisa e da escrita da História no país, suas percepções sobre as potencialidades e desafios do tempo presente. Também ganham relevância aspectos como o apreço pelo aconselhamento acadêmico, pela escuta respeitosa das memórias profissionais, pelas potencialidades na comparação entre ser historiador/a e professor/a em diferentes temporalidades e pelas considerações acerca dos apontamentos de possíveis perspectivas de futuro promovidas pelas vozes experientes. A escrita em forma epistolar propõe uma narrativa específica, uma escrita de si que pressupõe diálogo com um destinatário, podendo assumir caráter literário ou poético. O projeto não assume o tom exclusivamente memorial, mas se vale da memória e da experiência para o traçado de percepções de mudanças na área e de indicações de “conselhos” à juventude. Serão convidados catorze docentes universitários aposentados que contribuíram fortemente na formação de profissionais da História em diferentes instituições do país. Por um recorte de gênero, serão sete historiadores e sete historiadoras. No segundo semestre de 2023 pretende-se realizar entrevistas com os/as convidados/as, divulgando as mesmas em áudio no podcast Cata-ehventos. Posteriormente, as cartas serão reunidas e publicadas em formato de coletânea impressa no primeiro semestre de 2024. Desse modo, o projeto contribui fortemente para que novas gerações de historiadores e historiadoras considerem os aconselhamentos da experiência e percebam criticamente as mudanças na pesquisa e no ensino a partir das fundamentações de gerações anteriores. Com foco na divulgação, o projeto pretende alcance nacional e internacional.

Objetivo Geral

Valorizar os saberes da experiência de historiadores e historiadoras destinados às novas gerações de professores/as e pesquisadores/as da área por meio de uma narrativa de caráter intimista, como a escrita epistolar, a ser divulgada em mídia podcast e em livro.

Justificativa

Hoje, torna-se cada vez mais comum determinados segmentos da opinião pública descredibilizarem o conhecimento histórico produzido por historiadores/as, seja por reduzi-lo a elementos ideológicos, seja por simplesmente se apresentar preferência por narrativas afetivas e memoriais ou, pior, por alimentar e divulgar negacionismos históricos. A problemática do negacionismo e da produção do falso ganhou, nos últimos anos, contornos mais claros à medida em que os pesquisadores conseguiriam produzir reflexões críticas capazes de explicar esse fenômeno. A Revista Brasileira de História (vol. 41, n. 87, maio/agosto 2021) publicou um dossiê ao tema (negacionismos e usos da história). Nesse sentido, jovens estudantes chegam à Universidade, muitas vezes receosos em exercer a crítica e a problematização às relações humanas no tempo, especialmente ao tempo presente. E mesmo aqueles que já dominam os instrumentos teóricos e metodológicos da pesquisa em História encontram um cenário combativo já que os contornos apresentados não são apenas aqueles das disputas sobre o caráter científico da disciplina em termos de discussão epistemológica, mas de deslegitimação acadêmica e até mesmo de imposição do medo. Partindo dessas constatações, entende-se que ouvir/ler/escutar conselhos e observações de profissionais da História que possuem um lastro de experiência acadêmica pode ser bastante relevante para impulsionar jovens historiadores/as na trilha da criticidade, da responsabilidade e da ética exigida pela pesquisa histórica.

Metodologia

O projeto está dividido em diferentes etapas:
Primeira etapa: convite aos pesquisadores/as e escrita da carta. Uma vez feitos os convites e já com o aceite da participação, o projeto prevê um prazo de quatro meses para a escrita de cada carta.
Segunda etapa: realização e divulgação de entrevistas com os/as historiadores/as na mídia do podcast Cata-ehventos. As entrevistas serão divulgadas entre julho e dezembro de 2023 em plataformas de áudio como Anchor e Spotify, em publicações quinzenais.
Terceira etapa: organização das cartas para posterior publicação. Esta etapa ocorre de modo concomitante à segunda. Nesse momento, preparamos: um texto de apresentação para a coletânea; um breve texto de apresentação de cada pesquisador/a, que antecederá a publicação da carta; a ordenação das cartas, que deve seguir o caráter de antiguidade formativa, sendo, portanto, os primeiros aqueles que primeiro concluíram sua formação inicial em História.
Quarta etapa: a publicação da coletânea e a avaliação do projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

Pretende-se, ao final do projeto, disponibilizar publicamente todas as entrevistas realizadas e publicar as cartas em livro como título homônimo (Cartas à juventude historiadora) em editora de grande relevância para a área.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DOUGLAS DE LIMA JARDIM
MAURO DILLMANN TAVARES8
WILIAN JUNIOR BONETE8

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
PROAP/CAPES / Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível SuperiorR$ 7.000,00Coordenador

Página gerada em 20/04/2024 11:08:27 (consulta levou 0.145285s)